Autor Tópico: Nome do arquivo sendo "corrompido"  (Lida 1579 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 02 de Outubro de 2013, 21:34:30
Percebi em fotos de outros colegas o mesmo fenômeno que aconteceu comigo há umas semanas. O Canon 6D sempre salvou o arquivo com o nome IMG_xxxx só que, por algum motivo, de um tempinho pra cá, ela tem salvo como _MG_xxxx. Alguém tem percebido o mesmo problema e sabe o que causa isso?

Já formatei o cartão algumas vezes mas o problema não mudou.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2013, 21:41:49
Pô engraçado, que isso aconteceu com minha 7D e eu só dei conta agora pq vc falou kkkkkk  :aua:

pq será que isso acontece?
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2013, 21:49:42
Percebi em fotos de outros colegas o mesmo fenômeno que aconteceu comigo há umas semanas. O Canon 6D sempre salvou o arquivo com o nome IMG_xxxx só que, por algum motivo, de um tempinho pra cá, ela tem salvo como _MG_xxxx. Alguém tem percebido o mesmo problema e sabe o que causa isso?

Já formatei o cartão algumas vezes mas o problema não mudou.

Isso não é corrupção, é a forma que a câmera usa para sinalizar que você usou o espaço de cor Adobe RGB naquela foto  :ok:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 21:50:34 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2013, 22:18:29
Isso não é corrupção, é a forma que a câmera usa para sinalizar que você usou o espaço de cor Adobe RGB naquela foto  :ok:

:ok:


_ na frente é perfil Adobe RGB. Sem _ é sRGB

E o nome que vem depois tu pode modificar...

As minhas por exemplo, meus .jpgs vão direto pra Web enquanto estou fotografando, logo eu deixo em sRGB e meu arquivo é CHF_8282.jpg


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2013, 22:37:26
Valeu Carlos e Daniel e aprendi mais uma.
Aproveitando o ensejo do tópico, afinal qual o ganho real em se usar sRGB ou AdobeRGB. Sempre usei sRGB, de um tempo pra cá (coincide com o tempo que reparei nisso) comecei usar o AdobeRGB pois li em alguns comentários de que dá mais amplitude de cores para tratamento, etc... Alguém teria uma explicação bem fundamentada e simples?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 00:07:20
Existe diferença no espaço de cor utilizado. Adobe RGB é mais amplo, e por isso teoricamente é melhor, mais rico em tonalidades.
O problema é quando vai abrir uma imagem num local que não aceita o espaço maior, e sim somente o menor (internet por exemplo).
A "conversão" de um pro outro pode alterar significativamente o modo como as cores aparecem, por isso é melhor usar o modo de onde for ler o arquivo..

pra ilustrar:
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 00:09:33 por Luciano.Queiroz »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 00:40:02
Existe diferença no espaço de cor utilizado. Adobe RGB é mais amplo, e por isso teoricamente é melhor, mais rico em tonalidades.
O problema é quando vai abrir uma imagem num local que não aceita o espaço maior, e sim somente o menor (internet por exemplo).
A "conversão" de um pro outro pode alterar significativamente o modo como as cores aparecem, por isso é melhor usar o modo de onde for ler o arquivo..

pra ilustrar:

Obrigado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2013, 08:13:18
Que show! aprendi mais uma  :ok: e eu realmente tinha mudado essa oppção
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 08:13:45 por victorneves »
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2013, 08:25:13
Adobe RGB para impressões e sRGB para web.
No LR temos essa opção na hora de exportar de acordo com a finalidade do arquivo  :ok:

Abraço,
M Rezende


edsrzo

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2013, 09:24:45
a minha sempre foi esse _MG _  tbm nao sabia q tem a ver com adobre rgb , uma coisa q notei quando exporto em adobe rgb o arquivo fica menor doq em srgb ..


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2013, 11:54:42
Existe diferença no espaço de cor utilizado. Adobe RGB é mais amplo, e por isso teoricamente é melhor, mais rico em tonalidades.
O problema é quando vai abrir uma imagem num local que não aceita o espaço maior, e sim somente o menor (internet por exemplo).
A "conversão" de um pro outro pode alterar significativamente o modo como as cores aparecem, por isso é melhor usar o modo de onde for ler o arquivo..

pra ilustrar:

Essa opção é para o JPEG gerado não é? Quem utiliza só raw não vê esta diferença?


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2013, 12:20:42
O grande problema em usar Adobe RGB é que a maioria dos dispositivos é calibrada pra sRGB.

Os monitores, os quiosques de impressão de foto e vários outros dispositivos por exemplo usam sRGB


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2013, 13:06:09
Essa opção é para o JPEG gerado não é? Quem utiliza só raw não vê esta diferença?

No RAW tu especifica na hora de exportar, mas por padrão o perfil que tu selecionou na câmera vai embutido.