Autor Tópico: Quanto cobrar - Sugestão importante para iniciantes  (Lida 10826 vezes)

gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Online: 01 de Outubro de 2013, 08:02:47
Ontem eu aderi a um grupo de festas infantis no Rio em um site de relacionamento onde as mães pedem indicações e orçamentos.

E fiquei de cara com um orçamento de um fotógrafo:

Cobertura básica: R$ 200,00 (4 horas de festa)

cobertura completa: R$ 400,00 (4 hs de festas e umas pequenas coisas a mais)

Sinceramente e com todo respeito, esse cara não tem noção da m...que faz. Está nítido que não tem noção da palavra custo.

Antes de se aventurarem levantem seus custos com detalhes, pesquisem o mercado, e se posicionem com o preço que querem cobrar visando o púlbico que querem atingir. Não chutem!!!!

Por mais que o cara tenha uma Xsi com lente do kit e um flash simples queria saber onde ele acha que cobrando 200 terá lucro.

E a muita auto desvalorização do trabalho.

Abraço
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2013, 08:37:44
fiquei curioso pra saber o que são as pequenas coisas a mais que dobram o valor  :ponder:  :snack:


Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2013, 08:46:26
Aquí em Brasília festa infantil varia de 300,00 a 600,00, dependendo do fotógrafo.  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2013, 08:58:33
Pessoal reclama de desvalorização do trabalho, blablabla, mas experimenta cobrar milão pra ir tirar umas fotinhos de aniversário.
Além de ser um evento curto, de três a cinco horas de duração, o povo tem na cabeça que é "só umas fotinhos pra deixar de lembrança..."


Todo iniciante na fotografia quer começar fazendo aniversariozinho... É uma desgraça, pasoekapesoakseok

Basta ler aqui mesmo no MF, a quantidade de maluco que compra uma camerazinha, flash, blablabla, e quer começar a fotografar, indo pros aniversários...


Aniversário infantil, é uma coisa perigosa: Ou você cobra pouco pra fazer um monte, e conseguir competir com os novatos que fazem quase de graça, ou você se torna o "estado da arte" em fotografia infantil, e cobra bem por isso. Vai fazer menos eventos, mas de gente rica, inteligente, que quer e pode pagar o que se pede...

Eu faço muito pouco aniversário infantil. de cada 10 que faço, pelo menos uns 7 são no meio da semana, e o restante aos domingos.
Quando tem aniversário infantil no sábado, nem gosto de pegar, se for pra muito longe, mando orçamentos apenas com álbuns encadernados, etc... Pois não gosto de travar uma data pra ganhar pouco, sendo que poderia fazer um casamento ou 15 anos, que apesar de mais cansativos, rendem mais.

Abraço.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 08:58:55 por Mike Castro »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:42:05
Como o Mike disse, aniversário infantil é a porta de entrada do mundo profissional da fotografia, de forma mais natural.
Querendo ou não, em sua maioria é o que pode trazer menos problemas para o iniciante, e, aqueles em que o cliente é mais exigente, ele mesmo procura um profissional mais experiente, que naturalmente é mais caro.

Vejo também o lado do consumidor (meu lado  >:D >:D)... muitas vezes, o cliente já não tem tanto $$$, e com os custos da festinha, acaba sobrando pouco para a foto. E convenhamos, a criança está cag$#@ e andando para as fotos. Ele que é brinquedo inflável. Sendo assim, se for escolher, o pai contrata o brinquedo... e assim, está disposto o mercado para o iniciante. Porém, acho que este não atrapalha o mercado dequem cobra mais caro. Até porque, a diferença de qualidade é vista, e quem tem, não irá contratar o mais barato por isso.

Pra mim, cada um tem seu território e, claro, com o tempo transitam do mais barato para o mais caro.  :ok:


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:50:26
Aqui em Goiânia se cobrar mais do que isso a clientela massiva some.
Porém este é o ponto, saber ter clientes pois esses já estão acostumados com esse valor devido a quantidade de 'sobrinhos com t3i' por aí.
Esses valores, apesar de parecerem para freela entre amigos fotógrafos, é o que a massa paga pra esse tipo de evento.

Só pego esse tipo de evento em último caso.
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:59:23
Existe toda uma questão de mercado e tudo o mais, os valores podem variar de local pra local, as exigências dos clientes também. Mas tem uma coisa que sempre exite: o custo do fotógrafo. Tem pequenas variações, claro, mas sempre, em qualquer trabalho, existe um custo mínimo do fotógrafo. Desgaste do equipamento, deslocamento, telefone, e também eventuais estacionamento e alimentação.

Ou seja, fotografar um evento, por mais curto que seja, tem um custo pro fotógrafo. Da última vez que fiz esses cálculos (e considerando meu equipamento atual), meus custos para um casamento, por exemplo, estavam girando entre R$100 e R$150. Isso apenas de custo, sem contar as horas de trabalho. Quanto lucro tem um sujeito que cobra R$200 por 4h de fotografia? E ainda tem que considerar as horas gastas fora do período da festa.

Eu bem sei que é um nicho complicado, realmente não dá pra se cobrar muito, mas R$200 é ridículo mesmo.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2013, 09:59:54
 No Rio e SP onde se gastam em média R$ 5000 para uma festa de criança, tem muita mãe que paga um bom preço pelas fotos.

Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:15:19
Existe toda uma questão de mercado e tudo o mais, os valores podem variar de local pra local, as exigências dos clientes também. Mas tem uma coisa que sempre exite: o custo do fotógrafo. Tem pequenas variações, claro, mas sempre, em qualquer trabalho, existe um custo mínimo do fotógrafo. Desgaste do equipamento, deslocamento, telefone, e também eventuais estacionamento e alimentação.

Ou seja, fotografar um evento, por mais curto que seja, tem um custo pro fotógrafo. Da última vez que fiz esses cálculos (e considerando meu equipamento atual), meus custos para um casamento, por exemplo, estavam girando entre R$100 e R$150. Isso apenas de custo, sem contar as horas de trabalho. Quanto lucro tem um sujeito que cobra R$200 por 4h de fotografia? E ainda tem que considerar as horas gastas fora do período da festa.

Eu bem sei que é um nicho complicado, realmente não dá pra se cobrar muito, mas R$200 é ridículo mesmo.


Humberto,'fui a uma festa estes dias com a fotógrafa usando uma D5000 com a 18-55... sem flsah, câmera reserva... nada.
O investimento neste caso é mínimo. Na festa, ela fica umas 2.30 Hrs, que é do começo até o parabéns. As fotos foram entregues sem tratamento, e ela fotografava em jpeg... e a maioria das fotos (observei bem isso), com o disco no verdinho.

Neste caso, o custo dela é mmmmuuuuiiiiiittttttoooo menor que o teu. Além disso, tem a qualidade do serviço. Se ela cobrasse mais de 250.00, não teria clientes. A contratane ficou satisfeita com o resultado. É o que ela podia e estava disposta a pagar. Taí o nicho da moça.

Eu não a contrataria, mas aí é outra história e nivel de exigência.  :ok:

A questão de custo depende muito da estrutura (e aí dentro, coloco a técnica do fotógrafo), e do local.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:44:37
"Neste caso, o custo dela é mmmmuuuuiiiiiittttttoooo menor que o teu. Além disso, tem a qualidade do serviço. Se ela cobrasse mais de 250.00, não teria clientes. A contratane ficou satisfeita com o resultado. É o que ela podia e estava disposta a pagar. Taí o nicho da moça.

Eu não a contrataria, mas aí é outra história e nivel de exigência. 

A questão de custo depende muito da estrutura (e aí dentro, coloco a técnica do fotógrafo), e do local."

Ai é que mora o perigo pois neste começo caso fosse entregue um material ruim e cobrado, ainda que pouco, poderia prejudicar a moça para conseguir novos trabalhos que no começo é pura indicação. Com certeza a mãe não iria indicar.

Imagine se esta moça deixa a maquina cair e quebrar no meio da festa, e como você disse sem reserva de nada, e vai que a contratante é doida para que coloca-la na justiça, mesmo tendo pago um valor baixo. Sim porque todo mundo que PAGA por algo se sente no direito de exigir. Pronto a fotografa dos 200 da na lama.

Mas cada um é cada um. Mercado tem para todos os gostos e preços. Resta saber qual o fotografo quer se enquadrar.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:57:05


Humberto,'fui a uma festa estes dias com a fotógrafa usando uma D5000 com a 18-55... sem flsah, câmera reserva... nada.
O investimento neste caso é mínimo. Na festa, ela fica umas 2.30 Hrs, que é do começo até o parabéns. As fotos foram entregues sem tratamento, e ela fotografava em jpeg... e a maioria das fotos (observei bem isso), com o disco no verdinho.

Neste caso, o custo dela é mmmmuuuuiiiiiittttttoooo menor que o teu. Além disso, tem a qualidade do serviço. Se ela cobrasse mais de 250.00, não teria clientes. A contratane ficou satisfeita com o resultado. É o que ela podia e estava disposta a pagar. Taí o nicho da moça.

Eu não a contrataria, mas aí é outra história e nivel de exigência.  :ok:

A questão de custo depende muito da estrutura (e aí dentro, coloco a técnica do fotógrafo), e do local.

Exatamente.

Tem fotógrafo de aniversário que cobra 250,00 pra entregar em alta. Tem quem nem carregue as baterias da camera por menos de 800,00.

Pra fazer aniversário o cara investe menos, e por isso cobra menos.
No caso que o Portela citou, o equip todo da moça não vale uma 24-105 f:4L. Por isso seu custo é menor, hehehe...
Não tem como concorrer.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2013, 11:26:33
pra mim a coisa é tão simples e sempre tendem a complicar!

Tem fotógrafo que cobra R$200,00 e outros que cobram R$2000,00. Tem eletricista que cobra R$20,00 a visita e tem eletricista que cobra R$200,00. Tem cabeleireiro que cobra R$1000,00 e outros que cobram R$50,00.................

O mais barato nunca atrapalha o mercado do mais caro e vice versa!!! Se atrapalhar é porque não tá inserido nem num mercado nem em outro. Cada um tem seu custo, seu modo de vida e sua clientela! Portanto não dá pra julgar ninguém por achar que tá cobrando valor errado!
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 11:30:14 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2013, 13:15:19
Só explicando meu ponto de vista, não estou falando de atrapalhar o mercado, nem nada disso. Estou dizendo é que algumas pessoas se iludem achando que vão receber R$200 em um dia de trabalho, quando na verdade o valor real que fica no bolsos é bem menos que isso. E isso sem contar o custo da hora de trabalho. Chega ao ponto de literalmente não valer a pena em alguns casos, dependendo da distância do evento, do equipamento utilizado, etc.

Eu nunca fiz um cálculo dos meus gastos para festas infantis, mas obviamente eu sei que o custo é menor, principalmente na questão das horas investidas. Aliás, eu até preciso refazer os meus custos, pois agora trabalho com 2 câmeras, rsrs.

Abraços


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2013, 13:17:27
Só explicando meu ponto de vista, não estou falando de atrapalhar o mercado, nem nada disso. Estou dizendo é que algumas pessoas se iludem achando que vão receber R$200 em um dia de trabalho, quando na verdade o valor real que fica no bolsos é bem menos que isso. E isso sem contar o custo da hora de trabalho. Chega ao ponto de literalmente não valer a pena em alguns casos, dependendo da distância do evento, do equipamento utilizado, etc.

Eu nunca fiz um cálculo dos meus gastos para festas infantis, mas obviamente eu sei que o custo é menor, principalmente na questão das horas investidas. Aliás, eu até preciso refazer os meus custos, pois agora trabalho com 2 câmeras, rsrs.

Abraços

nesse caso penso a mesma coisa... Só não concordo quando alguém acha um "absurdo" outra pessoa cobrar numa cidade do interior qualquer menos da metade (ou muito menos que isso) que ele cobra.. E não tô falando isso como indireta pra ninguém daqui não, é só uma suposição..

é como falei antes, tem mercado de todo tipo pra todos! Pra mim o barateiro não concorre com o valorizado nem vice versa..
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 13:21:02 por Luciano.Queiroz »


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2013, 13:43:54
só para botar lenha....esse valor que coloquei era no Rio de Janeiro.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos