Autor Tópico: Vendedores e preços absurdos  (Lida 8205 vezes)

toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Online: 04 de Outubro de 2013, 14:42:37
O que vocês acham desses vendedores cobrando 300 numa trip 35 e 700 numa helios, para citar alguns exemplos, no ML?

Cada vez que zapeio lá, nos grupos do FB e passeio nas feirinhas, me espanto com a picaretice e ganância de alguns vendedores. Se praticam esses preços, há quem compre. O que há? O que vocês pensam a respeito?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2013, 14:46:15
Hoje em dia, fotografar com filme virou moda e sinonimo de "cool" (um amigo chama de hipster).

Como não tenho acompanhado esses preços pelo ML, nem vejo, mas que é uma pouca vergonha, isso é.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2013, 14:52:46
Esses preços absurdos não acontecem só com a fotografia analógica ou coisa antiga, não. É extremamente comum ver gente vendendo coisa usada com preço de novo e, algumas vezes, até mais caro que os produtos novos, em grupos de fotografia pelo Facebook e até mesmo no ML.

Acho sacanagem da parte da pessoa, mas se o produto é dela, ela tem o direito de colocar o preço que quiser, né? Assim como as pessoas não são obrigadas a comprar por esses preços. Acho que esse pessoal se conseguir vender, consegue vender apenas para as pessoas mais desavisadas, o que torna uma sacanagem maior ainda.

Por isso sempre aconselho as pessoas a pesquisarem bastante antes de fazerem qualquer compra, independente do que seja, porque sempre tem algum espertinho querendo se dar bem em cima dos outros.


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2013, 15:03:00
Citei equipamento analógico para dar uma noção do que acontece.
Estou inscrita em muitos grupos do FB e o que vejo é uma sucessão de anúncios absurdos, gente querendo tirar mais do que pagou num equipamento de 5 anos, por exemplo. Gente vendendo usado mais caro que novo, NEX F3 que ontem tava 764 nova por 1000, por exemplo.

Não são casos isolados, é habitual, é recorrente. Me pergunto aonde vamos parar com isso.


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2013, 15:45:17
Citei equipamento analógico para dar uma noção do que acontece.
Estou inscrita em muitos grupos do FB e o que vejo é uma sucessão de anúncios absurdos, gente querendo tirar mais do que pagou num equipamento de 5 anos, por exemplo. Gente vendendo usado mais caro que novo, NEX F3 que ontem tava 764 nova por 1000, por exemplo.

Não são casos isolados, é habitual, é recorrente. Me pergunto aonde vamos parar com isso.

Tenho um grupo de vendas de equipamentos fotográficos e vejo isso com frequência,
mas uma coisa boa é que hoje em dia é mais difícil o pessoal cair em latadas como essa.
Exemplo era uma mulher vendendo uma t3i + lente 18-55 + lente 55-250 por 3900.
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:11:59
Dá vontade de entrar nesses posts e trollar, sinceramente.


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:24:11
Dá vontade de entrar nesses posts e trollar, sinceramente.

Até gostaria, mas tenho que ser bem imparcial ... se não  :fight:
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:31:18
Gente, isso acontece em todo lugar, até aqui nos classificados do MF...

Cara compra uma 7d com o Nelson, faz 100.000 e anuncia 200 contos mais barato que pagou, hehehehehe

Eu, como estou perto do PY não caio nessas furadas, mas tem gente, que pelamor...

O cara compra o bagulho usado, sem pesquisar o preço antes... Tem uns que dizem que pesquisam:
 "Ah, mas eu pesquisei, na Angel Foto e na Consigo..."
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Na Angel Foto as traquitanas usadas custam mais que novas com o Nelson, hehehehehe
E tem quem compre e fique feliz da vida.. :shock: :shock: :shock:


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:43:13
Gente, isso acontece em todo lugar, até aqui nos classificados do MF...

Cara compra uma 7d com o Nelson, faz 100.000 e anuncia 200 contos mais barato que pagou, hehehehehe

Eu, como estou perto do PY não caio nessas furadas, mas tem gente, que pelamor...

O cara compra o bagulho usado, sem pesquisar o preço antes... Tem uns que dizem que pesquisam:
 "Ah, mas eu pesquisei, na Angel Foto e na Consigo..."
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Na Angel Foto as traquitanas usadas custam mais que novas com o Nelson, hehehehehe
E tem quem compre e fique feliz da vida.. :shock: :shock: :shock:

Quisera eu morar aí perto em ....  :D
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:03:37
Gente, isso acontece em todo lugar, até aqui nos classificados do MF...

Cara compra uma 7d com o Nelson, faz 100.000 e anuncia 200 contos mais barato que pagou, hehehehehe

Eu, como estou perto do PY não caio nessas furadas, mas tem gente, que pelamor...

O cara compra o bagulho usado, sem pesquisar o preço antes... Tem uns que dizem que pesquisam:
 "Ah, mas eu pesquisei, na Angel Foto e na Consigo..."
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Na Angel Foto as traquitanas usadas custam mais que novas com o Nelson, hehehehehe
E tem quem compre e fique feliz da vida.. :shock: :shock: :shock:

Depende muito do caso... Eu prefiro comprar na Angel e ter nota fiscal, que facilita seguro através de qualquer corretora, bem como viagens ao exterior. Comprei três lentes lá recentemente. Os preços estavam justos, mais baixo que o preços na Europa+impostos, pouca coisa mais caro que nos EUA+impostos. E isso considerando que tenho familiares que moram no exterior... Me chamou a atenção a 400 5.6L, que custou na Angel quase o mesmo que uma usada em loja aqui do Rio... nova por aqui custava R$1.6k a mais que na Angel... Recebendo a nota sei também que os impostos da venda do equipamento estão sendo pagos...
JVc.


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:19:48
Qual parâmetro ou comparação vocês fazem quando vendem equipamento?
Eu vejo gente dizer que o preço é X porque no eBay tava tanto. Não acho que o eBay sirva mais como parâmetro, visto que tá cheio de oportunistas como no ML.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:46:38
No meu caso uso como referencia o que paguei, menos depreciação, se comprado no Brasil. Se comprado no exterior, uso como referencia o preco que paguei, mas a parte de depreciação depende do preço do item no país. Comparar com eBay não funciona, pois a compra pelo ebay inclui envio + imposto de importação, correndo também o risco de extravio, dano do produto, etc. Se a pessoa quer se aventurar declarando valor irrisório para ver se recebe sem impostos, ela estará correndo o risco inclusive de ter o bem apreendido definitivamente (não aconselho). Argumentação levando preços eBay, portanto, não valem...

Tendo comprado em loja com nota, a nota pode ser repassada para quem comprar o equipamento a posteriori, o que continua ajudando no caso de seguro e viagens, etc.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 17:49:20 por jauvane »
JVc.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:48:54
Tem um grupo de fotógrafos de Sorocaba no facebook, tem um anuncio lá de uma D90 + 18-105 + SB910 pela bagatela de R$5.000,00

Se alguém interessar me da um toque...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 17:49:13 por Roberto Dellano »


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2013, 20:49:07
No meu caso uso como referencia o que paguei, menos depreciação, se comprado no Brasil. Se comprado no exterior, uso como referencia o preco que paguei, mas a parte de depreciação depende do preço do item no país. Comparar com eBay não funciona, pois a compra pelo ebay inclui envio + imposto de importação, correndo também o risco de extravio, dano do produto, etc. Se a pessoa quer se aventurar declarando valor irrisório para ver se recebe sem impostos, ela estará correndo o risco inclusive de ter o bem apreendido definitivamente (não aconselho). Argumentação levando preços eBay, portanto, não valem...

Tendo comprado em loja com nota, a nota pode ser repassada para quem comprar o equipamento a posteriori, o que continua ajudando no caso de seguro e viagens, etc.

Acho o justo. Ninguém vende um carro pelo mesmo preço que pagou e ninguém vai pagar, isso é claro e objetivo. Uma associação simples, mas que parece não colar nesse comércio de câmeras e acessórios usados. Acho que falta discernimento, bom senso e há muita permissividade. Se comportamentos como esse de uma D90 a 5000 fossem recriminados, acho que as pessoas acordariam pra vida.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2013, 19:42:41
Mas aqui mesmo tem gente vendendo coisa usada mais cara que nova... Eu realmente não sei como tem gente que paga, tem que ser muito desatento no mínimo...
Tecpix + motorola do guga