Autor Tópico: É moda sim, e daí ?!  (Lida 6033 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2013, 20:02:39

Atualmente estou na praia dos aniversários de 15 anos. Tem gente que acha cafona, brega, mimimi...

Mas vou dizer, as festas de debutantes gastam quase tanto ou até igual aos casamentos. Sendo assim, os fotógrafos ganham quase tanto ou igual ao casamento. E com um plus: Dependendo do casamento, o fotógrafo tem que agradar o noivo, a noiva, a mãe dele e a mãe dela, além do promoter chato. No 15 anos, é só a menina e a mãe, hehehe E a mãe, mesmo que não se agrade muito, ao ver a menina feliz, fica feliz tbm. Ou seja, menos zica, hehehehe... Além de ser mais sussa de fazer!
Você, "fotógrafo-de-casamento-que-não-faz-15-anos", reconsidere, hehehe...

Abraço.
Verdade. :ok:
Antigamente não era assim e todos fotografavam de tudo.
Admiro a cara que se especializa em uma determinada área da fotografia, é bom porque ele se aprofunda e tem possibilidade de dar mais qualidade a seu trabalho, mas as vezes fica com a visão limitada sobre outro assunto. Mais invejo o cara que tenta abrangir em todas as áreas. Hoje em dia se ve poucos assim.
Muitos dizem: Eu não fotografo isso, não fotografo aquilo pois ja esta fora de moda, pô! quem dita a moda são as pessoas, não o inverso. Se o cliente quer poses cafona que seja, a foto vai pra ele.
Eu vivo tentando assimilar varias áreas, tento aprender de tudo, vai que um dia precise, Não tô nem ai pra que me ache cafona, ja deu pra defender o leitinho das crianças ta bom demais.
Creio que um fotografo deve ser versatio e não se apegar somente a um tema.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 01 de Outubro de 2013, 22:38:48
A moda é como se fosse a epidemia do igual. O problema é que ela pode não dar espaço às diferenças. O bonito é o que é igual e não o que é diferente, especial.  Além disso, a moda é uma ditadura, uma imposição de poucos em relação à massa, uma artimanha do mercado.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 22:42:26 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Outubro de 2013, 23:08:02
O que é KIT, Portela?

Thales, kit é um termo utilizado por arquitetos para classificar o que está no pensamento comum. Do que não está alocado em uma situação adequada, mas que a população leiga ou aculturada apropria como chic. Por exemplo, chalé no Brasil. Ou uma floresta de tuias (acho que é assim que se escreve), que são aqueles pinheiros de natal, que crescem... é uma planta não originária ou inadequada para o clima brasileiro, mas que tem muita gente que enche o jardim da casa com eles... e aí vem e planta uma bromélia ao seu pé... ou seja neve+clima tropial= kit.
Deu para entender a linha de raciocínio ou acabei me enrolando?  :shock:

Ah! Lembrei de um exemplo pereito... aquí em Brasília tem uma casa que é a cópia perfeita da Casa Branca... nada mais kit que isso.  :eek: :eek:
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 23:09:09 por Portela 2011 »


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2013, 05:17:14
...
Ah! Lembrei de um exemplo pereito... aquí em Brasília tem uma casa que é a cópia perfeita da Casa Branca... nada mais kit que isso.  :eek: :eek:
:eek: :eek: :eek:

Rapaz, tem gente que quando ganha dinheiro faz cada besteira. Como já se diz: "a pessoa saiu da pobreza mas a pobreza não saiu da pessoa".

Voltando ao assunto do tópico:
Não vejo problema algum em copiar algo de sucesso ou moda. Querendo ou não, sempre haverá o toque pessoal naquilo que vc irá fazer - ainda mais se tratando de fotografia. Claro, a meta será sempre um estilo próprio.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 05:17:54 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 02 de Outubro de 2013, 07:30:19
Acho que alguém que contrata sua fotografia já viu alguma foto sua ou um ensaio, sabe como vc faz e como é sua fotografia. Pode estar dentro dos modismos, mas pode ser diferente. E aí não tem preço que vá fazer diferença pra quem for pagar.

Modismo é bom pra quem vive disso sim.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #20 Online: 02 de Outubro de 2013, 07:41:21
Thales, kit é um termo utilizado por arquitetos para classificar o que está no pensamento comum. Do que não está alocado em uma situação adequada, mas que a população leiga ou aculturada apropria como chic. Por exemplo, chalé no Brasil. Ou uma floresta de tuias (acho que é assim que se escreve), que são aqueles pinheiros de natal, que crescem... é uma planta não originária ou inadequada para o clima brasileiro, mas que tem muita gente que enche o jardim da casa com eles... e aí vem e planta uma bromélia ao seu pé... ou seja neve+clima tropial= kit.
Deu para entender a linha de raciocínio ou acabei me enrolando?  :shock:

Ah! Lembrei de um exemplo pereito... aquí em Brasília tem uma casa que é a cópia perfeita da Casa Branca... nada mais kit que isso.  :eek: :eek:
Portela, é "kit" mesmo ou é "Kitsch"? Em estudos de Estética se usa esse último para referir coisas de "mau gosto" (às vezes proposital e assumido como uma "estética"). Abs!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Outubro de 2013, 08:18:25
Portela, é "kit" mesmo ou é "Kitsch"? Em estudos de Estética se usa esse último para referir coisas de "mau gosto" (às vezes proposital e assumido como uma "estética"). Abs!
Fernando, confesso que não sei a origem da expressão. Quando estudei, o pessoal falava kit mesmo... mas pode ser (e pelo visto é provavel) que tenha tido origem em kitsch mesmo, afinal, faria sentido esta apropriação.  :ok:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #22 Online: 02 de Outubro de 2013, 09:02:00
A moda é como se fosse a epidemia do igual. O problema é que ela pode não dar espaço às diferenças. O bonito é o que é igual e não o que é diferente, especial.  Além disso, a moda é uma ditadura, uma imposição de poucos em relação à massa, uma artimanha do mercado.

Teoricamente não há como concordar com vc.  :ok: Mas na prática o ser humano sempre busca, é uma necessidade fazer parte de um grupo, e isso inclui ter as mesmas práticas, modos, enfim...é um caracteristica e um tendencia muito forte de ser igual. Quanto mais "informado e independete" ele pode fazer coisas diferentes do grupo...enfim...
Discussão para muitos posts...

Abraço!
M Rezende


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #23 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:29:07
A moda é como se fosse a epidemia do igual. O problema é que ela pode não dar espaço às diferenças. O bonito é o que é igual e não o que é diferente, especial.  Além disso, a moda é uma ditadura, uma imposição de poucos em relação à massa, uma artimanha do mercado.

Concordo plenamente. O fotógrafo profissional (não é o meu caso) pode muitas vezes querer sim manter um estilo próprio, que gere uma identidade e o diferencie. Neste caso cabe a ele se aprimorar uma outra arte (tão complexa quanto a fotografia), a da persuasão. Não no sentido de convencer o cliente a aceitar o que não quer, mas de mostrar a qualidade de um trabalho artístico e de uma técnica aprimorada, e as vantagens de um trabalho original.

Mas também sou a favor do fotógrafo que se especializa em dar o que o mercado pede. O que aliás á uma das definições de sucesso, encontrar uma demanda e satisfazê-la.

O bom é que há espaço para todos, do Sebastião Salgado ao velhinho do interior que fotografa o batizado e vende as fotos por 5 reais.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #24 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:35:37
Pessoal

O que eu quis levantar na discussão é o fato de alguns falaram mal da moda.
Todos devemos tentar achar e manter um estilo própio. Tentar inovar e tudo isso....crias sua identidade...É CLARO QUE SIM !!!
Eu nao estou falando em copiar uns aos outros...
Estou falando de quem fala mal da MODA...como se fosse crime fazer um new born..so pq todo mundo faz...

Abraço,
M Rezende



Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:39:13
Concordo com o Peter e com o Rezende.
Por exemplo, e se seu estilo vira moda?  :shock:
Você está na estética de você desenvolveu, mas que o mercado gostou e acabou como moda. Ao menos por um período você estará na moda. Claro depois temos que fazer várias suposições de diferentes andamentos.  ;)


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2013, 14:33:52
Concordo com o Peter e com o Rezende.
Por exemplo, e se seu estilo vira moda?  :shock:
Você está na estética de você desenvolveu, mas que o mercado gostou e acabou como moda. Ao menos por um período você estará na moda. Claro depois temos que fazer várias suposições de diferentes andamentos.  ;)

Portela, confesso que acho meio difícil um fotógrafo ter um estilo que seja tão único, a ponto de inaugurar uma nova moda. Muita coisa já foi criada na fotografia. É bem difícil mesmo encontrar uma coisa que seja totalmente original.... que nunca tenha sido feita por outro fotógrafo. De uma forma ou de outra, todos nós seguimos alguma tendência. Nós somos enormemente influenciados pelos fotógrafos que gostamos e até mesmo pelas fotos que não gostamos, pois essas nos dão o parâmetro de até onde não queremos ir. Cabe a cada fotógrafo desenvolver sua fotografia dentro daquilo que ele mais se identifica.

Dentro da fotografia profissional, acho que é mais comum ver fotógrafos que abrem mais mão daquilo com o qual se identificam para poder agradar e conquistar mais clientes. Pelo menos é essa a impressão que tenho. É uma escolha pessoal de cada fotógrafo e acho que tem mesmo que ser respeitada. Pessoalmente, gosto mais dos trabalhos de fotógrafos que mantêm sua identidade ao fotografar. Geralmente, é o tipo de fotografia que me toca mais.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2013, 15:04:37
Portela, confesso que acho meio difícil um fotógrafo ter um estilo que seja tão único, a ponto de inaugurar uma nova moda. Muita coisa já foi criada na fotografia. É bem difícil mesmo encontrar uma coisa que seja totalmente original.... que nunca tenha sido feita por outro fotógrafo. De uma forma ou de outra, todos nós seguimos alguma tendência. Nós somos enormemente influenciados pelos fotógrafos que gostamos e até mesmo pelas fotos que não gostamos, pois essas nos dão o parâmetro de até onde não queremos ir. Cabe a cada fotógrafo desenvolver sua fotografia dentro daquilo que ele mais se identifica.

Dentro da fotografia profissional, acho que é mais comum ver fotógrafos que abrem mais mão daquilo com o qual se identificam para poder agradar e conquistar mais clientes. Pelo menos é essa a impressão que tenho. É uma escolha pessoal de cada fotógrafo e acho que tem mesmo que ser respeitada. Pessoalmente, gosto mais dos trabalhos de fotógrafos que mantêm sua identidade ao fotografar. Geralmente, é o tipo de fotografia que me toca mais.

Ária, é isso de venho dizendo. Os profissionais abrem mão de seu estilo próprio, para adequar-se ao desejo do cliente. Não vejo nada errado nisso, faz parte do jogo.

O que disse é que alguém que tenha seu estilo, composto por influências e refinado por suas técnicas mais apuradas, como você por exemplo, pode uma hora ter este estilo desenvolvido, ou agrupado, se preferir o termo, lançado como moda. Entendeu? Confesso que a explicação anterior ficou meio confusa... como essa. :hysterical:


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:01:21
Tinha entendido esse seu ponto de vista, Portela. Aproveitei o mesmo post pra falar o q pensava sobre ceder à vontade dos clientes. Mas só discordo mesmo dessa ideia de que um fotógrafo pode fazer seu estilo virar moda. Acho bem difíl mesmo encontrar algum fotógrafo que tenha um estilo tão único a ponto de fazer uma nova tendência.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2013, 18:19:47
Ah! sim, Ária... não quis dizer que o fotógrafo faria seu estilo virar moda. Quis dizer que eventualmente, independente da vontade do fotógrafo, seu estilo pode começar a ser copiado, a ponto de virar uma moda, ou um modismo, caso ache melhor colocado assim.  :ok: