Autor Tópico: É moda sim, e daí ?!  (Lida 6046 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 30 de Setembro de 2013, 16:59:07
 Amigos,
 Gostaria de lançar uma discussão, de nível, sem brigas...Tenho percebido em vários posts que muitos se referem a alguns tipos de fotografias como sendo "uma moda" e sempre dando a entender (esse é meu entendimento quando leio...) que isso é uma crítica.

 Ah essa moda de "new born"...
 Ah essa moda de "jogar o vestido da noiva e ela juntos na lama" (trash the dress)

 Graças a deus que existem essas modas. Graças a deus que as mães veem revistas, reportagen até na TV, vem as amigas fazendo e querem fazer ensaio com seus bebes...o que há de mal nisso? Nós vivemos de fotografia! E que eu conheça, quase ninguém vive de fotografia autoral...to errado?
  Graças a deus de existe o trash the dress ( e nao importa o nome...se copiaram, se mudaram...) importa que existe um produto a mais para o fotografo vender. O preço do vestido? F...se!!!!!!! nao é meu!!!! Ainda bem que existem pessoas para as quais estragar um vestido de 5K é como comprar um par de pilhas...

 Devemos buscar nos diferenciar um dos outros, buscar uma identidade, buscar fotos unicas, mas dar as costas para a "moda", para mim é papinho... :ponder: e de quem fotografa por hobby.

 Quantos aqui ja "inventaram" um tipo de ensaio? de Fotografia? De linguagem? De mercado? sei la....
 Quantos aqui vivem de fotografia autoral? Quantos dizem não ao cliente com dinheiro na mão pq não trabalham com o que o mercado solicita? Poucos podem se dar a esse luxo...poucos.

 Quanto mais moda melhor! Mais clientes! Mais fotos!
 
 Abraço,
 M Rezende
 
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 17:02:00 por Rezende_SP »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2013, 00:00:35
Amigos,
 Gostaria de lançar uma discussão, de nível, sem brigas...Tenho percebido em vários posts que muitos se referem a alguns tipos de fotografias como sendo "uma moda" e sempre dando a entender (esse é meu entendimento quando leio...) que isso é uma crítica.

 Ah essa moda de "new born"...
 Ah essa moda de "jogar o vestido da noiva e ela juntos na lama" (trash the dress)
 

Cara, essa é a pura verdade, hehehe



 Graças a deus que existem essas modas. Graças a deus que as mães veem revistas, reportagen até na TV, vem as amigas fazendo e querem fazer ensaio com seus bebes...o que há de mal nisso? Nós vivemos de fotografia! E que eu conheça, quase ninguém vive de fotografia autoral...to errado?
  Graças a deus de existe o trash the dress ( e nao importa o nome...se copiaram, se mudaram...) importa que existe um produto a mais para o fotografo vender. O preço do vestido? F...se!!!!!!! nao é meu!!!! Ainda bem que existem pessoas para as quais estragar um vestido de 5K é como comprar um par de pilhas...

 Devemos buscar nos diferenciar um dos outros, buscar uma identidade, buscar fotos unicas, mas dar as costas para a "moda", para mim é papinho... :ponder: e de quem fotografa por hobby.
 

Cara, quando algum cliente me mostra algo da internet, por mais tosco que pareça, eu tento agradar. Sempre aviso, claro, que não vai ficar igual. Mas a leitura é semelhante.

Se a gestante quer escrever o nome do nenê de batom na barriga, eu deixo. Se quer uma foto com os sapatinhos no dedo, eu faço... As fotos não vão ficar pra mim. Quem vai olhar aquelas fotos daqui a 20 anos é a pessoa, tenho a OBRIGAÇÃO de agradá-la...
Claro, se a pessoa me mostra um site cafona demais, aí eu falo, né, kkkkkkk

Quantos aqui ja "inventaram" um tipo de ensaio? de Fotografia? De linguagem? De mercado? sei la....
 Quantos aqui vivem de fotografia autoral? Quantos dizem não ao cliente com dinheiro na mão pq não trabalham com o que o mercado solicita? Poucos podem se dar a esse luxo...poucos.

 Quanto mais moda melhor! Mais clientes! Mais fotos!
 
 Abraço,
 M Rezende
 


Acho bacana quando o cara tira uma foto de um cactus e escreve um poema sobre aquele cactus. É lindo.
Mas não enche barriga, nem paga o aluguel do estudio, kkkk

Nunca inventei uma moda, infelizmente. Sou um copiebas, kkkkkkkkkkkkkkkkk

Atualmente estou na praia dos aniversários de 15 anos. Tem gente que acha cafona, brega, mimimi...

