Autor Tópico: Análise do mercado das mirrorless  (Lida 3554 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Outubro de 2013, 14:17:39
Exatamente isso: o nao oficial é usando o filtro  Art 11 mais a definiçao de um botão de função para aciona-lo momentaneamente antes do disparo. . Se ele funciona com pouca luz? diria que mais ou menos.. Como se percebe pelo link abaixo, a definiçao do foco é por contraste no tema,  ou ao seu redor, evidenciado por níveis de preto quando focado. Temas escuros com muito pouca luz simplesmente nao dá certo, tem que se usar o zoom focus (nao fiz mediçoes para saber os limites). Se o tema for claro mesmo com pouca luz aparecerá o contraste negro viabilizando o focus peaking (se fosse na cor vermelha seria perfeito).  Tenho fotografado muito pouco ou quase nada com lentes manuais em pouca luz, portanto minhas observaçoes nesse sentido nao sao muito consistentes, seria interessante a opinião de outros usuários da EM-5.
Ainda nao habilitei o zoom focus para lente manual (na realidade, nem tentei ainda), pois só vou usar essas lentes efetivamente em breve, principalmente depois que chegar uma macro manual q comprei.  Imagino que vou ter que definir o zoom focus  para algum botão de funçao, pois a camera nao tem como reconhecer e receber qq informaçao da lente manual (nao há comunicaçao entre ambas)... Acabei de ver umas dicas no flickr, vou tentar implementar..( http://www.flickr.com/groups/om-d_user/discuss/72157630019810606/ )

Uso muito o zoom focus na GH2 para focar com lentes manuais. Na E-M5, como (até onde sei) o IBIS entra em ação já ao pressionar o shutter em meio curso, deve ser melhor ainda (com zoom focus a imagem "pula" um bocado).

Focus peaking comecei a usar somente esse final de semana, com a NEX que comprei. Ainda não pude ter resultados conclusivos, mas é bacana.

"focus peaking" na EM-5:
http://petapixel.com/2012/10/25/olympus-om-d-em-5s-art-filter-works-nicely-as-a-focus-peaking-feature/
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci