Autor Tópico: Dúvidas de fotografia  (Lida 1913 vezes)

anapaula77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://
Online: 11 de Março de 2005, 13:23:44
Desculpem as dúvidas básicas, mas é que estou tentando entender:

Como fazer uma foto de pessoas em que o fundo é o mar, com barcos, o céu, e aí por causa da luz os rostos ficam escuros, enfim, o que fazer?

Quando usar o para sol?

E para um foto em movimento, tipo dois cachorrinhos brincando, se movimentando, como faz pra não ficar um borrão, como ajusta a velocidade?

É impressão minha ou a minolta z2 é bem complicada de ajustar, tipo, selecionar o modo, mais o flash se precisar, mais o menu, enfim, nisso o momento já passou, ou eu é que sou burrinha demais?

Alguém sabe algum jeito para adquirir aquele guia prático de fotografia da national geographic? Já procurei em bancas e já foi recolhido, e na loja on-line da abril está esgotado, alguém sabe outro meio?

Minha minolta veio com manual em ingles e espanhol, não existe mesmo em portugues? Porque isso também está me atrapalhando para entende-la.

Sobre o tamanho das fotos: acho que minha camera veio configurada para fotos de altíssima definição, pois estão saindo com 1,5 MB, mais ou menos. Elas ficam pesadas para enviar por email e acabam com o cartão de memória bem rápido. Eu queria saber qual uma definição para eu configurar em que as fotos ficassem com uma boa qualidade para eu imprimí-las em 10X15 e poder mandar por email sem problemas.

Outro problema que tive: Já perdi um vídeo que fiz e nem entendi como, eu o baixei no computador e apaguei da máquina, aí ele sumiu. Agora baixei mais dois e apaguei da máquina, esses não sumiram, mas também não consigo abrí-los, como se tivesse faltando algum programa de visualização.

Outra coisa: eu não comprei um filtro uv pois os comentários foram desfavoráveis a ele, mas depois percebi que acabo expondo minha camera a certos ambientes (praia, barco) onde há maresia, areia e aí o filtro seria útil para proteger a lente, então queria saber em quais condições mesmo que o filtro atrapalha?

Eu sei que minhas dúvidas são bem vastas, mas se alguém puder me ajudar...
Um abraço
Ana
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2005, 13:39:33
Tentarei responder a todas.. Vamos lá...

Citar
Como fazer uma foto de pessoas em que o fundo é o mar, com barcos, o céu, e aí por causa da luz os rostos ficam escuros, enfim, o que fazer?

Use o flash para fazer o preenchimento da cena.

Citar
Quando usar o para sol?

A função do parassol é evitar Flare (aqueles reflexos que aparecem na lente na hora da foto), sugiro que use sempre.

Citar
E para um foto em movimento, tipo dois cachorrinhos brincando, se movimentando, como faz pra não ficar um borrão, como ajusta a velocidade?

Use uma velocidade alta e tente usar o foco em modo contínuo, se a quantidade de luz não for suficiente para uma velocidade alta use o flash.
Cada câmera modifica a velocidade de uma forma, tem câmers que só apresentam modos automáticos, neste caso use o modo sport se mesmo assim a velocidade for baixa use o flash.
em câmeras com modos criativos e manuais use o modo prioridade de velocidade e o manual para definir a velocidade (consute o manual de sua câmera sobre o acionamento desses modos).

Citar
É impressão minha ou a minolta z2 é bem complicada de ajustar, tipo, selecionar o modo, mais o flash se precisar, mais o menu, enfim, nisso o momento já passou, ou eu é que sou burrinha demais?

Os menus da Minolta são bem intuitivos e fáceis de usar, os únicos menus que julgo comlpicados são os da Nikon, o restante acho todos bem práticos, tente decorar as sequencias de comandos mais úteis para o seu tipo de fotografia, isso facilita bastante o uso.

Citar
Minha minolta veio com manual em ingles e espanhol, não existe mesmo em portugues? Porque isso também está me atrapalhando para entende-la.

Infelizmente não. A Minolta Z2 só tem manual em inglês e espanhol mesmo.

Citar
Sobre o tamanho das fotos: acho que minha camera veio configurada para fotos de altíssima definição, pois estão saindo com 1,5 MB, mais ou menos. Elas ficam pesadas para enviar por email e acabam com o cartão de memória bem rápido. Eu queria saber qual uma definição para eu configurar em que as fotos ficassem com uma boa qualidade para eu imprimí-las em 10X15 e poder mandar por email sem problemas.

sugiro que sempre use a máxima resolução, se o cartão está pequeno compre um outro maior, com relação a mandar por e-mail se vc usa o windows Xp clique com o botão direito do mouse sobre as fotos e selecione enviar para - destinatário de e-mail, ele vai perguntar se quer reduzir as imagens diga que sim.
Pronto vc mantém as imagens em alta resolução e manda para o e-mail em baixa.
Para 10X15 o recomendado é no mínimo 2MP, mas sempre é bom ter a foto em alta pois se vc quiser ampliar pequeno a foto em alta serve, mas se quiser ampliar maior (pois a foto ficou boa) a foto em baixa não serve.

Citar
Outra coisa: eu não comprei um filtro uv pois os comentários foram desfavoráveis a ele, mas depois percebi que acabo expondo minha camera a certos ambientes (praia, barco) onde há maresia, areia e aí o filtro seria útil para proteger a lente, então queria saber em quais condições mesmo que o filtro atrapalha?

O filtro UV atrapalha em praticamente todas as condições.
Quanto a maresia e etc te garanto que no caso dessas compactas a parte mecânica vai se danificar antes da lente, então fique tranquila, sua câmera vai quebrar antes da cobertura da lente dar problema, pois a maresia ataca mais os componentes mecânicos do que os óticos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2005, 13:40:47
Olá Ana Paula... tudo bom... vou tentar responder algumas perguntas tá!!!


Citar
Como fazer uma foto de pessoas em que o fundo é o mar, com barcos, o céu, e aí por causa da luz os rostos ficam escuros, enfim, o que fazer?

Você pode usar o flash, como preenchimento... mesmo de dia... só que aí, a foto terá que ser tirada não muito longe das pessoas...

Citar
Quando usar o para sol?

Sempre!!!! O parassol, além de evitar os famoso flares causados por uma fonte de luz muito intensa, ele protege a lente da sua câmera contra impactos, caso ela caia no chão por exemplo.

Citar
E para um foto em movimento, tipo dois cachorrinhos brincando, se movimentando, como faz pra não ficar um borrão, como ajusta a velocidade?

Para que isso não aconteça mesmo, você terá que aumentar a velocidade do seu obturador... Qual sua câmera??? É a Minolta z2 mesmo? Para aumentar a velocidade nessa máquina, você pode usar a prioridade de velocidade... Tem um botão giratório em cima dela, não tem... deixa ele na posição S... daí você utiliza o botão pra cima ou pra baixo para aumentar ou diminuir a velocidade... daí para evitar os borrões que fica, você pode utilizar uma velocidade de 1/100 ou até maior... até 1/1000 dependo do assunto em movimento...


Citar
É impressão minha ou a minolta z2 é bem complicada de ajustar, tipo, selecionar o modo, mais o flash se precisar, mais o menu, enfim, nisso o momento já passou, ou eu é que sou burrinha demais?

Não sei... mas aconselho a ler bem o manual dela...

Citar
Alguém sabe algum jeito para adquirir aquele guia prático de fotografia da national geographic? Já procurei em bancas e já foi recolhido, e na loja on-line da abril está esgotado, alguém sabe outro meio?

Também não sei... mas dá uma procurada no emule...

Citar
Minha minolta veio com manual em ingles e espanhol, não existe mesmo em portugues? Porque isso também está me atrapalhando para entende-la.

Idem anterior

Citar
Sobre o tamanho das fotos: acho que minha camera veio configurada para fotos de altíssima definição, pois estão saindo com 1,5 MB, mais ou menos. Elas ficam pesadas para enviar por email e acabam com o cartão de memória bem rápido. Eu queria saber qual uma definição para eu configurar em que as fotos ficassem com uma boa qualidade para eu imprimí-las em 10X15 e poder mandar por email sem problemas.

Para imprimir legal em 10x15, aconselho a tirar fotos no mínimo de 2 megapixels... e não vão ficar tão boas... mas aceitáveis... com certeza sua câmera está regulada para a maior resolução... dá uma mexida nela e veja se não consegue diminuir!!!

Continua no próximo!!!


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2005, 13:48:24
Citar
Outro problema que tive: Já perdi um vídeo que fiz e nem entendi como, eu o baixei no computador e apaguei da máquina, aí ele sumiu. Agora baixei mais dois e apaguei da máquina, esses não sumiram, mas também não consigo abrí-los, como se tivesse faltando algum programa de visualização.

Não faço nem idéia do que pode ter acontecido... mas em qual formato sua máquina faz os vídeos??? Se for .mpg, não precisa intalar nada, o Windows Media Player abre esse vídeo... então acredito ser problema do seu windows...

Já se for .mov, será necessário instalar o Quicktime Player... procure em sites de downloads que você encontrará a versão gratuita do player...

Se for .avi, é necessário a instalação do plug-in Divx, também grátis...

Citar
Outra coisa: eu não comprei um filtro uv pois os comentários foram desfavoráveis a ele, mas depois percebi que acabo expondo minha camera a certos ambientes (praia, barco) onde há maresia, areia e aí o filtro seria útil para proteger a lente, então queria saber em quais condições mesmo que o filtro atrapalha?

Você pode usar pra limpar a lente, um cotonete ou um pincel para tirar os resíduos sólidos, tipo areia... agora contra a maresias, não acredito que nada possa te ajudar a não ser guardar bem a máquina em algum lugar longe da humidade... aconselho guardar ela em uma caixa com algumas pedrinhas de sílica para absorver a humidade da caixa e deixar a camera protegida...

Espero ter ajudado... tomara que alguem que tenha essa máquina te ajude melhor nas dúvidas que você tenha com a manipulação dela...

Valeu
 


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2005, 13:50:50
Putz Leo... não tinha visto que você tava respndendo... enquanto eu respondia, você respondeu antes!!! Foi mal....