Autor Tópico: Lubrificação TLR  (Lida 1519 vezes)

Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Outubro de 2013, 11:51:55
Chegou ontem minha Yashica Mat 124B.

Ela esteve muitos anos parada e, eu acho, que deve estar precisando de uma lubrificação. A alavanca está fazendo um barulho meio "seco" e o botão da velocidade está meio pesado para girar (enquanto o da abertura está mais solto).

Minhas dúvidas é, como posso lubrificar estes dois botões? Ou, onde posso levar (em Curitiba) para fazer isso.



diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:38:27
Vou acompanhar o tópico também, peguei recentemente uma TLR Yashica-MAT LM, que segundo o cara que me vendeu nunca foi usada, pensando em leva-la numa assistência técnica para uma revisão.
att.
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:54:46
Vou dar minha opinião bem... digamos.... babacaninha.  :assobi:

Penso assim: ENTROU NA CHUVA, VAI SE MOLHAR.

Não faça isso, não arrume sarna pra se coçar. A não ser, lógico!, que você tenha experiência e conhecimento com mecânica de câmeras e, ainda, ferramentas adequadas pra mexer nela.

Considere muito seriamente mandar fazer um CLA (clean, lubricate and adjust) no seu brinquedo novo. Nesse tipo de câmera, isso só se faz a cada 50 anos. Vc foi o premiado, mas, uma vez feito isso, esqueça. É pra toda vida. A próxima manutenção vai ficar por conta dos seus filhos ou netos.

E, pense bem, porque isto que estou dizendo VALE A PENA sim senhor. Pois a câmera volta limpinha, regulada, absolutamente confiável.

Se não tiver ninguém ai em Curitiba, entre em contato com os técnicos daqui de SP e faça tudo pelo Correio.

Se não ajudei, por favor, ignore, faça de conta que nem viu isso.  :hysterical: :hysterical:
-22.352971,-48.775582


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:01:59
Vou dar minha opinião bem... digamos.... babacaninha.  :assobi:

Penso assim: ENTROU NA CHUVA, VAI SE MOLHAR.

Não faça isso, não arrume sarna pra se coçar. A não ser, lógico!, que você tenha experiência e conhecimento com mecânica de câmeras e, ainda, ferramentas adequadas pra mexer nela.

Considere muito seriamente mandar fazer um CLA (clean, lubricate and adjust) no seu brinquedo novo. Nesse tipo de câmera, isso só se faz a cada 50 anos. Vc foi o premiado, mas, uma vez feito isso, esqueça. É pra toda vida. A próxima manutenção vai ficar por conta dos seus filhos ou netos.

E, pense bem, porque isto que estou dizendo VALE A PENA sim senhor. Pois a câmera volta limpinha, regulada, absolutamente confiável.

Se não tiver ninguém ai em Curitiba, entre em contato com os técnicos daqui de SP e faça tudo pelo Correio.

Se não ajudei, por favor, ignore, faça de conta que nem viu isso.  :hysterical: :hysterical:

Opa, ajudou sim.

Onde em São Paulo posso mandar? Tem uma idéia de custos pra isso?

Estou pensando em usar uns dias pra ver se solta um pouco, porque está parada há muito tempo...


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:17:47
Dá uma olhada nisso: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

Eu te diria pra falar com (são os que conheço, mas outros bons tanto quanto):

- Celso Eberhardt
- Sr. Perez da Anatec
- Portssar

Não tenho ideia de custo.

Quanto a usar, pode até dar uma melhoradinha mas... em alguns mecanismos se tiver graxa ressecada, melhor fazer um CLA.
-22.352971,-48.775582