Autor Tópico: Problemas na digitalização com Epson V300.  (Lida 2222 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Online: 29 de Setembro de 2013, 11:55:02
Comprei o Epson V300 praticamente novo (na caixa original, com o adesivo ainda na tampa) por R$150,00. Achei que foi uma boa compra. Até ontem...

Ontem recebi 5 rolos de negativos e fui escanear. Eu achei todas as fotos meio softs, sem nitidez. Parece que todas estão fora de foco.

Vou colocar uma pasta do Skydrive aqui que eu acho que pode exemplificar bem o que eu quero dizer.
Aqui http://sdrv.ms/1dQsXnY

A foto da praia foi tirada com uma Yashica Electro 35 em f/11, portanto, algum foco deveria ter... E não tem...
Todas as fotos estão assim.

Eu pensei que eu estivesse exigindo demais do scanner, mas ao verificar as fotos escaneadas com o Epson V300 no Flickr eu vi que é possível obter resultados satisfatórios.
Vejam aqui http://www.flickr.com/search/?q=epson+v300

Alguém tem ideia do que possa ser?

Tem um detalhe que eu acho importante dizer: eu uso Linux. Todo caso, instalei os drivers oficiais da Epson para o Ubuntu, bem como a versão para Linux do Vuescan.

Alguém pode me dar alguma dica?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2013, 08:36:31
não faço idéia, mas parece que tem um problema aí.. V300 não é dos melhores, mas também não é tão ruim a ponto de não ter nada em foco...
mas sei lá vendo as fotos (como essa da praia), difícil afirmar que o problema é no scanner..

Uso o V500 então não sei se o V300 é igual. Vem um gabarito pra encaixar os filmes nele ou vc tá colocando diretamente sobre o vidro?
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 08:38:23 por Luciano.Queiroz »


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2013, 10:31:28
não faço idéia, mas parece que tem um problema aí.. V300 não é dos melhores, mas também não é tão ruim a ponto de não ter nada em foco...
mas sei lá vendo as fotos (como essa da praia), difícil afirmar que o problema é no scanner..

Uso o V500 então não sei se o V300 é igual. Vem um gabarito pra encaixar os filmes nele ou vc tá colocando diretamente sobre o vidro?

Onde você acha que é o problema?

Eu estou usando o gabarito pra encaixar os filmes.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2013, 10:58:35
Onde você acha que é o problema?

Eu estou usando o gabarito pra encaixar os filmes.

não faço idéia... se não usasse o gabarito poderia sugerir que o problema era nisso... Será que o problema não é no negativo??


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2013, 13:21:23
Tente escanear em 1200 e 2400 dpi com todas as opções "extras" desligadas, como redução de ruido/riscos/grão e shorpen/unsharp mask. Não use a maior resolução. O limite prático ótico no V700/750 é de 2200-2400 dpi embora a Epson diga que ele vá a muito mais. No V300 obviamente vale o mesmo.

No V700, o suporte tem uns calços para um ajuste tosco de foco. Não sei se o V300 tem, mas verifique.

Por fim, veja se o vidro do scanner não está embaçado.

Sugiro ver os negativos com uma boa lupa de foco de 20x em uma mesa de luz para ter certeza que seu meio original está em foco. A culpa pode não ser do scanner.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2013, 16:02:34
Tente escanear em 1200 e 2400 dpi com todas as opções "extras" desligadas, como redução de ruido/riscos/grão e shorpen/unsharp mask. Não use a maior resolução. O limite prático ótico no V700/750 é de 2200-2400 dpi embora a Epson diga que ele vá a muito mais. No V300 obviamente vale o mesmo.

No V700, o suporte tem uns calços para um ajuste tosco de foco. Não sei se o V300 tem, mas verifique.

Por fim, veja se o vidro do scanner não está embaçado.

Sugiro ver os negativos com uma boa lupa de foco de 20x em uma mesa de luz para ter certeza que seu meio original está em foco. A culpa pode não ser do scanner.

Interessante esses valores, AFShalders. Tenho um V500 e costumo obter em 3200 um resultado bem meia boca, mas em 1600 tenho uma leve melhora.

Isso é porque um JPG menor em dimensões compacta mais as informações (não tão bem captadas por um scanner bem vagabundo) gerando melhor nitidez?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2013, 17:13:07
Interessante esses valores, AFShalders. Tenho um V500 e costumo obter em 3200 um resultado bem meia boca, mas em 1600 tenho uma leve melhora.

Isso é porque um JPG menor em dimensões compacta mais as informações (não tão bem captadas por um scanner bem vagabundo) gerando melhor nitidez?


Não, é porque a ótica do scanner não dá conta. Quando falo ótica, inclua nisso o problema do foco fixo, impreciso.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2013, 17:19:15

Não, é porque a ótica do scanner não dá conta. Quando falo ótica, inclua nisso o problema do foco fixo, impreciso.

Entendi.

O que acha desses valores pro V700/750 e V500? http://archivehistory.jeksite.org/chapters/appendixc.htm


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2013, 17:55:01
Achei muito bom o scan que esse cara conseguiu com o V500 (médio formato).

http://2under.net/images/100201-Mamiya-100-f28-Cheers-Img6-v500-8x12.jpg

Achei aqui: http://photo.net/film-and-processing-forum/00W7Rk?start=50
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 17:55:22 por lestevaos »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2013, 18:27:25
Bem, eu tenho o V700, é bom para MF e razoavel para 35mm.