Autor Tópico: Quanto cobrar - Sugestão importante para iniciantes  (Lida 10892 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2013, 14:19:54
Vou repetir um relato que fiz em outro assunto, mas que cabe aqui como uma luva...

Em um curso de foto macro que fiz ano passado, fiquei EXTREMAMENTE assutado com um dos alunos... Era um "fotógrafo profissional" (pelo menos ele fotografava eventos e cobrava por isso) que claramente não conhecia nada de fotografia! Me recordo dele reclamar dos flashes Canon, dizendo que sempre precisava aumentar pelo menos 2/3 de ponto de luz para que a foto não ficasse escura. Quando perguntei como ele tirava as fotos... Ele se aproximava do tema, apertava o botão da câmera pela metade, aí se afastava para enquadrar e tirava a foto... Quando tentei explicar a ele a física da luz e como a máquina funcionava, ele simplesmente se virou e começou novo assunto com quem estava ao lado... O mesmo indivíduo usava uma câmera que volta e meia travava e ele tinha de tirar a bateria e colocar de novo para poder continuar tirando fotos... na metade da parte prática do curso de foto macro ele foi embora porque a bateria dele acabara... Imagina o tipo de serviço que um cidadão destes entrega aos clientes... Foi definitivamente assustador!

Tal indivíduo falava de casamentos, 15 anos... Acredito que um indivíduo como este acima pode cobrar R$200, e estaria caro... Isso no RJ tb...
JVc.


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 01 de Outubro de 2013, 15:54:44
só para botar lenha....esse valor que coloquei era no Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro não é só Zona Sul, a quantidade de áreas de baixa renda é muito grande e todos são consumidores conforme a sua possibilidade financeira.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Outubro de 2013, 20:19:28
Importante é ver quanto o mercado cobra. Aqui no RJ nos sites de compra coletiva paga-se em torno de R$ 250,00 por 4h de festa infantil. Não dá para fugir muito disso.


Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #18 Online: 01 de Outubro de 2013, 21:12:51
Importante é ver quanto o mercado cobra. Aqui no RJ nos sites de compra coletiva paga-se em torno de R$ 250,00 por 4h de festa infantil. Não dá para fugir muito disso.

Cara me desculpa mas se basear por site de compra coletiva...é a maior besteira!

Faz uma pesquisa de mercado decente que você vai ver que é beeem mais que isto.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2013, 22:07:55
Cara me desculpa mas se basear por site de compra coletiva...é a maior besteira!

Faz uma pesquisa de mercado decente que você vai ver que é beeem mais que isto.

Como assim pesquisa de mercado ?  Esses sites fazem parte do mercado e muita gente compra com eles, principalmente festa infantil.

Quem cobra muito além disso não consegue vender, salvo algumas exceções.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 02 de Outubro de 2013, 00:45:40
Se o cara faz assim é porque sobra uma graninha pra comer :). Grande parte dessa galera nem sobrevive ao tempo. Não acho que atrapalhe o mercado. O que atrapalha o mercado mesmo é a deficiencia geral em estudos visuais. Se tivessemos uma formação melhor, mais e mais gente estaria disposto a pagar mais caro por fotógrafos com perfis diferenciados (não gosto de usar o termo bons e maus fotografos). Isso também não é uma questão de dinheiro. Já fotografei aniversários em que os custos totais estavam acima de 30, 40 mil reais, como também já fotografei aniversários em que provavelmente o valor que me era pago devia corresponder a 50% ou mais do custo total da festa.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 02 de Outubro de 2013, 00:50:04
Como assim pesquisa de mercado ?  Esses sites fazem parte do mercado e muita gente compra com eles, principalmente festa infantil.

Quem cobra muito além disso não consegue vender, salvo algumas exceções.
A pesquisa tem de levar em conta as similaridades entre fotógrafos. Se o serviço que voce oferece for parecido com o que a galera do grupon faz, voce fez a pesquisa correta. Quando eu fiz a minha pesquisa de mercado, nem pensei nesse tipo de fotografo pois os nossos serviços são bastante distintos.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 00:54:32 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 02 de Outubro de 2013, 01:16:21
Só mais uma coisa, prometo :). Quando penso nos meus custos, não penso em equipamentos, deslocamento, etc. Isso, pra mim, é o de menos. Quando penso em custo, penso no tempo que passei e passo pensando sobre mim e sobre minha fotografia, no tempo em que eu poderia estar dedicando à minha família, amigos, no tempo em que eu poderia estar lendo um bom livro, nadando na agua fria de uma cachoeira, bebendo uma cervejinha bem gelada. Penso também no dinheiro que eu poderia estar ganhando exercendo outra atividade nesse tempo despendido à fotografia. Penso nas viagens que quero fazer, nos produtos que desejo consumir, na rede que gostaria de deitar, nas músicas que poderia estar ouvindo, nos filmes que poderia estar assistindo e milhões de outras coisas.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 01:17:41 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 02 de Outubro de 2013, 01:43:12
Só mais uma coisa, prometo :). Quando penso nos meus custos, não penso em equipamentos, deslocamento, etc. Isso, pra mim, é o de menos. Quando penso em custo, penso no tempo que passei e passo pensando sobre mim e sobre minha fotografia, no tempo em que eu poderia estar dedicando à minha família, amigos, no tempo em que eu poderia estar lendo um bom livro, nadando na agua fria de uma cachoeira, bebendo uma cervejinha bem gelada. Penso também no dinheiro que eu poderia estar ganhando exercendo outra atividade nesse tempo despendido à fotografia. Penso nas viagens que quero fazer, nos produtos que desejo consumir, na rede que gostaria de deitar, nas músicas que poderia estar ouvindo, nos filmes que poderia estar assistindo e milhões de outras coisas.

