Autor Tópico: "FLASH" - Usar ou não durante a cerimônia?  (Lida 10514 vezes)

everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #30 Online: 09 de Outubro de 2013, 15:26:46
Não chega a ser no nível desse cara, mas eu uso o flash fora da camera. To fazendo evento exclusivamente assim já tem mais de um ano e meio.
Com radio YN 622c, e flash 430exII numa manopla tipo essa:
http://www.diafilme.com.br/p/510882/Manopla+telescopica+Unitek+rosca+1%252F4+%252F+02
Só que a minha é de três seções, mais alta um pouco.

Na camera, deixo só o radio.


To estudando uma forma de usar mais um flash, pra fazer um recorte, mas ainda preciso treinar bem o assistente. Nao confio em ir no casamento enquanto o maluco não estiver esperto, kkkk

Estou pensando em usar flash off também, vou comprar o radio ttl youngnuo para nikon
Gostei das fotos, estão show de bola!

vlw!!!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:27:06
Eu não uso, faz tempo. Em 99,9% dos casos prefiro usar só a luz disponível no ambiente.

Aliás, até usei uma ou duas vezes, quando os infelizes da decoração colocaram luz âmbar e deixaram os noivos 100% laranjas.

Em igrejas eu não uso. Em cerimônias diurnas eu não uso. Quando a cerimônia é a noite no buffet, eu uso somente em emergências mesmo, como essa vez da luz âmbar na cara dos noivos.

abs,

Vini

É o que comentário acima (não lembro quem): Se a cultura dos casamentos no Brasil fosse casar de dia e tudo o mais, acho que dá pra eliminar o flash igual vc faz.

Mas cara... aqui o povo casa de noite, geralmente em igrejas mal iluminadas e no local da recepção pior ainda.

Um casamento de dia é mais charmoso e fica mais "plástico" na hora de fotografar. Ao eliminar o flash, as fotos ficam mais bonitas.

Mas não dá pra eliminar o flash sempre. Não nos casamentos que temos aqui.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #32 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:47:08
Eu:
- Equipamentos: 6D + 85mm 1.8 + 580 exii
- Horário: noite/luz artificial
- Uso do flash:
  • durante a entrada, flash em um tripé com um YN622c em uma das laterais apontando para a entrada.
  • durante a cerimônia, não utilizo flash.
  • durante o jantar e fotografia com os presentes (com lente 24-105 ou 17-40), flash rebatido em cima da câmera quando necessário.

No mais,  :snack:.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 17:48:03 por edilsonfb »
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Outubro de 2013, 01:17:37
Cara... Tendência aqui é o uso de ISO elevado. Flash é e sempre foi uma fonte de luz garantida.
Acho que vc se expressou mal.

Abcs

Edit: não que o uso do flash seja obrigatório em 100% das situações. Se o fotógrafo quer fazer uma coisa diferente, sem flash e bla bla bla. Mas nas horas em que deveria usar o flash mas ao invez disso sobe o ISO eu acho burrada.
Do jeito que escrevi acima dava entender que eu sou defensor do uso constante do flash e não é bem assim.

Estava me referindo a um comentário anterior em que o palestrante disse que a tendência é abolir ou usar cada vez menos o flash. 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #34 Online: 10 de Outubro de 2013, 10:48:15
É o que comentário acima (não lembro quem): Se a cultura dos casamentos no Brasil fosse casar de dia e tudo o mais, acho que dá pra eliminar o flash igual vc faz.

Mas cara... aqui o povo casa de noite, geralmente em igrejas mal iluminadas e no local da recepção pior ainda.

Um casamento de dia é mais charmoso e fica mais "plástico" na hora de fotografar. Ao eliminar o flash, as fotos ficam mais bonitas.

Mas não dá pra eliminar o flash sempre. Não nos casamentos que temos aqui.

Abcs

Verdade.

Mas cada vez mais eu tenho fechado mais casamentos diurnos, ou ao menos com a cerimônia durante o dia. Sempre que posso, tento fazer o casal mudar de ideia e planejar ao menos a cerimônia durante o dia.

