Autor Tópico: Escolha da primeira analógica  (Lida 14670 vezes)

zoomusicgirl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 29 de Setembro de 2013, 05:56:53
Olá, todo mundo! Esta é minha primeira postagem no fórum, sou novata aqui e também na fotografia. Tenho tantas dúvidas! Espero que alguém possa me ajudar a escolher a minha analógica, ficaria muito grata! Na prática, não entendo nada de fotografia analógica, mas tenho grande vontade de aprender e costumo ler muito a respeito. Sei que para faculdade, o professor de fotografia tinha recomendado os seguintes modelos:

Nikon: FM, Nikkormat, F2 e F3
Canon: FTb, FT, F1n
Pentax: K1000
Olympus: OM10

Mas não precisa ser exatamente estes. Acho que ele pediu uma lente 50 mm também. Quando eu pesquisei esses modelos, me interessei mais pelas câmeras da Nikon e da Canon, pela estética mesmo, por tê-las achado mais bonitas, já que não sei o que devo procurar e avaliar numa câmera. Acho que a aparência conta muito para mim, porque gostaria de ter uma câmera que me "encantasse", além de ser de qualidade (quero usá-la muito, não quero algo para usar em aula e depois encostar). E como só estudo e não trabalho, preciso de algo que me saia barato também, não pretendo gastar mais de 400 reais, se possível, na câmera e lente.

Bom, as opções que eu encontrei e me interessaram foram as seguintes:

Olympus Om-2
Exakta Twin (gostei muito dessa)
Nikomat com Objetiva 35-70mm f2.5-4.5
Nikkormat Ftn (por um preço bom achei só o corpo, não sei quanto custaria a lente separada, e nem qual lente comprar)
Pentax Spotmatic F (também só encontrei o corpo)
Pentax P3
Praktica PL (o vendedor me disse que funcionava há 5 anos atrás, última vez que usou. Mas afirmou que a câmera está ok e com lente sem fungos ou riscos)
Praktica Mtl3
Praktica Ltl
Cosina Hi-Lite 405 com Objetiva Cosinon 55mm f 1.4
Exakta Varex iib (essa foi a que eu mais gostei, apesar de não vir com lente 50 mm 1.8. As lentes e o corpo parecem ser bem robustas, mas temo que seja demais para quem está começando...)
Praktica Fx (mesmas considerações sobre a Exakta Varex)

Também tenho dúvidas quanto as lentes, se futuramente poderão ser usadas em uma digital.  E sobre o uso de baterias, não sei se esses modelos utilizam ou não, ou onde comprar, caso necessite.
Também estou considerando comprar uma Zenith com a famosa lente Helios 58mm, se for o caso.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 06:07:02 por zoomusicgirl »


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2013, 22:41:44
A new F-1 (F1n) da Canon se achar vai custar caro. Eu tive três dessas. São excelentes, versáteis e modulares; vários modelos de visores (finders) e despolidos de enfoque para diversas finalidades (acho que havia uns 10 ou 15 modelos diferentes), motor drive, power winder, etc; mas as ópticas, salvo a linha 'L' deixam a desejar. A linha 'L' mesmo sendo antiga (FD) ainda hoje têm o seu valor e são caras. Além de ser uma câmara complexa. Para primeira câmera acho um EXAGERO. É como aprender a dirigir com uma FERRARI, mesmo sendo modelo antigo. As Nikon F nunca usei mas vai na mesma linha, são as profissionais da Nikon mais ou menos da mesma época da Canon F1n.

Modelos econômicos e fáceis de usar: A K-1000 foi a câmera que nos davam na faculdade (na época não existia digital) e é muito boa e fácil de usar. Excelente escolha. As NIKKORMAT também são simples, resistentes e econômicas. Acabo de comprar uma 28mm para uma por $50 (dólares americanos frete incluído).

Não comento os outros modelos porque não sou conhecedor. Boa sorte. =)


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2013, 23:17:52
Acompanhando.  :snack:


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2013, 03:41:19
Também estou considerando comprar uma Zenith com a famosa lente Helios 58mm, se for o caso.

Então... essa seria minha dica número 1 ! Porque , mesmo com todo seu entusiasmo agora pelo filme , pode ser que ele depois passe ( espero que não, mas é possível ! )
Então começa com uma Zenit 122 ou 12XP com " a famosa lente Helios ... " para ver se vc gosta mesmo
de usar filme .


Comprando Mercado Livre , vc não pode pagar mais do que R$ 150,00 por uma dessas ( em perfeito estado ! ) Não esqueça de perguntar como está a câmera ( se está funcionando 100% ) se está disparando, como está o fotômetro, etc. O mais importante nesse caso : pergunte pelo estado da lente antes de fechar a compra , se não tem fungos ou riscos , óleo nas lâminas , etc .
Se vc pensa em aproveitar as lentes em digitais , compre as lentes com rosca M42 ( pentax screen mount ). Elas servem em todas as máquinas Canon (e Pentax) DSLR com o uso de um adaptador .
Outra dica de câmera para principiante é a Chinon CM-4, essa câmera é dificil de encontrar no Brasil, mas vc acha fácil e baratinho no e-bay ( por menos de 50 dolares já com frete ), principalmente no e-bay UK . A Chinon CM-4 tem mais recursos que uma Zenit 122, é menor e mais leve . O único "problema" é que usa sistema de baioneta pentax K , o que limita um pouco as lentes que vc vai encontrar p/ ela aqui no Brasil  ( novamente ... no e-bay vc acha fácil e barato também as lentes para ela, se tiver paciência de esperar a encomenda chegar ). Mas se vc quer mesmo fotografar com filme , então paciência tem que ser a palavra chave !  :D

« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 03:52:47 por Herik »


zoomusicgirl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2013, 22:06:43
Obrigada pela ajuda de todos!

Vendo a lista das câmeras que eu achei e julguei serem apropriadas, vi que algumas realmente eram muito mais avançadas do que eu imaginava; as duas ultimas da lista, por exemplo, acho que são mais complexas e não muito praticas para quem esta iniciando.

Semana passada comprei pelo ML uma Olympus Pen para ir praticando um pouco enquanto nao tenho a minha "câmera de estudante". Achei interessante o fato dela ser half frame, vou poder praticar em dobro, rs! Estou esperando ansiosamente por ela.

Estou ponderando seriamente pela Zenith, pelo baixo custo. Quem sabe, quando eu ficar mais experiente poderei investir mais nessas câmeras lindas, antigas e complexas que tanto me encantam! (Então poderei comprar uma "Ferrari", como citou o Patrick!)

Lembrei também de um amigo da faculdade, que comprou uma câmera só para cursar uma disciplina obrigatória mas que nao tem interesse em fotografia. Ele disse que queria vender bem baratinho, vou conversar com ele e se for o caso ja deixar reservada. A dele e' uma Nikon.



Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2013, 01:34:14
Se a Olympus estiver em um bom preço e bom estado eu iria nela. Se vc usa Canon no digital pode usar um adaptador sem vidro e aproveitar as excelentes lentes do sistema OM.

Nesse tópico tem uma foto feita com o adaptador OMxCanon. Acho essa lente fantástica!

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92489.0




patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:54:08
Discordo em relação às ZENIT e CHINONS da vida ... essa é a maneira mais rápida de abraçar o digital de vez !!!! =)
Melhor optar por algo "standard". Com um mínimo de qualidade e satisfação na hora de disparar!!! Busca os modelos básicos, as irmãzinhas pequenas das PROFISSIONAIS dos anos 80. Exemplos: NIKKORMAT (irmãzinha da NIKON F); Canon A1 (irmãzinha da CANON NEW F-1). E se quer economizar, porque não podes gastar com NIKON & CANON, pois tente modelos da Konica, Minolta, Yashica, etc.

ZENIT e CHINONS é jogar dinheiro fora (minha opinião)...


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2013, 12:47:19
As Olympus OM também são excelente opção, assim como a Pentax K-1000, ou as spotmatic's !!!!


zoomusicgirl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2013, 18:49:32
Obrigada a todos pela ajuda!

