Autor Tópico: Menosprezar o seu equipamento  (Lida 6527 vezes)

patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2013, 23:43:00
Esse fórum é fechado ou aberto? Quero dizer... tudo aqui comentado só é visível para membros, não é assim? Poderia informar o nome do tal "professor"? Obrigado.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2013, 23:55:53
Esse fórum é fechado ou aberto? Quero dizer... tudo aqui comentado só é visível para membros, não é assim? Poderia informar o nome do tal "professor"? Obrigado.

NEm tudo é fechado.

Algumas salas são abertas para o publico que não é cadastrado. Essa acho que é uma delas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:04:32
Na minha opinião Saboneteira...
Lente com range estratosférico.  Diafragma mais para tele de 5.2 até 8 > Cerca de um ponto apenas de variação...
Filtro só com adaptador e nem sei se é fácil...
Profundidade de campo enorme.
Sem RAW.
Sem sapata para flash.

Não vejo como adequada para um curso, mas também não vejo motivo para o comportamento do instrutor.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:19:59
Elis,

Vou te falar uma coisa... Uma das galerias de fotos mais estupendas que já vi na vida foi feita por um fotógrafo norueguês, sobre as ilhas Lofoten.
As fotos eram simplesmente de cair o queixo em termos de... tudo ! Luz, composição, paisagem, técnica e tal. Pena que o site saiu do ar a muitos anos.

Pois bem, o cara usava somente UM equipamento, uma Pentax K1000, um fotômetro de mão e filme Provia 100. Mais limitado em termos de equipamento que isso é realmente complicado.

Nas mão de quem sabe, qualquer equipamento é capaz de resultados fantásticos. Quero ver se esse tal professor sabe usar algo do tipo.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:26:56
Eu agiria conforme a situação,a antes ia procurar a gerência do curso. Poderia solicitar um ressarcimento das aulas pendentes, mudaria de curso...

Pra começar, eu penso que o instrutor é que é limitado para fotografia, pois ela é maior do que um determinado equipamento.

Acho que ele até poderia mostrar as limitações, mas com tato profissional de quem entende, tem ampla visão e realmente domina o assunto a que se propõe ensinar.

Até penso que o instrutor perdeu a possibilidade de demonstrar as possibilidades de um saboneteira, enfim..... expandir o conhecimento do aluno.

Entretanto, alguns profissionais da área e hobistas extremos, sentem a necessidade de estar com o último modelo em mãos. Inclusive, muitos dos que estão aqui sentem a necessidade de justificar o seu equipamento. Muitos também julgam câmeras top de alguns anos atrás como se fossem desqualificadas, com a necessidade de estar com o último corpo, e com isso só alimentam o monstro do consumismo.

Para o 'tipo' de fotografia que curto: antes de tudo o que vale é o sentimento. E como já disse em outros posts: uma foto pode agradar ou emocionar mais que outra feita com maior rigor técnico.

Lamentável mesmo.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2013, 00:28:19 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #20 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:57:37
Já passei por uma situação parecida, mas no caso estava com minha 5D mark II, o professor era defensor de carterinha da nikon e toda hora ficava distratando meu equipamento por ser canon, mas como conhecia muito bem o meu equipamento absorvi o conhecimento e levei numa boa. O pessoal tem que começar a levar a fotografia a sério, pelomenos ler o manual da câmera para saber doque o equipamento é capaz e quando o professor falar: "há seu equipamento não faz isso ou aqui." vc mostrar que faz. Muitos professores não se dão ao trabalho de procurar na câmera do aluno se existe os comandos e é ai que vc aplica os conhecimentos do manual.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:59:15
Hj em dia gato e cachorro se acha apto a ensinar. Dificil achar curso ou workshop que preste pois o mercado está inundado de pseudo professores. :(
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2013, 01:42:32
Até com uma compacta básica dá para aprender os conceitos como velocidade, abertura e ISO, basta um pouco de capacidade e boa vontade do instrutor.

Eu reclamaria na direção do curso.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2013, 06:41:44
O que provavelmente acontece é que o "professor" não sabe os fundamentos da fotografia; só sabe programar DSLR. Neste caso eu até entendo a atitude dele!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2013, 08:26:07
Se esse sujeito que vc chama de professor fosse professor de verdade ele saberia passar os conhecimentos e instrucoes sobre o funcionamento das cameras, e consequentemente o processo fotografico e criativo, ate mesmo com uma camera de bolso sem recurso manual nenhum. Ou ate mesmo com uma Pinhole.

Mesmo que nao fosse comigo as piadas, se eu estivesse na sala e visse o professor agindo de forma nao profissional eu ja teria pedido meu dinheiro de volta e me mandado, pela situacao constrangedora e humilhante que vc foi sujeito a presenciar por motivos preconceituosos que um professor e profissional nao deveria ter.

O que esse professor esta ensinando e propagando eh preconceito e desrespeito e nao foi para isso que vc pagou pelo curso, alem de ja ser a prova de que esse professor nao tem conhecimentos nescessarios para trabalhar em uma sala de aula.

Como opiniao pessoal, eu acredito que todo bom curso de fotografia basica (ou para iniciantes) deveria comecar com cameras obscuras e ir progredindo de acordo com o desenvolvimento historico, tecnologico e artistico. Pq a impressao que eu tenho eh que esses cursos de hoje em dia nao eh de fotografia mas sim cursos de manuseio de cameras digitais e de regra do terco.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2013, 08:43:34
[...]
Pois bem, o cara usava somente UM equipamento, uma Pentax K1000, um fotômetro de mão e filme Provia 100. Mais limitado em termos de equipamento que isso é realmente complicado.

Nas mão de quem sabe, qualquer equipamento é capaz de resultados fantásticos. Quero ver se esse tal professor sabe usar algo do tipo.
Sinceramente com esse equipamento ele nao tinha quase nada de limitacao (levando em consideracao que limitacao sempre existe nao importa o equipamento).


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #26 Online: 07 de Outubro de 2013, 16:32:07
Eu diria que um professor com uma visão desse nível é como um cego falando das cores.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 07 de Outubro de 2013, 16:35:44
Sinceramente com esse equipamento ele nao tinha quase nada de limitacao (levando em consideracao que limitacao sempre existe nao importa o equipamento).

Esqueci de falar que a objetiva era uma 50/1.8 fixa

Massss claaaaaroooo que tem limitações

- Não tem modo Program, Prioridade de abertura nem de velocidade
- Não tem picture modes
- Não tem LCD atrás (kkk)
- Não é de foco automático


 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

A turma anda completamente perdida, cada vez mais burra.


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #28 Online: 07 de Outubro de 2013, 18:28:30
Mesmo se o cara nem levasse camera.
É um curso de fotografia e não um manual de camera.

Eu pegaria minha grana de volta.
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #29 Online: 07 de Outubro de 2013, 19:08:23
quando fiz um curso de photoshop,tinha um professor assim,ele menosprezava quem tinha dificuldades de aprender,o curso inclusive era em inglês....

é bem difícil tomar uma atitude contra,na maioria das vezes a sala se junta ao instrutor na zombaria....

aposto que nessas aulas de fotografia,tem um monte de babaca com equipo top que ri das piadinhas do professor...

sempre usei equipo básico,um amigo até tirou um barato quando sai com ele pra fazer umas fotos,eu minha XT e uma helios adaptada,o que importa é o resultado,o que os outros iram falar não importa tanto....

mas revolta muito. >:(