Autor Tópico: Sugestão para possivel recuperação de equipamento que venha a ser roubado.  (Lida 3750 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
A algum tempo tenho testado um rastreador portário que a Garmin lançou a poucos meses no país. Trata-se do Garmin GTU 10. Uma vez carregado e ligado ele envia a sua posição de tempos em tempos (tempo configurável) de tal modo que a bateria dura de 3 a 28 dias, conforme o tempo escolhido. O dispositivo foi criado para rastrear animais domésticos, crianças, idosos e objetos. Ele é pequeno o suficiente para ficar em algum bolso da sua mochila de equipamento, ou mesmo no bolso da alça blackrapid da própria câmera.

Usando um software que roda em smartphones ou nem um browser, é possível saber com precisão onde o rastreador se encontra, o que permitiria as autoridades policiais buscdarem o equopamento (e prenderem o assaltante). O dispositivo custa R$699, com um ano do serviço de dados incluído. Anos seguintes paga-se apenas o valor do serviço de dados. O sistema funciona muito bem!

Fica a dica a quem interessar.
JVc.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:59:53
Legal seria se houvesse como embutir um aparelho desses dentro da câmera, ai sim.

Uma coisa interessante seria se as câmeras com GPS enviassem um PIN pra algum satélite como se fosse a assinatura digital e pudesse através dele localizar a câmera.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2013, 13:01:08
POis é. Ele quase cabe dentro do compartimento da segunda bateria do grip... Uma geração futura (menor) pode caber... Seria legal a própri acâmera ter isso como funcionalidade adicional :)  Um dia chegamos lá. NO meu caso coloco no bolso da própria alça da câmera, de tal modo que desde que a alça continue atarrachada à câmera, tudo estaria ok :)
JVc.


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2013, 08:43:33
Interessante, já andei pensando nisso também. A 6D tem gps, para apenas para registro da localização da posição, podia muito ter esse recurso já embutido  :D
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 01:55:16
Atualizando este tópico. A Garmin descontinuou o GTU-10, mas descobri ontem que uma empresa nacional lançou um serviço equivalente, com custo bastante competitivo:
http://www.meappego.com.br
JVc.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 09:49:12
Legal seria se houvesse como embutir um aparelho desses dentro da câmera, ai sim.

Uma coisa interessante seria se as câmeras com GPS enviassem um PIN pra algum satélite como se fosse a assinatura digital e pudesse através dele localizar a câmera.

Top! Seria o ideal. Acho que está até demorando para lançarem câmeras que já incluem dispositivos anti-furto.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 09:49:29
Atualizando este tópico. A Garmin descontinuou o GTU-10, mas descobri ontem que uma empresa nacional lançou um serviço equivalente, com custo bastante competitivo:
http://www.meappego.com.br

E quem comprou ficou sem o serviço?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 11:53:57
Eles honraram o serviço de quem havia adquirido até o final do período. Tenho dois rastreadores Garmin, cheguei a renovar um deles por dois ou três anos extras (o outro foi atropelado no seu primeiro ano de vida), mas a última renovação foi a derradeira. eles cumpriram o papel deles. Espero adquirir um destes Appego para experimentar, mas pelo que vi no manual e descrição do serviço ele parece bem completo e compacto 5cm x 5cm x 1.8cm.
JVc.


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 08:03:21
Olá pessoal!
Interessante esse aparelho, mas tenho alguns "senãos"!
Achei o aparelho muito grande, não é discreto, no caso de roubo do equipamento, pode ser facilmente identificado e jogado fora, dai adeus equipamentos.
Tem que ser recarregado, portanto passível de esquecimento.
O preço tb não é barato.
O que ainda prefiro é o seguro, eu fiz o meu, de tudo, câmera, lentes, flash e até a mochila, inclusive o celular tb foi segurado.
Achei que ficou barato e se alguma coisa acontecer, e tomo o maior cuidado, principalmente sendo muito discreto, o seguro cobre tudo, perco só as fotos que ainda não estiverem salvas.
Outra grande vantagem é que tem cobertura quanto a acidentes, outro dia vi uma lente despencar de uma ladeira...tomara que o cara tenha seguro.
Abraço.
Gustavo


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 08:32:04
Bom dia Gustavo,

Com quem fez o seu seguro? Vi alguns, mas nenhum deles cobria integralmente o valor da 85 1.2 ou do corpo da 5D mkiii por exemplo.

Obrigado
5D IV e alguns vidros


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 09:06:36
Queria comprar um para colocar no meu cachorro, mas como o colega acima descreveu, o aparelho não é nada discreto e ainda custa caro.

Mesmo para equipamentos fotográficos, não vi muita vantagem. Pelo menos baseado no que andei lendo (posso estar errado).


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 09:17:50
Bom dia Gustavo,

Com quem fez o seu seguro? Vi alguns, mas nenhum deles cobria integralmente o valor da 85 1.2 ou do corpo da 5D mkiii por exemplo.

Obrigado

Bom dia Fabio!

Fiz com o Rubens da Ellege Corretora, (11 3392 5212 e 11 9 6075 5029, rubens.fabiano@ellegecorretora.com.br  www.ellegecorretora.com.br).