Achei uma Zenit no ML por um bom preço, e estava pensando em comprá-la pelo menos pela lente Helios (se pelo menos o vendedor me respondesse...).  O corpo sairia praticamente de graça! Não consegui ainda conversar com meu amigo que talvez vá vender a Nikon dele para mim, mas caso ele venda mesmo será só no final do semestre, e acho que uma Zenit dá para quebrar o galho até lá, só para eu ir me acostumando com uma máquina analógica "de estudante".

Minha Olympus Pen chegou! Tão linda... só falta comprar o filme e ir treinando, enquanto não compro uma máquina mais complicadinha de usar. (Mas o fetiche ainda é maior pelas analógicas da Nikon e Canon!)


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2013, 08:24:49
Discordo em relação às ZENIT e CHINONS da vida ... essa é a maneira mais rápida de abraçar o digital de vez !!!! =)
Melhor optar por algo "standard". Com um mínimo de qualidade e satisfação na hora de disparar!!! Busca os modelos básicos, as irmãzinhas pequenas das PROFISSIONAIS dos anos 80. Exemplos: NIKKORMAT (irmãzinha da NIKON F); Canon A1 (irmãzinha da CANON NEW F-1). E se quer economizar, porque não podes gastar com NIKON & CANON, pois tente modelos da Konica, Minolta, Yashica, etc.

ZENIT e CHINONS é jogar dinheiro fora (minha opinião)...

Tudo bem vc discordar,
Eu concordo que nikon e canon (e pentax)  são marcas com mais nome no mercado, com mais qualidade ( pode ser ), mas isso se traduz também em mais $$$. Agora eu me pergunto: faz sentido uma pessoa que está começando com fotografia analógica gastar R$ 300,00 em uma simples Pentax K1000 ( preço do mercado livre !  :shock: ) ou R$ 400,00, 500,00, 600,00 por uma Canon F-1 ou Nikon analógica do mesmo nível. ?
Isso por uma coisa que depois pode ser que fique parada na prateleira e - se vc resolver vender - demora bastante vc achar alguém interessado em comprar e muito dificilmente vc recupera seu investimento.
Agora sobre a Chinon : muita gente tem preconceito só pelo nome ( não sei se é seu caso ), mas quero esclarecer que não se trata de nenhuma marca chinesa de baixa qualidade não. Trata-se de um fabricante japonês de boa qualidade que teve uma certa relevância no mercado na década de 1970. As lentes Chinon ( eu falo isso pq tenho e uso na minha pentax K-r ) são de boa qualidade ótica e excelente mecânica ( dão de 10 a 0 nessas lentes de plástico de hoje em dia ) e diz a lenda que algumas dessas lentes chinon eram feitas pela empresa Tomioka  com o mesmo design e qualidade ótica das Carl Zeiss.
Comprando camera Chinon vc vai ter lentes do sistema baioneta pentax K que - embora não muito comum no Brasil - tem muitas opções boas e baratas de compra no exterior ( e-bay ) e também tem alguns modelos que usam rosca M42 ( mais fácil ainda... )
Já Yashica , Minolta são boas máquinas também mas ( pelo que sei ) têm seus próprios tipos de baioneta e ai suas opções de lentes depois ficam bem mais restritas ...
Para mim a coisa mais importante para falar para as pessoas que querem comprar máquina de filme , principalmente as mais jovens, que tiveram sua primeira máquina fotográfica já na era digital e agora querem experimentar filme é isso : só compre máquinas de filme com lentes que depois vc pode adaptar fácilmente em sua máquina digital ( mesmo que vc não tiver uma DSLR ainda , mas já vai planejando isso ).
Que adianta vc comprar uma ótima máquina Canon antiga com lente sistema Fd e depois ela não serve na sua Canon Digital ? :doh:
« Última modificação: 05 de Outubro de 2013, 08:51:10 por Herik »


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2013, 12:00:47
Ok, ok... não há problema em gostar de chinon, ou cameras russas, e outras.

