Autor Tópico: Alguém poderia me explicar como reproduzir essa técnica?  (Lida 1724 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Online: 08 de Outubro de 2013, 01:44:37
Vi no flickr um fotógrafo cuja técnica realmente me deixou boquiaberto. Acreditando tratar-se de panning, tentei reproduzir ela na rua e obtive serias dificuldades. Ficaram uma merda. Alguém poderia me dizer se esse desfoque trata-se de técnica ou de pós-processamento?

http://www.flickr.com/photos/tony3/10087293676/

http://www.flickr.com/photos/tony3/10116691284/

http://www.flickr.com/photos/tony3/10103985175/

Enfim, o estilo do cara é todo assim e achei sensacional! Mas realmente não sei como ele consegue desfocar tão bem certas partes da foto! Estou inclusive pensando que ele utilize flash em segunda cortina para dar esse efeito tão acentuado!

Esta foto aqui foi a que mais me intrigou:
http://www.flickr.com/photos/tony3/10087293676/

Seria esse o procedimento:
-Grande abertura do diafragma
-Velocidade baixa
-Bater a foto e fazer um leve movimento sacudindo a câmera

Enfim, qualquer ajuda seria bem vinda!
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 01:45:24 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2013, 04:23:55
Analisando o exif da maioria das fotos com esse efeito:

Velocidade baixa: 1/8s
Diafragma bem fechado: f/16
Distância focal: 23mm

A técnica usada parece o panning mesmo - seguir o objeto em movimento em foco movimentando a câmera horizontalmente e clicando; como a velocidade é bem baixa, o fundo "borra" bastante.

Mas além disso, parece ter pós na foto tbm.

Abcs.


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2013, 08:27:08
Pois é. Eu vi os exif, mas acabei me confundindo todo quando vi algumas fotos, principalmente a que eu ressaltei!

Po, será que o cara realmente perde todo esse valioso tempo no pós, todo santo dia? Pq ele posta diariamente!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2013, 09:21:01
Ele pode ter já um preset no LR que já faça todo esse trabalho na importação.

Mas tudo é meio que chute, pode nem ter pós...  :assobi:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2013, 09:54:18
Pós tem sim, inclusive já vi um preset bem parecido aqui no MF, só não lembro onde.

Sobre as fotos, também acho que são panning mesmo. Se você observar bem, vai perceber que nos panning's ele seleciona o assunto indo pra um lado enquanto todos estão indo pro outro. Isso ajuda no isolamento do assunto. Muito bem sacado....


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2013, 10:01:01
Pós tem sim, inclusive já vi um preset bem parecido aqui no MF, só não lembro onde.

Sobre as fotos, também acho que são panning mesmo. Se você observar bem, vai perceber que nos panning's ele seleciona o assunto indo pra um lado enquanto todos estão indo pro outro. Isso ajuda no isolamento do assunto. Muito bem sacado....

Bem sacado! Não havia me atentado para este detalhe também! Em praticamente TODAS as fotos o assunto está isolado em uma direção! Então aí eu acho que o assunto esteja na difereção, o  autofoco em AFS-C (ou servo contínuo), baixa velocidade do obturador, e claro, panning.

Agora o preset só deve dar esse efeito de saturação de cores, não deve desfocar o fundo automaticamente não, aí já acredito que ele usa máscara manualmente e aplica motion blur.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2013, 10:53:58
Só lembrando q o uso da abertura está condicionada a velocidade baixa para este tipo de foto, bem como o ISO. Assim, vc pode, dependendo da cena, usar qualquer abertura q seja necessária para manter a velocidade baixa. O mesmo para o ISO. O resto é clicar ao mesmo tempo q acompanha a cena. Já fiz fotos deste tipo e normalmente subexponho e depois recupero algo ou bastante (o q gera ruído e contraste) na edição. O efeito é bem parecido, pois cenas mais claras vão ser mais expostas e as mais escuras vão ficar....escuras. O resto, como falei, também  é  ( não necessariamente) edição: Dodge, burn, contraste exagerado, saturação, ruído....
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 10:57:25 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2013, 12:25:49
Eh so olhar para as fotos que vc ja sabe como ele fez isso. Nada mais obvio que Panning. Todo fotografo de rua ja deve ter feito sem querer. (obturador lento cara causar desfoque e lente acompanhado o que esta em foco).

Outra opcao de ter certeza que o que vc quer em foco realmente saira em foco eh usando flash como eu fiz nessa foto:
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/4747817_orig.jpg

Mas nesse caso o objeto tem que estar no alcance da luz do flash.

Esse efeito eh meio cliche com pessoas andando de bicicleta na rua. Vc ja deve ter visto.


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:05:15
Olá  Alcure ! Parece panning mesmo. Eu já fiz esse tipo de fotografia e ficou muito bom mesmo, o procedimento é esse como o Alexandre mencionou:
-Diafragma bem fechado ( porém já fiz com ele mais aberto e ficou também legal, depende da circunstancia).
-Velocidade do obturador baixo (1/8s a 1/15s, dependendo da velocidade do objeto) .
-O mais importante é a técnica de "seguir" o objeto de acordo com a velocidade do obturador ( maior tempo de exposição/maior tempo seguindo).
O resto é cruzar os dedos  :D e fazer pequenos ajustes no pós  :ok:.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:26:43
É um varrido básico, ou panning para os que gostam de usar termos anglófonos. Mas não é desfoque, a foto está enfocada, é movimento captado pela baixa obturação acompanhando o movimento do personagem. O uso do flash é outra coisa porquê independente do sentido em que se move o sujeito a ser fotografado, o flash "congela" o movimento. O flash tem uma duração ínfima!!!


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:58:27
É um varrido básico, ou panning para os que gostam de usar termos anglófonos. Mas não é desfoque, a foto está enfocada, é movimento captado pela baixa obturação acompanhando o movimento do personagem. O uso do flash é outra coisa porquê independente do sentido em que se move o sujeito a ser fotografado, o flash "congela" o movimento. O flash tem uma duração ínfima!!!

Mas o flash em segunda cortina justamente serve para congelar o último instante da exposição, diferente do flash normal, que congela o primeiro momento.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2013, 16:25:13
Exatamente ! Que língua estamos a falar ? Só disse que são técnicas diferentes. O que eu quero dizer é que com o flash não faz falta acompanhar o movimento do sujeito a ser fotografado. Quem "obtura" é o flash (espero ter sido mais claro essa vez). Enfim, em resumo, as duas técnicas usam obturação lenta, mas são técnicas diferentes.