Autor Tópico: 1ª Câmera: Canon X Nikon X Sony X Fujifilm  (Lida 9657 vezes)

RaulSoares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 01 de Outubro de 2013, 21:31:08
Boa noite, pessoal.

Quero comprar minha primeira câmera e planejo gastar até mil reais. Não entendo muito de fotografia, mas com a compra da câmera pretendo estudar e me aprofundar um pouco mais. Por isso, gostaria de uma máquina com ajustes manuais e boas características para fotos em geral (pessoas, paisagens, festas etc.)

Depois de ler e pesquisar por preços, fiquei com essas câmeras em mente:
- Canon SX160 IS
- Nikon L810
- Sony NEX F3
- Fujifilm S8200


Até agora fico com a Canon. Bem compacta e parece ser muito boa.
Não conheço nada sobre a câmera da Sony, mas ouvi falar que é a melhor nessa faixa de preço.
Quanto a Fujifilm eu não sei nada sobre a marca, por isso gostaria da opinião de vocês, porque, pelo preço e características, ela parece ser bastante atraente.

Então, qual dessas é a melhor pra vocês?
Indicariam alguma outra?
Valeu!


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2013, 23:08:27
boa noite raul , destas que vc postou com certeza a sony next , pois ela tem sensor 1.6 enquanto as outras tem sensor 2.3 (compactas)
tem  a opçao de uma reflex usadinha tambem , vi um posto hoje de uma t1i (500d) por 850,00 vale a pena
abraço


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2013, 07:32:33
Nessa ordem eu escolheria:

Sony Nex F3 pelo tamanho do sensor e qualidade da imagem e possuir uma lente melhor

Canon SX 160IS pela qualidade da imagem pra uma compacta, ela tira boas fotos a noite.

Fujifilm e por ultimo Nikon.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2013, 09:25:15
Tenho a SX150 e Fuji S2980. Para uso do dia a dia atendem bem principalmente com boa iluminação (veja fotos no flick).
Já a Sony dizem que é boa, mas tem um porém, o barato pode sair caro. Eu explico, a lente que vem com ela não tem zoom satisfatório,  se for investir em lentes pode preparar o bolso. Veja alguns valores de lentes: http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=10262&kw=lente+sony+nef
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:31:04
Tenho a SX150 e Fuji S2980. Para uso do dia a dia atendem bem principalmente com boa iluminação (veja fotos no flick).
Já a Sony dizem que é boa, mas tem um porém, o barato pode sair caro. Eu explico, a lente que vem com ela não tem zoom satisfatório,  se for investir em lentes pode preparar o bolso. Veja alguns valores de lentes: http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=10262&kw=lente+sony+nef

Realmente, os preços das lentes são um absurdo, pelo menos para mim. Só que já ouvi boatos que a Sony pretende investir mais neste segmento e lançar outras lentes a preços acessíveis. Opcionalmente dá para comprar lentes manuais antigas com ótima qualidade e adaptar às NEX. Tem um tópico bem legal sobre isto aqui no fórum.

Já a SX150 é bem conceituada em se tratando de compacta.

O RaulSoares tem que analisar. Se ele precisa de um pouco mais de zoom e não quer investir em lentes, parte para a SX150. Se a qualidade da imagem é o que importa, vai para uma Sony NEX ou uma SLR de entrada.
César L. T.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:51:55
Se não precisar de uma distância focal muito longa, de um "super zoom", a qualidade de imagem da sony, mesmo com a lente do kit (melhor ainda com manuais bem baratas) é INCOMPARÁVEL em relação às compactas e SZ. Uma SZ só entraria no meu interesse se fotografasse MUITO pássaros ou animais selvagens.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2013, 15:26:41
Sem contar que essa história de SZ é mais marketing do que necessidade real da maioria das pessoas.

Um fator para se levar em conta, no geral as SZ ficam muito fechadas com o zoom no máximo. É interessante a aproximação que ela faz dos objetos, mas pouca gente realmente fotografa com tanto zoom.

Eu iria de nex e se precisasse de zoom sem gastar $ compraria uma tele manual m42 com adaptador.



Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:29:06
Sem contar que essa história de SZ é mais marketing do que necessidade real da maioria das pessoas.

Um fator para se levar em conta, no geral as SZ ficam muito fechadas com o zoom no máximo. É interessante a aproximação que ela faz dos objetos, mas pouca gente realmente fotografa com tanto zoom.

Eu iria de nex e se precisasse de zoom sem gastar $ compraria uma tele manual m42 com adaptador.

Mas pelo menos 10X de zoom toda camera deveria ter, para viagens eu acho fundamental
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


RaulSoares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:46:01
boa noite raul , destas que vc postou com certeza a sony next , pois ela tem sensor 1.6 enquanto as outras tem sensor 2.3 (compactas)
tem  a opçao de uma reflex usadinha tambem , vi um posto hoje de uma t1i (500d) por 850,00 vale a pena
abraço

Valeu pela opinião.
Fico com receio de comprar usada, pois, como sou leigo, podem me enganar facilmente numa compra.


RaulSoares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:51:16
Realmente, os preços das lentes são um absurdo, pelo menos para mim. Só que já ouvi boatos que a Sony pretende investir mais neste segmento e lançar outras lentes a preços acessíveis. Opcionalmente dá para comprar lentes manuais antigas com ótima qualidade e adaptar às NEX. Tem um tópico bem legal sobre isto aqui no fórum.

Já a SX150 é bem conceituada em se tratando de compacta.

O RaulSoares tem que analisar. Se ele precisa de um pouco mais de zoom e não quer investir em lentes, parte para a SX150. Se a qualidade da imagem é o que importa, vai para uma Sony NEX ou uma SLR de entrada.

Principalmente qualidade de imagem. E, por enquanto, não penso em trocar de lente, então ela seria a melhor opção (?)
Valeu.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2013, 18:41:22
Mas pelo menos 10X de zoom toda camera deveria ter, para viagens eu acho fundamental
Aí depende do viajante. Andei por aí em viagens a vida inteira com zooms 27-80 ou 24-70 (equivalente à lente do kit da nex) e nunca senti falta de mais zoom. Mas sei que sentiria muita falta de qualidade, sobretudo em situações de luz mais complicada.
Se estiver disposto a aprender, vai de NEX. Ela vai te dar bem mais qualidade que qualquer das outras.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2013, 19:07:45
Aí depende do viajante. Andei por aí em viagens a vida inteira com zooms 27-80 ou 24-70 (equivalente à lente do kit da nex) e nunca senti falta de mais zoom. Mas sei que sentiria muita falta de qualidade, sobretudo em situações de luz mais complicada.
Se estiver disposto a aprender, vai de NEX. Ela vai te dar bem mais qualidade que qualquer das outras.

2x

Tenho uma SZ (Canon Sx40) e a NEX. Raramente uso a Canon, comprei empolgado com o zoom...
O Raul na abertura do tópico disse que pretende tirar fotos de festas  e pessoas (além de paisagens). Nestas situações (principalmente festas) a iluminação não é das melhores...
Minha opinião: vai de NEX.

Se possível vá até uma loja e teste as câmeras de tua preferência sem dar ouvidos ao vendedor.
César L. T.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2013, 19:12:10
Aí depende do viajante. Andei por aí em viagens a vida inteira com zooms 27-80 ou 24-70 (equivalente à lente do kit da nex) e nunca senti falta de mais zoom. Mas sei que sentiria muita falta de qualidade, sobretudo em situações de luz mais complicada.
Se estiver disposto a aprender, vai de NEX. Ela vai te dar bem mais qualidade que qualquer das outras.

3x

Tenho um SZ que nem uso mais. Quando viajava tirava algumas fotos com o zoom no talo, mas era uma coisa tipo: oh! Olha como o alcance do zoom é grande, mas não eram grandes fotos.
Pensando bem, comprei uma dslr e minhas fotos continuam medíocres.. :D

Esse é outro fator, a melhor câmera ajuda, mas não faz a melhor foto.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 19:12:44 por CristianoSoares »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2013, 19:47:54
Puxando a brasa pra minha sardinha, eu iria de SX240 ou mesmo a sucessora SX270 que está abaixo dos R$ 1.000 que vc tem de limite.

O Nelson Nakamura, que é um vendedor bem conceituado aqui no Mundo Fotográfico, vende a SX270 por R$ 719.

Encaminhe e-mail para ele para confirmar, n.orcamento@uol.com.br

Olhe alguns exemplos de fotos com ela nos links da minha assinatura e em meu Flickr.

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2013, 20:35:28
A NEX-3 está em outra categoria: tem um sensor MUITO maior, troca de lentes, enfim... só por estes dois critérios ela já deveria ser a escolha certa se pensa em aprender e se aventurar mais no mundo da fotografia.

Não que as superzooms ou compactas não tenham seu valor, mas cada uma com seu propósito. Eu mesmo tenho uma compacta Sony HX20V que acho bem bacana e não abro mão para me acompanhar em simples registros de passeios ou fotos da família. Cabe no bolso, é fácil de usar, posso emprestar para qualquer um que a foto vai sair boa, coisas assim... mas nem por isso comparo a finalidade dela com a minha reflex.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C