Autor Tópico: Review Pessoal Olympus E-PM2  (Lida 8948 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 03 de Outubro de 2013, 00:34:17
Quem me acompanha há um tempo no fórum sabe que vendi todo meu equipamento Nikon pensando em ir para M4/3 no início do ano. O objetivo era uma OMD E-M5. Porém, acabei comprando uma FF e não me arrependo nenhum um pouco pois pude obter resultados pessoais nunca atingidos antes.
Contudo, ainda fiquei com aquela vontade de ter uma mirrorless compacta e com boa qualidade. Eis que após uma dúvida cruel (mais do que Nikon ou Canon) decidi por uma M4/3 ao invés da Canon EOS M. Abaixo o link do vídeo unboxing.
http://www.youtube.com/watch?v=j8WEHG-Sj9o

Já postei as primeiras impressões e fotos (link abaixo), mas decidi, como de costume, postar um review um pouco mais completo e elaborado. Acho que é até mais difícil fazer um review de câmera do que lente mas vamos lá....  :snack: :snack:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92388.15

Pessoal até gostaria de colocar o exif de todas as fotos mas isso leva muito tempo e vou só postar o que for relevante do EXIF.

Começando pelo design/tamanho/construção/ergonomia (fotos feitas com 6D + 50 1.8 jpeg direto da câmera)

_MG_2069 por thales_em01, no Flickr


_MG_2062 por thales_em01, no Flickr


_MG_2068 por thales_em01, no Flickr


_MG_2065 por thales_em01, no Flickr


_MG_2063 por thales_em01, no Flickr

CONSTRUÇÃO/ERGONOMIA/OPERAÇÃO - Nota 7 (levando em conta a sua verdadeira categoria de premium compacta)
A construção é boa, de bons materiais, não encontrei nenhum detalhe de mau construção e acabamento. Na mão ela aparenta ser bastante sólida e robusta. O estilo retrô é bem bacana e se diferencia de outros modelos. O peso de quase 300 gramas com a lente pancake 14 2.5 deixa-a quase no peso de uma DSLR de entrada (só o corpo) mas a torna bem mais portátil do que uma DSLR. Aliás esse foi o principal motivo da compra, ou seja, ter uma opção adicional para poder praticar o hobby sem se sentir constrangido pelo tamanho da câmera no uso público ou no ter de carregar a câmera no ombro. Contudo, o seu tamanho e peso não a torna tão portátil a ponto de se colocar no bolso. Se considerar um bolso largo de camisa, jaqueta ou bermuda ela cabe (apesar da protuberância e leve incômodo).
A máquina tem um "nano grip" que, em conjunto com uma área de apoio em cima do botão INFO, ajuda na firmeza e na pegada mas, para uma pessoa de 1,90 m e dono de uma DSLR FF, essa pequenina parece um brinquedo (bem dvertido, aliás).

Em termos de comandos e atalhos ela é o modelo mais simples da Olympus mas nada que um tempinho na mão para se acostumar. Ter deixado o botão configurado Fn para ajuste do ISO é uma mão na roda mas deixar o "Super Control Panel" ativado agiliza e muito o uso. Para usar os modos automáticos ou semi-automáticos (por ex. A) é bem ágil no uso. Realmente a maneira como se altera abertura e velocidade não é muito rápido e prático mas, lembrando que é uma câmera para fotografar e se divertir, isso fica em segundo plano.
Uma reclamação que eu tenho é não poder selecionar várias fotos e apagá-las de uma vez só. Ou se apaga uma a uma na câmera ou formata-se o cartão.
Outro ponto que não gostei e estranhei muito da minha 6D em relação à essa pequenina: a qualidade do LCD. A tela de 460 k não inspira confiança em saber se a foto ficou boa ou não, somente olhando no computador posteriormente.
O touch screen é razoável. Funciona muito bem no foco (apesar de não ter a precisão exata por conta do tamanho do meu dedo) mas para eu que estou acostumado com iPad e um smartphone Android, acho que fica a desejar para navegação (por isso que só uso os botões 95% das vezes).

FLASH - Nota: 2 pelo Flash e 7 pela sapata e possibilidades
Na sapata do flash é possível colocar o flash pop-up externo que vem junto à câmera ou adicionar outros acessórios, entre eles, um EVF. Fiz alguns testes com o flash que vem junto e nunca mais usei e acho difícil usar de novo pois, mesmo compensando a potência do flash para menos e tentando deixar o fotômetro "zerado" as fotos ficam com caras de compactas.

O encaixe do mount eu achei bem "duro" (dureza em Engenharia de Materiais é outra coisa mas deixa pra lá) e exige muito mais força para começar o giro do encaixe do que nas DSLRs que já tive.

Os menus são bastante intuitivos e simples. O design é meio feio mas é super funcional e prático.

FOTOMETRIA/EXPOSIÇÃO - Nota: 10
Aqui vai um maiores elogios que tenho de fazer à Olympus. Tanto em RAW quanto e Jpeg, dificilmente preciso compensar a exposição. As fotos saem com uma fotometria muitas vezes prontas (independente de como o live view está mostrando e pode ser influenciado pela luminosidade externa durante o uso da câmera). É bem diferente do que tenho de usar e trabalhar na Canon 6D.

ESTABILIZADOR DE IMAGEM - Nota: 7
Esse não é o IBIS 5 que equipa a OMD, E-PL5, E-M1 mas atua bem como um estabilizador normal que já pude perceber em outras lentes que apresentam VR (Nikon) ou IS (Canon). Posso afirmar que o ganho é de 1 a 2 stops.

FOCO - Nota: 8
A princípio eu ia dar nota 10 mas vou dividir a nota em dois quesitos. Se for considerar velocidade e diversão, nota 10!!!  :worship: :worship: O que essa câmera faz é tão rápido ou mais que uma DSLR além de ter o recurso mais divertido (tocar na tela e fotografar). Se tem uma coisa que você impressiona qualquer um que nunca viu isso, ainda mais em câmeras compactas (entenda-se 99% da população) é mostrar o tocar, focar e click!!!  :hysterical: :hysterical: A cara que as pessoas fazem é muito bacana.
Em termos de configuração de foco ela é melhor e mais prática que a minha 6D. Além de ter o AF-S, AF-C, ela tem o AF-S junto com MF, MF (isso mesmo, não tem chavinha na lente para escolher AF ou MF) e o AF-S TR (tracking). O tracking é bem eficiente, achei mais rápido e prático do que tentar fazer a mesma coisa na minha 6D. Para filmagem ele funciona muito bem  nesse modo. O vídeo falido que coloquei no YouTube e não deu certo, eu fiz usando esse modo e não decepcionou. Abaixo coloquei uma sequência de fotos que fiz usando esse modo.
1.

_9280264 por thales_em01, no Flickr

2.

_9280265 por thales_em01, no Flickr

3.

_9280266 por thales_em01, no Flickr

4.

_9280267 por thales_em01, no Flickr

5.

_9280268 por thales_em01, no Flickr

6.

_9280269 por thales_em01, no Flickr

7.

_9280270 por thales_em01, no Flickr

8.

_9280272 por thales_em01, no Flickr

9.

_9280274 por thales_em01, no Flickr

Percebam que estava em uma avenida onde o carro passou por volta de uns 50 km/h. Usei 8 fps.

A inteligência artificial da focagem é muito boa pois reconhece, principalmente rostos. Pra falar a verdade tenho usado mais o foco do jeito tradicional (apertar o shutter) do que usar o touch.
A câmera também permite configurar de maneira muito rápida se quer ponto único ou todos os pontos do frame que ocupam a tela toda.

Agora aonde que eu tirei pontos do foco, é no aspecto nitidez/foco cravado. Consegui fotos muito boas (10) mas é muito comum ter fotos como a foto 11.

10.

_A020457 por thales_em01, no Flickr

11.

_9290357 por thales_em01, no Flickr

O lance de MF é muito bacana pois quando você foca em manual você enxerga um quadrado que amplia a imagem (o qto amplia você configura) e facilita o resultado. A foto abaixo (12) é em foco manual.
12.

_9280334 por thales_em01, no Flickr

SENSOR - Nota: difícil de definir
Escolhi dentre as M4/3 a E-PM2 por ser a mais barata dentre as Olympus de última geração de sensor. Essa câmera tem o sensor de 16 MP da OMD.
Falando do engine de jpeg. Achei muito bom. Tem várias opções e o Neutral tem se mostrado a melhor configuração para uso do dia a dia. Quando é para se fotografar em ISOs de até 800 acho o resultado muito bom. Acima disso, para o meu gosto e exigência, a imagem fica um pouco plastificado. Fiz alguns testes de jpeg vs RAW e claro, o RAW leva vantagem mas posso afirmar que dá para usar o jpeg direto da máquina pois as cores são boas, a nitidez atende o objetivo dessa câmera e a fotometria sai no ponto certo. Somente quando se tem um histograma muito disperso e com sub ou super exposição que o RAW ajuda muito na recuperação.
Abaixo duas fotos. A 13 é jpeg direto usando a minha configuração personalizada (não gostei pois tá com muito contraste) e a 14 é RAW convertida conforme meu padrão/gosto de trabalho.

13.

_A020435 por thales_em01, no Flickr

14.

_A020435-2 por thales_em01, no Flickr

As cores dessa câmera são bem equilibradas. O WB em condições simples e fáceis ele acerta muito bem. Em condições mais adversas ele pode requerer algum ajuste mais nada muito abrupto (me lembro da D90 que tinha de ajustar bastante em situações low light ou indoor).
Vou dividir ISO, DoF e Nitidez em campos distintos

ISO - Nota 9,5
Dei 9,5 porque para uma câmera de sensor menor que um APS-C o resultado é melhor do que a minha ex-D90. Devo presumir que ela é igual ou melhor às Canon Rebel, 60D e 7D nesse quesito. O 0,5 ponto perde por o ISO base ser 200 o que evita usar aberturas muito grandes em ambientes claros (visto que a velocidade máxima é 1/4000).
Vários exemplos. Todas em RAW e convertidas usando meu fluxo padrão de trabalho no LR.

ISO 1.600 1/20 f/5
15.
_A010409 por thales_em01, no Flickr

EXIF idem
16.
_A010410 por thales_em01, no Flickr

Essa é para mostrar uma situação ao extremo ISO 2.500 1/15 f/2.5
17.
_A010412 por thales_em01, no Flickr

ISO 2.500 1/20 f/3.5
18.
_A010417 por thales_em01, no Flickr

ISO 1.000 1/20  f/3.5
19.
_A010415 por thales_em01, no Flickr

ISO 800 1/30 f/4
20.
_A010411 por thales_em01, no Flickr

ISO 800 1/20 f/2.5
21.
_A010426 por thales_em01, no Flickr

ISO 1.600 1/40 f/2.5
22.
PA010423 por thales_em01, no Flickr

ISO 2.500 1/20 f/3.5
23.
_A010420 por thales_em01, no Flickr

23a. Crop

_A010420-2 por thales_em01, no Flickr

ISO 2.500 1/160 f/2.5 (eu sei que poderia ter abaixo a velocidade mas a foto foi em ISO alto propositalmente)
24.
_9290374 por thales_em01, no Flickr

24b. Crop

_9290374-2 por thales_em01, no Flickr

Vocês podem perceber que há granulometria ruidosa nesses ISOs mas tenho algumas considerações:
1. É um crop que somente ampliando na tela ou fazendo fotos muito grandes para se perceber
2. A rotina de nitidez no LR (uso 60) aumenta a quantidade de ruídos
3. Mudei muito minha avaliação em relação a ruído em HI ISO. Até acho que fica charmoso granulado (claro que na 6D para ter o mesmo nível é em 10.000 pra cima e o ruído é muito mais "fino").

DoF - Não vou dar nota
Se for pensar pelo simples aspecto em ter desfoque o bokeh, eu não consigo em 14 2.5 (sem aplicar o crop de 2.0) o mesmo resultado que tenho na minha 35 ou 50 com 5.0 na 6D. Porém, com essa GA é possível ter algum desfoque dependente da composição e distância da lente em relação ao objeto e do objeto em relação ao background.
25. f/2.5

_9290406 por thales_em01, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2013, 00:35:44
Nunca tinha estourado um tópico em caracteres. Esse foi o primeiro. Segue a continuação.

