Autor Tópico: Fotos de quadros de pintura  (Lida 2066 vezes)

artesrafael

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 03 de Outubro de 2013, 18:32:24
Olá !!! Sou artista plástico e tenho como principal linguagem a pintura. Gostaria de criar um tópico para que o pessoal me esclarecer a melhor maneira de fotografar tais pinturas. Encontro uma tremenda dificuldade para captar a cor real que está na tela. Obrigado

Olhem o site e me dizem:

http://artedeleite.com/resumo.htm


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:36:48
Rafael, a melhor galeria para te responder esta questão talves seja o arte. Transferindo o tópico para lá.
Bem vindo ao MF.  :ok:


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:39:59
Rafael,

Seja bem-vindo ao forum!

Curiosa coincidência: nesse momento tá rolando papo semelhante em outro forum do qual eu também participo (eu e outras pessoas aqui do Mundo Fotográfico). Veja:

http://esquinadafoto.com.br/topic/18940-duvida-ilumunicao/
-22.352971,-48.775582


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2013, 21:51:08
Olá !!! Sou artista plástico e tenho como principal linguagem a pintura. Gostaria de criar um tópico para que o pessoal me esclarecer a melhor maneira de fotografar tais pinturas. Encontro uma tremenda dificuldade para captar a cor real que está na tela. Obrigado

Olhem o site e me dizem:

http://artedeleite.com/resumo.htm


Meu nível de fotografia esta entre zero a esquerda e negação. A técnica que uso para fotografar quadros (minha esposa é artística plástica) é fotografar em RAW com referencia de branco. Uso luz difusa ou rebatida, como tenho pouco recursos de iluminação, faço isso a sombra e rebato com isopor (só um bafinho)

Abs

Marcio


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:08:47
Bom tópico, eu tbm faço pinturas em tela e tbm tenho a mesma dificuldade.
E fotografo as telas da uma maneira bem "amadora", pois não tenho lugar, luz e rebatedor para poder fazer algo "apresentável.
Então eu fotografo em Raw, e olhando para a pintura faço os ajustes da foto com o Lightroom.

Mas com certeza a imagem nunca fica como a pintura real.


Telas: www.flickr.com/photos/casadepedraatelier



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:06:40
O sistema Passport (um cartão com cores) sendo posicionado na foto permite que as cores sejam corrigidas, ficando mais fiéis ao tom real. Vale a pena para este segmento.
JVc.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2013, 19:56:05
O sistema Passport (um cartão com cores) sendo posicionado na foto permite que as cores sejam corrigidas, ficando mais fiéis ao tom real. Vale a pena para este segmento.

Isso partindo do pressuposto que o monitor esteja calibrado, certo? Se tiver a referencia de branco já não é suficiente?

Colega estou perguntando por pura duvida mesmo, sem questionamento. Como falei meu nível de fotografo vai de zero a esquerda a negação mas gostaria de ver muito as cores certas ao menos.... :(

Abração e obrigado

Marcio



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2013, 20:13:10
Convém comentar que, a bem da verdade, esse tipo de fotografia exige:

- equipamento e luz adequados;
- técnica e conhecimento bastante avançados.

E nesse último quesito, há que se conhecer de verdade todo o workflow, isto é, desde a captura até a saída da imagem, quero dizer, a impressão.

Levando-se isso em conta, não tenho medo nenhum em afirmar que é trabalho para profissional no assunto. Do contrário, tem grande chance da Plena Satisfação ficar pelo meio do caminho.
-22.352971,-48.775582


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2013, 20:25:01
Opa Braga

Não sei os colegas mas no meu caso não é uma reprodução em canvas e sim um registro fotográfico do quadro, uma reprodução é um pouco mais minuciosa e realmente requer um profissional e por enquanto a patroa num tá neste patamar :doh:

Obrigado por ajudar

Marcio


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2013, 20:54:30
Isso partindo do pressuposto que o monitor esteja calibrado, certo? Se tiver a referencia de branco já não é suficiente?

Colega estou perguntando por pura duvida mesmo, sem questionamento. Como falei meu nível de fotografo vai de zero a esquerda a negação mas gostaria de ver muito as cores certas ao menos.... :(

Este seria um projeto interessante... O ColorChecker (agora de casa fica melhor de responder e mandar links, um pacote mais completo seria este) permite que o software ajuste as cores.  OSoftware sabe qual é a cor de cada um daqueles quadradinhos, aí ele compara o que aparece na foto com o que deveria ser e ajusta a cor para que a foto apresente a tonalidade correta. Deste modo, o arquivo estará coerente. A parte de calibração do monitor é para que este arquivo seja apresentado adequadamente na tela do computador (caso dcontrário embora o arquivo esteja correto, a visualização dele não estaria). Finalmente viria a parte de impressão, que dependeria de correta configuração da impressora e customização dela para a mídia utilizada. O website da Canson, por exemple, tem os pefils de impressão para cada tipo de papel que eles tem na linha "Fine Art" Infinity.

Ainda sobre a calibração do monitor... De nada adianta o teu monitor estar perfeitamente calibrado se o monitor dos clientes que olhem as imagem não esteja... Eles, que deveriam ver a imagem sem mudança de cor, acabariam potencialmente vendo as imagens com cores modificadas. Valeria a pena uma nota no website informando que a cor apresentada é mais fiel se o monitor estiver com calibração de cor...

Concordo que o tema idealmente deveria ser tratado por quem tenha experiência no tema. É o tipo de desafio que me interessa (como hobbista, vou anotar para um estudo futuro no tema). Para a captura da tela em si, dependendo do tamanho e localização dos trabalhos, uma lente Tilt-Shift permitiria a captura na perspectiva correta (especialmente para obras grandes que estejam afixadas em local de onde não podem ser removidas). Se for em estúdio, entretanto, seria possível posicionar uma câmera em posição favorável. Deveria-se usar lente que ou tenha pouca "barrel distortion" ou que seja possível corrigir tal distorção em software.

Onde estás mesmo? Por um acaso é no Rio de Janeiro?
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 21:18:42 por jauvane »
JVc.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2013, 21:58:28
Este seria um projeto interessante... O ColorChecker (agora de casa fica melhor de responder e mandar links, um pacote mais completo seria este) permite que o software ajuste as cores.  OSoftware sabe qual é a cor de cada um daqueles quadradinhos, aí ele compara o que aparece na foto com o que deveria ser e ajusta a cor para que a foto apresente a tonalidade correta. Deste modo, o arquivo estará coerente. A parte de calibração do monitor é para que este arquivo seja apresentado adequadamente na tela do computador (caso dcontrário embora o arquivo esteja correto, a visualização dele não estaria). Finalmente viria a parte de impressão, que dependeria de correta configuração da impressora e customização dela para a mídia utilizada. O website da Canson, por exemple, tem os pefils de impressão para cada tipo de papel que eles tem na linha "Fine Art" Infinity.

Ainda sobre a calibração do monitor... De nada adianta o teu monitor estar perfeitamente calibrado se o monitor dos clientes que olhem as imagem não esteja... Eles, que deveriam ver a imagem sem mudança de cor, acabariam potencialmente vendo as imagens com cores modificadas. Valeria a pena uma nota no website informando que a cor apresentada é mais fiel se o monitor estiver com calibração de cor...

Concordo que o tema idealmente deveria ser tratado por quem tenha experiência no tema. É o tipo de desafio que me interessa (como hobbista, vou anotar para um estudo futuro no tema). Para a captura da tela em si, dependendo do tamanho e localização dos trabalhos, uma lente Tilt-Shift permitiria a captura na perspectiva correta (especialmente para obras grandes que estejam afixadas em local de onde não podem ser removidas). Se for em estúdio, entretanto, seria possível posicionar uma câmera em posição favorável. Deveria-se usar lente que ou tenha pouca "barrel distortion" ou que seja possível corrigir tal distorção em software.

Onde estás mesmo? Por um acaso é no Rio de Janeiro?

Conheço o colorchecher e eles tem um bom para equipamento para impressão e monitor

A impressora que uso tem o spectro original, sempre que preciso faço o perfil.

Estou a 15 minutos do revendedor Canson sampa, vou sempre lá. A reprodução de obra não se aplica ao universo dela, pouco se vende. O que acontece são estudos a distancia e as vezes é necessário esta troca de imagens e não pouco comum o quadro não acabado e o mais importante é luz e sombra e valores das cores

Aqui no Brasil se ela pintasse parede ganharia mais do que nas OST.

Concordo que numa reprodução de obra de arte se faz com um Canson Museum art Canvas ou um Leonardo Canvas da  Hahnemühle desta forma consegue agregar valor (durabilidade) e repetibilidade de uma obra limitada.

 Referente a monitor calibrado, concordo 90% da população não tem e destes 85% não tem a menos ideia do que seja, simplesmente por não ser do interesse.

Colega, moro no meio do mato...interior de sampa, Cotia

Abs e obrigado pela ajuda

Marcio




jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2013, 22:35:41
Já estou colocando minha esposa de cobaia. Vou fazer uns exercícios com quadros e plantas CAD dela :)

Com o ColorChecker e o software do kit deves conseguir resultados bem mais estáveis. sobre iluminação, minha primeira idéia seria uma luz bem difusa e uniforme, para não mudar sutilidades de "iluminação" da pintura em si.

Precisaria fazer um estudo melhor, mas eu iniciaria com um softbox (ou octobox) maior que o quadro em si. Se a obra for muito grande, um par de flashes cruzados com exposição equilibrada (um fotômetro será útil para a configuração).

Uma lente tilt-shift já era a próxima na minha lista, teoricamente depois de um corpo FF, mas para este exercício posso acabar antecipando-a  :)   Preciso buscar a literatura neste nicho. Parte do meu hobby é exatamente explorar nichos técnicos como este. É até pro isso também que gosto tanto de foto macro :)
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 22:40:54 por jauvane »
JVc.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2013, 22:25:36
Minha esposa mandou um link

Na hora de eu trabalhar pra ela, engraçado ela achou o material facinho



Marcio


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:13:42
Marcio,

Começa na temperatura da cor que está iluminando a tela. A calibração do monitor e o uso de um target como o color checker é bem interessante nesse caso, onde voce pode matar um desvio clicando na ferramenta conta-gotas e depois no cinza neutro, pra ter uma referência de cinza confiável na hora da edição do arquivo raw.

A iluminação éstá correta. Normalmente o quadro é colocado deitado e todo o setup é feito na vertical, mas nada impede...

O que eu não usaria, conforme a ilustração acima, é uma fonte de luz contínua qualquer, e um rebatedor qualquer, prefiria usar flash e um difusor, acho que a luz fica mais homogênea na tela toda, mas não sei o que vc está usando no momento, então é mera suposição.

Ah, esqueci de dizer: é melhor usar WB em 5.500 ºK em vez de AWB pra evitar desvios de cor pela correção da CAM - claro que se vc estiver usando flash, se não, precisa medir com um colorímetro, etc, pra ver a temperatura da luz incidente e definir na CAM pra usar essa temperatura de cor,


[]s,

RSalles
« Última modificação: 07 de Outubro de 2013, 00:17:57 por RSalles »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:23:00
Marcio,

Começa na temperatura da cor que está iluminando a tela. A calibração do monitor e o uso de um target como o color checker é bem interessante nesse caso, onde voce pode matar um desvio clicando na ferramenta conta-gotas e depois no cinza neutro, pra ter uma referência de cinza confiável na hora da edição do arquivo raw.

A iluminação éstá correta. Normalmente o quadro é colocado deitado e todo o setup é feito na vertical, mas nada impede...

O que eu não usaria, conforme a ilustração acima, é uma fonte de luz contínua qualquer, e um rebatedor qualquer, prefiria usar flash e um difusor, acho que a luz fica mais homogênea na tela toda, mas não sei o que vc está usando no momento, então é mera suposição.

Ah, esqueci de dizer: é melhor usar WB em 5.500 ºK em vez de AWB pra evitar desvios de cor pela correção da CAM - claro que se vc estiver usando flash, se não, precisa medir com um colorímetro, etc, pra ver a temperatura da luz incidente e definir na CAM pra usar essa temperatura de cor,


[]s,

RSalles


Obrigado Salles

Não tenho este setup (ainda), mas já sei pra onde ir

Valeu pela dica... muito mesmo

Abs

Marcio