Autor Tópico: Dúvida sobre pixels  (Lida 4612 vezes)

ANACELIA2013

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 02 de Outubro de 2013, 14:28:58
Bom dia !

Por favor ajudem-me, sou amadora, leiga no assunto e aqui na minha cidade tem um concurso de fotografias para amadores, no qual quero participar, porém informar no edital assim "As fotografias deverão ser digitais, nos tamanhos originais de 20cm x 30cm
ou 30cm x 20cm com resolução mínima de 300 dpi (3.543 x 2.362 pixels) e máxima de 400dpi", a dúvida é , como coloco uma foto digital nesse tamanho 30cmx20cm ? já verifiquei a saida da minha maquina Nikon é 300dpi.  muito obrigada.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2013, 15:19:59
Recorta no photoshop, 20x30 em 300 dpi.
Use a cerramenta "Crop", tecla de atalho "C"
É isso a sua dúvida?


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 00:39:33
Redimensionar foto. Tem opção de pixel e cm. Acho que qualquer programa básico de visualização tem isso. Uso o Irfanview.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2013, 09:33:44
Não confundir tamanho da imagem(pixel), com qualidade para impressão DPI. Para a impressão em revistas (que é com o que já trabalhei), o ideal para boa imagem é 300 dpi.  :ok:


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.829
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2013, 18:36:22
Seria correto assumir o raciocínio abaixo para a situação do post inicial?

Resolução DPI ~ Pixels/in (Pixels/pol)

20cm x 30cm = 7.87 pol x 11.81 pol

300 DPI = 300 pixels/pol -> Tamanho da imagem em pixels = 2362 x 3543 pixels


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 18:47:57
Carlos, me lembro que mandava para impressão da revista fotos com numero de pixels diferentes, mas todas com 300 dpi. O que mudava era o tamanho da imagem.  :ponder:

Testei aqui em casa.

Você pode ter duas imagens com mesmo tamanho pixels... por exemplo 800x530, uma com 40 dpi (só vai servir para monitor) e outra com 300 dpi, essa segunda dá para imprimir perfeitamente. Ao menos para revista isso é a diferença entre uma impressão totalmente reticulada e uma fotografia normal.  :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 19:46:08
Seria correto assumir o raciocínio abaixo para a situação do post inicial?

Resolução DPI ~ Pixels/in (Pixels/pol)

20cm x 30cm = 7.87 pol x 11.81 pol

300 DPI = 300 pixels/pol -> Tamanho da imagem em pixels = 2362 x 3543 pixels

Sim, esse é o certo

É um calculo relativamente simples, mas como a menina tava perdidinha, fazendo pelo PS cropando, interpolando da "certo" até ela aprender melhor



jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:33:27
Olá Ana! Já responderam tudo os nossos colegas.  Porém deixe-me dar meu pitaco também :ok::
Vamos entender o que foi  pedido pelos organizadores:
1º- Proporção de 3X2 ou 2X3 que é a proporção padrão da maioria dos sensores das DSLR.  Acredito que seja para haver  um padrão  evitando  fotografias tipo super  wide.
2º- 300 a 400 DPI porque (provavelmente) serão expostas as fotografias impressas e não em monitor.
Espero ter ajudado.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.829
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2013, 10:44:43
Carlos, me lembro que mandava para impressão da revista fotos com numero de pixels diferentes, mas todas com 300 dpi. O que mudava era o tamanho da imagem.  :ponder:

Testei aqui em casa.

Você pode ter duas imagens com mesmo tamanho pixels... por exemplo 800x530, uma com 40 dpi (só vai servir para monitor) e outra com 300 dpi, essa segunda dá para imprimir perfeitamente. Ao menos para revista isso é a diferença entre uma impressão totalmente reticulada e uma fotografia normal.  :ok:

Tentarei ver algo mais aprofundado sobre isso, mas a minha percepção é que quando se fala em dpi, refere-se ao dispositivo de saída, monitor ou impressora, e em pixels em relação à imagem capturada na câmera. E, essa relação entre megapixels e dpi é definida na compressão do jpeg. O impacto seria, no caso da impressão, o tamanho máximo da foto sem perda de qualidade. Imagino que o dpi do jpeg tenha que ser condizente com o dpi da impressora e aí, no exemplo do post, você conseguiria imprimir em 300dpi até o tamanho de 20cm x 30cm sem perder qualidadea partir de uma imagem original de 2362 x 3543 pixels convertida para jpeg em 300 dpi. Mas, como nem monitor calibrado eu tenho ainda, não estou muito por dentro de padrões para impressão...


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:49:35
Tentarei ver algo mais aprofundado sobre isso, mas a minha percepção é que quando se fala em dpi, refere-se ao dispositivo de saída, monitor ou impressora, e em pixels em relação à imagem capturada na câmera. E, essa relação entre megapixels e dpi é definida na compressão do jpeg. O impacto seria, no caso da impressão, o tamanho máximo da foto sem perda de qualidade. Imagino que o dpi do jpeg tenha que ser condizente com o dpi da impressora e aí, no exemplo do post, você conseguiria imprimir em 300dpi até o tamanho de 20cm x 30cm sem perder qualidadea partir de uma imagem original de 2362 x 3543 pixels convertida para jpeg em 300 dpi. Mas, como nem monitor calibrado eu tenho ainda, não estou muito por dentro de padrões para impressão...

É exatamente isso mesmo Carlos! :ok:
Fiz uns testes convertendo uma foto em RAW para JPEG e no Camera Raw do Photoshop  oferece a opção de DPI, e fiz uma conversão em 72 DPI e outra em 300 DPI o resultado foi que elas em JPEG ficaram com qualidade e tamanhos iguais a não ser a diferença na informação de DPI que uma mostrava 72 e a outra 300. Agora depois de convertidas para JPEG notei que mudando o DPI mudava também a resolução da imagem proporcionalmente. Agora uma dica Ana: Fotografa em RAW e na conversão aplica os 300 DPI pedidos ok  :D.
Rapadura é doce, mas não é mole não!