Autor Tópico: Iniciante em fotografia de casamento.  (Lida 6553 vezes)

Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #15 Online: 07 de Outubro de 2013, 13:07:31
Na verdade é tudo o mesmo risco.
Acontece, que, num casamento, as coisas tomam uma proporção enorme, e aí dá aquela zica.

Já aconteceu de travar equipamento comigo, e mais de uma vez... É uma sensação chata, dá até uma zica no estômago, hehehehehe...

Já aconteceu, de uma EOS30d dar erro 99 na entrada dos padrinhos...
Uma EOS 5 (de filme) quebrar a travinha da tampa do filme, na decoração de uma festa infantil...
Um colega deixou uma filmadora AG-DVC200 cair de bico minutos antes de os noivos entrarem na recepção, pra cortar bolo e fazer brinde....

É tanta zica, que é complicado...
É preferível o cara ter uma 60d e uma T3i, do que uma 1Dx. Pelo menos pra mim.
Tudo quebra. O que varia é quando vai quebrar. Ainda mais com essa porcaria de obsolescência programada...
Quando fui comprar meu carro, fui numa consessionária Ford. Lá, vi um maluco comprando um Fusion, acho que o mais luxuoso, V6 com tração integral, e cheio de gueri-gueri. Mais de 100 mil reais. O cara pegou o carro, tirou foto, blablabla, e foi abastecer no posto, do outro lado da avenida. Pois então... O cara desligou pra abastecer, e não ligou mais. Foi guinchado pra oficina...
Se um carro desses, de cem paus quebra, acha que minha maquininha do PY não vai quebrar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Por isso a galera reclama tanto quando aparece um colega querendo fazer casamento com uma camera só. O fumo depois é grande, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço.

Mike,

No casamento que fiz sábado aconteceu algo de inesperado comigo. Eu esqueci de apagar o cartão de memória de uma das minhas câmeras antes do casamento. Durante a entrada da noiva uma das câmeras acusou cartão cheio. Se eu não estivesse com duas câmeras (5d3 + 135L e 6D + 70-200 2.8L) tinha me ferrado com força! Não adianta, para fazer casamentos é imperioso ter equipamento reserva e, se possível, ao alcance das mãos! Abraços, Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2013, 13:32:21
Eu NUNCA faria um Casamento sem reservas, e sem outro fotografo junto, acho que jamais cobriria um casamento sozinho por conta de que, acho impossível fazer tudo sozinho... 2 fotografando deixa a coisa mais calma e menos corrido, o ideal mesmo é 3, aí dá pra brincar bastante, sem contar que os noivos teriam inúmeras fotos e ângulos para um mesmo momento mas com 2 já se faz um casamento com excelente qualidade, na verdade o terceiro não adiciona muito na qualidade da cobertura, é apenas mais opções.

Já eventos como aniversários, acredito que em grande parte sejam bem possíveis de se fazer sozinho, porém com equipamentos reservas também.

Já os ensaios de casais, modelos, são menos compromissados com isso, pois são eventos que são forçados, ou seja, podem ser transferidos para outro dia caso aconteça algo. Mas para fotografo que tem equipo reserva é sempre bom estar com ele lá.

Por este motivo que eu acabo não fazendo nada...

Tenho vontade de entrar no ramo profissional de fotografia, porém tenho esses medos e receios, mas nos ensaios vou ver se começo a entrar, pelo menos posso cobrar valores mais modestos e ir investindo no equipamento, até que um dia eu chegue a ter como renda somente a fotografia.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2013, 13:33:52
Mike,

No casamento que fiz sábado aconteceu algo de inesperado comigo. Eu esqueci de apagar o cartão de memória de uma das minhas câmeras antes do casamento. Durante a entrada da noiva uma das câmeras acusou cartão cheio. Se eu não estivesse com duas câmeras (5d3 + 135L e 6D + 70-200 2.8L) tinha me ferrado com força! Não adianta, para fazer casamentos é imperioso ter equipamento reserva e, se possível, ao alcance das mãos! Abraços, Adam

Na verdade, quando eu quis dizer:

Na verdade é tudo o mesmo risco. (...)

Minha intenção era alertar que o correto é ter equipamento reserva até pra foto 3x4, hehehehehehe...

É que muita gente fica grilado só com o casamento, e na verdade, se a cliente pagou pra fazer foto do cachorro dela rolando no barro, tem que ter foto do cachorro rolando no barro...
Aniversário, o pessoal fica mais tranquilo, porque se der zica é só falar pra mae atrasar um pouquinho os parabéns, etc...
Casamento não, o padre de dá um xingo se pedir pra ele esperar pra fazer a troca das alianças, kkkkk


Hoje eu tenho uma 60d e uma 40d. Na hora da entrada, uma fica no pescoço e outra no ombro... As duas com baterias carregadas, cartão vazios, etc...



nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #18 Online: 07 de Outubro de 2013, 14:04:48
Na verdade é tudo o mesmo risco.

Era exatamente isso que eu táva dizendo...

Minha intenção era alertar que o correto é ter equipamento reserva até pra foto 3x4, hehehehehehe...
É que muita gente fica grilado só com o casamento, e na verdade, se a cliente pagou pra fazer foto do cachorro dela rolando no barro, tem que ter foto do cachorro rolando no barro...


E, não sou profissional, e nem pretendo ser, pelo menos não a médio-curto prazo...
E honestamente acho que esta é a idéia: trabalho profissional, só se for pelo menos com o dobro de tudo!
Acho que dizer pra alguém que "Ah, com o seu equipamento, você deveria começar com um aniversario infantil (ou com um aniversário qualquer - whatever!)" não é um bom conselho... aliás, se conselho fosse bom ninguém dava, vendia!

Dá a entender que pra você fazer aniversário infantil você não precisa ter reserva... "ah, é só um aniversáriozinho..." e concordo com o Mike... se o cára pagou pra fazer foto de cachorro rolando no barro e você aceitou, o compromisso e a seriedade tem que ser a mesma... assim, vc tem que considerar os imprevistos em todas situações.

E se o cára tiver fazendo um aniversário infantil e a cam der pau e não funcionar mais? O cara vai pegar uma compacta de alguem e tirar as fotos com ela? E entregar o que foi prometido? Complicado, né.

E a minha opinião é, cára, se quer cobrar, ou vá como 2o ou 3o fotografo, ou então compre um equipamento reserva...
Se quer só experiencia, faça sem cobrar para pessoas que você conhece.... pra ter portifolio e experiência... Eu faria assim...


« Última modificação: 07 de Outubro de 2013, 14:06:41 por nildes »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Outubro de 2013, 14:27:53
Era exatamente isso que eu táva dizendo...

E, não sou profissional, e nem pretendo ser, pelo menos não a médio-curto prazo...
E honestamente acho que esta é a idéia: trabalho profissional, só se for pelo menos com o dobro de tudo!
Acho que dizer pra alguém que "Ah, com o seu equipamento, você deveria começar com um aniversario infantil (ou com um aniversário qualquer - whatever!)" não é um bom conselho... aliás, se conselho fosse bom ninguém dava, vendia!

Dá a entender que pra você fazer aniversário infantil você não precisa ter reserva... "ah, é só um aniversáriozinho..." e concordo com o Mike... se o cára pagou pra fazer foto de cachorro rolando no barro e você aceitou, o compromisso e a seriedade tem que ser a mesma... assim, vc tem que considerar os imprevistos em todas situações.

E se o cára tiver fazendo um aniversário infantil e a cam der pau e não funcionar mais? O cara vai pegar uma compacta de alguem e tirar as fotos com ela? E entregar o que foi prometido? Complicado, né.

E a minha opinião é, cára, se quer cobrar, ou vá como 2o ou 3o fotografo, ou então compre um equipamento reserva...
Se quer só experiencia, faça sem cobrar para pessoas que você conhece.... pra ter portifolio e experiência... Eu faria assim...

Nildes, concordo com tudo que falou, mas acho que o Adam estava se referindo a "experiência com eventos/fotografia" quando falou "começar com aniversários primeiro".

Um aniversário infantil é muito mais fácil de o fotógrafo coordenar (ser ativo, propor) juntamente com a mãe/pai que um casamento. Nem os noivos coordenam o casamento depois que ele começa. É o que foi planejado com a cerimonialista e todo mundo já está ensaiado daquele jeito, então o fotógrafo não é ativo, ele é responsivo.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Outubro de 2013, 15:06:35
Nildes, concordo com tudo que falou, mas acho que o Adam estava se referindo a "experiência com eventos/fotografia" quando falou "começar com aniversários primeiro".

Um aniversário infantil é muito mais fácil de o fotógrafo coordenar (ser ativo, propor) juntamente com a mãe/pai que um casamento. Nem os noivos coordenam o casamento depois que ele começa. É o que foi planejado com a cerimonialista e todo mundo já está ensaiado daquele jeito, então o fotógrafo não é ativo, ele é responsivo.

Também entendi isso. Além disso, o deslocamento dentro da festa e a estrutura exigida em um aniversário são muito mais tranquilos que em um casamento. Sem falar que, se o sopro da velinha não ficar boa de primeira, sempre tem uma segunda vez... o trauma do contratante por qualquer deslize será bem menor.

PS: Não sou profissional, estou analisando como cliente.  :ok:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2013, 15:36:21
Também entendi isso. Além disso, o deslocamento dentro da festa e a estrutura exigida em um aniversário são muito mais tranquilos que em um casamento. Sem falar que, se o sopro da velinha não ficar boa de primeira, sempre tem uma segunda vez... o trauma do contratante por qualquer deslize será bem menor.

PS: Não sou profissional, estou analisando como cliente.  :ok:

Portela,

Foi exatamente isso que eu pretendi expressar. No aniversário é mais fácil ditar o ritmo dos acontecimentos, as coisas acontecem de maneira mais ou menos previsível e, geralmente, seguem aquela fórmula: clássica a) fotos da decoração, b) fotos do aniversariante com familiares, c) fotos dos convidados, e) fotos do aniversariante sozinho, d) fotos do parabéns. Casamento já é mais difícil ditar o ritmo! Aniversário, especialmente de um aninho, é um evento que merece toda a atenção por parte do fotógrafo. Aniversários são bons para o profissional ir se aperfeiçoando e treinando para os casamentos. Fotografar criança requer um bom feeling do fotógrafo porque é preciso "ganhar" a confiança dela antes!

Abraços,
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2013, 15:40:42
Era exatamente isso que eu táva dizendo...
 

E, não sou profissional, e nem pretendo ser, pelo menos não a médio-curto prazo...
E honestamente acho que esta é a idéia: trabalho profissional, só se for pelo menos com o dobro de tudo!
Acho que dizer pra alguém que "Ah, com o seu equipamento, você deveria começar com um aniversario infantil (ou com um aniversário qualquer - whatever!)" não é um bom conselho... aliás, se conselho fosse bom ninguém dava, vendia!

Dá a entender que pra você fazer aniversário infantil você não precisa ter reserva... "ah, é só um aniversáriozinho..." e concordo com o Mike... se o cára pagou pra fazer foto de cachorro rolando no barro e você aceitou, o compromisso e a seriedade tem que ser a mesma... assim, vc tem que considerar os imprevistos em todas situações.

E se o cára tiver fazendo um aniversário infantil e a cam der pau e não funcionar mais? O cara vai pegar uma compacta de alguem e tirar as fotos com ela? E entregar o que foi prometido? Complicado, né.

E a minha opinião é, cára, se quer cobrar, ou vá como 2o ou 3o fotografo, ou então compre um equipamento reserva...
Se quer só experiencia, faça sem cobrar para pessoas que você conhece.... pra ter portifolio e experiência... Eu faria assim...

NILDES,

Aniversário é evento sério sim e que envolve, caso seja mal-sucedido, a nossa reputação no mercando tanto quanto em um casamento.
Eu cobro para fazer um aniversário infantil (que não faço aos sábados para não comprometer a agenda de casamentos) 1/10 do valor de um casamento e levo o mesmo equipamento para cobrir ambos os eventos. Na realidade eu gosto de interagir com os convidados durante os eventos e de estar fotografando, independentemente do tema e, por isso não abri mão de continuar fotografando  aniversários!

Abraços,
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #23 Online: 08 de Outubro de 2013, 10:02:14
Concordo plenamente com Adam,

a responsabilidade no meu ponto de vista é a mesma, pois para a mãe apaixonada pelo bebe de um ano a festa é tão importante pra ela quanto o casamento é para noiva.

Não deixo de levar TODO meu equipamento em qualquer festa de criança que vou.

respondendo quem falou que casamento deve ser feito com mais de um fotógrafo. Não concordo muito não....

http://www.jeffascough.com/

Essa fera até onde eu sei trabalha sozinho...

Fiz um casamento de uma amiga, não é minha praia ainda sozinho...foi meu primeiro e não costume pegar casamento ainda.

http://gilsontorres.wordpress.com/2012/03/15/casamento-juliana-e-marcello/

Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #24 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:59:53
Concordo plenamente com Adam,

a responsabilidade no meu ponto de vista é a mesma, pois para a mãe apaixonada pelo bebe de um ano a festa é tão importante pra ela quanto o casamento é para noiva.

Não deixo de levar TODO meu equipamento em qualquer festa de criança que vou.

respondendo quem falou que casamento deve ser feito com mais de um fotógrafo. Não concordo muito não....

http://www.jeffascough.com/

Essa fera até onde eu sei trabalha sozinho...

Fiz um casamento de uma amiga, não é minha praia ainda sozinho...foi meu primeiro e não costume pegar casamento ainda.

http://gilsontorres.wordpress.com/2012/03/15/casamento-juliana-e-marcello/


Gilson,

Gostei bastante das fotos que fez no casamento da sua amiga! Tenho certeza de que ela curtiu bastante o resultado. Fotos bem executadas, gostei da linguagem, do tratamento e do seu posicionamento durante o evento. Está no caminho certo. Acho que o resultado foi MUUUUUUUITO bom para um primeiro casamento.  :ok:

Abraços,

Adam


XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2013, 07:13:04
Muito obrigado Adam.

Dá para fazer sozinho, mas dá trabalho.

Sinto falta de uma 70-200, principalmente na minha praia que são as festas de crianças. O orçamento é que não tá deixando, mas chego lá.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:03:28

Gilson,

Gostei bastante das fotos que fez no casamento da sua amiga! Tenho certeza de que ela curtiu bastante o resultado. Fotos bem executadas, gostei da linguagem, do tratamento e do seu posicionamento durante o evento. Está no caminho certo. Acho que o resultado foi MUUUUUUUITO bom para um primeiro casamento.  :ok:

Abraços,

Adam

2X!
Tb achei legal...uma ou outra achei que faltou um foco...e uma nao gostei pois aparece uma tampa de cabeça...rsrsrs, mas no geral, ótimas fotos!! :clap:

M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:05:42
Muito obrigado Adam.

Dá para fazer sozinho, mas dá trabalho.

Sinto falta de uma 70-200, principalmente na minha praia que são as festas de crianças. O orçamento é que não tá deixando, mas chego lá.

Serio? Eu faço muitas festas infantis e nunca levo a minha 70x200mm  :shock:. Por os locais geralmente não muitos grandes e há muita "poluição" no caminho...a mais longa que uso é a 100mm

Abraço e boas fotos!
M Rezende
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 08:06:08 por Rezende_SP »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:07:38
O comprometimento deve ser o mesmo para qualquer tipo de evento. Só a complexidade de um casamento é muito maior do que a de um aniversário infantil. Por isso a prática em aniversários deveria preceder a dos casórios. Durante a cerimônia tudo acontece muito rápido, se houver erro, não há como repetir. Nos aniversários, excetuando-se o parabéns, tudo poderá ser repetido. Sem contar que nas igrejas normalmente encontramos condições de luz mais severas nas igrejas... Em todos os eventos é necessário que haja câmera, lente e flash de reserva.

Esse foi o último aniversário que eu fotografei https://www.facebook.com/media/set/?set=a.688258364520996.1073741851.505214816158686&type=3

Abraços,
Adam

Adam, gostei bastante das fotos desse aniversário! Parabens!  :ok:

Abraço,
M Rezende


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:18:08
Adam, muito legal suas fotos. Sou de Colatina-ES.

Curti sua página! Se um dia precisar de auxiliar,  só me falar. Adoraria fazer uns treinamentos :D
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure