Autor Tópico: A real resistencia dos sensores das cameras.  (Lida 4718 vezes)

pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Setembro de 2013, 23:54:59
Vamos desmitificar essa ideia que os sensores das câmeras são feitos de materiais super sensíveis feitos pela nasa que sequer devem ser olhados pra nao suja-los e quando sujos parece que o mundo vai acabar?

Nesse vídeo do DigitalRevTV Kai Wong e seu amigo judiaram de maneira que seria impensável pra qualquer um aqui e mesmo assim, eles estavam lá, funcionado perfeitamente.

http://www.youtube.com/watch?v=gouSOlgvQg0


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2013, 09:27:56
Pois é, o pessoal acha que o sensor está exposto direto, enquanto na realidade o que está exposto é um vidro.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2013, 11:41:24
Pois é, o pessoal acha que o sensor está exposto direto, enquanto na realidade o que está exposto é um vidro.

Pois é, o que fica exposto é o vidro bem resistente, eu tenho uma antiga webcam desmontada e largo a plaquinha com o sensor no meio das peças velhas numa caixa cheia de ferramentas a mais de 3 anos e tá la, sem nenhum risco.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2013, 13:15:41
Simples.

A dureza do vidro usado é 7 na escala mohs. Se a poeira for de qualquer coisa igual acima desta dureza, por exemplo alumina, que é 9, vai riscar. Existem vários minerais com dureza maior ou igual a 7, como por exemplo a maioria dos silicatos, que tem dureza entre 6,9 e 7,5. Areia de quartzo por exemplo, tem 7 e risca que é uma beleza.

A questão é toda sobre o tipo de material que entrar em contato com o sensor. Experimentem ficar trocando de objetiva em uma fábrica de cerâmica, ou em uma industria com máquinas de polimento, fresagem e corte. Depois falem.


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2013, 17:56:13
Video muito bom!!

Resta claro o quão banal é o procedimento de limpeza do sensor. Mas nem por isso devemos ser negligentes com o sensor, pois eventualmente alguma partícula mais dura pode causar danos.

Mas em condições normais de uso, esse video desmistifica o procedimento de limpeza. Muito bom.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2013, 19:01:23
Simples.
A dureza do vidro usado é 7 na escala mohs. Se a poeira for de qualquer coisa igual acima desta dureza, por exemplo alumina, que é 9, vai riscar. Existem vários minerais com dureza maior ou igual a 7, como por exemplo a maioria dos silicatos, que tem dureza entre 6,9 e 7,5. Areia de quartzo por exemplo, tem 7 e risca que é uma beleza.
A questão é toda sobre o tipo de material que entrar em contato com o sensor. Experimentem ficar trocando de objetiva em uma fábrica de cerâmica, ou em uma industria com máquinas de polimento, fresagem e corte. Depois falem.

Acho que a limpeza do sensor em casos de real necessidade deve seguir a mesma lógica da limpeza de lentes e filtros: nunca limpar com tecidos primeiramente,  sem antes expulsar as particulas com jatos de ar e "varre-las" com um pincel extra macio bem delicadamente, pois se as particulas de poeira forem de dureza superior a proteçao do sensor/lente/etc..   vai riscar invariavelmente..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 19:14:55 por Dloc »
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2013, 20:58:26
Acho que a limpeza do sensor em casos de real necessidade deve seguir a mesma lógica da limpeza de lentes e filtros: nunca limpar com tecidos primeiramente,  sem antes expulsar as particulas com jatos de ar e "varre-las" com um pincel extra macio bem delicadamente, pois se as particulas de poeira forem de dureza superior a proteçao do sensor/lente/etc..   vai riscar invariavelmente..

O segredo é esse: remover a sujeira com ar antes de usar tentar fazer algo mais agressivo, é claro que trocar lentes em locais potencialmente sujos vai sujar o sensor, mas não é o fim do mundo, ele pode ser limpo sem ter que enviar a câmera pra um assistência e nem fazer com que o dono entre em panico. Meu espelho esta manchado... pânico zero, ele nao influi na foto mesmo.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2013, 22:14:54
O pessoal do ifixit desmontou a Nikon D5100 como fazem com outrso gadgets, chegaram no sensor, reparem o vidro protegendo a parte da frente do chip.





Quem quiser acompanhar a desmontagem: http://www.ifixit.com/Teardown/Nikon+D5100+Teardown/5271/1



Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2013, 22:28:54
Vamos desmitificar essa ideia que os sensores das câmeras são feitos de materiais super sensíveis feitos pela nasa que sequer devem ser olhados pra nao suja-los e quando sujos parece que o mundo vai acabar?

Nesse vídeo do DigitalRevTV Kai Wong e seu amigo judiaram de maneira que seria impensável pra qualquer um aqui e mesmo assim, eles estavam lá, funcionado perfeitamente.

http://www.youtube.com/watch?v=gouSOlgvQg0
Lá vou eu...
Sobre o video acima, o cara no video fala em ingles no final:
Limpar o sensor é simples se vc usar as ferramentas corretas e não ser uma ferramenta você mesmo. "Wiping you sensor is simple....if you use the right tools and dont try to be a tool youself. "
Os líquido que ele pinga na espatula (éter) e o spray são as mesmas ferramentas que os caras de assistencia tecnica usam.
Pode parecer simples mas o preço daqueles produtos não é simples e não é agua+sabão e nem alcool.

Ele escreve, no comentário fixo do video dele (que só aparece quando vc clica em SHOW MORE):

Warning: cleaning your sensor could render your camera useless if you are not careful or if you don't know what you are doing.
1. Pressurised Air is not safe for your camera! Not only that some of them spray mist, they could also blow off your sensor.
2. Some liquid solutions leave streaks that are hard to get rid off.
3. Swiping of the sensor could cause damage if you have hard dust particles on it.
4. The hair of the brush could be caught by the edge of the sensor or contaminated by the frame of the sensor or the mirror mechanism.
Disclaimer: DigitalRev TV cannot be held responsible for any damage to your camera equipment as a result of watching this video. Leave sensor cleaning to professional, and do NOT attempt to clean your camera sensor yourself.

Resumo, como sempre digo, ele é apenas um comediante. Aquele tipo de garoto que explode os brinquedos com bombinha...
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 22:34:08 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2013, 23:28:34
O pessoal do ifixit desmontou a Nikon D5100 como fazem com outrso gadgets, chegaram no sensor, reparem o vidro protegendo a parte da frente do chip.

Quem quiser acompanhar a desmontagem: http://www.ifixit.com/Teardown/Nikon+D5100+Teardown/5271/1


Isso não é um "vidro protegendo", é o hot mirror, um filtro para bloqueio de infravermelho e tem um coating (visível no reflexo vermelho) bem sensível, que arranha MESMO se não tomar cuidado.

Por favor não fiquem repetindo que nem papagaios um monte de coisas que leem pela internet sem saberem do que estão falando.

Quem achar que pode sair metendo qualquer coisa para limpar que o faça, mas não fiquem incentivando este tipo de coisa se não fizeram. Todo mundo tem pleno direito de jogar areia no sensor, limpar com bombril e espátula, mas daí a falar que o sensor aguenta uma barbaridade é foda.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 23:30:40 por AFShalders »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2013, 08:59:56

Isso não é um "vidro protegendo", é o hot mirror, um filtro para bloqueio de infravermelho e tem um coating (visível no reflexo vermelho) bem sensível, que arranha MESMO se não tomar cuidado.

Por favor não fiquem repetindo que nem papagaios um monte de coisas que leem pela internet sem saberem do que estão falando.

Quem achar que pode sair metendo qualquer coisa para limpar que o faça, mas não fiquem incentivando este tipo de coisa se não fizeram. Todo mundo tem pleno direito de jogar areia no sensor, limpar com bombril e espátula, mas daí a falar que o sensor aguenta uma barbaridade é foda.

Posso testemunhar da dureza do vidro do sensor porque possuo um nu e sei disso.

Ninguém esta incentivando ninguém a limpar seu sensor como pensa que deve e de qualquer maneira pelo fato dele ser feito com material resistente, nem estamos dizendo que o sensor aguenta castigo. O objetivo do tópico é desmitificar o fato de que pelo fato do sensor estar sujo é o fim do mundo. Muitas pessoas entram em desespero só de ver sujeira, quando na verdade é coisa simples de ser resolvida. Eu ja limpei o meu e nunca arranhei e qualquer um ser cuidadoso pode faze-lo sem precisar enviar a uma assistência longe e as vezes cara.

Agora quem não aprendeu ou não quer faze-lo, que pague a um bom técnico. Muitos por desconhecerem o equipamento são bem capazes de levar a câmera a um técnico so pra instalar um grip.  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2013, 10:56:10
Na boa, tanto você quanto o sri_canesh já vieram falando que o sensor tem um vidro protegendo, o que já está errado. Aquilo é um filtro dielétrico que tem um coating super-sensível.

Se a idéia é incentivar o pessoal a limpar, beleza. Tem que fazer com muito cuidado mesmo e não ficar achando que não vai arranhar nunca, que é o que vocês estão dando a entender com este vídeo ridículo. Vai acabar tendo pessoas que vão embarcar nessa e ter os sensores danificados por imperícia na limpeza.

Limpar é facil desde que feito com cuidado e produtos e métodos adequados. Do jeito que está o tópico dá um tipo de informação que induz ao leitor achar que não tem problema nenhum. Sejam mais responsáveis.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:08:19
Tem vários colegas daqui do fórum que limpam seus próprios sensores, aparentemente com grande sucesso. Se você for cuidadoso e realmente souber o que está fazendo, diminui bastante o risco de causar algum dano.

O maior problema é que qualquer dano que você cause ao sensor é um prejuízo enorme no seu bolso. Certamente o sensor não é tão resistente quanto o elemento frontal de uma objetiva moderna, então não são coisas comparáveis. Eu ainda prefiro mandar na assistência técnica limpar pelo simples fato de que, se algum dano for causado ao sensor, os custos do reparo vão ficar por conta deles, não por minha conta.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2013, 12:05:00
Tem vários colegas daqui do fórum que limpam seus próprios sensores, aparentemente com grande sucesso. Se você for cuidadoso e realmente souber o que está fazendo, diminui bastante o risco de causar algum dano.

O maior problema é que qualquer dano que você cause ao sensor é um prejuízo enorme no seu bolso. Certamente o sensor não é tão resistente quanto o elemento frontal de uma objetiva moderna, então não são coisas comparáveis. Eu ainda prefiro mandar na assistência técnica limpar pelo simples fato de que, se algum dano for causado ao sensor, os custos do reparo vão ficar por conta deles, não por minha conta.

E eu pela minha incapacidade de fazer isso com delicadeza... só de pensar em danificar o sensor, me dá arrepios.  :shock: :shock: