Autor Tópico: Escolha da primeira analógica  (Lida 14677 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #30 Online: 16 de Novembro de 2013, 09:52:25
Eu pegaria uma Canon EOS 5 é filme, tem modo manual e é compatível com as lentes EF atuais!
Agora se o objetivo é foco manual eu recomendo
Nikon FM2 ou F3
Minolta SrT 303 ou 101
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #31 Online: 24 de Novembro de 2013, 14:01:17
Mas em relação à qualidade de contrução e de imagem, essas da linha EOS são boas em relação às mais antigas?
Só vi o Pope falando das EOS.
E era justamente uma EOS que eu tinha em mente. Daria pra eu usar a pequenina 50mm f/1.8 II nela.  8-)

Compensa pegar essa? Tava vendo umas aqui, EOS 300, 3000, 5000, entre outras.
Todas por uns 300, 400 reais.
Queria Canon porque uso uma T3i, e quem sabe eu pegava uma analógica com uma lente compativel pra eu usar na T3i.

Parece que li algo sobre a eletrônica dessas analógicas não ser muito confiável. Como assim?
As antigonas tem qualidade de imagem melhor?

Me ajudem, por favor.   :snack:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 24 de Novembro de 2013, 14:19:24
Se você pegar uma Olympus OM...

Olympus OM1n & OM2n-3 por Lordakner, no Flickr
Com um adaptador simples poderá usar as magníficas Zuiko em EOS.  ;)

Zuiko 85mm por Lordakner, no Flickr
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 14:23:34 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #33 Online: 24 de Novembro de 2013, 21:42:38
Lordakner

Cara, estou aprendendo fotografia, tenho a T3i faz uns 6 meses.
Não conhecia as lentes Zuiko.

Fui dar uma pesquisada sobre elas e não ouvi uma reclamação ou queixa dessas lentes. Muito pelo contrário, só elogios sem medidas.  :shock:

De tão curioso que fiquei procurei por preços delas no Mercado Livre, e fiquei pasmo ao ver que os preços são muito baratos. Lentes fixas com abertura grande, por menos de mil reais.

É pelo fato de elas não terem foco automático e por serem antigas?
Poxa, pra falar a verdade eu não ligaria de comprar algumas dessas lentes só por esse fato.
Parece serem muito respeitadas.
E comparando lentes fixas de abertura igual, só que da Canon, os preços da Canon são absurdamente maiores!

 :snack:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 24 de Novembro de 2013, 22:22:11
De tão curioso que fiquei procurei por preços delas no Mercado Livre, e fiquei pasmo ao ver que os preços são muito baratos. Lentes fixas com abertura grande, por menos de mil reais.
É pelo fato de elas não terem foco automático e por serem antigas?
E comparando lentes fixas de abertura igual, só que da Canon, os preços da Canon são absurdamente maiores!
 :snack:

Sim, são baratas porque ainda existem em quantidade razoável e não tem auto foco.
Compare:
Canon 50mm f1.4 - custa até R$ 1.299, 00 + Frete (Nova) no Mercado Livre.
Zuiko 50mm f1.4 - custa até R$ 420,00 + Frete (Em bom estado) no Meracdo Livre.


Tenho as duas.
Eu já deixei a Canon em casa e viajei com a Zuiko. Eu, pessoalmente, prefiro a Zuiko. Gosto mais do foco manual e me sinto mais seguro com ela.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #35 Online: 25 de Novembro de 2013, 19:33:34
A vantagem das EOS de filme é a total compatibilidade com as lentes EF; o que você usar nelas pode usar na sua T3i... mas tem que ser lentes EF e não EF-S; a 50mm 1.8 serve sim em uma Canon EOS de filme.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 25 de Novembro de 2013, 19:56:50
A vantagem das EOS de filme é a total compatibilidade com as lentes EF; o que você usar nelas pode usar na sua T3i... mas tem que ser lentes EF e não EF-S; a 50mm 1.8 serve sim em uma Canon EOS de filme.
O problema, Pope, é conseguir lentes Canon EF em bom estado.
Por conta da construção mais light delas, todas que peguei estavam fungadas. Perda total.
Entretanto, as Minolta - mesmo as de plástico - estavam em boas condições.
Pode ter sido sorte, mas evito Canon EF. Só se puder pegar e testar.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 25 de Novembro de 2013, 20:25:10
O problema, Pope, é conseguir lentes Canon EF em bom estado.
Por conta da construção mais light delas, todas que peguei estavam fungadas. Perda total.
Entretanto, as Minolta - mesmo as de plástico - estavam em boas condições.
Pode ter sido sorte, mas evito Canon EF. Só se puder pegar e testar.  :)


Não tem nada a ver isso. Tenho lentes EF antiquissimas e nunca deram fungo. Em comparação, a maioria das Takumares que peguei tive que mandar limpar. Isso não quer dizer que as Tak são mais propensas a fungos, e sim que coincidentemente foram mal armazenadas.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 25 de Novembro de 2013, 20:31:42

Não tem nada a ver isso. Tenho lentes EF antiquissimas e nunca deram fungo. Em comparação, a maioria das Takumares que peguei tive que mandar limpar. Isso não quer dizer que as Tak são mais propensas a fungos, e sim que coincidentemente foram mal armazenadas.
Pode ter sido coincidência, sim. Mas eu sempre prefiro lentes de Metal, bem robustas. Na verdade tenho ojeriza à prástico.   :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #39 Online: 26 de Novembro de 2013, 06:46:10
Ele pode usar qualquer lente atual que seja compatível com as Canon FF... Foi o que eu quis dizer...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 26 de Novembro de 2013, 12:20:04
Pode ter sido coincidência, sim. Mas eu sempre prefiro lentes de Metal, bem robustas. Na verdade tenho ojeriza à prástico.   :)

Plástico veio para ficar, não tem jeito, quer goste ou não... Desde que bem feitas não vejo o menor problema, pois tenho aqui a prova viva que algumas coisas em "plastic fantastic" são ótimas, exemplos são uma Canon EOS 500 com uma Vivitar 28-80 que comprei em 1995 e usei realmente muito, talvez mais de 200 rolos de filme, em uma câmera que foi projetada para durar 5 anos em uso amador, com baioneta e engrenagens de plástico. A objetiva Vivitar foi feita pela Cosina e ainda está perfeita.

Outra "plastic fantastic" é a Cosina 19-35 3.5-4.5 da mesma época (aliás melhor que muita lente de kit nova, e é FF !)

Em contrapartida, tive um trabalho desgraçado para fazer a recolagem de elementos em lentes antigas que estavam com fog. Curiosamente foram todas 50mm da Pentax, e algumas 50/1.8 da Zuiko tem um problema cronico de "fosqueamento" no último grupo de elementos da objetiva.

Bem, cada caso é um caso, e depende muito de como o equipamento foi cuidado. Fora que tem sempre coisa bem projetada e fabricada e também o oposto.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 08 de Dezembro de 2013, 00:24:41
Tenho uma rangefinder Minolta Hi matic 7s imoecácel trazida do Japão, comtudo fucionando, de fazer inveja.
Se interessar, mande um email fcosergio arroba gmail podengo com.
E olha que japonês  é super chato com essas coisa....


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 11 de Dezembro de 2013, 14:37:38
Tenho uma rangefinder Minolta Hi matic 7s imoecácel trazida do Japão, comtudo fucionando, de fazer inveja.
Se interessar, mande um email fcosergio arroba gmail podengo com.
E olha que japonês  é super chato com essas coisa....

A HiMatic 7s é realmente uma gracinha, mas ela só regula abertura... Pelo que li na mensagem original, a câmera tem que ser toda manual.

Gosto muito das Minoltas. Garimpando o ML, pode-se encontrar tanto os modelos clássicos (MC ou MD)  quanto os modelos AF (Alpha). O preço dos corpos Alpha pode não chegar sequer a R$ 100,00, como é o caso da Maxxum 5xi ou da 400si, ambas por R$ 92. O problema dos corpos Alpha são as lentes, cujo valor está em alta no momento.

Nas manuais, o negócio é ir pessoalmente nas lojas. No ML as Rokkor estão caras (R$ 300 a Rokkor PF 50mm f:1.7!), e agora com a chegada da A7/A7r essa tendência deve aumentar.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #43 Online: 11 de Dezembro de 2013, 20:24:45
Plástico veio para ficar, não tem jeito, quer goste ou não... Desde que bem feitas não vejo o menor problema, pois tenho aqui a prova viva que algumas coisas em "plastic fantastic" são ótimas, exemplos são uma Canon EOS 500 com uma Vivitar 28-80 que comprei em 1995 e usei realmente muito, talvez mais de 200 rolos de filme, em uma câmera que foi projetada para durar 5 anos em uso amador, com baioneta e engrenagens de plástico. A objetiva Vivitar foi feita pela Cosina e ainda está perfeita.

Outra "plastic fantastic" é a Cosina 19-35 3.5-4.5 da mesma época (aliás melhor que muita lente de kit nova, e é FF !)

Em contrapartida, tive um trabalho desgraçado para fazer a recolagem de elementos em lentes antigas que estavam com fog. Curiosamente foram todas 50mm da Pentax, e algumas 50/1.8 da Zuiko tem um problema cronico de "fosqueamento" no último grupo de elementos da objetiva.

Bem, cada caso é um caso, e depende muito de como o equipamento foi cuidado. Fora que tem sempre coisa bem projetada e fabricada e também o oposto.

Entrou e saiu do meu arenal de guerra este ano 8 Takumar. Nenhuma delas teve fungo. Mas já ví Takumar com fungo, assim como ví Leica, Zeiss Voightlander, Schnneider, etc...

Sobre "prástico", eu sei que veio pra ficar. Espero que na gaveta ou câmera de outrem, não na minha... (Sei de um cara que defende até morte o plástico na ótica, o Ken Rockwell...) Acho que tem por aí materiais mais nobres do que o plástico, a indústria tenta fazer o consumidor acreditar que o motivo é a "leveza do ser", mas eu sei que é pra baratear o custo de produção e só,

RSalles
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 20:28:17 por RSalles »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 11 de Dezembro de 2013, 22:29:51
Sobre "prástico", eu sei que veio pra ficar. Espero que na gaveta ou câmera de outrem, não na minha... (Sei de um cara que defende até morte o plástico na ótica, o Ken Rockwell...) Acho que tem por aí materiais mais nobres do que o plástico, a indústria tenta fazer o consumidor acreditar que o motivo é a "leveza do ser", mas eu sei que é pra baratear o custo de produção e só,

RSalles

Leveza é o cacete. Resina ótica, seja policarbonato, CR39 ou outra coisa, é muito, muito, muito mais barato produzir uma lente em resina do que em vidro. Resina é só verter na forma líquida num molde e depois polir ou passar uma microfresadora. O material mesmo depois de curado é mole e facil de trabalhar, exigindo maquinário menos parrudo.

Já vidro ótico é barra pesada. Produzir o vidro em si é complicado, não pode ter imperfeições, bolhas, etc. E para ele ficar liquido, são de 600 a 1000 graus, e tem que resfriar muuuuuito lentamente. Só que o nível do resultado final é outro. A Minolta produzia uma 500mm que o elemento da frente demorava 7 dias em resfriamento controlado.