Autor Tópico: "FLASH" - Usar ou não durante a cerimônia?  (Lida 10663 vezes)

viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #60 Online: 14 de Outubro de 2013, 11:21:56
A galera que fotografa casamentos sem flash, mesmo à noite, poderia postar umas fotos para vermos como fica o resultado do trabalho.

Eu não uso.

Somente leds, quando necessário:

www.vinibrandini.com.br


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #61 Online: 14 de Outubro de 2013, 11:39:46
Já que o assunto é flash, alguém aqui trabalha com o flash off-cam, tipo o que faz o Allan Elly:

http://www.youtube.com/watch?v=p9vvPXCW3qE&feature=share&list=TLGw4SM2IoHQrHlaBOy3DEK6-i97NKt9If

Não gostei. Não vi muita diferença entre usar o flash fora da câmera e acoplado, já que a maioria ficou 'chapada', Prefiro o método do Neil van Niekerk, que fotometra a luz ambiente, compensa para menos (entre -1/-3 EV) e, muitas vezes usando gel junto com wb para luz quente, mantem o clima do ambiente e não chapa a imagem. E quando é possível, rebate, mas não só no teto, mas nas laterais e atrás tb.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 12:04:51 por Alexandre ABC »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 14 de Outubro de 2013, 12:00:06
Eu não uso.

Somente leds, quando necessário:

www.vinibrandini.com.br

Bonito trabalho, Vinicius. Parabéns! :ok:

Não gostei. Não vi muita diferença entre usar o flash fora da câmera e acoplado, já que a maioria ficou 'chapada', Prefiro o método do Neil van Niekerk, que fotometra a luz ambiente, compensa para menos (entre -1/-3 EV) e, muitas vezes usando gel junto com wb para luz quente, mantem o clima do ambiente e não chapa a imagem.

Bingo! Não gosto de sombras duras, então também prefiro o método rebatido em parede/teto.

O gel é primordial. Não entendo porque os caras aqui no Brasil adoram deixar o fundo laranja e a noiva azul. É tão simples de resolver! E o pior é que são motivos como esses que fazem com que o pessoal coloque o uso de flash em cheque ("porque fica muito artificial"), quando apenas adequar o seu uso resolveria.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 12:03:20 por lestevaos »


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #63 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:01:35
Achei em SP, na Cineshop, os géis que o Neil usa, mas não é da Rosco, é da Lee.
A folha de 50x60cm custa 18,00. Código Lee 441 e 442.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 15:03:17 por Alexandre ABC »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:11:42
Achei em SP, na Cineshop, os géis que o Neil usa, mas não é da Rosco, é da Lee.
A folha de 50x60cm custa 18,00. Código Lee 441 e 442.

Comprei géis Rosco no eBay. Não que isso seja tão importante (a marca), mas são baratos, de boa qualidade e já vêm cortados. http://www.ebay.com/usr/photogels
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 15:12:07 por lestevaos »


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 15 de Outubro de 2013, 17:11:03
Alguém indica algum material de estudo sobre o uso do gel? Ainda não trabalho com flash mas pretendo futuramente e to por fora do uso do gel.
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 15 de Outubro de 2013, 17:30:28
Alguém indica algum material de estudo sobre o uso do gel? Ainda não trabalho com flash mas pretendo futuramente e to por fora do uso do gel.

Qualquer livro sobre flash (decente) vai citar o uso de géis. Vou tentar um resumo do resumo.

Basicamente existem várias cores, mas os mais usados são o laranja (CTO, Color Temperature Orange), o azul (CTB, Color Temperature Blue) e o verde.
Estão disponíveis em diferentes densidades também. 1 stop (conhecido como full stop), que transforma bastante parte da luz emitida pelo flash na cor escolhida, 1/2 (um pouco menos da luz emitida, e assim sucessivamente), 1/3 e 1/4, dependendo da marca. Como já dito, se trata de uma espécie de plástico colorido que transforma a luz do flash naquela tonalidade, então numa situação onde tu tenha muita luz tungstênio no ambiente, vai precisar talvez de 1 stop (talvez menos, precisa testar pra ver qual apresenta resultado mais satisfatório) de gel laranja pra casar a cor da luz do flash com a do fundo, então tendo o WB setado para Tungstênio na câmera não terá a pessoa branca/azul e o fundo laranja, ao invés disso terá tudo nas suas cores reais. O azul faz o inverso do laranja e o verde resolve o problema com fluorescentes que emitem luz verde em relação aos +-5500K do flash.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, 17:31:30 por lestevaos »


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 15 de Outubro de 2013, 18:45:33
Achava lindo porque era o padrão. Pega as fotos da sua mãe, da sua tia, da sua avó. Quase todas iguais, só muda o noivo e o fundo (e olhe lá! Hahahahaha

Antigamente não se via o erro na hora, então você não tinha a liberdade que tem hoje para criar, experimentar, improvisar e até mesmo impressionar. Fotografar era muito mais caro e trabalhoso do que é hoje, por isso para evitar a margem de erro, as fotos eram todas baseadas na mesma fórmula. Hoje você faz o mesmo feijão com arroz que se fazia antigamente, mas a vantagem que com mais botões, veio a possibilidade de pre-definir vários tipos de pre-configurações para alternar entre ambas em uma fração de segundo e ainda conferir o resultado.

Acho que não é porque uma foto não seja convencional que ela é inferior. Uma coisa é o cara ter estilo ou ao menos estar buscando um estilo, outra coisa é o cara ser um péssimo fotógrafo mesmo.

Agora uma coisa é fato: Antigamente fotógrafo profissional era macho, pqp!!! Não me imagino tirando fotos sem conferir o resultado na hora. Acho que cada evento viria com uma caganeira de nervosismo!!!

Meu pai era fotógrafo profissional nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Nos anos 90 eu ia com ele para os eventos para ficar segurando um segundo flash com fotocélula pra ele.

No final da década de 90 ele parou de fotografar.

Hoje ele diz que era muito mais fácil fotografar na época do filme do que hoje com as câmeras digitais.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #68 Online: 15 de Outubro de 2013, 20:08:59
Meu pai era fotógrafo profissional nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Nos anos 90 eu ia com ele para os eventos para ficar segurando um segundo flash com fotocélula pra ele.

No final da década de 90 ele parou de fotografar.

Hoje ele diz que era muito mais fácil fotografar na época do filme do que hoje com as câmeras digitais.

Mas ele explica o motivo? Na minha opinião fotografar com filme é mais difícil. Lembro que vc tinha que escolher o filme de acordo com a luz e se a luz mudasse, o cara da filmagem colocava um monte de tocha sem vc saber, vc tinha que estar preparado, etc. Sem contar que a pós hoje ajuda muito. Acho alguns trabalhos com filme lindos, mas eu não teria coragem de hoje fazer um casamento 100% no filme. O digital é muito prático, isso tem suas desvantagens também, mas no geral acho mais fácil ser fotógrafo hoje que naquela época.

[ ]s


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #69 Online: 16 de Outubro de 2013, 18:32:22
Era mais fácil também porque não havia internet e se procuravam poucos fotógrafos para a escolha.
Hoje em uma hora se encontra uma infinidade com estilos diferentes que tem que ralar e estudar sempre evoluir.
Antigamente não, o cara tinha um estilo, que era parecido com a maioria e morria com ele, fazendo as mesmas fotos, os mesmos enquadramentos, etc.
O público era completamente diferente. Hoje a molecada já nasce com celular e vê uma porrada de imagens praticamente todos os dias.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #70 Online: 16 de Outubro de 2013, 18:42:16
Alguém indica algum material de estudo sobre o uso do gel? Ainda não trabalho com flash mas pretendo futuramente e to por fora do uso do gel.

Não apenas sobre gel, é todo sobre Flash : Flash Dedicado. É um ótimo livro.
O autor indica gel CTS, não CTO, por ser um pouco menos 'quente' (vermelho) e diz ele que consegue melhor tons de pele, mas o CTO é mais usado.
Faça suas pesquisas, compre os dois (como vou fazer) pelo Ebay e veja qual acha melhor.
CTS vc CTO
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 18:43:06 por Alexandre ABC »


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #71 Online: 17 de Outubro de 2013, 19:55:32
Era mais fácil também porque não havia internet e se procuravam poucos fotógrafos para a escolha.
Hoje em uma hora se encontra uma infinidade com estilos diferentes que tem que ralar e estudar sempre evoluir.
Antigamente não, o cara tinha um estilo, que era parecido com a maioria e morria com ele, fazendo as mesmas fotos, os mesmos enquadramentos, etc.
O público era completamente diferente. Hoje a molecada já nasce com celular e vê uma porrada de imagens praticamente todos os dias.

Nesse ponto concordo. O mercado atual é mais "difícil", mas acredito que um dos motivos seja justamente a "facilidade" em se fotografar hoje em dia.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #72 Online: 18 de Outubro de 2013, 14:11:16
A única coisa ruim de se usar o gel, eu uso o filtro que vem no 600ex, é que não da pra levantar a lingueta.... Ou ter que comprar aqueles que encaixam com velcro.

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #73 Online: 23 de Outubro de 2013, 23:20:12
eu como fotografo de estudio acho importantissimo o uso de flash em eventos, EMHO!

Acho importante o controle da luz e não depender da luz ambiente para tal, claro que varia, quando se esta falando de fotógrafos renomados que pegam casamentos top com iluminação ambiente bem pensada e decoração no mesmo padrão, é outra historia e talvez o flash até estrague o clima do local, mas quando se está falando de pessoas com condições monetárias "normais" que não tem grana pra bancar uma iluminação maravilhosa no local do casamento, não acho legal, normalmente são aquelas luzes da igreja que vem do teto e deixam uma sombra horrível no nariz. Eu não gosto!
@jacobfotografiacriativa


Daniel Werneck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
    • http://www.studiow.fot.br
Resposta #74 Online: 28 de Outubro de 2013, 00:03:24
Na minha opinião, se tiver lentes luminosas ok, se não taca flash.