Autor Tópico: Fotos furtadas. Como proceder?  (Lida 5856 vezes)

menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Online: 07 de Outubro de 2013, 22:38:45
Pessoal, comigo aconteceu uma coisa muito chata. Mal comprei uma câmera, fiz algumas fotos no Rock in Rio. Publiquei algumas no Flickr e outras no meu Facebook.

Ocorre que descobri que alguns "amigos", pegaram as minhas fotos para encherem seus álbuns e em momento algum comentam a autoria ou me dão os créditos pelas fotos. Inclusive, fiz fotos de um famoso que pretendia vender (em razão da exclusividade), mas a foto foi publicada por essas pessoas antes mesmo de eu publicar em meu álbum.

Como proceder nesses casos? Há alguma forma de proteger a autoria da foto para que esses casos não venham a ocorrer? Já aconteceu isso com vocês?



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2013, 22:39:44
Tem o raw?
D600 - E-M10


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2013, 22:41:58
Não, essas fotos só fiz em JPG. Algumas eu faço em Raw, mas não são as fotos em questão.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2013, 22:44:34
Se nos metadados do arquivo constar o número serial da sua cam, tem como provar que as fotos são suas. Daí, procure um advogado e exija seus direitos.  :ok:

Mas claro, já conversou com estas pessoas, já que são conhecidos e solicitou que sejam dados os devidos créditos. Uma conversa às vezes resolve mais fácil.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2013, 22:45:37 por Portela 2011 »


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2013, 22:50:35
O grande problema é que conhecido, por ser justamente conhecido, se magoa facilmente com essas coisas. Sem contar as suposições de que eu seria egoísta, mesquinha e tudo o mais.

Prefiro evitar pra uma próxima vez e me prevenir caso ocorra novamente.

Quando eu gravar só em JPG, não tem como provar a autenticidade da foto?



Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2013, 22:55:10
O grande problema é que conhecido, por ser justamente conhecido, se magoa facilmente com essas coisas. Sem contar as suposições de que eu seria egoísta, mesquinha e tudo o mais.

Prefiro evitar pra uma próxima vez e me prevenir caso ocorra novamente.

Quando eu gravar só em JPG, não tem como provar a autenticidade da foto?

Ué, o cara vai ficar chateado por você pedir para colocar os créditos nas fotos?  :shock: :shock: :shock:

Quanto ao Jpeg, tem de ver se nos metadados gerados tem o serial da sua camêra... aí tá tranquilo.  :ok:


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2013, 23:03:47
No jpeg creio que não tenha o serial. Como faço para descobrir se realmente há o número? Há como inserir?

Ou é melhor gravar uma marca d´agua horrenda e gigante na foto?


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2013, 23:42:57
Se sua camera não está configurada para inserir quando gera o arquivo, não irá aparecer.
~Vá as propriedades do arquivo, detalhes e veja se tem o serial.  :ok: Se tiver, aparece aí.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2013, 23:50:51
O grande problema é que conhecido, por ser justamente conhecido, se magoa facilmente com essas coisas. Sem contar as suposições de que eu seria egoísta, mesquinha e tudo o mais.

Prefiro evitar pra uma próxima vez e me prevenir caso ocorra novamente.

Quando eu gravar só em JPG, não tem como provar a autenticidade da foto?

Se o teu "amigo" vai ficar magoado de vc pedir p crédito da foto... imagina se vc processá-lo então....


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2013, 01:51:14
Mas como ele obteve suas fotos antes mesmo de você publicá-la? Enfim, acho que a falha maior não foram eles a terem espalhado, e sim você não ter cuidado melhor de seu material, pois pelo o visto, tampouco fez para protegê-lo ou resguardar sua identidade.

São tantas formas de preservar sua identidade e seu trabalho:

1) Marca d'água
2) Flickr ou 500px com direitos reservados
3) Só publicar/enviar depois de negociar
4) Enviar para terceiros apenas foto em baixa resolução para amostragem

Na minha opinião, não adianta culpar os outros se o erro partiu principalmente de você. Não estou dizendo que o "povo" está certo em publicar suas fotos sem autorização, mas estamos no Brasil, no ano de 2013, onde todos sabemos como funciona a mentalidade do tal do brasileiro médio, por isso, todo cuidado é pouco com seu trabalho!

Obs.: Informações EXIF não podem provar muita coisa, já que podem ser removidas e até mesmo adulteradas.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 01:52:44 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2013, 08:30:52
Se são amigos ou conhecidos respeitarão sua decisão de ter creditadas as fotos.

É direito inalienável do fotógrafo ter o crédito de suas fotos em todos os lugares que elas forem exibidas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2013, 09:29:57
Manda apagar e acabou.

Se acharem ruim, manda conversar com o advogado. Pronto.

A foto é sua, vc faz o que quiser com ela.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2013, 12:45:00
A nao ser que tenha alguem ganhando dinheiro ou fazendo propaganda (pessoal ou de produtos) com a sua foto, eu nao entendi qual eh o problema.

Colocar fotos na internet eh igual deixar a bicicleta na rua sem cadeado. Uma hora ou outra alguem vai pegar mesmo se tiver aviso que nao eh para ninguem pegar. E se vc tiver muitas vc nao vai nem perceber quem peguou o que. Se vc nao quer que ninguem encoste nas suas fotos ou na sua bicicleta nao coloque na internet ou as deixe na rua. Se fizer, pelo menos so coloque as fotos com resolucao baixa ou pelo menos coloque um cadeado nas rodas. Mas mesmo assim isso nao garante que o que eh seu esta seguro.

Se estuver em alguma comunidade vc mesmo pode te dar os creditos nos comentarios. Se eh isso que vc tanto quer.

Ninguem fez prova de conhecimentos de direitos autorais e comerciais para acessar a internet. Por isso nao espere que as pessoas em geral saibam o que pode e o que nao podem fazer com as imagens e trabalhos que acharem por ai. Nao eh pq sao suas amigas que significa que elas tenham os mesmos conhecimentos e preocupacoes que as suas.

Agora, so em pensar em processar alguem por isso eh muito exageiro.


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:10:36
Eu não uso FLICKR e acho que nenhum profissional deveria usá-lo. Se gostas muito do FLICKR podes começar a usar uma marca d'água, porque senão ficas muito vulnerável. Além do quê, quando subscreves o site há um contrato. Revise esse contrato, porquê não tenho certeza se esse uso, nesse caso específico, está ou não na ilegalidade. Sei que muitos jornais usam fotos tiradas do FLICKR e sem entrar em contato com o autor. Mesmo grandes diários europeus o fazem, como LIBÉRATION (França) e outros tantos. Colocam uma observação no pé de foto alertando sobre o uso e em caso de contestação entrar em contato com a redação. Descaradamente assim.

NÃO DISTRIBUAM MATERIAL GRÁTIS NA WEB. OS SENHORES SÓ ESTÃO PRECARIZANDO O TRABALHO DE QUEM VIVE DA FOTOGRAFIA !!!


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:59:45
Eu não uso FLICKR e acho que nenhum profissional deveria usá-lo. Se gostas muito do FLICKR podes começar a usar uma marca d'água, porque senão ficas muito vulnerável. Além do quê, quando subscreves o site há um contrato. Revise esse contrato, porquê não tenho certeza se esse uso, nesse caso específico, está ou não na ilegalidade. Sei que muitos jornais usam fotos tiradas do FLICKR e sem entrar em contato com o autor. Mesmo grandes diários europeus o fazem, como LIBÉRATION (França) e outros tantos. Colocam uma observação no pé de foto alertando sobre o uso e em caso de contestação entrar em contato com a redação. Descaradamente assim.

NÃO DISTRIBUAM MATERIAL GRÁTIS NA WEB. OS SENHORES SÓ ESTÃO PRECARIZANDO O TRABALHO DE QUEM VIVE DA FOTOGRAFIA !!!

Mas no flickr você pode configurar a licença para o quem bem entender! Tem gente que não libera uso em nenhuma hipótese, outros liberam uso não comercial, enfim, só revisar as políticas de creative commons.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure