Autor Tópico: O melhor bokeh: 85mm 1.8 ou 50mm 1.4?  (Lida 24945 vezes)

Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2013, 11:23:19
Em um outro link do forum sobre a 50mm e a 85mm para retrato o Leo Terra escreveu:
A 85mm consegue uma melhor DOF para retratos (mais curta) e por permitir que o fotógrafo faça a foto a uma distância maior, também ajuda a ter um achatamento maior da imagem, o que costuma deixar as pessoas "mais bonitas".
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91904.0
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 11:24:10 por Karoll »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #16 Online: 01 de Outubro de 2013, 11:46:38
Em um outro link do forum sobre a 50mm e a 85mm para retrato o Leo Terra escreveu:http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91904.0

Valeu, já tinha lido ele, apenas abri esse pra comparar o Bokeh e não a distorção.  :ok: :ok:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 01 de Outubro de 2013, 12:30:09
Comparar lentes Nikon e Canon somente se pudéssemos medir o MFT no mesmo corpo e sensor.


Qual seria o MFT de uma 135mm f/2 L em uma D800 por exemplo? Uma 14-24 f/2.8 N em uma 5D Mark III?


E para mim a nitidez nem sempre é o primeiro fator a ser considerado, a série 1.8G Nikkor é bem nítida, mas tem CA pra de déu!!!


Apesar de falarem tão mal da 50tinha f/1.4 Canon eu acho muito charmoso o desfoque e tons pastéis e passagens de meio tons que ela propicia em f/1.4, vai depender muito da linguagem e abordagem do que se busca na momento do clique.


Outra muito bem falada em termos de "boquethe"  :hysterical: é a 200mm f/2.8 L II USM, e nem é tão cara, para FF deve ficar muito bom!





edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #18 Online: 01 de Outubro de 2013, 13:28:52
Ah, eu já acho a nitidez um fator principal. Enquanto uma 50mm 1.4 vc consegue nitidez máxima de em f/4 a nikkor consegue em f/2.8 (isso pq se for levar em conta que a pontuação é sempre superior em todos os níveis). Outro fato importante também é a vinheta, apesar deu achar bacana, a 50mm Canon tem uma vinheta absurda comparado a nikkor.
Sobre a aberração cromática da canon realmente é melhor do que na nikkor, mas também mais outro ponto interessante: o T/stop, no dxomark ambas são 1.6TStop, mas a nikkor tem um pouco mais (minúcias).

Apesar de TODOS esses pontos, eu amo minha 50mm 1.4! Além de números e números ela me dá resultados excelentes e totalmente satisfatórios!
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2013, 13:45:05
A questão é que nem sempre se quer nitidez...  :ok:  Como já usei os dois sistemas por diversas vezes afirmo categoricamente: cada um tem algumas lentes dos sonhos, nenhuma detém a supremacia.


Aliás os dois sistemas possuem pontos fortes e fracos, tem coisas que amo/odeio nos dois sistemas, mas prefiro às lentes L Canon fixas, na Nikon a 14-24 N está bem à frente da 16-35 L (minha opinião), prefiro também a 70-200 f/2.8 Nikkor.
Temos também a Canon 8-15 L... bem, a Nikon ficou devendo  :clap: , a 50mm f/1.2... bem, a Nikon ficou devendo  :clap: , a 85mm f/1.2... bem, a Nikon ficou devendo... kkk  :assobi:  Alguém fala do lado Nikon ai por favor, só me lembrei destas duas que me chamam mais a atenção.


Eu sou fã do meu bolso, deixo as marcas brigarem entre si, quem sai ganhando somos nós, se eu pudesse teria uma Nikon, uma Canon e uma Pentax... já estaria de bom tamanho e um bom divórcio!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2013, 13:56:56
A MP-E 65, que a NIkon ficou devendo tb :)

Citar
cada um tem algumas lentes dos sonhos, nenhuma detém a supremacia.

Ainda bem... Se uma tivesse supremacia absoluta os preços seriam ainda mais estranhos (e a outra aos poucos colapsaria)... Bom que ainda existem outras marcas também boas, como Pentax e cia.
JVc.


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2013, 14:15:13
Lentes primes nikkor das quais sou fã: 85mm 1.4, que inclusive acho bem superior a 85mm 1.2 da canon (meu eu sendo fã daquele 'vidrão' todo). Não só na velocidade de auto foco, mas na qualidade de imagem, fica meio enjoativo ficar mostrando número toda hora, mas vamos assim mesmo:


Canon 85mm 1.2L II vs Nikkor 85mm 1.4



==================================================================================================================================================================

Canon 50mm 1.2L vs Nikkor 50mm 1.4



==================================================================================================================================================================

Agora indo mais para o lado 'mid-range' e que tem seus preços similares.
Canon 28mm 1.8 vs Nikkor 28mm 1.8




Tem mais um monte de exemplo, 35mm 1.4, Visto isso eu reafirmo que a nikkor é superior na qualidade de imagem de suas objetivas.

MAS CALMA LÁ! hehehe como vc mesmo disse há pontos ruins e bons em ambas, nenhuma há supremacia.
O Tstop da Canon, vinheting, CA é melhor na canon. A lente que tenho orgulho da Canon é a 85mm f/1.8, 135 f/2 e a 200mm f/2. Adoro elas!
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2013, 14:18:04
A MP-E 65, que a NIkon ficou devendo tb :)

Com certeza! Concordo com vc!

Outro tipo de lente na qual não mencionei: lentes Tilt-Shift !! 17mm, 24mm e 90mm! São sensacionais!
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2013, 14:18:46
Ainda bem... Se uma tivesse supremacia absoluta os preços seriam ainda mais estranhos (e a outra aos poucos colapsaria)... Bom que ainda existem outras marcas também boas, como Pentax e cia.

Concordo novamente! hehehe. Tem que ter guerra mesmo, só a gente se beneficia nessa história.
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2013, 22:12:59
Respondendo à pergunta: 85 tem melhor bokeh.

Entre ter 85 1.8 e 50 1.4, sou mais a 85 pois pode não ter o mesmo pico de nitidez em f/4 mas é mais homogênea entre centro e borda além de ser mais constante ao longo das aberturas.
A 50 1.4 é bem parecida com a 50 1.8 só que com foco melhor e um pouco mais de personalidade pois a 50tinha clássica é mais neutra o que é bom para quem está acostumado a fotografar em RAW e editar depois.

Agora se formos falar de nitidez, não tem pra ninguém: Sigma 35 1.4 Art mas aí já é outro tópico e vamos nos ater ao título do tópico.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 01 de Outubro de 2013, 22:26:45
Como disse antes, estes número de MFT só fazem sentido de comparação se pudéssemos utilizar o mesmo sensor nas lentes, caso contrário é comparar bananas com maçãs...  :no:

Cada sensor diferente dentro da mesma marca possui um pico de lineatura, ou seja, a mesma lente se comprta diferente em uma Mark II ou Mark III, idem em uma D700 ou D800.


O dia que eu testar uma 135mm f/2 L em uma D800 comparamos as coisas...  8-) [size=78%] [/size]

E liberte-se da compulsão por nitidez...  :hysterical:
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 22:29:23 por ArmandoFerreira »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #26 Online: 01 de Outubro de 2013, 23:47:22
nossa, que piração.. não entendo a objetividade disso... pra mim é igual escolher carro por catálogo sem nunca dirigir..


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2013, 02:11:56
Como disse antes, estes número de MFT só fazem sentido de comparação se pudéssemos utilizar o mesmo sensor nas lentes, caso contrário é comparar bananas com maçãs...  :no:

Cada sensor diferente dentro da mesma marca possui um pico de lineatura, ou seja, a mesma lente se comprta diferente em uma Mark II ou Mark III, idem em uma D700 ou D800.


O dia que eu testar uma 135mm f/2 L em uma D800 comparamos as coisas...  8-) [size=78%] [/size]

E liberte-se da compulsão por nitidez...  :hysterical:

O números fazem sentido se forem interpretados de forma correta. A pontuação é um resumo do gráfico MTF que é constituído de vários testes específicos.
Por que ele pode não ser confiável?
1 - Diferenças de especificação gráfica das diversas marcas existentes, gerando confusão na interpretação. Hoje somente a Zeiss e a Leica têm detalhamento da melhor forma possível no gráfico.
2 - Os testes realizados, salvo Zeiss e Leica, são feitos com base na análise de simulações, modelos matemáticos e não o teste real, ou seja, resultados teóricos.
3 - O teste MTF é feito em laboratório (ou simulado como se estivesse em um), então as condições estão perfeitas (O máximo que se pode chegar é aquilo ali, mas dificilmente será na prática).
4 - O teste MTF não mensura a vinheta e distorção da objetiva.

Por que ele deve ser considerado?
1 - Os dados apesar de simulações tem margem de erro mínima em comparação com um teste real em condições ideais.
2 - Se verificado com antecedência o gráfico analisado, a pontuação resultante poderá ser comparada com outras marcas (caso Canon vs Nikon explicado abaixo).
3 - A análise do gráfico MTF resulta em detalhes de resolução, contraste, astigmatismo da objetiva por toda a extensão do sensor.

Como podem há sim desvantagem e vantagem de se usar, agora vou explicar isso:
A diferença do sensor irá ser relevante para dois fatores, se é crop ou full frame e dos detalhes do fabricante com o gráfico.
No gráfico da Nikkor, só são feitos os testes na abertura máxima, já a canon faz tanto na abertura máxima como em f/8 (canon leva vantagem aqui).
Tanto os testes da Nikon como o da Canon são feitos com 10 linhas/mm (para contraste) e 30 linhas/mm (para resolução).

Os detalhes que importam no gráfico abaixo:
- os números de 0 a 1 são o valor MTF (eixo Y)
- os números de 0 a 20 (medido em mm, eixo x) representam a distância do ponto central do sensor até a extremidade. No caso das full frames todo gráfico pode ser considerado. Já no crop só deve ser considerado até o número 11.
- no eixo X, a marca 0mm representa o ponto central do sensor, na medida que for aumentando é mensurado a extremidade.
- acima de 0.6 a lente é considerada boa, até 0.8 excelente e acima disso, qualidade muito superior.
- as curvas pretas, teste feito com a máxima abertura (as curvas da cor azul foram feitos em f/8)
- as curvas grossas são para teste de contraste (10 linhas/mm). Vermelho no gráfico da direita
- as curvas finas são testes de resolução (30 linhas/mm). Azul no gráfico da esquerda.
- as curvas pontilhadas são relevantes, mas não agora.

a direita o gráfico da Canon 28mm 1.8 e a esquerda o gráfico da Nikkor 28mm 1.8g



Aqui está o gráfico da Canon 85mm 1.8 e o da Canon 50mm 1.4.


Quanto mais horizontal forem as curvas do gráfico, melhor a objetiva, provando sua homogeneidade.
Analisando percebemos que o gráfico da direita tem maior constância por bastante área do sensor, ao passo que o da esquerda já em  desce com muita intensidade em 10mm.
As curvas de baixo são a resolução (preta fina na esquerda e azul na direita) e notavelmente a lente da direita é superior.


nossa, que piração.. não entendo a objetividade disso... pra mim é igual escolher carro por catálogo sem nunca dirigir..

Todos esses dados técnicos são a forma que muitos tem para mensurar a lente, nunca fui de dar importância para isso até começar perceber as inúmeras diferenças técnicas entre as marcas.
O melhor teste para mim é de fato na hora do "vamo ver", mas não dá pra simplesmente ignorar esse tipo de coisa.
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2013, 02:34:24
Lentes primes nikkor das quais sou fã: 85mm 1.4, que inclusive acho bem superior a 85mm 1.2 da canon (meu eu sendo fã daquele 'vidrão' todo). Não só na velocidade de auto foco, mas na qualidade de imagem, fica meio enjoativo ficar mostrando número toda hora, mas vamos assim mesmo:
...
MAS CALMA LÁ! hehehe como vc mesmo disse há pontos ruins e bons em ambas, nenhuma há supremacia.
O Tstop da Canon, vinheting, CA é melhor na canon. A lente que tenho orgulho da Canon é a 85mm f/1.8, 135 f/2 e a 200mm f/2. Adoro elas!
É...a gente tem que saber que ninguem é lider e melhor em tudo

Gente, para Tilt&shift em arquitetura, para as Super Teleobjetivas de jogos esportivos, a Fisheye Zoom (que alterna entre circular e fullframe) e a Macro 65 MP; Não tem jeito, Canon tem lentes superiores (aí pode olhar DxO, ou o site que vc quiser)

Mas bara bokeh, infelizmente, nao se pode ignorar o controle, opcional e manual de bokeh "DC"  da 135mm F2.0 da Nikon e nem as 9-blades que estão também na 85mm 1.4
Se a Canon 135 F2 já é fantastica e chamam "lord of the red rings", a Nikon com seria pelo menos lord of the gold rinds (a Nikon usa um anel dourado nas lentes mais novas e mais caras..nessa não... porque é antiga....foi só brincadeira).
Não tem como fechar os olhos para o recurso DC quando se fala de bokeh e nem ignorar que a Nikon tem 9-blades  :ok: Seria dar murro em ponta de faca, como fechar os olhos para uma caracteristica clara sobre a construção da lente.

Não acho que isso desmereça a Canon que é destaque em tudo que disse, mas não adianta discutir bokeh contra a nikon que é o único ponto de destaque dela e onde ela se esmera há anos :ok:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 02:46:20 por Karoll »


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2013, 07:36:05
Caro amigo, de tudo o que você falou eu entendo, o que quero dizer e é bem simples: cada sensor possui uma lineatura diferente!!!


No Photozone e outros a mesma lente se comporta diferente dependendo da câmera utilizada.


Ou seja, não tem como eu mensurar o quanto uma lente Canon L se comportaria, qual seria sua resolução no MFT chart e também suas características em um sensor Nikon, por exemplo, e vive-versa.


Foi aí que disse que é comparar banana com maçã...  :ok:


Por exemplo: a Nikkor 85mm f/1.8G


Em teste na FF, D3X, ele se comporta com uma lineatura máxima possível de 4.000 linhas, na D800 ela vai se comportar diferente:
http://www.photozone.de/nikon_ff/717-nikkorafs8518ff?start=1


Já em uma D7000 a lineatura máxima é de 2.900 linhas, em relação ao tamanho e tecnologia do sensor, se fizessem o teste em uma D90 também seria diferente:
http://www.photozone.de/nikon--nikkor-aps-c-lens-tests/718-nikkorafs8518dx?start=1


Agora, como esta mesma lente se comportaria em uma 5D Mark III? Ou omo uma Canon 135mm f/2 L se comportaria em uma D800?


Grande abraço e não estou discutindo com o amigo, estou mostrando que comparar lentes em sistemas diferentes não funciona vendo gráficos, em um mesmo a comparação é válida e serve de base para a escolha da mesma.  :ok: