Autor Tópico: Fotos furtadas. Como proceder?  (Lida 5860 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 10 de Outubro de 2013, 12:46:21
Como eu disse, a primeira impressao parecia que ele estava dizendo que as fotos das fejoadas do cara aqui no forum nao tinham boa composicao. Mas depois ao ler de novo ja nao fica claro que a critica eh pessoal ou generica.

Por isso eu escrevi o que escrevi. Nao ha motivos para tempestade em copo d'agua.  ;)

 :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 10 de Outubro de 2013, 14:08:34
Da a impressao que vc esta fazendo criticas nao solicitadas de fotos alheias (Se esta ou nao eu nao sei).

Olá Croix... só para esclarecermos os fatos:
Talvez vc tenha entendido incorretamente minha postagem.
Sou fã das fotos do Claudio... sei perfeitamente qual é a imagem dele postada a qual ele fez referência.
Se vc colocar, como ele disse, no Google a pesquisa por fotos de feijoada... realmente a dele é uma das (senão "a") melhor que aparecem EMHO (Em Minha Humilde Opinião - como abreviamos aqui).
No início da postagem eu fiz foi uma brincadeira com ele... tanto que tem lá os emoticons ( :hysterical: :hysterical: :hysterical:).
A comparação que fiz em relação às outras fotos foi que "até tem algumas fotos que tem uma boa iluminação... quase tão boa quanto à foto do Claudio.... porém EMHO estas citadas têm uma composição que não ME agradam.

Quanto à "criticar sem ser solicitada a crítica"... se vc for se apegar a isso aí vai ser complicado... este é um fórum público, onde as pessoas postam fotos, artigos, pareceres, opiniões e por característica podem ou não gerar retornos dos mais diferentes possíveis... uma crítica, um elogio, um comentário, técnico ou não.
Se não é para ser visto, comentado e criticado, então EMHO, melhor não postar.

MESMO QUE minha crítica fosse direcionada especificamente à imagem que o Claudio se referiu, o que já expliquei que não foi, mesmo assim não vi nenhuma falta de respeito em meu comentário. É um comentário por questões técnicas e pessoais (de gostar ou não) sobre a imagem.

Vi que você é novo no fórum... olhei algumas postagens suas e vi que tem muito a colaborar com a "nossa" comunidade fotográfica. Não só para as minhas postagens, mas para qualquer postagem em que qualquer membro do fórum tenha se sentido ofendido ele tem todo o direito de entrar em contato com a moderação; denunciar e solicitar providências. Este é um instrumento aberto a todos os participantes.

Em resumo.... só escrevi tudo isso para deixar claro que jamais desrespeitei qualquer membro deste fórum em qualquer postagem minha (e isso pode ser avaliado com a moderação) e creio que houve um grande mal entendido de sua parte sobre a minha postagem.
Também para salientar que todos tem o direito de postar, criticar, avaliar, comentar à vontade em qualquer post, desde que se atentem às regras do fórum e da boa convivência. Mesmo que a opinião não seja solicitada. Postou, deu o direito à todos de comentar.

Espero que não entenda esta minha postagem como uma "afronta" à sua... é só para esclarecermos corretamente, principalmente sobre a minha perspectiva e meu caráter.

E BOLA PRA FRENTE.

Como eu disse lá em cima... você, eu e todos os outros podemos contribuir muito com o fórum.

Um grande abraço e bora comentar essa bagaça....rsss

Paulo
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 14:20:10 por Paulo Arruda »


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #47 Online: 10 de Outubro de 2013, 14:55:21
Pra quebrar o gelo, vi a tal foto da feijoada. Fome do capeta que essa foto me deu  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pior de tudo é que meu almoço foi arroz de ontem, feiijão de ante ontem, macarrão da semana passada e uma carne murcha esquentada no microondas.  :( :( :(
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #48 Online: 10 de Outubro de 2013, 16:05:59
Significado da palavra "profissional":adj. Que se relaciona com determinada profissão; s.m. e s.f. Pessoa que faz uma coisa por profissão (por opos. a amador).
Ou seja, "amador" sou eu e tantos outros que gostam e praticam a fotografia sem que a tenha como profissão ou "sustento", mesmo que façam isso muito seriamente e com muita qualidade, mas sem a intensão de vende-las no primeiro momento.

E no fim esse acaba sendo o objetivo de sites como o flickr, aonde as pessoas postam "zilhares" de imagens todos os dias, indisplicentemente, pois em sua maioria elas não fazem isso na intensão comercial.

Realmente se for pra comercializar as fotos o mais adequado seria criar uma página com outro formato, sem os exageros de exibição de imagens, claro, trabalhando de forma diferênte, claro, concordo e entendo perfeitamente a colocação.

Todos queremos mostrar o que estamos fazendo, seja pra ouvir elogios ou as insuportáveis críticas. Principalmente com a internet, todos querem fazer sucesso e chamar a atenção nela!
 


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #49 Online: 10 de Outubro de 2013, 16:45:05
(...) Desde quando amador tem que mostrar algo? Para que? Amador de verdade faz fotos para si mesmo, para suas proprias recordacoes e colecoes. E nao para os outros.

(...)

Pessoalmente, eu discordo frontalmente e respeitosamente dessa colocação.

O amador é quem ama o que faz. O profissional é quem tem ganho pecuniário, seja de forma primária, seja de forma secundária, com aquele labor.

Há espaço para o amadorismo na fotografia profissional. O cara vive de fazer fotos de arquitetura e como hobby (amador) fotos de pinhole. Qual a incongruência nisso??
As fotos profissionais ele não exibe, ele vende aos clientes, muiutos dos quais com contratos de exclusividade de exibição. Ou seja, as fotos obtidas não poderão ser exibidas.
Já as fotos amadoras ele coloca em tudo quanto é lugar, MF, FB, 500px, 1DX, Flickr, etc... e tá muito feliz assim.
Recebe críticas e comentários. Troca uma idéia. Marca um passeio com uma galera que tb curte pinhole e por aí vai...

A fotografia só se realiza por completo, EMHO, quando impressa e vista, pode ser pelo autor, pode ser por terceiros. mas foto foi feita para ser apreciada não guardada, novamente, em minha opinião.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #50 Online: 10 de Outubro de 2013, 17:11:58
Pessoalmente, eu discordo frontalmente e respeitosamente dessa colocação.

O amador é quem ama o que faz. O profissional é quem tem ganho pecuniário, seja de forma primária, seja de forma secundária, com aquele labor.

Há espaço para o amadorismo na fotografia profissional. O cara vive de fazer fotos de arquitetura e como hobby (amador) fotos de pinhole. Qual a incongruência nisso??
As fotos profissionais ele não exibe, ele vende aos clientes, muiutos dos quais com contratos de exclusividade de exibição. Ou seja, as fotos obtidas não poderão ser exibidas.
Já as fotos amadoras ele coloca em tudo quanto é lugar, MF, FB, 500px, 1DX, Flickr, etc... e tá muito feliz assim.
Recebe críticas e comentários. Troca uma idéia. Marca um passeio com uma galera que tb curte pinhole e por aí vai...

A fotografia só se realiza por completo, EMHO, quando impressa e vista, pode ser pelo autor, pode ser por terceiros. mas foto foi feita para ser apreciada não guardada, novamente, em minha opinião.  :ok:

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Genial a idéia de que a fotografia só se realiza por completo quando vista!!!!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 10 de Outubro de 2013, 18:09:45
Gente, sem crise em relação à foto da feijoada, não percebi nenhum comentário maldoso, e aceitaria críticas numa boa, mas não foi o caso aqui.