Nitidez/Detalhes na imagem - Nota 6
Sou bem exigente nesse quesito ainda mais vindo de uma FF usando primes. Não vou negar que esse downgrade é facilmente percebido quando saio de um sistema e vou para o outro. Aqui também entra muito a questão da lente. Por isso mesmo comprei a Panasonic 20 1.7 para ver do que realmente o sistema M4/3 pode me oferecer.
Não sei o que os colegas do MF estão achando das fotos que já publiquei e se, inclusive, estão concordando comigo ou achando que sou exigente demais.
Consegui resultados bacanas mas inconsistentes, ou seja, tem uma % de fotos que sai muito boa, uma % que sai boa/razoável e uma % de fotos que sai ruins. Será que é igual a uma APS-C? Posso dizer que chega em resultados tão bons quantos mas talvez com uma certa irregularidade. Se é a minha adaptação a esse sistema ou se é a lente ou se é assim mesmo, somente o tempo no M4/3 é que vai dizer.
A foto 26 mostra um resultado bem interessante.

_9280330 por thales_em01, no Flickr

Assim como a 27 onde eu mesmo fiz a foto.

_A020443 por thales_em01, no Flickr.

Tenho mais fotos e talvez mais coisas a escrever mas preciso encerrar pois 00:30 e estou há duas horas escrevendo este review. Até ia aproveitar o embalo e gravar o review para o YouTube mas esse fica para o outro dia.

Deixo a conclusão e comentários para vocês e vou postando mais impressões e resultados.

Peço, por favor, a todos os foristas que procurem manter o foco no título e assunto do tópico.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 01:01:48
Olha, muito bom o review... me sanou algumas dúvidas que tinha em relação ao sistema... e com certeza vão me ajudar a resolver o meu dilema mais pra frente.

No momento dei um stop no projeto da M4/3, estou tentando resolver uns detalhes pra adquirir uma tele fixa. Se nada se resolver vou voltar ao projeto.


Uma coisa que eu gostaria de ter acesso é um RAW da foto 24.

É possível::::

Abs e parabéns


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2013, 04:01:47
tsouto,

Gostei bastante do review.  :clap: :clap: :clap:
Vi esta "irregularidade" do foco nos outros tópicos que vc abriu a respeito. Vi algumas fotos com um bom foco e outras com o foco um pouco perdido.
Fiquei impressionado com o ISO dela, achei muito bom pelo que se propõe. Na dúvida entre a OMD e a PEN, até ficaria com esta se tivesse mais um ou dois controles mais intuitivos. A portabilidade agora é uma necessidade e comprar uma m4/3 se tornou para mim um caminho sem volta.
Quanto ao DOF, entendi pq vc não quis dar nota. Mas considerei bem aceitável nas fotos que vc postou.
Pesquisei bastante e vi que a 20mm 1.7 é até melhor que a oly 17mm 1.8 em questão de nitidez e contraste. Sai perdendo em velocidade de foco e dizem que apresenta um pouco de "banding" em sombras qndo se usa hi iso. Mas pelo fato de ser uma pancake, já vale a pena.

Obrigado pelo review.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2013, 07:49:35
Olha, muito bom o review... me sanou algumas dúvidas que tinha em relação ao sistema... e com certeza vão me ajudar a resolver o meu dilema mais pra frente.

No momento dei um stop no projeto da M4/3, estou tentando resolver uns detalhes pra adquirir uma tele fixa. Se nada se resolver vou voltar ao projeto.


Uma coisa que eu gostaria de ter acesso é um RAW da foto 24.

É possível::::

Abs e parabéns
https://www.dropbox.com/s/3fz7lc8d9636vin/_9290374.ORF

Estou fazendo o upload de mais fotos com alto ISO.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 10:52:08
Parabéns e muito obrigado, tsouto!  :ok:
 Já estava esperando o seu review para me ajudar a decidir se investiria nesse sistema.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:41:14
Parabéns e muito obrigado, tsouto!  :ok:
 Já estava esperando o seu review para me ajudar a decidir se investiria nesse sistema.
Ok. Espero ter sido útil.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:12:43
Tsouto, sabe um problema que me irrita na E-PL5? O WB. Fotografo em raw e frequentemente tenho que fazer ajustes, muitos não satisfatórios. Vc percebeu isto? Achei algumas fotos suas com problemas neste ajuste ou compensação. Comparando com Nikon, o sistema fica muitos pontos atrás. Parabéns pelo review.
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:34:43
Tsouto, sabe um problema que me irrita na E-PL5? O WB. Fotografo em raw e frequentemente tenho que fazer ajustes, muitos não satisfatórios. Vc percebeu isto? Achei algumas fotos suas com problemas neste ajuste ou compensação. Comparando com Nikon, o sistema fica muitos pontos atrás. Parabéns pelo review.
Eu criei um perfil com o color-checker e resolvi esse problema com a E-P3...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2013, 18:11:01
Tsouto parabéns pelo review  :clap: :clap: :clap: :clap:

