Autor Tópico: Dúvidas sobre fotoálbum  (Lida 4342 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Setembro de 2013, 22:25:23
Pessoal,

Tenho feito fotografia de festa infantil e até o momento não fiz nenhum álbum, mesmo porque não tenho oferecido. Fiz um da Indimagem para conhecer  e fiquei satisfeito com a relação custo x benefício. Pretendo começar a oferecer os Álbuns deles em breve.

Minha dúvida é a seguinte: Como o site oferece um programa para diagramação relativamente simples, o cliente não pode se sentir explorado por pagar um valor relativamente alto para fazer o que ele mesmo teoricamente poderia fazer ?
E o preço ?
Pensei em cobrar uns R$ 100,00 sobre o valor do álbum. É um preço razoável ?
Minha ideia é deixar o cliente escolher as fotos, mas a diagramação eu faço sem pedir aprovação do cliente.   

Críticas e sugestões são vem vindas.

Valeu  :ok:
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 22:26:24 por affalcao »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2013, 22:34:01
Bom alguns pontos a colocar:

1 - o cara pode fazer a diagramação e a impressão. Mas, você não tem de dizer onde ele vai fazer, e nem ensinar. Além disso, o cliente não é obrigado a fazer com você. Oferece a possibilidade do fotobook e pronto. Se o cliente não quer, ele que procure. (e olhe que eu sou cliente).

2 - diagramou? faça um arquivo apresentação e mostre ao cliente para aprovação. (se eu fosse seu cliente e não gostasse da diagramação, sem prévia aprovação minha, não receberia o album.) Aprovado, manda para a impressão. E você não tem de mostrar como se faz. Se é difícil ou fácil, o cliente não tem de saber. Você está prestando o serviço, pronto.

3 - Preço... veja qual o seu custo, acrescente os impostos e um ganho que pague seu tempo para diagramação, é o mínimo.

É isso.  :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2013, 23:33:55
Sem stress e acrescentando um pouco o postado pelo Portela


Pq não R$80 ou R$120?

Você tem que saber o seu diferencial de produto/serviço, algo distingue vc de outro fotógrafo e isso tem que estar bem claro pra você e isso ser transmitido ao seu cliente com a mesma clareza.

O cliente compra o seu tempo e seu conhecimento adquerido, o tal do know-how e isso tem valor

Vc pode diagramar de graça que se o cliente curte fazer, vc não vai fechar

Vc pode cobrar R$25,00 a lamina e fechar se o seu cliente enxergar que vale a pena pagar e ficar curtindo com o filho dele.

Já procurou o SEBRAE de sua cidade? Fiz muita coisa lá e no minimo se tem uma troca de experiências impagáveis

Abs







claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2013, 23:48:14
Olá amigo, quanto vai cobrar depende de quanto acha que vale seu trabalho e esforço, agora tem umas fornecedoras que fazem também este trabalho e cobram 12,00 por lamina, então vendo por este lado você está cobrando super barato, agora uma pergunta que deixo é qual valor que este fornecedor que citou cobra em seus fotolivros?


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2013, 08:45:08
Spositom tem razão... já fui consultor do SEBRAE, e eles possuem bons cursos, que no mínimo vão te dar abertura de conhecimento gerencial para começar a organizar seu negócio. Outro detalhe que esquecí, você tem de conhecer muito bem seu cliente. O que ele exige no quesito qualidade e o quanto está disposto a pagar por isso.  :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2013, 15:57:20
Algumas respostas.

Esse preço de R$ 100,00 é o que apurei por aí, inclusive aqui no fórum.

Quanto à questão do cliente com o fotoálbum, é que li uma vez que a Cláudia Regina ( fotógrafa, esqueci o blog dela) teve um problema desses. Ela estava falando no blog sobre álbuns diferenciados para profissionais e para clientes comuns, algo assim. Se eu achar, posto aqui.

Quanto a diagramação, minha ideia era deixar bem claro antes de vender que a diagramação seria por minha conta. Caberia a ele aceitar ou não.

Obrigado pelo comentários.  Já me ajudaram.  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2013, 16:02:52
Algumas respostas.

Esse preço de R$ 100,00 é o que apurei por aí, inclusive aqui no fórum.

Quanto à questão do cliente com o fotoálbum, é que li uma vez que a Cláudia Regina ( fotógrafa, esqueci o blog dela) teve um problema desses. Ela estava falando no blog sobre álbuns diferenciados para profissionais e para clientes comuns, algo assim. Se eu achar, posto aqui.

Quanto a diagramação, minha ideia era deixar bem claro antes de vender que a diagramação seria por minha conta. Caberia a ele aceitar ou não.

Obrigado pelo comentários.  Já me ajudaram.  :ok:

Isso aquí você tem de olhar na sua praça de atuação.  :ok:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2013, 17:20:40
Olá.

Eu tenho conseguido vender albuns para quase 80% dos meus eventos infantis. Quando estou vendendo a cobertura do evento ofereço o album, muitas fecham nesse momento, mas se a mãe de cara diz que nao quer, não toco mais no assunto..."até o dia" em que vou entregar as fotos (só faço isso pessoalmente) levo uma previa de album com fotos selecionadas por mim mesmo. Nessa hora, muitas mudam de opinião e compram! Conte a historia do evento, mas lembre-se, são mães! Encha o album de fotos do filho, muitos closes! as mães quase nunca resistem... :hysterical: fotos com os avós tb vendem bem ! Durante o evento vc ja deve ir pensando nisso. "preciso fazer "A FOTO" da capa. Preciso fazer "A FOTO" com os avós"...
Claro dou a opção de realizarem mudanças nessa prévia...mas na boa, quando ocorrem são minimas.
Nessa hora tenho comigo vários albuns, mostro sempre os mais caros e melhores primeiro...se sentir que a mãe ta com problema na grana  e vai declinar ai mostro as opções mais em conta...
Meu preço: Dobro o custo do fotolivro, esse é meu preço! Mas ja cheguei a ganhar R$400,00 num único fotolivro...vc tem que conhecer sua cliente, tem gente que solta grana fácil quando o assunto é filho.
Uso Digipix
Creio que pouquissimas mães sabem como fazer um album e das que sabem, muitas não terão tempo para gastar com isso.

Abraço!
M Rezende
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 17:24:21 por Rezende_SP »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2013, 18:36:25
Olá.

Eu tenho conseguido vender albuns para quase 80% dos meus eventos infantis. Quando estou vendendo a cobertura do evento ofereço o album, muitas fecham nesse momento, mas se a mãe de cara diz que nao quer, não toco mais no assunto..."até o dia" em que vou entregar as fotos (só faço isso pessoalmente) levo uma previa de album com fotos selecionadas por mim mesmo. Nessa hora, muitas mudam de opinião e compram! Conte a historia do evento, mas lembre-se, são mães! Encha o album de fotos do filho, muitos closes! as mães quase nunca resistem... :hysterical: fotos com os avós tb vendem bem ! Durante o evento vc ja deve ir pensando nisso. "preciso fazer "A FOTO" da capa. Preciso fazer "A FOTO" com os avós"...
Claro dou a opção de realizarem mudanças nessa prévia...mas na boa, quando ocorrem são minimas.
Nessa hora tenho comigo vários albuns, mostro sempre os mais caros e melhores primeiro...se sentir que a mãe ta com problema na grana  e vai declinar ai mostro as opções mais em conta...
Meu preço: Dobro o custo do fotolivro, esse é meu preço! Mas ja cheguei a ganhar R$400,00 num único fotolivro...vc tem que conhecer sua cliente, tem gente que solta grana fácil quando o assunto é filho.
Uso Digipix
Creio que pouquissimas mães sabem como fazer um album e das que sabem, muitas não terão tempo para gastar com isso.

Abraço!
M Rezende

Muito bom  :clap:
Vou tentar algo nesse sentido. Só uma dúvida. Como é essa prévia do álbum ? Vc leva o que exatamente ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2013, 19:59:51
Muito bom  :clap:
Vou tentar algo nesse sentido. Só uma dúvida. Como é essa prévia do álbum ? Vc leva o que exatamente ?

Um PDF.  ;)

Abraço,
M Rezende


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2013, 20:25:30
Estou esperando um que madei fazer na INdimagem, meu primeiro lá, fazia na Fujioka de Goias, mas não sei porque motivo deixaram de trabalhar com profissionais, tinham um otimo produto e o preço mais baixo que a Digipix e a Indimagem. Bom mais o caso aqui é outro. Voce não precisa dizer onde esta fazendo o album, tambem não precisa dizer o trabalho que dá para diagramar, clientes não entendem isso. Prefiro fazer a diagramação no PS, fica mais exclusivo. Os programas da Digipix e Indimagem são muito limitados, sem contar que a Indimagem tem que estar online pra diagramar.
Eu geralmente fecho o valor por quantidade de paginas ja incluindo as fotos feita assim o cliente não sabe quanto custa cada pagina.
 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2013, 20:37:05
O cliente só vai se sentir explorado se vc dizer a ele onde faz o fotolivro e dizer que a diagramação é simples...

A maioria dos clientes não estão nem aí se vc faz na papelaria da esquina ou em uma gráfica renomada...
Se mesmo assim ele quiser fazer, que faça... não somos obrigados a ensinar e indicar onde fazer...

Hj eu tenho 3 modelos diferentes de álbum que mostro aos clientes... ele escolheu um que o preço de custo seja R$ 64,90, com mais uns R$ 13,00 de frete, eu digo a ele que o valor é de  R$ 230,00... Se acontecer algo de errado com a impressão que a culpa não for da gráfica, não terei prejuízo...

O cliente escolhe as fotos, escolhe a foto que vai na capa e eu faço a diagramação...  Não envio prévia para aprovação não... imagina o trabalho que dá se vc tiver que enviar umas 3 vezes????  Nananinanão... Até pq nos meus portifólios, o cliente já tem uma noção de como fica...

“Olha eu gostei, mas não tem como colocar a foto da terceira pagina na página 7?
Ah, assim ficou melhor... eu queria tb que a foto da página 10 ficasse como a foto da pagina 30...
Esqueci de falar... não gostei daquela foto que tá na capa... não tem como trocar?”

Digamos que vc envia uma prévia 3 vezes e acontece tudo isso... se vc enviar 500 vezes é possível que tenha que fazer mudança 500 vezes... mesmo se na 1ª vez que for enviar já diga para fazer todas as observações possíveis...

Cada um é cada um... eu não faço isso...


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2013, 23:22:33
O cliente só vai se sentir explorado se vc dizer a ele onde faz o fotolivro e dizer que a diagramação é simples...

A maioria dos clientes não estão nem aí se vc faz na papelaria da esquina ou em uma gráfica renomada...
Se mesmo assim ele quiser fazer, que faça... não somos obrigados a ensinar e indicar onde fazer...

Hj eu tenho 3 modelos diferentes de álbum que mostro aos clientes... ele escolheu um que o preço de custo seja R$ 64,90, com mais uns R$ 13,00 de frete, eu digo a ele que o valor é de  R$ 230,00... Se acontecer algo de errado com a impressão que a culpa não for da gráfica, não terei prejuízo...

O cliente escolhe as fotos, escolhe a foto que vai na capa e eu faço a diagramação...  Não envio prévia para aprovação não... imagina o trabalho que dá se vc tiver que enviar umas 3 vezes????  Nananinanão... Até pq nos meus portifólios, o cliente já tem uma noção de como fica...

“Olha eu gostei, mas não tem como colocar a foto da terceira pagina na página 7?
Ah, assim ficou melhor... eu queria tb que a foto da página 10 ficasse como a foto da pagina 30...
Esqueci de falar... não gostei daquela foto que tá na capa... não tem como trocar?”

Digamos que vc envia uma prévia 3 vezes e acontece tudo isso... se vc enviar 500 vezes é possível que tenha que fazer mudança 500 vezes... mesmo se na 1ª vez que for enviar já diga para fazer todas as observações possíveis...

Cada um é cada um... eu não faço isso...

Vixe, vou te contratar não...  :assobi:  :shock:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2013, 23:55:38
O cliente só vai se sentir explorado se vc dizer a ele onde faz o fotolivro e dizer que a diagramação é simples...

A maioria dos clientes não estão nem aí se vc faz na papelaria da esquina ou em uma gráfica renomada...
Se mesmo assim ele quiser fazer, que faça... não somos obrigados a ensinar e indicar onde fazer...

Hj eu tenho 3 modelos diferentes de álbum que mostro aos clientes... ele escolheu um que o preço de custo seja R$ 64,90, com mais uns R$ 13,00 de frete, eu digo a ele que o valor é de  R$ 230,00... Se acontecer algo de errado com a impressão que a culpa não for da gráfica, não terei prejuízo...

O cliente escolhe as fotos, escolhe a foto que vai na capa e eu faço a diagramação...  Não envio prévia para aprovação não... imagina o trabalho que dá se vc tiver que enviar umas 3 vezes????  Nananinanão... Até pq nos meus portifólios, o cliente já tem uma noção de como fica...

“Olha eu gostei, mas não tem como colocar a foto da terceira pagina na página 7?
Ah, assim ficou melhor... eu queria tb que a foto da página 10 ficasse como a foto da pagina 30...
Esqueci de falar... não gostei daquela foto que tá na capa... não tem como trocar?”

Digamos que vc envia uma prévia 3 vezes e acontece tudo isso... se vc enviar 500 vezes é possível que tenha que fazer mudança 500 vezes... mesmo se na 1ª vez que for enviar já diga para fazer todas as observações possíveis...

Cada um é cada um... eu não faço isso...

Muito bom.  :clap:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2013, 00:05:20

Hj eu tenho 3 modelos diferentes de álbum que mostro aos clientes... ele escolheu um que o preço de custo seja R$ 64,90, com mais uns R$ 13,00 de frete, eu digo a ele que o valor é de  R$ 230,00... Se acontecer algo de errado com a impressão que a culpa não for da gráfica, não terei prejuízo...

Só pra entender... o que acontece de errado?