Autor Tópico: "FLASH" - Usar ou não durante a cerimônia?  (Lida 10518 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #45 Online: 11 de Outubro de 2013, 18:14:20
Pelo que sei o Jonas Peterson não fotografa casamentos com filme. Esse casamento aí foi um trabalho coletivo com outros fotografos de casamento e patrocinado pela Kodak. Deem uma olhada: http://framednetwork.com/?s=film+season

Nesse link dá pra encontrar alguns videos. Isso não elimina o fato dele ser um otimo fotografo. Também não elimina o que o Vinicius falou sobre a escolha de seus cliente. E também ha outros fotografos tao bons quanto ele fotografando com filme. José Villa, Elizabeth Messina, Tanja Lippert são alguns otimos exemplos disso.

O lance é que aquilo ali é um portfolio. CLARO que ele só vai colocar a nata da nata dos trabalhos dele. Eu tenho uma ou outra foto publicada em algum buraco próprio, quando eu ficar famoso, vou deletar todas do início de carreira! Acha que sou besta?  :hysterical: :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 11 de Outubro de 2013, 18:26:21
o problema é no fundo de toda bendita foto não ter convidados, ter apenas pessoas tentando tirar uma foto. Ninguém tem uma expressão de felicidade, alegria, emoção em relação ao momento, somente em relação aos seus celulares e câmeras. O mais lamentável pra quem dá uma festa é não ter convidados.

As pessoas não querem viver o momento, querem registrar e muitas vezes nem olham as fotos direito. Querem mesmo é colocar nas redes sociais, receber curtidas e etc...
Já fiz muito isso, mas agora estou me policiando. Não deixo mais de aproveitar uma boa peça de teatro ou um show de música para ficar fotografando. Acho que tem hora certa pra tudo.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #47 Online: 11 de Outubro de 2013, 18:47:01
Engraçado vocês tocarem nesse assunto. Hoje coincidentemente apaguei TODAS as minhas fotos do facebook. Estava insatisfeito com as pessoas há vários meses, estava vendo em como eu tenho amigos idiotas, estava até me questionando se sou de fato tão idiota quanto eles, afinal, se estou rodeado de idiotas, é porque talvez eu deva ser! Acabei que fui questionar isso até para a minha mãe, namorada e alguns poucos amigos. Queria saber se sou idiota, se pensam que sou, enfim, queria uma resposta sincera depois de um insight.

Moral da história: Apagar as pessoas justamente no momento em que mais precisarei de publicidade (quero entrar no mercado pra valer em breve) não seria uma sábia decisão. Então optei por um recomeço. Apaguei tudo, desmarquei a opção de aparecer no feed de notícias de 90% dos contatos, coloquei quase todos como "conhecidos", assim posso ocultar publicações para eles sem muito esforço e pronto, tenho meu face mais limpo, menos imbecil e menos ostentação.

Apagar o facebook também não é uma opção, pois muitos amigos hoje moram em outros estados e basicamente a única forma de se manter contato à distância, ainda que eu os veja pessoalmente ao longo do ano. De ontem para hoje me senti muito depressivo em função disso, sei lá como me explicar. Foi meio que uma "broxada federal" com as pessoas.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 18:48:44 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #48 Online: 11 de Outubro de 2013, 19:20:50
Se, no Brasil, o fotógrafo conseguir alterar o horário de um casamento porque ele não gosta da luz do salão à noite eu começo a fotografar casamentos. Casamento de noite é uma cultura que não é tão simples assim de ser mudada. Diz pra noiva explicar pros 300 convidados que vão perguntar "de dia?!".

Plaquinhas infelizmente não funcionam. Mal educado não sabe ler. O problema não é fotografarem, o problema é no fundo de toda bendita foto não ter convidados, ter apenas pessoas tentando tirar uma foto. Ninguém tem uma expressão de felicidade, alegria, emoção em relação ao momento, somente em relação aos seus celulares e câmeras. O mais lamentável pra quem dá uma festa é não ter convidados.

Ah, e não sejamos hipócritas quanto ao envolvimento do quesito beleza em uma foto. Se não fosse importante, as modelos seriam feias.

Abraço!

Cara, não fica bravo, mas eu já consegui alterar o horário de vários casamentos que fotografei e que irei fotografar. É mais fácil do que a gente pensa. Eu tenho amigos, fotógrafos de casamentos em SP que não fotografavam casamentos noturnos. No máximo com cerimônia durante o dia e festa a noite, e olhe lá. E vivem disso, e bem. Eu não sou tão radical, mas interfiro sim, no horário e na iluminação. E os noivos me agradecem. :)

Que tipo de casamento você já foi, que o pessoal não sabia ler plaquinhas? Acho que tenho sorte com meus clientes.

É lógico que passo por problemas com convidados - fotógrafos, com luz ruim e tudo mais, mas felizmente não é sempre que acontece. E quando acontece, a gente resolve com jogo de cintura, técnica, etc.

E sim, gente bonita é bem mais fácil de fotografar e de conseguir boas fotos. Mas bonito é relativo...rsrs E quando o casal não é muito fotogênico, aposto nos momentos legais, nos sorrisos, etc. Mesmo quando é bonito, também aposto nisso.

abs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #49 Online: 11 de Outubro de 2013, 19:22:41
Pelo que sei o Jonas Peterson não fotografa casamentos com filme. Esse casamento aí foi um trabalho coletivo com outros fotografos de casamento e patrocinado pela Kodak. Deem uma olhada: http://framednetwork.com/?s=film+season

Nesse link dá pra encontrar alguns videos. Isso não elimina o fato dele ser um otimo fotografo. Também não elimina o que o Vinicius falou sobre a escolha de seus cliente. E também ha outros fotografos tao bons quanto ele fotografando com filme. José Villa, Elizabeth Messina, Tanja Lippert são alguns otimos exemplos disso.

Boa, é isso mesmo.

Mas tenho quase certeza de que ele fotografa com filme também, normalmente. Enfim, sempre foi referência para mim, não importa o equipamento. E os outros que você citou, também.

abs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #50 Online: 11 de Outubro de 2013, 19:24:09
O lance é que aquilo ali é um portfolio. CLARO que ele só vai colocar a nata da nata dos trabalhos dele. Eu tenho uma ou outra foto publicada em algum buraco próprio, quando eu ficar famoso, vou deletar todas do início de carreira! Acha que sou besta?  :hysterical: :hysterical:

Edição (no sentido de "escolha do que se vai apresentar") também é mérito do fotógrafo. :)

abs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #51 Online: 11 de Outubro de 2013, 19:25:42
As pessoas não querem viver o momento, querem registrar e muitas vezes nem olham as fotos direito. Querem mesmo é colocar nas redes sociais, receber curtidas e etc...
Já fiz muito isso, mas agora estou me policiando. Não deixo mais de aproveitar uma boa peça de teatro ou um show de música para ficar fotografando. Acho que tem hora certa pra tudo.

Olha esse video, que tá rodando a internet:



abs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #52 Online: 11 de Outubro de 2013, 20:58:26
Edição (no sentido de "escolha do que se vai apresentar") também é mérito do fotógrafo. :)

abs


 :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 12 de Outubro de 2013, 00:32:19
Olha esse video, que tá rodando a internet:



abs

Muito bom.  :clap:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #54 Online: 12 de Outubro de 2013, 01:04:52
Acho excelente o cara que ainda faz com filme e, principalmente, em médio formato.

Mas, convenhamos: fotografar gente bonita, em lugar bonito, com luz difusa, sem um monte de idiotas com celulares ou P&S se atirando na frente fica fácil.

Muito bem colocado. Quando vc vai fotografar um casamento na garagem de uma casa em construção deixar as fotos bonitas fica complicado.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #55 Online: 12 de Outubro de 2013, 08:22:47
A galera que fotografa casamentos sem flash, mesmo à noite, poderia postar umas fotos para vermos como fica o resultado do trabalho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #56 Online: 13 de Outubro de 2013, 13:41:37
Olha esse video, que tá rodando a internet:



abs

Tenho vontade de abater a tiros esses doidos com celular e saboneteira. Aquelas fotos não servem para nada, nunca ninguém olha. Serve só para atrapalhar o fotógrafo.  >:(


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #57 Online: 13 de Outubro de 2013, 14:29:44
A galera que fotografa casamentos sem flash, mesmo à noite, poderia postar umas fotos para vermos como fica o resultado do trabalho.

Tsouto, tem um cara que é MUITO bom!
Ele é de Salvador e usa Leds.
Como equipo dele: 2 5D Mk3 + 35L (Maioria das fotos) + 50L + 85L + 135L

http://www.nelsonneto.com.br/


EDIT: Num WS que ele deu, também disse que não deixa a velocidade abaixo de 160 e não abre mais que f/2.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, 14:30:51 por RochaMichael »
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 14 de Outubro de 2013, 09:47:10
Cara, não fica bravo, mas eu já consegui alterar o horário de vários casamentos que fotografei e que irei fotografar. É mais fácil do que a gente pensa. Eu tenho amigos, fotógrafos de casamentos em SP que não fotografavam casamentos noturnos. No máximo com cerimônia durante o dia e festa a noite, e olhe lá. E vivem disso, e bem. Eu não sou tão radical, mas interfiro sim, no horário e na iluminação. E os noivos me agradecem. :)

Que tipo de casamento você já foi, que o pessoal não sabia ler plaquinhas? Acho que tenho sorte com meus clientes.

É lógico que passo por problemas com convidados - fotógrafos, com luz ruim e tudo mais, mas felizmente não é sempre que acontece. E quando acontece, a gente resolve com jogo de cintura, técnica, etc.

E sim, gente bonita é bem mais fácil de fotografar e de conseguir boas fotos. Mas bonito é relativo...rsrs E quando o casal não é muito fotogênico, aposto nos momentos legais, nos sorrisos, etc. Mesmo quando é bonito, também aposto nisso.

abs

hahahaha não tô bravo não, cara, só acho que aí na sua região você tem mais sorte que aqui na minha. Casamento de dia por aqui é raridade. Esse fim de semana ainda perguntei a uns amigos se eles lembravam do último casamento de dia que foram e as repostas foram de "nunca fui", passando por "só lembro de um" chegando a "alguém faz isso por aqui?". Como falei, é cultural e depende muito do nível intelectual dos noivos. Pessoal mais antigo não quer mudar a cultura disso (a noiva imagina o casamento de noite há muito tempo, então quem é o fotógrafo pra desmanchar o sonho dela?!) e o pessoal menos culto simplesmente não conhece isso e ignora completamente, por ter se criado indo a casamentos de noite a vida inteira.

Quanto a realizar a cerimônia de dia + festa a noite eu acho bastante difícil. Os convidados passariam um dia inteiro em função de um casamento e, pra muita gente (especialmente os mais velhos), isso é muito complicado.

Quanto às plaquinhas, as crianças têm smartphone antes de aprender a ler ou então o pai/mãe dá o seu pra elas pararem de incomodar. Mesmo sabendo ler, criança não obedece ou então o pai se faz de louco e manda a criança ir lá tirar foto pra ele não queimar o filme dele. É complicado esse assunto, mas eu tenho umas ideias de como fazer pra dar um tapa de luva antes da cerimônia no pessoal que pretende atrapalhar o evento com câmeras/celulares.

Mas voltando ao tópico, reafirmo minha posição: flash é luz. Não usar flash é simplesmente uma questão de abrir mão de uma forma de luz. Se você tem outra melhor pra suprir? Ótimo! Se não tiver, vai apenas sofrer com medo do bicho que não domou. Não há nada de "purismo" em não utilizar um flash. Um flash bem utilizado não se apresenta como flash na imagem final, o problema realmente é saber usar ele.

Tsouto, tem um cara que é MUITO bom!
Ele é de Salvador e usa Leds.
Como equipo dele: 2 5D Mk3 + 35L (Maioria das fotos) + 50L + 85L + 135L

http://www.nelsonneto.com.br/

EDIT: Num WS que ele deu, também disse que não deixa a velocidade abaixo de 160 e não abre mais que f/2.

Michael qual o ponto de não utilizar flash mas sim painéis de LED?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 09:49:20 por lestevaos »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #59 Online: 14 de Outubro de 2013, 11:18:07
hahahaha não tô bravo não, cara, só acho que aí na sua região você tem mais sorte que aqui na minha. Casamento de dia por aqui é raridade. Esse fim de semana ainda perguntei a uns amigos se eles lembravam do último casamento de dia que foram e as repostas foram de "nunca fui", passando por "só lembro de um" chegando a "alguém faz isso por aqui?". Como falei, é cultural e depende muito do nível intelectual dos noivos. Pessoal mais antigo não quer mudar a cultura disso (a noiva imagina o casamento de noite há muito tempo, então quem é o fotógrafo pra desmanchar o sonho dela?!) e o pessoal menos culto simplesmente não conhece isso e ignora completamente, por ter se criado indo a casamentos de noite a vida inteira.

Quanto a realizar a cerimônia de dia + festa a noite eu acho bastante difícil. Os convidados passariam um dia inteiro em função de um casamento e, pra muita gente (especialmente os mais velhos), isso é muito complicado.

Quanto às plaquinhas, as crianças têm smartphone antes de aprender a ler ou então o pai/mãe dá o seu pra elas pararem de incomodar. Mesmo sabendo ler, criança não obedece ou então o pai se faz de louco e manda a criança ir lá tirar foto pra ele não queimar o filme dele. É complicado esse assunto, mas eu tenho umas ideias de como fazer pra dar um tapa de luva antes da cerimônia no pessoal que pretende atrapalhar o evento com câmeras/celulares.

Mas voltando ao tópico, reafirmo minha posição: flash é luz. Não usar flash é simplesmente uma questão de abrir mão de uma forma de luz. Se você tem outra melhor pra suprir? Ótimo! Se não tiver, vai apenas sofrer com medo do bicho que não domou. Não há nada de "purismo" em não utilizar um flash. Um flash bem utilizado não se apresenta como flash na imagem final, o problema realmente é saber usar ele.

Michael qual o ponto de não utilizar flash mas sim painéis de LED?

Rapaz, não me lembro se ele chegou a falar isso... kkkk nao me lembro tambem se era assistente segurando os leds ou se eram montados la...


Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8