Cara,

Pensamento óbvio, mas que eu não estava enxergando de forma tão clara, ofuscado pelos custos " físicos" como equipamento, gasolina, etc...

 :clap:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 02 de Outubro de 2013, 01:47:56
A pesquisa tem de levar em conta as similaridades entre fotógrafos. Se o serviço que voce oferece for parecido com o que a galera do grupon faz, voce fez a pesquisa correta. Quando eu fiz a minha pesquisa de mercado, nem pensei nesse tipo de fotografo pois os nossos serviços são bastante distintos.

Meu serviço é bem parecido. Entrego as fotos em CD.  Não sei dizer se os caras tiram foto no modo automático, se usam raw ou jpg, se analisam foto por foto antes de entregar, etc...

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2013, 08:19:23
...Grande parte dessa galera nem sobrevive ao tempo. Não acho que atrapalhe o mercado...

Realmente eles não sobrevivem, mas a rotatividade é grande, enquanto um desiste, dois começam.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2013, 08:39:51
Como assim pesquisa de mercado ?  Esses sites fazem parte do mercado e muita gente compra com eles, principalmente festa infantil.

Quem cobra muito além disso não consegue vender, salvo algumas exceções.

Cara se o seu foco é o público do groupon que paga R$ 200 por uma festa, fez pesquisa no lugar correto.

Como o spider falou: "similaridade de fotógrafos" e principalmente o público que você quer atingir. É assim em qualquer área. Tem os que compram Cherry QQ, tem os que compram Polo Sedan Honda Civic, Corolla e tem os que compram BMW, Mercedes etc.

Você está generalizando que o mercado de festas infantis é esse do groupon. Está enganado, é muito além daquilo.

Pela contabilidade a definição de custo seria:  "Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço". Gasolina, equipamento, conta de luz, etc, tudo deveria ser contabilizado. É aqui que muita gente erra na hora de levantar por isto quebra com o tempo.

O tempo que deixo de estar com minha família etc, estes entram na minha margem de lucro para compensar a falta.

Não sei se você usa o equipamento da sua assinatura, mas se usa o seu custo amigo é muito menor de quem usa 7D, 60D, MKII, MKIII, flash, reservas etc.

Sem ressentimentos! 
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 08:46:07 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2013, 10:01:28
Só explicando meu ponto de vista, não estou falando de atrapalhar o mercado, nem nada disso. Estou dizendo é que algumas pessoas se iludem achando que vão receber R$200 em um dia de trabalho, quando na verdade o valor real que fica no bolsos é bem menos que isso. E isso sem contar o custo da hora de trabalho. Chega ao ponto de literalmente não valer a pena em alguns casos, dependendo da distância do evento, do equipamento utilizado, etc.

Eu nunca fiz um cálculo dos meus gastos para festas infantis, mas obviamente eu sei que o custo é menor, principalmente na questão das horas investidas. Aliás, eu até preciso refazer os meus custos, pois agora trabalho com 2 câmeras, rsrs.

Abraços

Humberto isso acontece com 99% dos micro e pequeno empresários brasileiros.
Se você fizer uma pesquisa, 99% das pessoas que você pedir para calcular o ISS para incluir no seu custo, ele vai fazer assim:

Valor do serviço: 1000.00
ISS: 5% = 1000.00*5%= 50.00
Valor final = 1050.00

Daí ele emite a nota fiscal, e o fisco vai calcular o imposto a cobrar:
Nota = 1050.00
ISS a ser cobrado: 1050.00*5% = 52.50

Sobra para o cidadão: 997.50 - e ele achando que tava tendo 1000 para custos e lucro.  :ok:

Só para ilustrar:
Custo: 1000.00
ISS:5%
Cálculo do imposto mais custos: 1000.00/0.95 = 1052.63
Então... 1052.63 - 52.63 (ISS 5%) = 1000.00...  :D


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2013, 10:02:57
Esse topico ta interessante!

Acompanhando de camarote,,rsrs  :snack:
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2013, 10:32:58
Humberto isso acontece com 99% dos micro e pequeno empresários brasileiros.
Se você fizer uma pesquisa, 99% das pessoas que você pedir para calcular o ISS para incluir no seu custo, ele vai fazer assim:

Valor do serviço: 1000.00
ISS: 5% = 1000.00*5%= 50.00
Valor final = 1050.00

Daí ele emite a nota fiscal, e o fisco vai calcular o imposto a cobrar:
Nota = 1050.00
ISS a ser cobrado: 1050.00*5% = 52.50

Sobra para o cidadão: 997.50 - e ele achando que tava tendo 1000 para custos e lucro.  :ok:

Só para ilustrar:
Custo: 1000.00
ISS:5%
Cálculo do imposto mais custos: 1000.00/0.95 = 1052.63
Então... 1052.63 - 52.63 (ISS 5%) = 1000.00...  :D

Muito bem colocado e olha que você só falou de imposto. É por estas e outras que eu duvido muito que um pessoa que cobra R$ 200 por um evento de 4 hs para entregar um DVD com fotos realmente levantou seus custos no papel. Difícil mais vai ver a pessoa não trata foto nenhuma, baixa tudo direto da camera, grava o cd e entrega.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 10:40:57 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos