Autor Tópico: Câmeras ou lentes?  (Lida 1719 vezes)

ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 30 de Setembro de 2013, 23:46:45
Amigos, sempre que penso em trocar de câmera algum fotógrafo profissional me diz que eu preciso de lentes não de outro corpo. Isso fica mais fácil quando o equipamento dele é uma Fullframe.

No meu caso eu tenho uma D7000 muito nova ainda não chegou nos 3 mil clicks. E minha grande duvida é:
Vendo ela e troco por uma Fullframe seja D600 ou D800 ou invisto primeiro em lentes para o melhor aproveitamento do meu trabalho.

Hoje meu uso profissional é basicamente em studios, produtos (brinquedos) e paisagens e retratos para uso pessoal.
Meus equipamentos são:
D7000 kit lente 18-105
Nikkor 50mm 1.4f


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2013, 00:45:22
Ainda podes extrair muito da tua D7000. Podes de fato focar em objetivas masi versáteis. Se for possível já vai adquirindo objetivas que sirvam tanto na D7000 como em uma futura FF. Quando tiveres uma coleção de lentes que cubra a gama de aplicações que necessitas, poderás trocar o corpo da câmera, sem mais ter o gasto com lentes por um bom tempo. Lentes duram bastante tempo, enquanto os corpos volta e meia precisam ser trocados, seja pelo uso excessivo do corpo antigo ou devido a novidades da tecnologia que te interessem.

Segui um caminho parecido com o que descrevo acima. Adquiri minha 7D a 3 anos (e 3 dias) atrás. Deste então foquei em objetivas conforme meu interesse e necessidades. No momento me falta apenas uma objetiva para completar o conjunto (e algumas fixas extras eventualmente). Ano que vem seria o momento de adquirir novo corpo, desta vez um FF para acompanhar a já existente APS-C. Com a FF precisarei de uma grande angular para FF (A GA que adquiri é específica para APS-C). Feito isso será finalmente a época de seguir adiante e atualizar a APS-C. Como a 7D, a D7000 ainda pode te dar muita alegria antes de precisar ser substituída, ainda mais estando ela com tão poucos cliques como mencionaste.
JVc.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:46:09
Cara, vou parecer grosseiro, mas não vejo outra forma de dizer, não leve a mal: se você tem essa dúvida, não está pronto para uma FF. (no que diz respeito a não ter explorado sua câmera em todo seu potencial).  ;)

Outra coisa, se mudar para uma FF, vai precisar de novas lentes... só a cinquentinha pode ser uzada nela... dependendo da lente. Se for para DX, vai ter de comprar lentes novas.  :ponder:

Outra coisa que podes pensar é no equipamento de luz para este tipo de foto. :ok:


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:13:38
Para vc a D7000 atende sem nenhum problema.
Enquanto vc fica com um corpo por 3 anos a lente vc fica com 30 (dependendo da lente).
Uma lente muito boa para vc é lente para retrato 85mm 1.8 (vc vai adorar essa lente!!).

Agora vou confessar pra vc que o fato de existirem FF de entrada faz pesar muito nossa cabeça, vc fica pensando naquilo toda hora (full frame, full frame, full frame).
Então na minha opinião vc investiria em uma nova lente (como a 85mm 1.8, 70-200 2.8) e não em um novo corpo, mas se vc não tira isso da sua cabeça, melhor pegar a D600 logo rsrs. Uma opção legal tbm é a D700, low-cost e mais robusta que a D600.

Mas aí fica a seu critério. Lembre-se:
- o sensor grande ajuda, mas a lente é o que importa.

Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:17:47
Algo que eu sempre falo e nunca vou cansar de falar é: você está sentindo falta de alguma coisa na tua D7000?

Ao meu ver, ela ainda está bem nova e você ainda pode explorar MUITO com ela, mas quem vai saber a real necessidade de um upgrade, não só de corpo, mas também de lentes, é você mesmo. Na minha concepção, devemos pensar em um upgrade apenas quando sentimos falta de alguma coisa no equipamento que temos.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2013, 11:05:16
Algo que eu sempre falo e nunca vou cansar de falar é: você está sentindo falta de alguma coisa na tua D7000?

Ao meu ver, ela ainda está bem nova e você ainda pode explorar MUITO com ela, mas quem vai saber a real necessidade de um upgrade, não só de corpo, mas também de lentes, é você mesmo. Na minha concepção, devemos pensar em um upgrade apenas quando sentimos falta de alguma coisa no equipamento que temos.

Minha visão...

Falta de alguma coisa, agente sempre vai sentir... Os deptos de Marketing e R&D da CANON e NIKON se encarregam disso para nós.

Cara, o que importa é a satisfação pessoal, se tem grana, compra e pronto. Tenho certeza que a D800 te trará muitas alegrias.

Seja usando só a 50mm, seja comprando uma 14-24mm....

Mais uma vez... Minha opinião pessoal!!!  :ok:


ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2013, 22:12:25
Agradeço muito a opinião de todos, não entendo como grosseria sua opinião Portela, realmente não explorei acredito que 1/5 do que ela pode me oferecer, o fato é que desde que troquei a minha D90 por ela sinto que troquei 6 por meia dúzia, não sou fotógrafo profissional, estou investindo agora em aprendizagem, conhecimento e equipamentos (tempo e dinheiro), e sempre almejamos o melhor, é a grande falha do ser humano e vocês mais experientes estão aqui para nos colocar de volta a Terra. Rs.

Tenho tido muito problema com a D7000 quando clico os brinquedos, eles estão muito granulados e mesmo em Iso baixo, cheguei a pensar que era um defeito, acredito realmente que as lentes não ajudam, que meu conhecimento é pouco, e quando fala em Fullframe, logo minha ignorância faz pensar, sensor maior, mais pontos de foco, maior área, mais nitidez, meus brinquedos vão brilhar nas embalagens.
Juntando a tudo isso minha mulher vai para China, a cabeça vai a mil. Rs.

Enfim, se comprasse o corpo  eu teria condições de trazer uma D800 com a lente do kit da D600. Se partir para as lentes, eu sempre pensei na 24-70, ou em alguma macro, mas precisava entender um pouco mais sobre a minha necessidade, que no momento é focar um brinquedo no todo.

Pessoal eu estou aqui para aprender e sei das minhas limitações e o quanto eu preciso aprender, essas questões que eu coloquei podem ser ridículas para a maioria mas para quem se vira sozinho é muito importante a opinião de vocês.

Muito obrigado a todos!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2013, 00:49:07
Sobre tudo que vc citou o melhor investimento que vc pode fazer é o seguinte:

1) Compre um livro ou procure na internet sobre iluminação, e sobre fotografia de produtos
2) Compre os equipamentos para essa iluminação (mas depois que tiver aprendido sobre o assunto, senão vc vai comprar apenas por opinião de terceiros e não sua).

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2013, 08:34:36
Sobre tudo que vc citou o melhor investimento que vc pode fazer é o seguinte:

1) Compre um livro ou procure na internet sobre iluminação, e sobre fotografia de produtos
2) Compre os equipamentos para essa iluminação (mas depois que tiver aprendido sobre o assunto, senão vc vai comprar apenas por opinião de terceiros e não sua).
2x

E ainda:
Reveja seus conceitos, sua técnica.
Lembre-se do 'triângulo': Abertura x Velocidade x ISO.
Observe se a iluminação é suficiente e difusa para evitar pontos de estouros.
Use um tripé, um cabo disparador, bloqueio do espelho....

Assim vai diminuir o ruído e aumenta a nitidez, e a qualidade das fotos. Mesmo assim um ruído pode ocorrer em menor grau, caso esteja fotografando em raw, podendo ser satisfatoriamente corrigido na 'pós'
 
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 08:47:41 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2013, 09:44:06
Amigos, muito obrigado pelos avisos e conselhos.
Fui mais a fundo nas configurações da câmera e estou me matriculando em um curso de iluminação em studio.

Vou comprar uma lente, qual vocês mais indicariam para o meu caso? As macros resolveriam? Estava pensando na 105mm.
Vi que a 24-70 é uma excelente lente, mas vejo mais comentários dela para eventos e paisagens, ela atenderia bem os brinquedos que fotografo? Pois dessa forma eu conseguiria atender os produtos e as paisagens que eu gosto muito.

Obrigado mais uma vez.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2013, 19:24:09
Se está com a grana e a esposa vai para a China, não tenho dúvida. Troca logo para aproveitar a oportunidade hehehe.

Concordo com o Song, se tem a grana, troca logo e seja feliz rsrs
D600 - E-M10