Não foi só o melhor preço, de longe, o melhor e mais ágil atendimento

Não tive, graças a Deus, necessidade de usar o seguro até hoje, e espero nunca precisar, como disse, sou o mais discreto e cuidadoso possível, a tranquilidade de ter o equipamento garantido, que foi suado para adquirir, é muito boa ter.

Um abraço.

Gustavo



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 11:50:49
Tenho seguro pela Kertzmann de todo meu equipamento, mas não gosto de dar mole para bandido. Se um dia for roubado, a polícia baterá na porta do bandido. aconteceu com um colega (roubo de celular em restaurante) e o bandido foi preso por conta do rastreador do próprio celular. Ouvi muitos reclamendo de lentidão de resposta da Kertzmann, mas não é o que vejo. Recebi uma câmera nova (Olympus TG-4) dois dias antes de viajar, mandei a informação para inclusão na apólice e na véspera da viagem recebi email indicando que o bem já estava segurado, o que me deu tranquilidade para levar a nova câmera comigo.

Sobre o seguro, quem estipula o valor de um bem é você mesmo. Em caso de sinistro o valor a ser considerado será o menor entre o valor segurado e o valor de mercado do bem, i.e. se a lente custa R$5000 e o seguro que fizeres para ela for de R$7000, em caso de sinistro o pagamento será feito considerando o valor de R$5000. Deste modo, não vale a pena colocar valores inflados, exceto para se precaver de eventual aumento do valor do equipamento (devido a aumento do dolar), como aconteceu recentemente. Tenho até de atualizar alguns valores na minha apólice...

Voltando ao dispositivo em questão, costumava usar o Garmin GTU-10 na mochila de equipamento. Quando usava um blackrapid eu costumava deixar o Garmin GTU-10 dentro do bolso do próprio blackrapid, mas acabei passando a usar uma alça da Peak Design que não tem bolso, encostando o blackrapid (mais uma das inúmeras coisas que devo colocar a venda em breve). O preço não é tão elevado se se considerar o montante do equipamento rastreado. Dependendo da quantidade de equipamento o seguro é bem mais que este valor (meu caso por exemplo), mas não considero isso um substituto para o seguro. Se a pessoa não tem seguro, o dispositivo é melhor do que não ter nada.

A bateria dura de uma a quatro semanas (depende da frequência das atualizações escolhidas), parecido com o que o GTU-10 fazia. Do mesmo modo que carregamos baterias das câmeras e flashes antes de ir fotografar, é só uma coisa a mais a ser carregada também.

Estou acostumado a usar este tipo de dispositivo para várias coisas. Como exemplos:
1) Costumo ir de carro para Fortaleza (moro no Rio) a cada dois anos. Na volta o carro retorna de caminhão cegonha. Em uma das viagens deixei um rastreador dentro do carro (conectado a uma bateria grande), o que me permitiu acompanhar a viagem da viatura (o rastreador do carro só ativa quando o veículo está ligado, o que não era o caso no caminhão cegonha).
2) Outro exemplo foi deixá-lo no caiaque, quando desejei verificar se alguém estava usando-o sem minha autorização.
3) Outros usos possíveis seriam colocar dentro da mochila de um filho pequeno, sabendo quando ele chegasse na escola, onde estaria se demorar a retornar, etc.

No GTU-10 era possível selecionar "cercas eletrônicas" que resultam em aviso de entrada/saída quando o limite é cruzado. Se se colocar uma cerca na escola do filho e outra em casa, automaticamente se saberá quando a criança (ou idoso) saiu de casa e chegou na escola (destino) e vice-versa. Enfim, são vários os usos, mas no contexto do MF, relatei originalmente o que é relacionado. Estou acostumado a usar este tipo de dispositivo em várias ocasiões, motivo pelo qual adquiri e renovei a asinatura dos dispositivos da Garmin, e agora deste, que deve chegar em breve. Enviei mensagem ao fabricante e recebi resposta a algumas de minhas dúvidas sobre o novo dispositivo. Fiquei satisfeito com o que li.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, 11:55:50 por jauvane »
JVc.


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 12:00:14
Bem considerado e esclarecedor, Jauvane!
O negócio de dar mole pra bandido concordo inteiramente com vc.

Para eu entender melhor, a Garmin está saindo do mercado, ficou a Meappego? É isso?

Gustavo
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, 12:02:08 por Gustavo Fernandes »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 12:30:05
A garmin saiu já a algum tempo, em 1/1/2016 o serviço foi completamente extinto:
Info: https://buy.garmin.com/pt-BR/BR/na-trilha/gtu-10/prod67686.html

Minha última renovação expirou já a alguns meses. Agora apareceu a Appego, que tive primeiro contato por propaganda enviada pela PetLove (loja de acessórios para animais de estimação). A propósito, a PetLove oferece um desconto de 10% para a primeira compra, deste modo pode-se economizar na compra do dispositivo:
https://www.petlove.com.br/dispositivo-de-monitoramento-appego-gps-para-caes-e-gatos-110v-220v/p

Daí fucei o site do fabricante, instalei o aplicativo, achei o manual do usuári oem PDF e finalmente escrevi fazendo perguntas e enviando sugestões. Daí lembrei deste tópico e postei a informação inicial aqui :)

Esta noite, depois de ler a resposta a minhas perguntas e sugestões iniciais, adquiri um Appego para testar (e voltar a usar como usava o GTU10).

JVc.