Autor Tópico: Trepidação/estabilização de imagem - T3i  (Lida 4185 vezes)

CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Online: 06 de Outubro de 2013, 11:07:00
Olá, pessoal

Tenho uma T3i e percebo que as filmagens com ela saem trepidadas.
Por outro lado, tenho uma filmadora (handcam da Samsung) cujas filmagens saem bem estabilizadas, sem trepidação.
Tá certo que a T3i não é uma filmadora, é uma máquina fotográfica com um recurso "extra" de filmagem, mas queria saber se o fato dela não estabilizar as filmagens, registrar as trepidações da mão, é assim mesmo ou se sou eu que não estou sabendo fazer alguma configuração para estabilizar.

Abraços
Charles
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2013, 11:17:01
Olá,
tenho essa câmera também e já percebi que realmente a trepidação acontece. Independente disso, a qualidade da imagem é incrível. Não tenho filmadora, mas dificilmente uma com sensor bem menor poderá render imagens tão nítidas e vibrantes quanto uma dslr. Inclusive diz a lenda que um episódio do seriado DR. HOUSE foi gravado com uma 5D mark II.


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2013, 11:45:37
Você já respondeu a sua pergunta.  A t3i é uma máquina fotográfica que possui o plus de filmar e a sua firmadora é um dispositivo dedicado a filmar.
Para conseguir estabilização adequada ao filmar com dslr,  você deve usar um tripé,  monope,  steady cam ou algum outro dispositivo externo a câmera.
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2013, 22:47:34
se quiser minimizar ao máximo esse problema da famosa tremida, terá que usar tripé e de preferência hidráulico caso contrário trepidará, boa sorte.


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:39:38
Olá, pessoal

Tenho uma T3i e percebo que as filmagens com ela saem trepidadas.
Por outro lado, tenho uma filmadora (handcam da Samsung) cujas filmagens saem bem estabilizadas, sem trepidação.
Tá certo que a T3i não é uma filmadora, é uma máquina fotográfica com um recurso "extra" de filmagem, mas queria saber se o fato dela não estabilizar as filmagens, registrar as trepidações da mão, é assim mesmo ou se sou eu que não estou sabendo fazer alguma configuração para estabilizar.

Abraços
Charles

Amigo CGS, além do que os companheiros já falaram, adiciono aqui que a "estabilização" vai acontecer dependendo da sua lente (IS no modo ON) e essa trepidação tende a diminuir também  se você usar uma distância focal menor (em 18mm por exemplo, levando em consideração que vc filme com a 18-55mm).

Além disso, vale a pena ver se você está usando a combinação de abertura de acordo com a tx de quadros por segundo mais comum nessa área cinematográfica (180º). A regra é sempre um f-stop no dobro do FPS. Assim:

1. Se filmar em 29,97qps, use o f-stop em 1/60.
2. Se filmar em 23,97qps, use o f-stop em 1/50.

Se isto estiver acontecendo, então ok. Não que seja uma regra inquebrável (vai depender do estilo da imagem que se quer dar, aí entramos em linguagem cinematográfica)...

E pra finalizar, sim: as handycam obviamente vão ter uma dupla-estabilização de imagem, o que vai contribuir pra fluidez da imagem.

Espero ter ajudado.  :clap:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2013, 14:04:41
As filmadoras vem um um plugin interno que no momento da gravação ajuda a estabilizar a imagem diminuindo assim a trepidação, uma DSLR não vem com esse recurso, então ou você tem pulso firme ou estabiliza de alguma forma.

No seu caso deveria usar uma Steadicam.

Este aparato pode ser feito em casa ou comprado.

Veja esses vídeos: http://www.diycamera.com/stabiliser/

Se quiser fazer uma para testar, busca no google por : "DIY Steadicam"

Fábio Pedro.


Elias AE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2013, 00:02:33
 Cara eu tenho uma T4i com uma lente 18-135 e ela não fica trepidando em 135mm se eu uso o IS, e se a trepidação não for muita vc pode tirar ela na edição.


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2013, 16:34:59
Pessoal

Agradeço os esclarecimentos e dicas quanto à estabilização da imagem. Um outro ponto que gostaria de acrescentar é em relação ao foco. Uma grande limitação que encontro ao filmar com a minha DSLR (T3i) é manter o foco quando o tema está em movimento relativo à câmera, isto é, quando o tema e/ou eu me movo em relação a este. Enquanto uma filmadora (por exemplo, a minha handcam) mantém o foco com a aproximação ou distanciamento do tema, a DSLR perde o foco. Ficam realmente muito boas as filmagens de temas estáticos com a DSLR, mas moveu, desfocou. Pergunto se há alguma configuração para manter o foco quando o tema está em movimento relativo à câmera ou se tem que ir corrigindo (o foco) manualmente enquanto se filma.

Abraços
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2013, 16:46:21
Pessoal

Agradeço os esclarecimentos e dicas quanto à estabilização da imagem. Um outro ponto que gostaria de acrescentar é em relação ao foco. Uma grande limitação que encontro ao filmar com a minha DSLR (T3i) é manter o foco quando o tema está em movimento relativo à câmera, isto é, quando o tema e/ou eu me movo em relação a este. Enquanto uma filmadora (por exemplo, a minha handcam) mantém o foco com a aproximação ou distanciamento do tema, a DSLR perde o foco. Ficam realmente muito boas as filmagens de temas estáticos com a DSLR, mas moveu, desfocou. Pergunto se há alguma configuração para manter o foco quando o tema está em movimento relativo à câmera ou se tem que ir corrigindo (o foco) manualmente enquanto se filma.

Abraços

tem que ser na raça mesmo... se quer foco automático na filmagem tem que comprar uma 70D ...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2013, 16:52:29
DSLR e handycam tem propósito diferentes para filmagem. Normalmente em filmagem profissional se filmam pequenos takes onde a distância de foco não se altera ou se altera pouco. Lembre-se que a maioria das filmadoras profissionais de grande porte não tem autofoco, observe os filmes de cinema e veja que são feitos de takes onde o ator raramente sai com velocidade de dentro da área de DOF. Quando sai de lugar, vai de um lugar previamente marcado para outro, sendo que na lente também tem marcações para que o videomaker possa fazer a alteração de foco de forma rápida e precisa.

Mesmo assim, isso pode ser minimizado com o uso de lentes mais angulares. Procure no http://filmmaker.com.br/ tem centenas de peças promocionais, comerciais e sociais filmados com DSLR, pode dar uma idéia.

Fora isso, a alternativa é a 70D que tem outro tipo de sensor e um excelente autofoco em vídeo. Basta procurar exemplos no Youtube para ver.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2013, 20:53:01
Legal, tá ficando mais claro!
Uma pergunta, complementando, que acredito seja então pertinente: configurando um f/stop mais alto, em filmagem, aumentaria o DOF também e assim conseguiria um "espaço" maior para variação de distância do tema mantendo o foco? :ponder:
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2013, 09:57:37
Sim :ok:


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2013, 22:15:07
Amigo CGS, além do que os companheiros já falaram, adiciono aqui que a "estabilização" vai acontecer dependendo da sua lente (IS no modo ON) e essa trepidação tende a diminuir também  se você usar uma distância focal menor (em 18mm por exemplo, levando em consideração que vc filme com a 18-55mm).

Além disso, vale a pena ver se você está usando a combinação de abertura de acordo com a tx de quadros por segundo mais comum nessa área cinematográfica (180º). A regra é sempre um f-stop no dobro do FPS. Assim:

1. Se filmar em 29,97qps, use o f-stop em 1/60.
2. Se filmar em 23,97qps, use o f-stop em 1/50.

Se isto estiver acontecendo, então ok. Não que seja uma regra inquebrável (vai depender do estilo da imagem que se quer dar, aí entramos em linguagem cinematográfica)...

E pra finalizar, sim: as handycam obviamente vão ter uma dupla-estabilização de imagem, o que vai contribuir pra fluidez da imagem.

Espero ter ajudado.  :clap:

Olá, isaacwga

Obrigado pela valiosa contribuição!
Fiquei apenas com uma dúvida: quando vc recomenda utilizar valores de f/stop o dobro do qps, 1/60 e 1/50 que são os seus exemplos, me parecem mais valores de velocidade do que de f/stop, não? A Agradeceria confirmar.

Um abraço.
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2013, 01:05:21
Olá, isaacwga

Obrigado pela valiosa contribuição!
Fiquei apenas com uma dúvida: quando vc recomenda utilizar valores de f/stop o dobro do qps, 1/60 e 1/50 que são os seus exemplos, me parecem mais valores de velocidade do que de f/stop, não? A Agradeceria confirmar.

Um abraço.

Sim, é isso mesmo, 1/60 é a velocidade.
Conhecimento importa mais que equipamento.


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2013, 16:03:56
Sim, é isso mesmo, 1/60 é a velocidade.

Respondido! Quis dizer a velocidade mesmo, obrigado Lindsay!
O f-stop vai influenciar, nesse caso, na profundidade de campo e/ou luminosidade.

Exemplo:
f/3.5 = DOF rasa... ~ mais claridade
f/8.0 = DOF mais profunda... ~ menos claridade

Você precisa achar um meio-termo. Se quiser um DOF mais raso, e a cena ficar muito "clara, estourada", vale lançar mão de filtros ND ou um polarizador.

Isso de f-stop é legal em filmagens! Um f-stop mais raso sempre dá um charme a mais no take.
Vale observar também que, caso queira uma nitidez impecável, busque se informar em qual f-stop a tua lente entrega mais nitidez. No caso da 18-55mm, o f5.6 é o top dela.

Espero ter ajudado!!!