Mas vou dizer, as festas de debutantes gastam quase tanto ou até igual aos casamentos. Sendo assim, os fotógrafos ganham quase tanto ou igual ao casamento. E com um plus: Dependendo do casamento, o fotógrafo tem que agradar o noivo, a noiva, a mãe dele e a mãe dela, além do promoter chato. No 15 anos, é só a menina e a mãe, hehehe E a mãe, mesmo que não se agrade muito, ao ver a menina feliz, fica feliz tbm. Ou seja, menos zica, hehehehe... Além de ser mais sussa de fazer!
Você, "fotógrafo-de-casamento-que-não-faz-15-anos", reconsidere, hehehe...

Abraço.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2013, 08:48:23
Acho que são momentos diferentes.
Criticar ou comentar sobre uma técnica de moda é livre. O cara gosta ou não. Discutir no forum, beleza.
Agora, na frente do cliente, é como em arquitetura... chalé é a coisa mais brega do mundo para ser construído no Brasil. Mas se um cliente quiser um projeto... faria sem nenhum problema.  :D :D :D $$$$$$$$


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:05:50
Acho que são momentos diferentes.
Criticar ou comentar sobre uma técnica de moda é livre. O cara gosta ou não. Discutir no forum, beleza.
Agora, na frente do cliente, é como em arquitetura... chalé é a coisa mais brega do mundo para ser construído no Brasil. Mas se um cliente quiser um projeto... faria sem nenhum problema.  :D :D :D $$$$$$$$

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas nem na serra catarinense, vale um chalézinho?

______________________________________________

Já vi muito fotógrafo pé de chinelo (aqui na city) dizer que não faz tal coisa porque "não se enquadra no seu estilo". Aí vc olha no portfolio do sujeito, o estilo dele é foto tirada em jpg, tudo azul, porque ele errou o wb, cheio de foto "em diagonal", cut out, e outras zicas.
 :D :D :D :D


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:11:09
Putz....que M.... :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:35:26
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas nem na serra catarinense, vale um chalézinho?

______________________________________________

Já vi muito fotógrafo pé de chinelo (aqui na city) dizer que não faz tal coisa porque "não se enquadra no seu estilo". Aí vc olha no portfolio do sujeito, o estilo dele é foto tirada em jpg, tudo azul, porque ele errou o wb, cheio de foto "em diagonal", cut out, e outras zicas.
 :D :D :D :D

Mike, o brasileiro confunde chalé com telhado duas águas. O chalé é aquele Suiço, muito inclinado para que a neve que se acumula, cabe escorrendo e não provoque o desmoronamento do mesmo, pelo seu peso.

Nem na Serra Catarinense neva tanto para acumular muitos centímtros de neve.  :D
Então, na teoria de que o que se deve construir é ligado à necessidade local, chalé na Serra Catarinense, também é Kit.  :hysterical:
Massss. também temos que analisar outros fatores, como a cultura local, etc. Sendo assim, existiria uma licença poética para as áreas de forte colonização e manutenção da cultura européia. ;)  Mas, arquitetonicamente falando, é brega.  >:D >:D >:D
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 09:36:27 por Portela 2011 »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:44:56
Marcelo, apesar de hobbista, considero sua colocação perfeita. Quanto mais modismos inventarem, melhor. Mais motivos pra contratarem um fotógrafo, mais coisas pro fotógrafo fazer e assim por diante. Lembro do meu comentário naquele tópico do "Smash the Cake", quando disse que não gosto da ideia de estragar o alimento, mas não condeno o trabalho do fotógrafo de forma alguma, inclusive se eu fosse fotógrafo profissional e me contratassem pra uma "estragação de bolo" eu faria sem problema algum.

E também concordo com o Portela... Aqui no fórum é diferente, a discussão é em torno da Fotografia em sua essência, tem os que "toleram" os modismos e tem os que abominam, fazer o que...

Deixa todo mundo dar sua opinião e ser feliz. Enquanto isso tem os que pregam o dedo na câmera e ganham dinheiro com os modismos, simples assim  :D

Eu sou um dos que não curtem modismos, isso em geral, não apenas falando de fotografia. Cara, e olha a contradição: sou vendedor de tecidos, vivo no meio da moda  :doh: :doh:
Porém, vou lá, faço a venda e boa... Enquanto não me obrigarem a usar as roupas que fazem com meus tecidos tá bom!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:49:31
Eu não vejo problema com modas como o "trash the dress", "new born", "smash the cake", "pre-wedding", são apenas nichos específicos dentro da fotografia, mais oportunidade de trabalho, etc. Só não gosto de usar os termos em inglês, rsrs.

O que eu não curto é tipo fazer cut-out, ou qualquer tipo de montagem, e tal, acho brega demais e muito datado. Já tive que fazer, mas não gosto e, por mim mesmo, nunca faria. Eu jamais iria oferecer esse tipo de serviço, ainda bem que foram poucas vezes que me pediram.


