Autor Tópico: Fotos furtadas. Como proceder?  (Lida 5930 vezes)

menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 08 de Outubro de 2013, 23:27:55
Pelo que li aqui entendi que no Brasil ocorre o seguinte: Publicou, Perdeu!

Que se dane os direitos autorais!!

Acho chato não divulgar minhas fotos, mas chato ainda saber que não existe segurança em relação a autoria das fotos. Uma vez que o Exif pode ser apagado, o Flickr jamais vai rever suas políticas  por causa de um que quer seu direito autoral e se você processar a pessoa que copiou, além da inimizade, vai ganhar muita dor de cabeça e muito pouco ou quase nenhum dinheiro. Enfim, aqui é bagunça e vai continuar sendo.

É triste e inseguro para quem vive tão e somente de fotografia.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2013, 23:42:59
Minha dica é colocar na net apenas imagens com a resolução reduzida em conjunto com uma marca d'água. Dá trabalho mas vale a pena pois reduz bastante o risco de dores de cabeça como essa.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2013, 00:13:27
Eu não sei nada sobre o Flicker, mas no Facebook não fica a foto com toda a resolução, ao menos nunca vi a foto ficar publicada lá em toda a resolução normalmente fica uma resolução em torno de 1 Mp, mas fotos exclusivas e trabalhos particulares ficam armazenado no meu PC e se eu for mostrar pra alguém é na tela do meu PC e pronto, uma vez fiz fotos de um prédio histórico do meu bairro, só eu e os donos do prédio tem as fotos, mas fotos exclusivas se tem interesse pra passar por uma revista ponha a marcad'água e depois envie as fotos pra revista, acho que o erro foi seu devia ter mais cuidado, mas se eles não tem a foto completa beleza mas eles tem que ter um bom censo pra nem ter espalhado as fotos e se espalharam um conteúdo uma vez que publicado na internet jámais poderá ser removido pois muitos já tiveram acesso a esse conteúdo e acho que vc permitiu pois se tinhas interesse em vender as fotos era pra estas estarem somente contigo e não em algum site de internet ou qualquer outro lugar, então  vc errou como todo ser humano erra entenda isso e pense melhor nas próximas fotos. Desculpe se fui grosseiro!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2013, 01:09:53
Vocês estão certíssimos. Eu que errei. Pois quando fui mostrar a foto, simplesmente fiz o upload para as pessoas e elas publicaram e espalharam o conteúdo.

E nas fotos que publiquei no facebook, eu não coloquei marca d´agua nem um aviso de não copiar ou reproduzir.

Mas agora já ficarei esperta para as próximas fotos.

A gente só acorda para a vida quando acontece.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2013, 01:15:54
Vocês estão certíssimos. Eu que errei. Pois quando fui mostrar a foto, simplesmente fiz o upload para as pessoas e elas publicaram e espalharam o conteúdo.

E nas fotos que publiquei no facebook, eu não coloquei marca d´agua nem um aviso de não copiar ou reproduzir.

Mas agora já ficarei esperta para as próximas fotos.

A gente só acorda para a vida quando acontece.

errar é humano e sem que exista erros não existem acertos pois os erros são acertos antecipados
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2013, 01:59:58
Eu não sei nada sobre o Flicker, mas no Facebook não fica a foto com toda a resolução, ao menos nunca vi a foto ficar publicada lá em toda a resolução normalmente fica uma resolução em torno de 1 Mp, mas fotos exclusivas e trabalhos particulares ficam armazenado no meu PC e se eu for mostrar pra alguém é na tela do meu PC e pronto, uma vez fiz fotos de um prédio histórico do meu bairro, só eu e os donos do prédio tem as fotos, mas fotos exclusivas se tem interesse pra passar por uma revista ponha a marcad'água e depois envie as fotos pra revista, acho que o erro foi seu devia ter mais cuidado, mas se eles não tem a foto completa beleza mas eles tem que ter um bom censo pra nem ter espalhado as fotos e se espalharam um conteúdo uma vez que publicado na internet jámais poderá ser removido pois muitos já tiveram acesso a esse conteúdo e acho que vc permitiu pois se tinhas interesse em vender as fotos era pra estas estarem somente contigo e não em algum site de internet ou qualquer outro lugar, então  vc errou como todo ser humano erra entenda isso e pense melhor nas próximas fotos. Desculpe se fui grosseiro!!!

Tem como upar foto em alta resolução quando você está no processo de envio! Na visualização ela fica com tamanho reduzido, mas se você salvar, terá ela na resolução em que foi upada.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:28:08
Tem como upar foto em alta resolução quando você está no processo de envio! Na visualização ela fica com tamanho reduzido, mas se você salvar, terá ela na resolução em que foi upada.


 OK, valeu!!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:36:16
Fotógrafos amadores como eu e a grande maioria precisam da internet para divulgar seu trabalho, seja bom ou ruim, a net é a forma mais rápida das outras pessoas verem o que estamos fazendo.
O que pode ser feito ( e deve ) é realmente colocar uma assinatura, marca d'água, ter o arquivo original em formato RAW para eventuais problemas que possam aparecer, e se proteger disponibilizando arquivos menores ou em baixa resolução, mas de qualquer forma "faz parte do jogo", uma vez na net, já era, tudo pode acontecer....

O que não da tbm é o cara "pelear" pra conseguir boas imagens e guardar só pra si, sem levar ao conhecimento dos outros, daí parece que fica meio sem sentido. A não ser que esteja "montando" uma exposição.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:23:28
Fotógrafos amadores como eu e a grande maioria precisam da internet para divulgar seu trabalho, seja bom ou ruim, a net é a forma mais rápida das outras pessoas verem o que estamos fazendo.
O que pode ser feito ( e deve ) é realmente colocar uma assinatura, marca d'água, ter o arquivo original em formato RAW para eventuais problemas que possam aparecer, e se proteger disponibilizando arquivos menores ou em baixa resolução, mas de qualquer forma "faz parte do jogo", uma vez na net, já era, tudo pode acontecer....

O que não da tbm é o cara "pelear" pra conseguir boas imagens e guardar só pra si, sem levar ao conhecimento dos outros, daí parece que fica meio sem sentido. A não ser que esteja "montando" uma exposição.

 :clap: :clap:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:41:26
Tem como upar foto em alta resolução quando você está no processo de envio! Na visualização ela fica com tamanho reduzido, mas se você salvar, terá ela na resolução em que foi upada.

Se não me engano em "alta resolução" ele redimensiona pra 2048px caso ela esteja maior que isso. Pra um melhor aproveitamento e menor perda de qualidade, suba ela já em 2048px@72 ppi. :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2013, 19:35:56
Fotógrafos amadores como eu e a grande maioria precisam da internet para divulgar seu trabalho, seja bom ou ruim, a net é a forma mais rápida das outras pessoas verem o que estamos fazendo.
O que pode ser feito ( e deve ) é realmente colocar uma assinatura, marca d'água, ter o arquivo original em formato RAW para eventuais problemas que possam aparecer, e se proteger disponibilizando arquivos menores ou em baixa resolução, mas de qualquer forma "faz parte do jogo", uma vez na net, já era, tudo pode acontecer....

O que não da tbm é o cara "pelear" pra conseguir boas imagens e guardar só pra si, sem levar ao conhecimento dos outros, daí parece que fica meio sem sentido. A não ser que esteja "montando" uma exposição.
O que nao faz sentido sao pessoas falarem que sao amadoras e dizerem que tem que divulgar "o trabalho". Desde quando amador tem que mostrar algo? Para que? Amador de verdade faz fotos para si mesmo, para suas proprias recordacoes e colecoes. E nao para os outros.

Quem tira fotos (ou faz qualquer outra coisa) pensando em mostrar para os outros, o que elas querem na verdade eh se venderem. Seja para ganhar elogios ou para ganhar oportunidades de adiquirir dinheiro.

Ai entra uma grande contradicao. Se vc eh amador, o que imposta a opiniao dos outros sobre o que vc faz? A grande vantagem em nao ser profissional eh justamenten poder ser livre da opiniao comercializada, padronizada e generalizada do publico. Ser livre de ditar a sua propria qualidade e nao ter que ouvir opiniao de ninguem.

Se a intencao de mostrar as fotos que faz eh para ter oportunidade de ganhar dinheiro, eh contraditorio esperar ter oportunidades profissionais se chamando de amador. Amadores nao servem para trabalhos profissionais nao importa o quanto boa sejam as fotos deles. Ser profissional esta alem de fazer boas fotos.

E finalmente, quem quer ser levado a serio mostrando as fotos como forma de oportunidades tem que atuar igual a um profissional. Isso significa fazer as fotos sem mostrar a ninguem e depois de um periodo com uma colecao suficiente do tipo de foto (mercado desejado) que se procura oportunidades, escolher as melhores entre elas (5, 10, 20 fotos. Mais do que isso eh exageiro e perca de tempo). E ir atualizando de tempos em tempos. Nao eh preciso mostrar todas as 10000000 fotos boas que a pessoa ja fez. O que interessa sao apenas as melhores e unicas (seja la o que unico significa para a pessoa).

Quem "divulga o trabalho" sao fotografos que fizeram um servico fotografico para alguem e anuncia em seu blog ou midias mostrando alguns exemplos de fotos que fez do trabalho citado (1, 2 ou 3 melhores fotos singulares que fez).

Outra coisa que nao entendo eh esse desespero que estao fazendo pq um amigo pegou a foto e colocou no album dele. Antes da internet milhoes de pessoas recortavam fotos de revistas, calendarios, anuncios, jornais, etc, e colocavam nas paredes de seus quartos, capa de caderno, para sol de carro, etc, para mostrar para os amigos epara si mesmo. As pessoas faziam fotos de ferias e davam copias para amigos, etc. Agora, so pq esta na internet isso virou roubo? errado?

Processar a pessoa por isso??? De onde vcs tiram essa ideia?

Desde que nao tinha nenhum fim comercial/lucrativo nada do que eh dito pelos demais nesse topico faz sentido algum.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2013, 19:54:09
Vejo isto como uma oportunidade. Eu tenho sempre fotos roubadas, algumas mais críticas, por exemplo, se voce digitar "feijoada" no google, a foto mais bonita que aparece é a minha (modéstia a parte), e ela está amplamente usada pela internet, restaurantes, pousadas, hotéis. Está tudo registrado em cartório, a maioria dos usos indevidos estão notificados e começaremos em breve a receber as indenizações. Documente tudo antes, senão o sujeito retira a foto e diz que nunca usou.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2013, 19:56:06
...
Inclusive, fiz fotos de um famoso que pretendia vender (em razão da exclusividade), mas a foto foi publicada por essas pessoas antes mesmo de eu publicar em meu álbum.
...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2013, 20:20:23
Vejo isto como uma oportunidade. Eu tenho sempre fotos roubadas, algumas mais críticas, por exemplo, se voce digitar "feijoada" no google, a foto mais bonita que aparece é a minha (modéstia a parte), e ela está amplamente usada pela internet, restaurantes, pousadas, hotéis. Está tudo registrado em cartório, a maioria dos usos indevidos estão notificados e começaremos em breve a receber as indenizações. Documente tudo antes, senão o sujeito retira a foto e diz que nunca usou.

De fato, a industria do copyright eh uma das mais promissoras hoje em dia. Rende milhoes aos cofres americanos e recentemente o Reino Unido tambem adaptou a lei para entrar nesse mercado. Tem muita gente que ganha a vida com indenisacoes. Espalham fotos na internet e ficam de tempos em tempos procurando se alguem esta usando uma das fotos comercialmente (sem permissao obviamente). Tendo todas as fotos oficialmente registradas eh ganho na certa. Se conseguir negociar sem precisar levar a corte eh mais rapido e economiza com advogados. E como a maioria das pessoas sao desenformadas vc ainda consegue ganhar cobrando superfaturadamente.

Mas isso eh para fotos usadas por terceiros comercialmente sem permissao. Nao tem nada a ver com pessoas que simplesmente coloca as fotos de terceiros nos albuns delas sem fins comerciais.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2013, 20:46:35
não entendo pq tanto receio de magoar seus amigos/conhecidos... pra que respeito se eles não respeitaram vc?  :ponder:

no mínimo piadinhas sarcásticas em forma de comentário nas fotos que eles publicaram eu deixaria...  >:D