Eu indicaria uma câmera melhor, como eu disse num post anterior, as versões mais simples, como nikkormat ou canon a-1, pentax k-1000 etc. Justamente disse que canon f1n ou nikon f era MUITA coisa (justamente fiz comparação com carros etc).

Questão do valor: acho muito mais seguro colocar dinheiro numa nikon & canon (e recuperável também) do quê chinons e zenites... mas enfim, isso é tudo questão de $$.

O que eu acho é que alguém quer dedicar-se a isso deve buscar algo que dê satisfação, que seja minimamente prazeirozo fazer fotografia.

Em relação às adaptações de lentes em digital: eu não me preocuparia muito com isso. Buscaria uma câmera simples com UMA objetiva, somente uma, SEM ZOOM. Uma fixa!!! Que seja uma normal 50mm ou uma 35mm. Não faz falta ser muito luminosa nem nada. O básico.

E faria muitas fotos com essa câmera sem me preocupar muito com a câmera digital.

Deixo um video muito interessante sobre esse tema, a leitura de uma carta de um grandíssimo fotógrafo chileno, Sergio Larraín, ao sobrinho, sobre dedicar-se à fotografia:

(está em castellano)

http://www.youtube.com/watch?v=IhboMzLqP8g


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:05:33
Eu levaria em conta o aproveitamento das lentes para um sistema digital. Nesse caso eu não escolheria Canon com sistema AE pq vc só vai conseguir adaptar com vidro e perda de qualidade. Um dos motivos da escolha da OM no filme e Canon no digital foi justamente não ter vidro no adaptador. Lembrando que é possível fazer isso com outros sistemas, mas eu sempre aconselho para quem vai comprar uma câmera de filme que pense no aproveitamento das lentes para o digital. Independente dos sistemas escolhidos!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2013, 05:10:55
Nikon F3 vc pode trocar o prisma e o viewfinder. E o viewfinders dela sao perfeitos. Eh a camera que eu indicaria antes de qualquer outra. Alem de tudo ela eh um tanque, muito resistente a pancadas. Vc pode levar para aguerra que ela aguenta.

So tem duas coisas que eu nao gosto nela, que eh o indicador do fotometro que nessa camera eh digital. E o flash sync eh de apenas 1/60. Se vc precisa de uma camera com flash sync mais rapido eu indicaria a Nikon FM.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2013, 01:10:19
uma nikon f2 seria uma boa?

quero uma câmera sem eletrônica, só fotometro mesmo e boazinha. pensei nessa nikon pq ja ouvi falar bem e poderia aproveitar as lentes na digital e usar minha 80-200 nela tbm, mas isso não eh muito importante pq talvez eu me desfaça da digital.





AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2013, 01:17:54
Discordo em relação às ZENIT e CHINONS da vida ... essa é a maneira mais rápida de abraçar o digital de vez !!!! =)
Melhor optar por algo "standard". Com um mínimo de qualidade e satisfação na hora de disparar!!! Busca os modelos básicos, as irmãzinhas pequenas das PROFISSIONAIS dos anos 80. Exemplos: NIKKORMAT (irmãzinha da NIKON F); Canon A1 (irmãzinha da CANON NEW F-1). E se quer economizar, porque não podes gastar com NIKON & CANON, pois tente modelos da Konica, Minolta, Yashica, etc.

ZENIT e CHINONS é jogar dinheiro fora (minha opinião)...


A Chinon tem excelentes câmeras. As CM-3, CM-4 e AM-3 são extremamente bem construidas, bem melhores que as Pentax Spotmatic, ME Super e K1000 e qualquer Praktica. As Chinon tem um obturador com cortina vertical de aço, muito preciso e confiável, além de pegar objetivas M42.

As Nikkormat, só se estiverem em muito bom estado, é muito comum as cortinas estarem em petição de miséria

As outras, se forem eletronicas, só compre se forem MUITO baratas, porque se quebrar não tem conserto mais, a não ser usando peças de sucata.
Prefira as mecânicas.