Mas não adianta colocar no convite 17h (horário normal) ou 18h no horário de verão, pois vai atrasar um pouco e vai casar a noite. Tem que colocar 15h30 - 16h no convite, para a noiva entrar entre 16h e 17h caso aconteça algum atraso.

Quando é na igreja, eu não esquento. Não lembro de ter precisado de mais de ISO 3.200 e uma lente 1.8 numa igreja para dispensar o flash ou led.

E quando a cerimônia é a noite, dentro de um espaço muito escuro, eu uso leds.

abs,

Vini


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #35 Online: 10 de Outubro de 2013, 17:25:09
Engraçado como antigamente as fotos ficavam lindas com filme, iso 400 e o sempre presente flash, normalmente um frata que o fotógrafo segurava na mão para fazer ângulo e não dar sombra. Hoje em dia é tudo muito mais fácil! TTL, difusores, rebatedores, rádioflash, "iso" então nem se fala! E mesmo assim tem gente fazendo fotos inferiores as antigas, da era do filme. Dá o que pensar.  :ponder:

Só para apimentar um pouco a discussão.  >:D


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #36 Online: 10 de Outubro de 2013, 21:11:18
Engraçado como antigamente as fotos ficavam lindas com filme, iso 400 e o sempre presente flash, normalmente um frata que o fotógrafo segurava na mão para fazer ângulo e não dar sombra. Hoje em dia é tudo muito mais fácil! TTL, difusores, rebatedores, rádioflash, "iso" então nem se fala! E mesmo assim tem gente fazendo fotos inferiores as antigas, da era do filme. Dá o que pensar.  :ponder:

Só para apimentar um pouco a discussão.  >:D

Achava lindo porque era o padrão. Pega as fotos da sua mãe, da sua tia, da sua avó. Quase todas iguais, só muda o noivo e o fundo (e olhe lá! Hahahahaha

Antigamente não se via o erro na hora, então você não tinha a liberdade que tem hoje para criar, experimentar, improvisar e até mesmo impressionar. Fotografar era muito mais caro e trabalhoso do que é hoje, por isso para evitar a margem de erro, as fotos eram todas baseadas na mesma fórmula. Hoje você faz o mesmo feijão com arroz que se fazia antigamente, mas a vantagem que com mais botões, veio a possibilidade de pre-definir vários tipos de pre-configurações para alternar entre ambas em uma fração de segundo e ainda conferir o resultado.

Acho que não é porque uma foto não seja convencional que ela é inferior. Uma coisa é o cara ter estilo ou ao menos estar buscando um estilo, outra coisa é o cara ser um péssimo fotógrafo mesmo.

Agora uma coisa é fato: Antigamente fotógrafo profissional era macho, pqp!!! Não me imagino tirando fotos sem conferir o resultado na hora. Acho que cada evento viria com uma caganeira de nervosismo!!!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 21:14:01 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #37 Online: 10 de Outubro de 2013, 23:45:20
Pois é, passei por essas épocas e acho muito bacana o álbum da minha mãe, as vezes olho ele só para comparar com meu trabalho. Acho, a grande diferença é que era mais difícil ter aventureiro estragando o mercado. Fotógrafo ruim sempre teve, mas hoje em dia as facilidades da digital permitem que até um orangotango fotografe! E por um preço "módico", ou seja, muita gente com bom equipamento e sem saber usar.

Na verdade, até hoje as fotos de casamento são muito parecidas. Basta olhar o trabalho de qualquer grande fotógrafo, com raras exceções, o cara tem uma linguagem própria, mas ao mesmo tempo tem que atender a noiva. O estilo de uma determinada época não é ditado pela tecnologia da fotografia, até existe influência, mas a cultura, modismos em geral é que ditam o desejo que acaba sendo o resultado das fotos daquele evento para aquela época em particular. Cabe ao fotógrafo ter sensibilidade para criar um trabalho atemporal e ao mesmo tempo atender seu cliente.

Não ver o erro na hora era normal. Até em foto publicitária, no máximo o cara tinha um back polaroid para ter ideia do que ia sair. Até hoje fotografo com filme, profissionalmente muitíssimo pouco, mas é normal. Tanto que quando uso o digital eu não olho para o lcd, quase nunca. Faço tudo pelo visor.

Voltando ao flash, eu não faria um evento sem ele. As vezes não uso para uma determinada foto, por uma questão de linguagem, pq achei q aquela foto fica melhor sem ele, mas simplesmente parar de usar, na minha opinião é doideira. Pq abrir mão de um recurso?

[ ]s


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #38 Online: 11 de Outubro de 2013, 11:25:30
Engraçado como antigamente as fotos ficavam lindas com filme, iso 400 e o sempre presente flash, normalmente um frata que o fotógrafo segurava na mão para fazer ângulo e não dar sombra. Hoje em dia é tudo muito mais fácil! TTL, difusores, rebatedores, rádioflash, "iso" então nem se fala! E mesmo assim tem gente fazendo fotos inferiores as antigas, da era do filme. Dá o que pensar.  :ponder:

Só para apimentar um pouco a discussão.  >:D

Era do filme? Existem vários fotógrafos que continuam usando o filme e fazem um trabalho lindo e moderno. Nada tradicional.

Olha um exemplo abaixo:

http://jonaspeterson.com/full-wedding/sara-dylan-wedding-nevada/
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 11:28:59 por viniciustb »


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #39 Online: 11 de Outubro de 2013, 11:35:00
Era do filme? Existem vários fotógrafos que continuam usando o filme e fazem um trabalho lindo e moderno. Nada tradicional.

Olha um exemplo abaixo:

http://jonaspeterson.com/full-wedding/sara-dylan-wedding-nevada/

 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Outubro de 2013, 11:39:29
Era do filme? Existem vários fotógrafos que continuam usando o filme e fazem um trabalho lindo e moderno. Nada tradicional.

Olha um exemplo abaixo:

http://jonaspeterson.com/full-wedding/sara-dylan-wedding-nevada/

Acho excelente o cara que ainda faz com filme e, principalmente, em médio formato.

Mas, convenhamos: fotografar gente bonita, em lugar bonito, com luz difusa, sem um monte de idiotas com celulares ou P&S se atirando na frente fica fácil.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 11:39:55 por lestevaos »


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #41 Online: 11 de Outubro de 2013, 12:44:41
Acho excelente o cara que ainda faz com filme e, principalmente, em médio formato.

Mas, convenhamos: fotografar gente bonita, em lugar bonito, com luz difusa, sem um monte de idiotas com celulares ou P&S se atirando na frente fica fácil.

Sim, concordo que o lugar é bonito, as pessoas também, a luz é boa, etc. Mas o mérito continua sendo do cara. Ele que conseguiu captar esse cliente. Provavelmente ele não fechou esse casamento por sorte, mas por talento e pela trajetória dele.

O trabalho do fotógrafo de casamentos não é só fotografar, a menos que seja um fotógrafo freelancer.

Conquistar os clientes certos e os casamentos certos, etc faz parte do trabalho.

Vamos jogar fora as nossas muletas, do tipo: "não consegui boas fotos pois o casal era feio", ou "porque a luz estava ruim", ou "porque tinham muitos convidados fotografando".

Boa parte desses problemas é possível resolver antes, sugerindo para o casal alterar o horário da cerimônia e/ou para prepararem uma boa luz. Colocarem plaquinhas pedindo para os convidados não fotografarem na cerimônia (eu não ligo muito para isso, deixo fotografar, com tanto que não entrem na minha frente).

abs,
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 12:46:47 por viniciustb »


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #42 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:31:27
Sim, concordo que o lugar é bonito, as pessoas também, a luz é boa, etc. Mas o mérito continua sendo do cara. Ele que conseguiu captar esse cliente. Provavelmente ele não fechou esse casamento por sorte, mas por talento e pela trajetória dele.

O trabalho do fotógrafo de casamentos não é só fotografar, a menos que seja um fotógrafo freelancer.

Conquistar os clientes certos e os casamentos certos, etc faz parte do trabalho.

Vamos jogar fora as nossas muletas, do tipo: "não consegui boas fotos pois o casal era feio", ou "porque a luz estava ruim", ou "porque tinham muitos convidados fotografando".

Boa parte desses problemas é possível resolver antes, sugerindo para o casal alterar o horário da cerimônia e/ou para prepararem uma boa luz. Colocarem plaquinhas pedindo para os convidados não fotografarem na cerimônia (eu não ligo muito para isso, deixo fotografar, com tanto que não entrem na minha frente).

abs,

Olha a locação das fotos: Bali, Bahamas, Espanha, Nova Zelândia, Australia, EUA. O cara é TOP, cheguei a essa conclusão não apenas pelas fotos lindas que tem no portfolio, mas porque não existe fotógrafo que rode o mundo e seja uma bosta. hahahaha

Olha declaração no site dele:
http://jonaspeterson.com/pricing/

"PRICING
I haven’t shot a single wedding that was shorter than twelve hours and most of the real moments happen when you least expect it and most definitely outside the 8 hours in the middle. Most weddings last 12-15 hours, not 8.

If you start getting ready at 8.30 in the morning, I will be there if you want me to. For me it’s all about capturing your wedding day and getting the best shots possible. By being there all day, I get the moments and the moments in between. The real moments happen there and then and not if I rock up an hour or two before the ceremony. I won’t shoot you pretending to put make up on or correcting a tie that’s been tied hours ago. I will be there all day and I will get the great moments that happen at every wedding. You will never have to worry about me, my time or asking me if you have time for another shot of you and your brothers.

I will be there.

No need to have a mock cake cutting or first dance at the beginning of the reception. Nah, you take your time and let the night be all it should be. Let things happen when they should happen.

I’ll be there.

All day wedding coverage starts at $5000, packages from $7000.

You can either decide what you want in your coverage or book one of my packages with things like albums, DVD slideshows, online slideshows, proofs, prints, canvases and of course your hi-res images on disc.

Just email me and I’ll send you the full price-sheet."

Interessante a forma como ele trabalha.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 15:36:13 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #43 Online: 11 de Outubro de 2013, 16:18:15
Pelo que sei o Jonas Peterson não fotografa casamentos com filme. Esse casamento aí foi um trabalho coletivo com outros fotografos de casamento e patrocinado pela Kodak. Deem uma olhada: http://framednetwork.com/?s=film+season

Nesse link dá pra encontrar alguns videos. Isso não elimina o fato dele ser um otimo fotografo. Também não elimina o que o Vinicius falou sobre a escolha de seus cliente. E também ha outros fotografos tao bons quanto ele fotografando com filme. José Villa, Elizabeth Messina, Tanja Lippert são alguns otimos exemplos disso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 11 de Outubro de 2013, 16:27:08
Vamos jogar fora as nossas muletas, do tipo: "não consegui boas fotos pois o casal era feio", ou "porque a luz estava ruim", ou "porque tinham muitos convidados fotografando".

Boa parte desses problemas é possível resolver antes, sugerindo para o casal alterar o horário da cerimônia e/ou para prepararem uma boa luz. Colocarem plaquinhas pedindo para os convidados não fotografarem na cerimônia (eu não ligo muito para isso, deixo fotografar, com tanto que não entrem na minha frente).

abs,

Se, no Brasil, o fotógrafo conseguir alterar o horário de um casamento porque ele não gosta da luz do salão à noite eu começo a fotografar casamentos. Casamento de noite é uma cultura que não é tão simples assim de ser mudada. Diz pra noiva explicar pros 300 convidados que vão perguntar "de dia?!".

Plaquinhas infelizmente não funcionam. Mal educado não sabe ler. O problema não é fotografarem, o problema é no fundo de toda bendita foto não ter convidados, ter apenas pessoas tentando tirar uma foto. Ninguém tem uma expressão de felicidade, alegria, emoção em relação ao momento, somente em relação aos seus celulares e câmeras. O mais lamentável pra quem dá uma festa é não ter convidados.

Ah, e não sejamos hipócritas quanto ao envolvimento do quesito beleza em uma foto. Se não fosse importante, as modelos seriam feias.

Abraço!