Autor Tópico: "FLASH" - Usar ou não durante a cerimônia?  (Lida 10520 vezes)

Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Outubro de 2013, 22:08:56
 :snack:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2013, 22:40:33
Ainda acho que o ISO não supera o flash.

Abcs

2 x



affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2013, 00:51:50
Usar ou não. Depende de cada um. Não gosto dessas regras, dessas tendências que tentam te empurrar goela abaixo. Obviamente vai depender também do equipamento. Com o meu é impossível trabalhar sem flash em ambiente de pouca luz.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:14:14
Usar ou não. Depende de cada um. Não gosto dessas regras, dessas tendências que tentam te empurrar goela abaixo. Obviamente vai depender também do equipamento. Com o meu é impossível trabalhar sem flash em ambiente de pouca luz.

Cara... Tendência aqui é o uso de ISO elevado. Flash é e sempre foi uma fonte de luz garantida.
Acho que vc se expressou mal.

Abcs

Edit: não que o uso do flash seja obrigatório em 100% das situações. Se o fotógrafo quer fazer uma coisa diferente, sem flash e bla bla bla. Mas nas horas em que deveria usar o flash mas ao invez disso sobe o ISO eu acho burrada.
Do jeito que escrevi acima dava entender que eu sou defensor do uso constante do flash e não é bem assim.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 08:20:14 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:38:20
Ontem dormi 3 da manhã estudando uso de flash, lendo manuais de camera e flash, assistindo workshops no youtube, enfim, devo ter sonhado com speedlight a noite toda!  :ponder:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2013, 09:00:09
Usar ou não. Depende de cada um. Não gosto dessas regras, dessas tendências que tentam te empurrar goela abaixo. Obviamente vai depender também do equipamento. Com o meu é impossível trabalhar sem flash em ambiente de pouca luz.

Minha câmera aguenta ISO alto, mas não abro mão do flash e tento trabalhar sempre com o ISO mais baixo possível, o problema não se restringe a granulação, o ISO degrada as cores, tira nitidez, diminui o range, etc.

Flash pra mim é fundamental.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:03:03
Boa discussão.

Eu costumo dizer que eu não uso flash, uso apenas luz. Flash é só uma forma de fazer luz e é isso que a maioria das pessoas esquece na hora de usar um flash.

Alto ISO não produz luz direcional e suave.

Adam, se a discussão tem algo mais aí que eu perdi, do tipo... "o padre me manda rezar 10 ave maria toda vez que eu pisco um flash na igreja" daí alguém me avise, por favor.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:14:24
Boa discussão.

Eu costumo dizer que eu não uso flash, uso apenas luz. Flash é só uma forma de fazer luz e é isso que a maioria das pessoas esquece na hora de usar um flash.

Alto ISO não produz luz direcional e suave.

Adam, se a discussão tem algo mais aí que eu perdi, do tipo... "o padre me manda rezar 10 ave maria toda vez que eu pisco um flash na igreja" daí alguém me avise, por favor.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu gosto do flash. Gosto da luz dura, bem concentrada no assunto que quero mostrar. Gosto das sombras duras, bem definidas... Costo do contraste alto entre claro e escuro. Não sou acostumado a trabalhar sem luz, não sei se me adaptaria.

IMG_0369 por mikecastrofotografia, no Flickr


IMG_0765 por mikecastrofotografia, no Flickr
Não acho errado, nem critico quem quer fazer foto sem flash, mas eu não vejo minhas fotos a curto e/ou medio prazo, sem flash.

 :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:19:31
Eu costumo dizer que eu não uso flash, uso apenas luz. Flash é só uma forma de fazer luz e é isso que a maioria das pessoas esquece na hora de usar um flash.

Muito bem colocado !!!

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:20:22
Exato, Mike. Nas situações das fotos que postou alto ISO não resolveria nada. Apenas teria de trabalhar na pós igual um doido pra baixar umas áreas e subir outras pra dar destaque ao teu assunto.

Quando falei sobre luz direcional e "suave" realmente cometi um engano. Tem gente que gosta da luz dura mesmo, então corrigindo: Alto ISO não produz luz direcional. :ok:


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:32:29
Já que o assunto é flash, alguém aqui trabalha com o flash off-cam, tipo o que faz o Allan Elly:

http://www.youtube.com/watch?v=p9vvPXCW3qE&feature=share&list=TLGw4SM2IoHQrHlaBOy3DEK6-i97NKt9If





alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:43:47
Exato, Mike. Nas situações das fotos que postou alto ISO não resolveria nada. Apenas teria de trabalhar na pós igual um doido pra baixar umas áreas e subir outras pra dar destaque ao teu assunto.

Quando falei sobre luz direcional e "suave" realmente cometi um engano. Tem gente que gosta da luz dura mesmo, então corrigindo: Alto ISO não produz luz direcional. :ok:

Gostei das fotos do Mike, mas eu sou do ramo da "luz natural". Gosto de aproveitar a luz, seja lá como for, mas sempre com prioridade:

1) Natural: refletores
2) Artificial: flashes rebatendo, ou com difusores etc.

Ainda não sou autoridade para falar de flash, mas meu estilo sempre me direciona a este raciocinio: Quando a luz natural está pecando, eu crio a luz artificial tentando fazê-la ficar o mais natural possível.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2013, 12:42:25
Já que o assunto é flash, alguém aqui trabalha com o flash off-cam, tipo o que faz o Allan Elly:

http://www.youtube.com/watch?v=p9vvPXCW3qE&feature=share&list=TLGw4SM2IoHQrHlaBOy3DEK6-i97NKt9If

Não chega a ser no nível desse cara, mas eu uso o flash fora da camera. To fazendo evento exclusivamente assim já tem mais de um ano e meio.
Com radio YN 622c, e flash 430exII numa manopla tipo essa:
http://www.diafilme.com.br/p/510882/Manopla+telescopica+Unitek+rosca+1%252F4+%252F+02
Só que a minha é de três seções, mais alta um pouco.

Na camera, deixo só o radio.


Mike_Castro - SABRINA 15 ANOS - 0532 por mikecastrofotografia, no Flickr

Mike_Castro - SABRINA 15 ANOS - 0332 por mikecastrofotografia, no Flickr

IMG_0871 por mikecastrofotografia, no Flickr

IMG_0225 por mikecastrofotografia, no Flickr



To estudando uma forma de usar mais um flash, pra fazer um recorte, mas ainda preciso treinar bem o assistente. Nao confio em ir no casamento enquanto o maluco não estiver esperto, kkkk
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 12:46:47 por Mike Castro »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2013, 13:07:02
Tem uma coisa que eu sempre gosto de enfatizar nessas discussões sobre flash x não-flash. Uma coisa é a luz natural, a luz do sol. Sabendo usar bem, não tem nada mais bonito. Outra coisa é a luz ambiente, a luz disponível, que pode ser natural ou artificial. Se a luz ambiente for artificial, raramente ela vai ser tão bonita como a luz natural.

Quando tenho luz natural disponível em abundância, eu reduzo drasticamente o uso do flash. Meus 2 últimos casamentos foram de dia, e com uma luz do sol indireta, difusa, a iluminação fica linda, praticamente não usei flash. Apenas em uns locais mais escuros e também para as fotos formais, posadas. De resto, só luz natural mesmo.

Mas quando a luz ambiente é apenas artificial, eu uso flash 99% do tempo. Mas com uma ressalva, sempre uso flash rebatido nas paredes, explorando uma luz direcional e bem difusa. Nunca uso flash direto, a não ser quando não tem jeito mesmo. E sempre, sempre tento balancear bem o flash com a luz ambiente, o máximo possível. Assim dá pra preservar bem a iluminação local e evita que o sujeito fique escuro, ou com sombras indesejáveis.

Abraços


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2013, 15:13:02
Eu não uso, faz tempo. Em 99,9% dos casos prefiro usar só a luz disponível no ambiente.

Aliás, até usei uma ou duas vezes, quando os infelizes da decoração colocaram luz âmbar e deixaram os noivos 100% laranjas.

Em igrejas eu não uso. Em cerimônias diurnas eu não uso. Quando a cerimônia é a noite no buffet, eu uso somente em emergências mesmo, como essa vez da luz âmbar na cara dos noivos.

abs,

Vini