Esse papo de marca d'água não adianta nada, mesmo porque eu posso digitalizar uma foto de uma revista ou dar print screen em qualquer tela de website, podem procurar no Google que tá lotado de fotos sem marca d'água, inclusive algumas em alta. Não significa que podemos usá-las.

É a mesma coisa em uma loja de carros, o fato deles estarem com a chave na ignição e com as portas abertas não me dá o direito de sair correndo com ele.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #52 Online: 10 de Outubro de 2013, 22:38:46
@Paulo Arruda,
Me desculpe. :)

Mr. Hyde,
Claro que amador "pode" mostrar e compartilhar suas fotos. Arte eh para isso. Mas amador nao "tem quem mostrar o trabalho", nao precisa "ter que ser reconhecido", etc. Se tivesse, para qualfinalidade?

E de fato a foto foi feita para ser apreciada e exestem muitas formas de fazer isso sem precisar "ter que mostrar o trabalho na internet e ser reconhecido".


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #53 Online: 11 de Outubro de 2013, 10:22:01
Na verdade, quando vc esta focado em fotografar naturalmente vc vai desenvolver a sua propria linguagem, fazendo com que suas fotos sejam reconhecidas pela linguagem que ela possue, e nao por causa do nome de um estranho que esta registrado na imagem como marca d'agua.
Quantas pessoas conseguem isso? Nem todo mundo vai se tornar Sebastião Salgado ou Ansel Adams. Eu mesmo não tenho nenhuma pretensão maior do que tirar fotos que me agradem, mas mesmo assim não gostaria de ver alguma rodando pela internet sem crédito. Acho que colocar ou não a marca d'água vai da preferência de cada um, mas na situação da pessoa que abriu o tópico me parece um bom conselho.

Alem do mais, existem milhares de fotografos que nao fazemnada mais do que copias. Copiam estilos, o que esta na moda, efeitos, ideias, o que viu na revista, tudo de outros fotografos. No final acaba tendo uma salada com um pouco de tudo que pode ate ter boa qualidade de imagem mas nao tem quase nada de criacao, linguagem. Entao elas precisam estampar o nome delas nas fotos como tentativa de ganhar reconhecimento. Mas reconhecimento pelo o que se o que o cara faz nao tem nada a dizer, nao tem sua linguagem, identidade, personalidade, ideia propria? A partir do momento que tiver elas ja nao precisam mais se preocupar em colocar os proprios nomes nas fotos pq as fotos ganham identidade propria.
Concordo, inclusive esse é o meu caso. Comprei minha primeira câmera fotográfica há menos de 1 ano, só fotografo nos finais de semana (e nem todos) e certamente levará uma eternidade (se é que um dia vai acontecer) para eu desenvolver "linguagem, identidade, personalidade, ideia propria". Por enquanto nem copiar ideias alheias com um mínimo de qualidade eu estou conseguindo, mas sigo estudando e praticando. Se um dia sair uma foto melhorzinha não vou querer que alguém se aproveite e a use para fins comerciais sem meu conhecimento. Não é algo com que eu me preocupe agora, mas entendo perfeitamente a posição de quem quer marcar suas fotos. E entendo também a sua posição, se você tem fotos que agradam as pessoas e não liga que elas se espalhem por aí. É graças às pessoas que colocam ótimas fotos na internet para qualquer um ver, estudar e eventualmente até copiar que os iniciantes como eu têm a oportunidade de melhorar as técnicas e a sensibilidade.

E art eh para isso mesmo, para ser compartilhado e ter sua voz rolando livremente atravez de seu trabalho artistico.
Nem todo trabalho fotográfico é artístico, e nem todo artista pensa dessa maneira (Metallica x Napster). Há quem produza material fotográfico com o único intuito de ganhar dinheiro, outros que querem apenas se expressar, há quem queira somente guardar recordações familiares. E o bom é que neste fórum temos espaço para todos, do mais tarimbado profissional ao mais cru amador, do artista que realmente desperta emoções nas pessoas ao tirador de foto para carteira de identidade (esse último não vamos chamar de fotógrafo para não denegrir a categoria  8-))
E em comum vejo uma característica principal: a vontade de melhorar cada vez mais, e só temos a agradecer os colegas foristas por isto.

Abraços.
Rafael Z.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #54 Online: 11 de Outubro de 2013, 10:57:53
O tempo passa, o tempo voa, os fóruns nascem e morrem e continua o ser humano querendo se autoafirmar e as discussões sobre profissionais, amadores e o sexo do anjos e zzz...  :aua:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 11 de Outubro de 2013, 13:18:32
Eu nao sei se a indirata foi para mim expecificadamente. Mas ja que a bola foi levantada eu vou dar o saque.  :D

Quando eu digo que meu primo eh feio, isso nao significa que eu queira dizer que eu sou mais binito que ele.
Quando eu aponto criticas sobre trabalhos alheios (quando solicitado) isso nao significa que eu saiba ou possa fazer melhor.
Da mesma forma que eu acho a casa do vizinho feia. Eu nao estou insinuando que a minha eh mais bonita e muito menos que eu saiba fazer uma casa mais bonita.

Portanto, quando eu falo "profissional" eu estou usando a palavra para descrever quem precisa produzir de acordo com o gosto e vontades de clienets, e de acordo com a padronizacao do mercado, como tambem do comportamento apropriado. E quando eu uso apalavra amador o oposto. E nada disso para insinuar que eu seja profissional ou amador.

Lembrando que nem todo mundo quer ser profissional. Nem todo mundo gosta de ser chamado de profissional. E nem todo mundo acha que ser profissional eh vantagem.

E discursar nao significa (para todos) insinuar que sabe mais. Para muitos, ou pelo menos para mim, compartilhar minhas palavras eh uma forma de estudo do meu proprio conteudo. Afinal, para falar sobre algo eh preciso raciocinar sobre a questao.

 ;)


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #56 Online: 11 de Outubro de 2013, 23:00:17
"Pra quebrar o gelo, vi a tal foto da feijoada."

Não consegui identificar a famosa foto da feijoada no google imagens. Aliás, só me lembro de ter comido feijoada 2x na vida. E na primeira vez que comi passei tão mal que destruí a viagem do feriadão.

Enfim, ainda que seja foto de feijão, tem um dono e creio que ele mereça os créditos por isso.
 
Eu não estou fazendo tempestade, mas acho chato as pessoas usarem minhas fotos como suas, quando na verdade ninguém contribuiu com  a compra do meu equipamento, das minhas lentes e muito menos pagou pelo tempo gasto ao fotografar.

Na vida tudo é oportunidade. Não vivo atualmente de fotografia, mas aposto que independente de ser amador ou profissional, se alguém oferecer dinheiro em troca das suas fotos ou do seu tempo fotografando, qualquer um de vocês irá aceitar.  Afinal, não se recusa dinheiro.

É comum vários artistas processarem jornais e revistas por exporem suas fotos não autorizadas. Não podemos pensar que já que não somos famosos, não iremos brigar por nossos direitos.

Todo trabalho artístico merece respeito.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #57 Online: 11 de Outubro de 2013, 23:45:49
Não consegui identificar a famosa foto da feijoada no google imagens. Aliás, só me lembro de ter comido feijoada 2x na vida. E na primeira vez que comi passei tão mal que destruí a viagem do feriadão.

Enfim, ainda que seja foto de feijão, tem um dono e creio que ele mereça os créditos por isso.
 
Eu não estou fazendo tempestade, mas acho chato as pessoas usarem minhas fotos como suas, quando na verdade ninguém contribuiu com  a compra do meu equipamento, das minhas lentes e muito menos pagou pelo tempo gasto ao fotografar.

Na vida tudo é oportunidade. Não vivo atualmente de fotografia, mas aposto que independente de ser amador ou profissional, se alguém oferecer dinheiro em troca das suas fotos ou do seu tempo fotografando, qualquer um de vocês irá aceitar.  Afinal, não se recusa dinheiro.

É comum vários artistas processarem jornais e revistas por exporem suas fotos não autorizadas. Não podemos pensar que já que não somos famosos, não iremos brigar por nossos direitos.

Todo trabalho artístico merece respeito.

Mas ninguém disse que você está errada, pelo o contrário, está certíssima em ir atrás de seus direitos, eu faria o mesmo! Eu apenas disse que faltou mais zelo por sua parte, afinal, internet é praticamente "terra de ninguém", ainda mais aqui nesse país que ninguém respeita fila, faixa de pedestre, semáforo, etc.

Direitos você tem, e tem todo direito de ir atrás deles.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 12 de Outubro de 2013, 03:14:17
Não consegui identificar a famosa foto da feijoada no google imagens. Aliás, só me lembro de ter comido feijoada 2x na vida. E na primeira vez que comi passei tão mal que destruí a viagem do feriadão.

Enfim, ainda que seja foto de feijão, tem um dono e creio que ele mereça os créditos por isso.
 
Eu não estou fazendo tempestade, mas acho chato as pessoas usarem minhas fotos como suas, quando na verdade ninguém contribuiu com  a compra do meu equipamento, das minhas lentes e muito menos pagou pelo tempo gasto ao fotografar.

Na vida tudo é oportunidade. Não vivo atualmente de fotografia, mas aposto que independente de ser amador ou profissional, se alguém oferecer dinheiro em troca das suas fotos ou do seu tempo fotografando, qualquer um de vocês irá aceitar.  Afinal, não se recusa dinheiro.

É comum vários artistas processarem jornais e revistas por exporem suas fotos não autorizadas. Não podemos pensar que já que não somos famosos, não iremos brigar por nossos direitos.

Todo trabalho artístico merece respeito.
Para ficar claro eu repito o que disse.

Pegar trabalhos de terceiros e usar para fins comerciais, seja para promover uma marca, produto, ou a propria imagem (pegar a foto de outro fotografo e dizer que foi vc quem fez), eh errado e realmente nao pode deixar acontecer.

Mas aquele adolescente que pega fotos para enfeitar o blog pessoal (sem anuncios ou intencao de ganhar dinheiro, sem insinuar que foi ele que fez a foto) eh o mesmo que aquele seu amigo de sala, ou ate mesmo vc mesmo, faziam quando estavam na escola e recortavam fotos de famosos, paisagens, etc de revistas e colavam na capa do caderno. Em outras palavras, eh aforma de poder ter as imagens que gosta em um local onde sempre possa ver e apreciar, no lugar de ver uma unica vez e admirar uma unica vez em uma revista ou em um site ou midia social e nunca mais ver. As pessoas se identificam com a imagem.

E essas pessoas nunca vao pagar, nem que seja 1 centavo, so para poder ter a imagem no blog, na midia social ou no caderno. Logo, vc nao esta perdendo nada. Pelo contrario, se outra pessoa gostar e fizer o mesmo, e tornar a sua imagem popular, eh melhor para. Vc esta conseguindo fazer de graca o que muitas empresas pagam outrasempresas para fazer.

E como eu ja disse. Se a pessoa colocou em uma midia social e vc quer apenas os creditos, vc nao precisa pedir para a pessoa te dar os creditos e nem pedir para remover a imagem. Basta comentar a imagem te dando os creditos. Vc pode ate escrever nos comentarios: "Legal que vc tenha gostado da minha foto. Nao esqueca de me dar os creditos da proxima vez. xxx :p", etc...

Eu nao consigo ver motivos para se preocupar com isso.

E sim, quanquer oportunidade que vc tenha de ganhar dinheiro com suas fotos, aproveite.