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:54:33
"O cliente é quem manda pois é quem paga"

se me pedir para fazer uma foto 3x4, farei uma foto 3x4. Claro que na medida do possível tento explorar minha criatividade e técnica para ele.
Acho super correto sua colocação, Rezende_SP! Adoro quando um cliente chega dizendo exatamente o que quer, um exemplo disse é em formatura
quando a formanda pede poses específicas e em locais específicos, elas sempre acabam comprando essas imagens =)

 :clap:
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:12:15
Acho que quando você ganha dinheiro com a fotografia, não pode, na maioria das vezes, se dar ao luxo de não fazer algum trabalho por não gostar do que estar na moda. Os clientes não vão ficar pesquisando ou pensando em técnicas inovadoras que ninguém nunca fez, eles vão buscar o que eles estão vendo por aí, o que realmente está na moda. Claro que, não é porque você está fazendo para um cliente que você é obrigado a gostar do que ele pediu, mas você está fazendo pra ele não pra você, né?

Outra coisa completamente diferente é se você fotografa por hobby ou fotografa sem a intenção ou necessidade de agradar terceiros, se você tiver seu trabalho autoral. Quando você não tem deveres com outras pessoas, você é mais livre para ousar, inovar, tentar, errar, tentar de novo, errar de novo, tirar uma foto que ninguém gostou mas você gostou e etc. Quando você se enquadra nesse tipo de fotógrafo, aí eu acho que você realmente tem que fugir do modismo, mas não totalmente, principalmente se você está começando... Afinal, você precisa de referências para saber por onde começar.

Quanto a minha opinião pessoal sobre o que está na moda, acho que existem casos e casos. Algumas "modinhas" são completamente detestáveis, outras toleráveis e outras até legais. Mas uma coisa é certa, quando todo mundo começa a executar uma mesma coisa, até mesmo fora da fotografia, se torna algo cansativo e eu normamlmente fico de saco cheio. Mas não vou, de forma alguma, julgar alguém só porque ela está executando algo que está na moda. Cada um, cada um.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:12:37
... Enquanto não me obrigarem a usar as roupas que fazem com meus tecidos tá bom!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Na boa.... moda é bom pois cria rnichos de mercado.
Agora nem sob tortura eu faria um cutout ou aquelas fusões "maravilhosas" com fade em 2 ou mais imagens....
Abs.



Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2013, 17:07:00
Adoro moda,a moda paga minhas contas  :ok:

agora é bem isso que o humberto falou mesmo,as vezes tem coisas que não gostamos de fazer e pelo simples fato de estar recebendo temos que fazer....

demora um certo tempo até podermos escolher o que queremos ou não fazer,em alguns casos eu converso com o cliente,digo que quero fazer algo diferente e talz,mas se ele quer eu faço o meu melhor.... :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2013, 17:43:34
Mike, o brasileiro confunde chalé com telhado duas águas. O chalé é aquele Suiço, muito inclinado para que a neve que se acumula, cabe escorrendo e não provoque o desmoronamento do mesmo, pelo seu peso.

Nem na Serra Catarinense neva tanto para acumular muitos centímtros de neve.  :D
Então, na teoria de que o que se deve construir é ligado à necessidade local, chalé na Serra Catarinense, também é Kit.  :hysterical:
Massss. também temos que analisar outros fatores, como a cultura local, etc. Sendo assim, existiria uma licença poética para as áreas de forte colonização e manutenção da cultura européia. ;)  Mas, arquitetonicamente falando, é brega.  >:D >:D >:D

Cara, sou descendente de alemães e mesmo assim acho que na tentativa de  manter "as raízes" se criam verdadeiros monstros de breguice  :D :D Teus colegas de profissão sofrem um monte aqui em Blumenau com a história do "falso enxaimel". No fim, fica com aquela cara de falso, tipo flash de preenchimento exagerado durante o dia, e a região fica sem "alma" por não ter uma característica, já que coisas germânicas em um lugar de calor tropical é muito bizarro.

Só um apêndice: esse ano chegamos a ter 30cm de acúmulo de neve, mas nada que quebre algum telhado, rs.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2013, 19:06:18
A questão é... em qualquer forma de expressão artística e cultural (no contexto dos meus posts.. arquitetura e fotografia), podemos pegar técnicas ou estilos/ características de uma cultura e incorporá-la a um outro ambiente. Mas aí a galera vai lá e copia igualzinho. Acho que a moda está aí para ser incorporada, durante seu período. Sendo assim, você pode expressar estas características junto a outras técnicas, deixando de ser KIT, ou seja, de seguir algo fora de contexto. Elaborando e sugerindo, apresentando e explicando ao seu cliente.

Agora, se o cara bate o pé, fazer o que? Vai lá e faz, que é o pãozinho de cada dia.  :D

PS: Não sou arquiteto, pois não concluí o curso, saí no meio e voltei para administração, onde me graduei.  :ok:


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2013, 20:01:34
O que é KIT, Portela?