Autor Tópico: Como descobrir as cores em foto preto e branco.  (Lida 16643 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 10 de Março de 2016, 17:59:34
Boa tarde povo!

Alguém ai com mais conhecimento em edição de imagens sabe me explicar como se pode obter as cores de roupas, predios ou mesmo objetos que estão presentes dentro de fotos em preto e branco?

Veja no exemplo abaixo:


Eu uso um plugin para colorizar isso chamado AKVIS Coloriage(ele é muito "fuck yeah!" :D), porém ele não me diz qual é a cor verdadeira presente em roupas e objetos na foto que quero colorizar e eu gostaria de saber se tem uma maneira de descobrir as cores e com isso colorir corretamente.

Qualquer pista ai é bem vinda! :ok:
Fábio Pedro.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2016, 18:15:35
Não existe pista, vai de instinto ou procure por uma foto colorida das vestimentas/cortina...
Meu palpite é que a noive está de branco...  :hysterical:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2016, 18:50:55
Não existe pista, vai de instinto ou procure por uma foto colorida das vestimentas/cortina...
Meu palpite é que a noive está de branco...  :hysterical:

Muito bom Pictus...eu já sabia que voce ia fazer graça com esse vestido....Eu estava te esperando! :D

Bom o que eu tenho feito, vou até dizer aqui a quem quiser fazer como eu vinha fazendo e não sei se é o certo, e é bem nessa perspectiva mesmo que o Pictus disse: instinto.

Eu tenho aqui duas tabelas de cores RGB e CMYK, quando vou me dar a esse trabalho de colorir as imagens, eu abro essas tabelas no PS e as converto para Greyscale.

Com base nessas cores agora em P&B, eu uso o ponteiro e na janela INFO do PS onde mostram os valores de RGB e CMYK, eu vou "passeando pela foto", anotando todas as cores que são passadas e faço o mesmo sobre as tabelas comparando os valores, por exemplo: na foto ai em questão o nó da gravata tem leitura RGB:106/104/103, onde parei o mouse, usando o mesmo artificio na tabela eu achei o tom aproximado de cor em: #666699 na tabela é um tom indo para o azul.

Claro que isso é variável para cada vez que movo o mouse pelo nó da gravata, e como eu já disse não sei se é o certo, mas já é uma pista de cor.
Também faço a leitura da cor no nó da gravata onde aluz não incide que é a parte mais escura e já tenho outra leitura, mas ainda dentro de azul dessa vez é:RGB:51/50/53 ,na tabela de cores o que chega próximo é: #660066.

Mas não tomo isso como absoluto porque como se vê dá discrepância entre os tons e faço então uma releitura até chegar num ponto próximo das cores claras e escuras. :assobi:

A essa altura do campeonato voces já estão querendo se matar e falando: PQP que trabalhão da peste... :aua:

Mas a vida é assim mesmo.... :D

Volto a dizer não sei se é o correto, mas é assim que eu faço, queri algo menos trabalhoso e mais rápido na hora de tentar decifrar as cores.

veja a tabela RGB que uso abaixo.


« Última modificação: 10 de Março de 2016, 18:53:32 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2016, 18:53:55
Use também a moda da época, suponha que os noivos queriam fazer algo harmonioso, pergunte (se não for fazer surpresa)...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2016, 19:31:38
Minha dica é: Olha aí o terno! :hysterical:

http://www.canalmasculino.com.br/wp-content/uploads/2013/07/terno_padrão_window_pane.jpg

Opa, o link tá quebrado. Mas copia e cola no google e vai em imagens, vai aparecer :ok:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2016, 11:08:03
Use também a moda da época, suponha que os noivos queriam fazer algo harmonioso, pergunte (se não for fazer surpresa)...

Valeu Felipe, mas as fotos que estou para colorizar não são essas, só postei como referência mesmo, mas já tive essa idéia de perguntar a pessoa se ela lembrava a cor da roupa e etc... alguma pouca coisa lembrava e o restante nem sabia que cor era, então caia nesse "achismo" sempre.

De certo o trabalho ficava bom, mas não era a mesma cor então as vezes tinha gente que reclamava que a cor não era aquela e tal e eu tinha que perguntar novamente, mas dessa vez dando um ultimato: "Qualque é a cor que voce quer? Se eu tiver que recolorir agora vou ter que cobrar esse retrabalho!", ai a pessoa fala uma cor e eu a retrabalhava, de certo é muito chato, mas não tinha outra opção. :D
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2016, 11:12:41
Minha dica é: Olha aí o terno! :hysterical:

http://www.canalmasculino.com.br/wp-content/uploads/2013/07/terno_padrão_window_pane.jpg

Opa, o link tá quebrado. Mas copia e cola no google e vai em imagens, vai aparecer :ok:

Mesmo copiando e colando não consegui ver...

Se eu for seguir algum padrão de época, cada cidade aqui do brasil adotava um padrão de cores, Minas por exemplo sempre o tecido Xadres com vinho e dourado ou Marinho com preto ou brano, mas já fiz isso para um tio que me afirmou que o terno era Marrom.... :doh:

É um tiro no escuro é atirar no que vê e acertar no que não vê....

Com essa "Técnica" ai doida que arrumei, tenho tido melhores resultados, pois tenho chegado quase sempre no resultado que esperam ou pelo menos dizem ser. :ok:
Fábio Pedro.


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2016, 11:29:25
Estou curioso pra ver um resultado disso. Eu não sabia desse tipo de "restauração".


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2016, 12:00:16
Estou curioso pra ver um resultado disso. Eu não sabia desse tipo de "restauração".

Voce fala de colorização de fotos? Isso é mais antigo que o PC, já se fazia isso antigamente com pinceis e tintas, mas hoje com o advento digital tudo é feito no PC.

https://www.youtube.com/watch?v=W_vJYmEwXH4
https://www.youtube.com/watch?v=UPpco3HUCgQ

No Youtube tem uma variedade de vídeos ensinando técnicas diferentes para colorização de fotos P&B.

Nesse documentário aqui tem um corôa que faz a colorização mas é retrato pintado cena a apartir dos 12:04 do vídeo, assista: https://www.youtube.com/watch?v=TtsRkHITbgo

Nesse aqui a partir de 6:40 do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Tobez1qKNJ4

Essa série ai dos Caçadores da Alma já assisti tudo é muito bacana.
Fábio Pedro.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2016, 12:18:48
Muito bom Pictus...eu já sabia que voce ia fazer graça com esse vestido....Eu estava te esperando! :D

Hauhauhauhuahuahuahuhahu

Para encontrar referências experimente via google images procurar por:
suit 1970
vintage suit
curtain fabrics floral 1970
curtain fabrics vintage floral
vintage lamp plastic 1970


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2016, 12:40:08
Hauhauhauhuahuahuahuhahu

Para encontrar referências experimente via google images procurar por:
suit 1970
vintage suit
curtain fabrics floral 1970
curtain fabrics vintage floral
vintage lamp plastic 1970

Ok, mas como saber qual é o terno ou paletó correto ou o mais próximo do modelo e da cor? é como voce mesmo falou é instinto, e nesse caso eu estaria numa loteria para acertar, é trabalhoso igualmente ao processo que faço de tentar achar a cor aproximada.

No caso ai desse terno, mesmo que eu ache o modelo, não quer dizer que a cor é a mesma, pode ser modelo igual mas com cores diferentes um verde musgo ou pode ser marrom, vá saber... :D

Amanhã estarei em casa o dia todo e vou me sentar ao PC para fazer isso da forma como venho fazendo é o jeito. :(

Eu acho que minha busca por um método mais acertivo de cor vai por água abaixo... :hysterical:
Fábio Pedro.