Excelente iniciativa....imagino que investiu umas boas horas pra fazê-lo  :worship: :worship: :worship:


Bem quanto a questão da nitidez....eu acho que seu calcanhar de aquiles é a lente.   a 14mm é uma boa lente...ponto... boa..."só". Bom custo benefício...e talvez por isso a irregularidade na nitidez....a 20mm f1.7 vai ter desempenho superior ao dela....vc perceberá a diferença....agora no que tange a nitidez....ainda acho que tem outras acima....a melhor de todas a 75mm 1.8 essa é a lente a ser batida no sistema M4/3....depois temos 3 lentes excelentes...a 25mm 1.4 pana/leica, a 45mm 1.8 e a 12mm 2.0......
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 18:11:53 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2013, 21:37:03
Tsouto parabéns pelo review  :clap: :clap: :clap: :clap:

Excelente iniciativa....imagino que investiu umas boas horas pra fazê-lo  :worship: :worship: :worship:


Bem quanto a questão da nitidez....eu acho que seu calcanhar de aquiles é a lente.   a 14mm é uma boa lente...ponto... boa..."só". Bom custo benefício...e talvez por isso a irregularidade na nitidez....a 20mm f1.7 vai ter desempenho superior ao dela....vc perceberá a diferença....agora no que tange a nitidez....ainda acho que tem outras acima....a melhor de todas a 75mm 1.8 essa é a lente a ser batida no sistema M4/3....depois temos 3 lentes excelentes...a 25mm 1.4 pana/leica, a 45mm 1.8 e a 12mm 2.0......
André, obrigado pelo comentário. Gastei umas duas horas escrevendo e preparando o review. Já gravei o review para colocar no YouTube mas ainda preciso juntar os dois arquivos (dão 23 min no total). Depois posto um outro vídeo manual e outro analisando os arquivos no LR.
Em relação às lentes eu quero uma lente pancake para usar como "point and shot".
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2013, 21:50:15
André, obrigado pelo comentário. Gastei umas duas horas escrevendo e preparando o review. Já gravei o review para colocar no YouTube mas ainda preciso juntar os dois arquivos (dão 23 min no total). Depois posto um outro vídeo manual e outro analisando os arquivos no LR.
Em relação às lentes eu quero uma lente pancake para usar como "point and shot".

Comprou certo a 20mm 1.7 e pode... se quiser olhar outras duas "quase pancakes" a 12mm 2.0 e a 17mm 1.8  (depois dessas as menores na sequencia são a 45mm 1.8 e a Pana/Leica 25mm 1.4)
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2013, 07:49:52
Comprou certo a 20mm 1.7 e pode... se quiser olhar outras duas "quase pancakes" a 12mm 2.0 e a 17mm 1.8  (depois dessas as menores na sequencia são a 45mm 1.8 e a Pana/Leica 25mm 1.4)

Oliberal, na verdade a 12mm é maior que a 45mm e, na minha opinião,  já passa longe de ser uma pancake.  :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2013, 08:31:31
André, obrigado pelo comentário. Gastei umas duas horas escrevendo e preparando o review. Já gravei o review para colocar no YouTube mas ainda preciso juntar os dois arquivos (dão 23 min no total). Depois posto um outro vídeo manual e outro analisando os arquivos no LR.
Em relação às lentes eu quero uma lente pancake para usar como "point and shot".
O teu objetivo é bem complicado!
Eu uso o sistema M4/3 como uma alternativa ao peso e volume que o meu sistema FF consome. Recentemente fiz uma viagem a trabalho para a Itália e a única câmera que levei foi a Pana GH3 com as lentes 12mm, 25mm, 35-100mm. todo o conjunto pesou menos que minha D3s com a 24-70 e tinha um range muito maior.
Encare a M4/3 como uma alternativa de qualidade com uma fração do peso da sua 6D que ela vai te satisfazer 90% das vezes! Hoje em dia só uso meu sistema FF para eventos e retratos mais rebuscados.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2013, 08:39:55
Pope eu encaro a minha E-PM2 como a alternativa à FF para ter mais portabilidade sem perder qualidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales