Autor Tópico: Menosprezar o seu equipamento  (Lida 6557 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #45 Online: 08 de Outubro de 2013, 08:08:32
Mil desculpas entao.

Onde eu frequento o simbolo universal para ditos ironicos eh esse:  8-)

Foi além da simples ironia, foi escrachado mesmo, e o símbolo universal da escrachação é esse:  :hysterical:
 :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #46 Online: 08 de Outubro de 2013, 08:27:07
Eu nao sabia.


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #47 Online: 08 de Outubro de 2013, 08:35:52
Muito errado isso, como em qualquer outro curso e aula. O limitante não é o material, mas a vontade de aprender.

Fico impressionado como ele conseguiu se tornar professor.

A reflexão que faço é que antigamente, os fotógrafos utilizavam equipamentos MUITO mais limitados dos que existem hoje (sem fotômetro, sem AF, filme (ISO fixo))...enfim...e faziam fotos tão boas ou melhores das que tem hoje em dia.

Recursos tecnológicos ajudam, mas não são prioridade.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #48 Online: 08 de Outubro de 2013, 08:36:09
Eu nao sabia.
Relaxa, bola pra frente e seja bem-vindo ao MF!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #49 Online: 08 de Outubro de 2013, 09:01:22
Esse professor devia bater um papo com o Chase Jarvis hehehe

Eu aprendi meus primeiros passos com minha Canon A570, a qual uso até hoje, e vou usar até ela parar de funcionar.

Essa camerazinha me ensinou muito, e 4 anos depois, quando finalmente pode comprar uma DSLR, a transição foi tranquila, pois realmente haviam poucas coisas que eu podia fazer com ela que eu não conseguia fazer com a minha powershot.

Lembro de um flickr de um cara que usava uma powershot, e tirava fotos incríveis de praias asiáticas. Também nunca mais consegui achar, queria muito mostrar a galeria dele aqui nesse tópico.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #50 Online: 08 de Outubro de 2013, 09:20:57
Queria lembrar o nome de uma fotógrafa daqui do meu Estado que faz exposições com fotos tiradas de uma "saboneteira". Não tenho preconceito contra as ditas câmeras, eu tenho é preconceito contra os usuários das mesmas! hahahah. Claro que há exceções, tem sempre o cara dedicado que estuda seu equipamento, e, mais do que isso, estuda fotografia.

Triste é, como eu disse, a pessoa comprar a merda de uma câmera e nem tentar ler o manual ou sequer buscar algum tutorial na internet para aprender a fazer o que deseja. Quer ir para um curso achar que o professor vai ensinar ele a ser fotógrafo magicamente, o que, para minha tristeza, é o que 90% das pessoas acham que irá acontecer.

Por isso que workshops são mais interessantes, pois você já irá lidar com uma turma de pessoas mais experientes que querem apenas treinar e se aperfeiçoar em grupo. Qualquer atividade em grupo é MUITO mais vantajosa para todos! Aprende-se muito com a troca de experiências, vendo as diferenças de equipamentos de um e outro, etc.

Agora menosprezar o aluno e seu equipamento realmente é triste, chega a ser humilhante dependendo do contexto. Nem todos começam de cima com equipamento de primeira categoria, e as vezes o cara faz um investimento mais modesto como "test drive", assim ele vê se realmente tem vocação para fotografia, e logo o mais ele já compra um equipamento mais sério.

Ademais, em minha opinião, se uma pessoa tira uma boa foto com "saboneteira", deveria buscar uma DSLR. A DSLR não fará da pessoa ser fotógrafo, mas com certeza aprimorará ainda mais a qualidade da fotografia que já era boa. Por melhor que seja uma saboneteira, acredito que uma DSLR extrai o melhor da técnica e da composição, pois a imersão é maior quando se tem todos os comandos em mãos e o olho cravado no viewfinder.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #51 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:44:32
Existem cameras apropriadas para diferentes tipos de atividades e preferencias. Por isso, comprar uma camera com mais recursos tecnologicos, opcoes, etc nao significa nescessariamente que o fotografo fara trabalhos melhores (seja la o que a pessoa chamar de "melhor").


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #52 Online: 08 de Outubro de 2013, 12:02:38
Vi sobre uma fotógrafa que fez fotos com uma Pinhole. Usou um tripé bom e uma pinhole bem feita.

As fotos saíram muito boas...e não sei pq, e me perdoem a comparação, mas o tratamento nas fotos lembrou muito o estilo do Sebastião Salgado.

Aliás, falando em uso de equipamentos, o Sebastião Salgado, apesar de ter o melhor equipamento, a melhor equipe e tudo mais, admitiu numa entrevista que não sabe usar flash...para  ele e para o estilo dele, o uso do flash distorce a imagem.

Ou seja, não importa o equipamento, mas o que você vê e como vc mostra isso ao mundo.

Porém, concordo com a opinião de que compra uma "câmera de lente grande" ou até uma DSLR e se acha profissional por isso...aí já não...
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 12:04:02 por fstoaldo »
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #53 Online: 08 de Outubro de 2013, 12:13:29
Essas horas eu fico pensando: "Se der uma câmera sem fotômetro, com um filme tipo Adox CHS 25 e uma objetiva Leica 50mm f/0.95 e pedir para o cara mostrar o resultado final, o que será que sai??!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #54 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:49:51
Olá Elis!!! 
Poxa, é muita humilhação! Seu amigo teve sangue de barata...  Eu saberia que fazer com aminha  saboneteira ...  >:D >:D >:D. Mas é incrível como as coisas são apresentadas; câmera top= Vs. essência, câmera entry level= Plebeu.  >:( >:( >:(
Entendamos os limites da câmera de seu amigo, mas isso só complicaria quando ele fosse para aulas práticas mas mesmo assim nada impedira do professor emprestar a dele para ensina-lo.  Pra vc seu professor de araque  :fight: :fight: :fight:.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 08 de Outubro de 2013, 14:03:19
Continuando na linha, recentemente comprei uma câmera modernissima, sofisticadissima, uma Kodak Retina IIIc haha... Que não troco por nenhuma dslr de entrada, podem acreditar. Aliás to doido pra queimar um Tri-X nela ! Sou do tempo do filme quando as pessoas sabiam se virar com o que tinham em mãos, desde uma compacta com foco por zona, isso quando tinha fotômetro e ninguém reclamava. Hoje todo mundo tem que ter o estado da arte para ser feliz (ou pelo menos achar que é feliz).

Pra mim curso de fotografia tinha que ter cadeira obrigatória de filme com câmera mecânica. E ainda por cima como pré requisito para usar digital.. A prova final seria bater um filme de 36 e sairem pelo menos 12 fotos realmente boas e interessantes, quem não conseguisse, bye bye.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:28:47
Quando comecei a fotografar (de forma pensada, claro), o curso básico que fiz foi com uma OM1  :wub: :wub: :wub:. Só o que me deixou chateado é que a aula de revelação foi 1 só... ou seja, conheci o processo, mas quem diz que sei utilizar os químicos.  :aua: :aua: :aua:


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 09 de Outubro de 2013, 09:47:26
Essas fotos foram feitas com uma Panasonic Lumix FZ35, dentre centenas que fiz com essa câmera ( câmera compacta, similar a mostrada no post ), tripé e filtros. As 2 primeiras foram vendidas.















Essas pessoas deveriam estudar mais antes de se tornarem ou autoafirmarem "professores" ou querer ensinar alguma coisa sobre fotografia.

Abs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #58 Online: 09 de Outubro de 2013, 09:52:12
Isso é matar a cobra e mostrar o pau! :D
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:02:15
Essas fotos foram feitas com uma Panasonic Lumix FZ35, dentre centenas que fiz com essa câmera ( câmera compacta, similar a mostrada no post ), tripé e filtros. As 2 primeiras foram vendidas.
 
Essas pessoas deveriam estudar mais antes de se tornarem ou autoafirmarem "professores" ou querer ensinar alguma coisa sobre fotografia.

Abs

 :shock: :shock: :shock:

As fotos por si só já são excelentes e sabendo que foram feitas por uma máquina que não custa um rim valoriza ainda mais quem as fez.  :clap: :clap: :clap: