Autor Tópico: Menosprezar o seu equipamento  (Lida 6487 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 06 de Outubro de 2013, 19:03:56
O que vcs acham de um professor de fotografia que menospreza o equipamento de um aluno?

Na inscrição do curso, não especifica qual equipamento é necessário...

Um amigo tem uma SONY HX1 e foi fazer um curso de fotografia... só não desistiu do curso pq já havia pago...

O professor vive fazendo "piadinhas" sobre o equipamento... coisas do tipo:

"penso em comprar uma dessas para sair por aí, assim se for assaltado, não perco mta coisa"

"essa aí é câmera de criança"

"bom agora vc vai ficar boiando, pq sua câmera não tem isso"

"se sua câmera fosse uma câm de verdade, vc poderia fazer uma foto assim".

"hj vc nem precisava ter vindo na aula, pois sua câm não tem os recursos que vou explicar"

etc etc etc...

Meu amigo sabe das limitações de seu equipamento... mas achei completamente desnecessário e até agressivo os comentários do "professor".


Como eu queria bater um papo "face to face" com um cara desses...

O que vcs acham de um "professor" como esse?



Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:14:43
se ele fosse um professor de verdade não teria feito uns comentários desses...

alias um bom professor mostraria justamente o contrario, q não eh preciso ter a camera/lente mais top para ter uma boa foto


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:22:20
Convenhamos, um curso de fotografia vai abordar temas e aspectos técnicos relacionados ( em grande parte) a Máquinas DSLR ou similares em termos de recursos. Assim fica realmente complicado usar uma saboneteira para este fim (curso).
Não concordo com as piadinhas e se fosse um empregado meu, já teria sido demitido.
Com relação a equipamento e boa foto: Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Equipamento ajuda e faz diferença sim. Claro q comparando usuários com mesmo talento. Muquirana vai fazer fotos ruins com qualquer coisa. Já o inverso é mais difícil...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:42:12
Convenhamos, um curso de fotografia vai abordar temas e aspectos técnicos relacionados ( em grande parte) a Máquinas DSLR ou similares em termos de recursos. Assim fica realmente complicado usar uma saboneteira para este fim (curso).
Não concordo com as piadinhas e se fosse um empregado meu, já teria sido demitido.
Com relação a equipamento e boa foto: Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Equipamento ajuda e faz diferença sim. Claro q comparando usuários com mesmo talento. Muquirana vai fazer fotos ruins com qualquer coisa. Já o inverso é mais difícil...

A Sony HX1 não é saboneteira...


Que tipo de recurso o cara vai ensinar num curso, que não vai ter na HX1? Controle de velocidade de obturador? Abertura de diafragma, ISO?

Realmente, o al professor é um mané, tem que ser zuado.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:45:18
Convenhamos, um curso de fotografia vai abordar temas e aspectos técnicos relacionados ( em grande parte) a Máquinas DSLR ou similares em termos de recursos. Assim fica realmente complicado usar uma saboneteira para este fim (curso).
Não concordo com as piadinhas e se fosse um empregado meu, já teria sido demitido.
Com relação a equipamento e boa foto: Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Equipamento ajuda e faz diferença sim. Claro q comparando usuários com mesmo talento. Muquirana vai fazer fotos ruins com qualquer coisa. Já o inverso é mais difícil...

Concordo contigo Luzio, mas neste caso, deveria estar especificado no programa a necesidade do aluno levar uma dslr. Se não foi especificado o cara perde a razão.  :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:47:00
se eu sou aluno desse professor eu desafio ele a me dizer algo da grade curricular dele que eu nao possa fazer com a camera mais basica
@jacobfotografiacriativa


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:49:26
Lembro que na época que fiz o curso o professor na primeira aula falou no equipamento ideal, uma reflex. Não precisava ser digital, podia ser de filme a ressalva que ele fez é que quem usar filme deveria anotar tudo em relação a foto para depois lembrar dos motivos do resultado. Mas tinha alguns com saboneira e nem por isso o professor foi rude com eles, o aviso foi dado. Quem não se mexeu não fez pq não quis ou não teve condições.

Agora se o professor permite, ou se a instituição não deu os pre-requisitos antes do aluno fazer a inscrição o errado é o professor e a instituição também! Não sei os detalhes, mas dependendo da situação eu já teria dado um fora nesse professor.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2013, 20:15:44
Além de mal-educado, esse professor é desinformado e não conhece o equipamento do aluno.
Não é um DSLR, mas tem a maioria dos controles manuais que um curso básico passaria.
A única aula que ele não poderia acompanhar, é a utilização de flash externo, pois a HX-1 não tem sapata para flash externo, mas nada justifica o comportamento desse professor.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2013, 21:00:12
Qualquer câmera que permita controle manual de abertura e obturador é suficiente para um curso de fotografia. Se for possível controlar ISO ainda melhor (nas câmeras analógicas o equivalente ao ISO era a troca do filme, por um com ASA distinta). Se o professor deste curso tem feito comentários como os que indicaste... Teu amigo deveria sair do curso, reclamar com a direção, exigir reembolso e buscar um outro curso que tenha melhores instrutores... Possivelmente até caberia um processo judicial contra a escola que oferece o curso...
JVc.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2013, 21:07:45
Fala para ele abrir um processo contra o professor e a escola, pois constranger é crime e está no código penal, fica a dica, o minimo que ele ganharia seria o dinheiro de volta e ainda a exclusão do professor da escola.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2013, 21:23:20
Um professor deste é um completo imbecil!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2013, 22:38:22
Professor que apoia seu curso em equipamento, já é para desconfiar.

É um curso de equipamento ou de fotografia?
Lentes Antigas + Sony E-Mount


skyhawk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2013, 22:43:32
A HX1 tem mais recursos que muita camera de fotografia antiga.
E se faziam cursos de fotografia com elas..
logo, a atitude do professor foi muito anti-profissional


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2013, 22:49:27
Esse professor é um Babaca. O que mais tem por aí é fotógrafo de quinta querendo tirar dinheiro do pessoal que tá entrando na foto agora.



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2013, 22:56:48
Substitua a palavra professor por instrutor e depois qualifique: ruim :fight:

Se ele se sentiu menosprezado por isso ele pode entrar com um processo de assédio moral.

Não precisa nem ganhar só põe um imbecil destes fora de circulação evitando criar abestados iguais a ele