Autor Tópico: Problema de foco na minha 50mm  (Lida 4544 vezes)

Flávio Furtado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 06 de Outubro de 2013, 12:26:50
Oi Pessoal,

É meu primeiro post, não queria que fosse com um problema, mas...   

Comprei uma EF 50mm 1.8II e percebi que o AF está caindo antes da pessoa fotografada. A uma distância +ou- de 3,5m, abertura 2.8, o foco está caindo uns 45cm antes!  É muita coisa!! No modo manual o foco sai cravado. Pode ser a lente?? Tem ajuste?  Alguém sugere algo? (Máquina T2i)

Desde já, muito agradecido por qualquer ajuda.

Foto exemplo aqui:  (reparem pelo tijolinho no chão)  http://www.flickr.com/photos/flaviofurtado/10119100716/

[]'s
Flávio Furtado.



Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2013, 14:41:13
Para mim o foco está correto por estar proximo da pessoa e por manter 2.8 (que já é bem aberto)
O desfoque da 50mm é este mesmo.
De onde vc viu este lance de ser 45cm a menos ? (se foi na internet esquece, nunca achei uma calculador disso que funcionasse)
2.8 é uma abertura que se vc colocar o rosto da pessoa enchendo o quadro (de uma Fullframe), e ela estiver olhando como o garoto está, e o foco estiver no olho mais próximo do fotográfo.... O olho mais distante já desfocaria levemente
Na sua foto, ou vc distancia do menino, ou fecha a abertura pra 5.6
« Última modificação: 06 de Outubro de 2013, 14:45:51 por Karoll »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2013, 16:20:47
Comprei uma EF 50mm 1.8II e percebi que o AF está caindo antes da pessoa fotografada. A uma distância +ou- de 3,5m, abertura 2.8, o foco está caindo uns 45cm antes!  É muita coisa!! No modo manual o foco sai cravado. Pode ser a lente?? Tem ajuste?  Alguém sugere algo? (Máquina T2i)

Estica uma fita métrica (ou régua) de onde estás se afastando de ti, de tal modo que as marcações fiquem apresentadas conforme a distância aumenta. Foca em um dos cm inteiros (digamos 40cm) e tira tua foto, com a lente o mais aberta possível (f1.8). analisa tua foto. O foco deve estar no local que mencionaste, em geral iniciando-se 1/3 antes do ponto e chegando a até 2/3 depois (uma unidade aqui sendo uma medida fictícia, que aumentará conforme fechares a lente). Depois repete o procedimento com aberturas mais fechadas, f4, f8) e observa o comportamento. Se o conjunto câmera/lente SEMPRE apresentar o foco no local errado, consistentemente sempre para mais (ou para menos, mas não ambos). Aí temos um mal casamento de lente/câmera. Em uma cãmera com microajuste de foco poderias acertar o problema, mas temo que na T2i não tens esta opção. Esta mesma lente pode funcionar muito bem em outra T2i e a T2i pode funcionar muito bem com outra lente idêntica.

Se, entretanto, o comportamento não foi consistentemente o mesmo, então pode ser mais um problema de ponto de foco mal escolhido, mudança na distância entre a câmera e o objeto depois do ponto de foco estar selecionado e o foco travado, ou algum outro motivo. Pontos de foco em geral medem mudança de cor somente na horizontal ou em ambos horizontal e vertical. Podes ajudar a câmera se o ponto de foco estiver em alguma aresta do objeto que tenha mudança clara de cor em uma das direções (dependendo do ponto de foco em uso) . Geralmente o ponto central verifica ambas as direções, enquanto os demais depende do modelo da câmera.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2013, 16:24:05 por jauvane »
JVc.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2013, 22:01:21
Fazer o teste de calibração do AF é uma boa para saber o que pode ser (técnica ou calibração da lente/câmera).

Dê uma olhada no tópico abaixo.
Eu mostrei uns testes que fiz com a minha dupla 6D + 50 1.8 e não tive problemas. A minha 50tinha é uma queridinha para mim.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84375.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2013, 08:55:11
Fazer o teste de calibração do AF é uma boa para saber o que pode ser (técnica ou calibração da lente/câmera).

Dê uma olhada no tópico abaixo.
Eu mostrei uns testes que fiz com a minha dupla 6D + 50 1.8 e não tive problemas. A minha 50tinha é uma queridinha para mim.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84375.0

Da até pra fazer o teste, mas a t2i não tem microajuste de foco. Daí complica


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2013, 09:56:26
Da até pra fazer o teste, mas a t2i não tem microajuste de foco. Daí complica
Mas pelo menos serve para balizar se é a peça na frente do sensor ou atrás do OVF. Brincadeiras à parte, o teste ajuda a identificar se está tendo back focus ou front focus.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2013, 10:42:20
Mas pelo menos serve para balizar se é a peça na frente do sensor ou atrás do OVF. Brincadeiras à parte, o teste ajuda a identificar se está tendo back focus ou front focus.

Sim. Com certeza. E li e vi os seus posts sobre a regulagem da sua 50mm f/1.8, ela parece estar certinha. Ja a minha 50mm f/1.4 eu estou usando em +14, o engraçado é que dependendo do tipo de luz o front focus dela muda. Eu fiz um milhão de testes e constatei que em luz natural durante o dia eu preciso usar em +14 pra cravar, mas para luz artificial dentro de ambientes fechados se eu uso o +14 fica completamente fora, aí deixo no 0. Não sei se ela foi sempre assim ou se ficou desse jeito depois que eu a derrubei no chão. Eu vou ter que leva-la pra consertar ja que o anel de foco não esta funcionando entre 0.45 e 0.60, só funciona de 0.60 - infinito


Flávio Furtado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:42:18
Oi Karoll!

Olha o foco está errado, e muito! Estou usando o foco pontual e foquei na orelha. O "alvo" está totalmente fora de foco. Usei 2.8 para isolar o garoto do fundo. Teria usado mais abertura se a T2i conseguisse mais velocidade de obturador.

Sobre os 45 cm, eu medi. E o foco está, exatamente, 45cm antes do ponto focado.  Estou triste com isso, as outras lentes cravam exatamente onde eu quero. Já essa...   


Jauvane,

Já fiz esses testes todos. Realmente a 50tinha está errando no foco. :-(


Tsouto,

Vou fazer mais testes no final de semana e postarei para análise.


Para informação: no  foco manual fica perfeito!  Final de semana faço farei com calma, no AF e no MF, para vcs verem.

Vlw todos, boas fotos,  :ok:
[]'s
Flávio Furtado.





« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 15:45:23 por Flávio Furtado »