Autor Tópico: Fotos furtadas. Como proceder?  (Lida 5863 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #30 Online: 09 de Outubro de 2013, 21:33:42
Mais alguém aqui foi no google procurar por "feijoada?  Tem muita foto bonita, fica difícil de saber qual a sua!  :assobi:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 09 de Outubro de 2013, 22:09:41
Mais alguém aqui foi no google procurar por "feijoada?  Tem muita foto bonita, fica difícil de saber qual a sua!  :assobi:

Minha mulher falou que é a mais bonita.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 09 de Outubro de 2013, 23:18:51
Minha mulher falou que é a mais bonita.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
ou é o amor ou muita modéstia né Claudio... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Realmente, suas fotos são muito boas... gosto muito do seu trabalho.
Tem algumas de feijoada até que boas de iluminação... mas pecam na composição.
Abs.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 10 de Outubro de 2013, 01:38:34
@menina_rj
Eu acabei esquecendo de dizer. A partir do momento que a foto ja foi publicada (seja na internet ou qualquer outro meio) ela ja nao eh mais exclusiva. Por isso mesmo que seu amigo ou amiga nao tivesse feito nada vc ja nao poderia vender a foto como sendo exclusiva uma vez que ela foi postada no seu site ou midia social.

Exclusiva no sentido de que o veiculo ao qual vc vender a foto ja nao vai ter mais a exclusividade da publicacao (pq a foto ja foi publicada em outro meio antes).

-

PS: Eu nao sou moderador nem pai de ninguem aqui, mas como participante do ambiente eu gostaria de votar que a incoveniencia de fazer criticas nao solicitadas sobre fotos alheias deveriam ser evitadas para manter o ambiente civilizado. Educacao nunca eh d+.  :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #34 Online: 10 de Outubro de 2013, 06:57:01
Vocês estão certíssimos. Eu que errei.

Não errou não, não é por que esta na net que tenha perdido seus direitos, e não é colocando uma marca d'água que vai garantir isso, apenas esteja ciente que publicando pode ocorrer esses tipos de inconvenientes, ai vai de vc de como lidar com isso e caso seja preciso tomar as providências nessessarias.

não entendo pq tanto receio de magoar seus amigos/conhecidos... pra que respeito se eles não respeitaram vc?  :ponder:

2x

WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #35 Online: 10 de Outubro de 2013, 09:07:22
@menina_rj
Eu acabei esquecendo de dizer. A partir do momento que a foto ja foi publicada (seja na internet ou qualquer outro meio) ela ja nao eh mais exclusiva. Por isso mesmo que seu amigo ou amiga nao tivesse feito nada vc ja nao poderia vender a foto como sendo exclusiva uma vez que ela foi postada no seu site ou midia social.

Exclusiva no sentido de que o veiculo ao qual vc vender a foto ja nao vai ter mais a exclusividade da publicacao (pq a foto ja foi publicada em outro meio antes).

-

PS: Eu nao sou moderador nem pai de ninguem aqui, mas como participante do ambiente eu gostaria de votar que a incoveniencia de fazer criticas nao solicitadas sobre fotos alheias deveriam ser evitadas para manter o ambiente civilizado. Educacao nunca eh d+.  :ok:

Está se referido a mim? Eu não critiquei ninguém não, eu realmente não encontrei a foto da feijoada. Eu digitei no google e tinha muita foto bonita e não consegui identificar a dele! Hahahaha
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 10 de Outubro de 2013, 09:11:03
Está se referido a mim? Eu não critiquei ninguém não, eu realmente não encontrei a foto da feijoada. Eu digitei no google e tinha muita foto bonita e não consegui identificar a dele! Hahahaha

Mil desculpas... Como vc faz elogios a ele e em seguida falou de iluminacao e composicao, pensei que vc estava se referindo as fotos dele em tudo o que disse.

Foi mal.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #37 Online: 10 de Outubro de 2013, 09:14:17
Mil desculpas... Como vc faz elogios a ele e em seguida falou de iluminacao e composicao, pensei que vc estava se referindo as fotos dele em tudo o que disse.

Foi mal.

Ah não, eu que me confundi. Foi o paulo arruda que falou de composição. Eu achei que por ter colocado o assovio, você tenha achado que fui irônico no meu comentário anterior ao dele.

Ademais, por favor, me mostra a bendita foto da feijoada! HAHAHAHHAHA
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 09:14:40 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #38 Online: 10 de Outubro de 2013, 10:12:10
Ademais, por favor, me mostra a bendita foto da feijoada! HAHAHAHHAHA

SNME é uma que mostra uma cumbuca pequena, com 6 pedaços de carne e uma folha de louro, e 3 pimentas no canto inferior direito enfeitando a mesa. Gostei muito, mas confesso que fiquei muito chateado de ver essa foto e as demais do Claudio. Deu uma fome danada, e só tenho uma barrinha de cereal sem graça pra aguentar até o almoço!  :(

Quanto às fotos "furtadas", eu colocaria uma marca d'água de bom gosto, discreta, e pronto. Mesmo os amadores (como eu) querem crédito por seu trabalho. Afinal a gente estuda bastante também, investe tempo e dinheiro, e mesmo sem pretensão de viver disso é chato ver o fruto do seu esforço circulando anonimamente por aí.

E mesmo um amador pode querer vender uma foto, por que não? Se eu tirar uma foto especial, seja por sua qualidade artística ou jornalística, e houver um comprador, não vejo mal algum.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 10 de Outubro de 2013, 10:25:18
Quanto às fotos "furtadas", eu colocaria uma marca d'água de bom gosto, discreta, e pronto. Mesmo os amadores (como eu) querem crédito por seu trabalho. Afinal a gente estuda bastante também, investe tempo e dinheiro, e mesmo sem pretensão de viver disso é chato ver o fruto do seu esforço circulando anonimamente por aí.

E mesmo um amador pode querer vender uma foto, por que não? Se eu tirar uma foto especial, seja por sua qualidade artística ou jornalística, e houver um comprador, não vejo mal algum.

Eu fui pra esse lado da marca d'água quando tive problema com uma foto roubada do meu Flickr.

Ela foi postada num Tumblr famosinho e teve mais de 10.000 notes (reposts, likes) em uma semana. O dono do blog não tinha colocado o meu nome lá ou o link pro Flickr. Entrei em contato com o Tumblr e a foto foi removida.

Hoje não uso mais a marca d'água por achar muito invasiva na imagem e também porque se alguém quiser tirar ela vai conseguir com facilidade recortando a imagem ou clonando áreas próximas no PS.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 10 de Outubro de 2013, 10:30:58
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
ou é o amor ou muita modéstia né Claudio... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Realmente, suas fotos são muito boas... gosto muito do seu trabalho.
Tem algumas de feijoada até que boas de iluminação... mas pecam na composição.
Abs.

Só pra eu entender direito... algum problema com o meu comentário?
Abs.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:48:10
Só pra eu entender direito... algum problema com o meu comentário?
Abs.
Da a impressao que vc esta fazendo criticas nao solicitadas de fotos alheias (Se esta ou nao eu nao sei).


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 10 de Outubro de 2013, 12:09:26
Da a impressao que vc esta fazendo criticas nao solicitadas de fotos alheias (Se esta ou nao eu nao sei).

Agora não se pode mais emitir opinião pessoal, nem de uma forma completamente genérica como o Paulo fez?! Gente, vamos parar de procurar pêlo em ovo...
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 10 de Outubro de 2013, 12:37:52
Quanto às fotos "furtadas", eu colocaria uma marca d'água de bom gosto, discreta, e pronto. Mesmo os amadores (como eu) querem crédito por seu trabalho. Afinal a gente estuda bastante também, investe tempo e dinheiro, e mesmo sem pretensão de viver disso é chato ver o fruto do seu esforço circulando anonimamente por aí.

E mesmo um amador pode querer vender uma foto, por que não? Se eu tirar uma foto especial, seja por sua qualidade artística ou jornalística, e houver um comprador, não vejo mal algum.

Se aparecer a oportunidade de vender que venda. Ou se a intencao for divulgar para vender existem PODs para isso. Vc upload a imagem no site, divulga a pagina com a imagem, as pessoas vao ver que esta a venda e vao saber que podem comprar. Muito melhor do que jorgar imagens aleatorias em midias sociais onde o publico em geral acredita que o que esta na interlet eh livre para ser usado igual quando achavam fotos legais em revistas, calendarios, jornais, propagandas, etc.

Na verdade, quando vc esta focado em fotografar naturalmente vc vai desenvolver a sua propria linguagem, fazendo com que suas fotos sejam reconhecidas pela linguagem que ela possue, e nao por causa do nome de um estranho que esta registrado na imagem como marca d'agua.

Por isso, a marcad'agua, assinatura na foto, etc no final das contas acabam atrapalhando a divulgacao do seu trabalho. Pq as pessoas tendem a nao querer distribuir, compartilhar, colecionar em seus albuns virtuais, etc imagens com marcas d'agua evidente ou assinaturas de fotografos como logo marcas.

Por exemplo, quando alguns compartilham meus nus artisticos, ou meus stills, ou minhas fotos de rua, que sao mais favoraveis e atraentes por nao ter assinaturas e marca d'agua evidente, elas estao soltas por ai sem ninguem saber que fui eu que tirei.
Aqueles que realmente estao interessados em nu articticos, still, etc, colecionam, compartilham, etc. Ao ver duas ou tres das minhas fotos aleatoriamente em tempos diferentes, ele vai pensar "Eu ja vi fotos desse cara antes". Ele nao faz a minima ideia de quem eu sou mas ele reconhece o meu trabalho.

Ja aqueles que nao estao tao interessados assim nao importa o reconhecimento. Nao faz diferenca alguma.

Alem do mais, existem milhares de fotografos que nao fazemnada mais do que copias. Copiam estilos, o que esta na moda, efeitos, ideias, o que viu na revista, tudo de outros fotografos. No final acaba tendo uma salada com um pouco de tudo que pode ate ter boa qualidade de imagem mas nao tem quase nada de criacao, linguagem. Entao elas precisam estampar o nome delas nas fotos como tentativa de ganhar reconhecimento. Mas reconhecimento pelo o que se o que o cara faz nao tem nada a dizer, nao tem sua linguagem, identidade, personalidade, ideia propria? A partir do momento que tiver elas ja nao precisam mais se preocupar em colocar os proprios nomes nas fotos pq as fotos ganham identidade propria.

E art eh para isso mesmo, para ser compartilhado e ter sua voz rolando livremente atravez de seu trabalho artistico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 10 de Outubro de 2013, 12:43:44
Agora não se pode mais emitir opinião pessoal, nem de uma forma completamente genérica como o Paulo fez?! Gente, vamos parar de procurar pêlo em ovo...
Como eu disse, a primeira impressao parecia que ele estava dizendo que as fotos das fejoadas do cara aqui no forum nao tinham boa composicao. Mas depois ao ler de novo ja nao fica claro que a critica eh pessoal ou generica.

Por isso eu escrevi o que escrevi. Nao ha motivos para tempestade em copo d'agua.  ;)