Autor Tópico: Sugestão para evitar roubo de lentes em multidões  (Lida 3423 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Setembro de 2013, 13:13:47
Faz algum tempo que quero compartilhar isso com quem possa aproveitar a sugestão...

Não sei se vocês chegaram a ver este vídeo do YouTube. Prstem atenção na lente da câmera, caso contrário vocês não notarão o que acontece. Pois bem, vi o vídeo em um blog de um fotógrafo americano que costumo acompanhar. Desde então pensei no que poderia ser feito, já que lentes ficam de fato vulneráveis enquanto a cãmera não está empunhada na mão do fotógrafo. Eu uso o sistema BlackRapid, pois bem. Se a pessoa adquirir um parafuso de fixação na cãmera do sistema BlackRapid, é possível colocar um parafuso na cãmera e o outro no colar de tripé da lente. Dois pequenso mosquetões ligados entre si por uma cinta, ligaria então um parafuso ao outro, evitando que seja possível remover a lente sem antes desconectar o mosquetão. Um sistema como este teria evitado o furto da lente como mostra o vídeo. Obviamente isso funcionaria com objetivas que aceitem um colar de tripé. Várias lentes aceitam mas não vem com um, como a 70-200 f4 ou 100 f2.8L macro, mas é possível adquirí-los para este uso.

Uma dica, o colar do tripé da 400 f5.6L USM é o mesmo da 70-200 f4, seja ela IS ou não IS.

Tenho outras sugestões que ajudariam a localizar equipamento furtado, desde que a sugestão seja seguida a priori, mas o problema é que divulgar em forum público acaba diminuindo a efetividade da sugestão...  :aua:  Acho que colocarei em outro tema...

Abraços,
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 13:18:26 por jauvane »
JVc.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2013, 05:28:01
 Sigo algumas regrinhas quando saio com minha câmera em lugares abertos com multidões, mesmo a minha sendo uma T3.

- Bandoleira SEM MARCA DA CAMERA longitudinal de mosquetão rente ao corpo; (ainda compro de 2 pontos)
- Fita isolante encima da marca e modelo da câmera;
- Etiqueta com nome e telefone na lente e câmera;
- Tento levar as lentes mais baratas como a 18-55 e a 50 f1.8;
- NUNCA usar mochila nas costas;

 Aqui em SP durante os protestos virou terra de ninguém e tinha muito fotógrafos da imprensa com Rebel e lente de kit com flash barato apontado para frente, na mochila somente mascara, pano e frasco com vinagre, mas sempre tinha um marcando com 5D com lente L.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2013, 07:42:07
A melhor coisa: Faça seguro do equipamento!

 :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2013, 09:30:08
JVc.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2013, 09:55:38
Creio nada adiantar, blackrapid ou gps, se o ladrão estiver armado, então, nada como o bom e velho seguro. Pois vc entrega sem remorso e ainda pode sair vivo.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2013, 10:55:15
Ótimas dicas, eu mesmo tendo uma Rebel evito ao máximo usá-la em locais de grande aglomeração ou má reputação. Mesmo não sendo das câmeras mais caras, tem um valor considerável (para mim) e se a perdesse não seria fácil repor esse investimento.

Um item interessante que adquiri é uma mochila que tem o acesso à câmera na parte posterior (junto às costas do usuário), então quem tentar abrir o zíper externo só vai ter acesso ao carregador, baterias e eventualmente um sanduíche de mortadela. Nâo é o sistema mais prático do mundo para ter acesso à câmera rapidamente, mas para mim que não sou profissional, melhor perder a foto do que a câmera.

Gostaria de saber do pessoal qual a faixa de valores do seguro e qual seguradora/corretora recomendam. Pretendo fazer um upgrade possivelmente no ano que vem, e com uma máquina de maior valor o seguro passa a ser mais importante.

Abraços!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:03:22
Creio nada adiantar, blackrapid ou gps, se o ladrão estiver armado, então, nada como o bom e velho seguro. Pois vc entrega sem remorso e ainda pode sair vivo.

A idéia do rastreador é entregar a câmera ao ladrão, sem estresse. DEPOIS disso, pode-se rastrear onde o equipamento está e a Polícia faz uma visita ao bandido... Não é recomendado reagir, tampouco a própria pessoa ir no local on de o equipamento se encontra, mas com a localização exata a polícia tem o serviço facilitado (e ainda pode remover um bandido das ruas).
JVc.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:09:03
Quando vou em lugares mais desertos, onde praticamente tem eu e mais algumas pessoas, levo meu cachorro (Presa Canário) e a deixo próxima de mim. Nunca tive problemas. Ninguém chega perto.



MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2013, 12:15:01
Ainda bem que não largo da "Mary Black" (minha .40 de estimação...)
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2013, 13:19:42
Ainda bem que não largo da "Mary Black" (minha .40 de estimação...)

É uma outra opção tb! Aliás, bem mais produtiva pois assim exterminamos essa corja de ladrões!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2013, 14:32:12
Ótimas dicas, eu mesmo tendo uma Rebel evito ao máximo usá-la em locais de grande aglomeração ou má reputação. Mesmo não sendo das câmeras mais caras, tem um valor considerável (para mim) e se a perdesse não seria fácil repor esse investimento.

Um item interessante que adquiri é uma mochila que tem o acesso à câmera na parte posterior (junto às costas do usuário), então quem tentar abrir o zíper externo só vai ter acesso ao carregador, baterias e eventualmente um sanduíche de mortadela. Nâo é o sistema mais prático do mundo para ter acesso à câmera rapidamente, mas para mim que não sou profissional, melhor perder a foto do que a câmera.

Gostaria de saber do pessoal qual a faixa de valores do seguro e qual seguradora/corretora recomendam. Pretendo fazer um upgrade possivelmente no ano que vem, e com uma máquina de maior valor o seguro passa a ser mais importante.

Abraços!

Respondendo minha própria pergunta: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=87441.0
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Mister Shadow Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2014, 22:16:54
Oi

Se puder me dar as dicas extras pra localizar equipamento, agradeço, pois minha 1Dx está passeando sem mim desde o ano novo

Grato

Shadow
shadow@mistershadow.fot.br


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2014, 22:26:37
Acho que a questão é USAR o bom senso... Estamos no Brasil, terra sem lei, que o crime compesa... sendo assim fotografar em multidão e deixar a câmera dando bobeira é BURRICE. Se precisa mesmo fotografar na Galera... equipamento com seguro, lente e corpo, ponto final.
Ricardo Ghion


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2014, 22:28:58
haaa e esse negocio de andar armado é besteira... se vierem te roubar ainda levam sua arma ou pior ainda leva um tiro na cabeça por pensarem que vc é Policia, e outra andar armado é crime, se a policia parar numa Blitz vc ainda é preso, BRASIL.
Ricardo Ghion


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2014, 22:42:05
Ainda bem que não largo da "Mary Black" (minha .40 de estimação...)

rs.... minha mulher chama o 38 dela de "Fulgêncio"