Autor Tópico: DÚVIDA: Captando a hora mágica  (Lida 3350 vezes)

YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #15 Online: 08 de Outubro de 2013, 10:52:12
Tirando as fotos em RAW, o balanço de branco não influenciará tanto no final das contas, pois você a qualquer momento poderá regulá-lo sem perder nenhum detalhe que em JPEG você perderia. A vantagem de configurar previamente o WB é que você já adianta um passo na edição final e já tem mais ou menos a prévia do que deseja.

No momento estou fotografando em jpeg, porque ainda não tenho programa de edição em raw, então a dica do WB vai ser bem útil.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:06:56
Como estou sem bons programas para edição (estou tentando conseguir o lightroom), não me confio em deixar para o "pós", apesar de que em jpeg consigo regular uma ou outra bobagem. Mas por enquanto, estou tendo que me virar no clique mesmo. Assim que tiver o programa, tentarei a mescla das exposições. Mas quanto ao flash, tenho uma dúvida. Tenho como regular a potência em flash pop-up? Ou o controle que se tem do flash é a exposição?

Vc pode regular a potência do flash via compensação ou deixando ele no manual, O Manual da CAM te diz como fazer isso. Vamos supor q estando com a CAM em manual e o flash no TTL (automático), vc clica e acha q o flash jogou muita ou pouca luz: Vc pega e Compensa ele para menos ou mais do q a cam está determinando.
Outa coisa: Para fotografar em RAW vc só precisa do programa de RAW da sua própria CAM. Todos os fabricante inclui um programa para edição (ainda q básica) do RAW na caixa. Se for Nikon vc ganhará (ou pode baixar gratuitamente) o View NX, Canon o DPP. Els vão te dar tudo o q é nessário para edição do RAW, ao menos o principal (WB, Exposição, recuperação de claro e escuro...). Depois basta salvar em TIF e finalizar no PhotoShop. (q se consegue fácil, veja no You Tube). Mas tem q aprende a editar. Coisa de tentativa e erro, teste vários e leitura. Com o tempo as coisa vão se tornar natural e automáticas...
Então, não precisa baixar o o LR. Aliás, o PS já vem com um bom editor de RAW nele: O ACR.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 11:14:27 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #17 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:16:22
Veja esta


Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #18 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:20:50
Esta com tripé e flash no primeiro plano... Tenho uma bem legal de por do sol com o sol de frente. Tá na capa do meu Face: Luzio Salles fotografia. Agora não estou  achando ela aqui...


Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 08 de Outubro de 2013, 12:05:46
obrigada, esclareceu bastante. quando comecei a fotografar, o sol estava baixo, e estava lindo, mas fiquei totalmente frustrada por ficar com fotos estouradas, ou amarelo muito claro. Só consegui captar as cores fechando a abertura.
vou procurar pelo sweet spot da minha 3200.

Estude sobre fotometria. É a relação entre os 3 tripés onde se assentam as principais decisões mais básicas do fotógrafo: abertura, ISO e velocidade de obturador.

Dominando esses 3 elementos comece a estudar sobre fotometria em si. Modificando 1 ou 2 ou 3 desses elementos a fotometria na cena vai ser alterada (ou não, dependendo da relação havida).

Uma coisa que pouca gente lembra ou sabe é que a fotometria altera a saturação do matiz (cor). Como regra, quanto mais superexposta a cena, menos saturação se tem e quanto mais subexposta, mais saturação se obterá. Foi por isso que na tua foto, quando vc subexpos, as cores foram "melhores" captadas. É que houve mais saturação no matiz (possivelmente vermelho), ressaltando-a na cena e gerando um efeito de melhor aceitação estética.

PS. Ah, lembrei... Sweet spot é na objetiva e não no corpo.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 12:06:39 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #20 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:35:36
Esta com tripé e flash no primeiro plano... Tenho uma bem legal de por do sol com o sol de frente. Tá na capa do meu Face: Luzio Salles fotografia. Agora não estou  achando ela aqui...



Luzio, vi a foto do seu face e ela está fantástica. A imagem que tentei captar estava mais ou menos assim, mas acabei demorando demais e me contentei só com silhuetas.
A foto do seu face foi feita com duas exposições?


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #21 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:37:35
Estude sobre fotometria. É a relação entre os 3 tripés onde se assentam as principais decisões mais básicas do fotógrafo: abertura, ISO e velocidade de obturador.

Dominando esses 3 elementos comece a estudar sobre fotometria em si. Modificando 1 ou 2 ou 3 desses elementos a fotometria na cena vai ser alterada (ou não, dependendo da relação havida).

Uma coisa que pouca gente lembra ou sabe é que a fotometria altera a saturação do matiz (cor). Como regra, quanto mais superexposta a cena, menos saturação se tem e quanto mais subexposta, mais saturação se obterá. Foi por isso que na tua foto, quando vc subexpos, as cores foram "melhores" captadas. É que houve mais saturação no matiz (possivelmente vermelho), ressaltando-a na cena e gerando um efeito de melhor aceitação estética.

PS. Ah, lembrei... Sweet spot é na objetiva e não no corpo.

Essa questão da saturação é algo que parece óbvio, mas que eu nunca me atentei. Mas faz todo sentido. Foi exatamente isso que aconteceu, provavelmente reduzindo o valor de exposição nesses casos, vou conseguir algo próximo de um bom resultado.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #22 Online: 08 de Outubro de 2013, 18:31:07
A foto foi feita com exposição para o céu e flash para iluminar suavemente o barco. Teve uma edição caprichada, pois foi feita com a Nikon D70 e ela tem muito pouca latitude (Dinamic Range). Hoje eu teria feito com 2 exposições, ela em particular.
Falaram aqui em Filtro ND graduado, tenho q dizer (para desespero dos puristas) q não o uso mais. 2 exposições me oferecem muito mais flexibilidade e qualidade. E em cenas não muito contrastadas me aproveito da fantástica latitude da D600 e equilibro no pós.
Como já deve ter percebido, existem muitas técnicas q podem ser usadas e cada uma se adequa a uma situação ou desejo sobre o resultado q ser quer.
Abração. :ok:
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 18:35:24 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #23 Online: 08 de Outubro de 2013, 18:58:58
Quando vocês falam em 02 ou mais exposições, uma para o céu e outra para outro elemento, quer dizer regular o fotômetro para que na primeira, o céu fique na coloração desejada, independentemente do resto, e na outra que seja evidenciado os demais temas?

Eu realmente não manjo muito de hdr, na verdade, nunca tentei.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #24 Online: 08 de Outubro de 2013, 19:18:01
Sim.  Máquina no tripé, exposição para o céu e depois (com a cam ainda no tripé e na mesma posição) vc regula ela para o resto. Depois vc sobrepóes uma sobre a outra no PS e faz a mágica acontecer. Em filme se fazia muito isso na unha. Hoje creio q menos.
No meu entendimento HDR seria algo mais radical, Não faço isso. uso apenas para equilibrar com naturalidade. Creio q a primeira foto é um exemplo razoável do almejo e digo neste texto. Mas esta é apenas uma técnica. Em certas situações pode não ser a mais adequada. A cena e o q se quer capturar e o resultado q se quer é q vai definir o uso de uma das várias técnicas.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #25 Online: 08 de Outubro de 2013, 19:50:03
Sim.  Máquina no tripé, exposição para o céu e depois (com a cam ainda no tripé e na mesma posição) vc regula ela para o resto. Depois vc sobrepóes uma sobre a outra no PS e faz a mágica acontecer. Em filme se fazia muito isso na unha. Hoje creio q menos.
No meu entendimento HDR seria algo mais radical, Não faço isso. uso apenas para equilibrar com naturalidade. Creio q a primeira foto é um exemplo razoável do almejo e digo neste texto. Mas esta é apenas uma técnica. Em certas situações pode não ser a mais adequada. A cena e o q se quer capturar e o resultado q se quer é q vai definir o uso de uma das várias técnicas.

HDR é o que você basicamente faz, mas acredito que você não faça overlay na foto inteira, apenas em áreas que julgue necessário. O bom é quando a câmera tem bracketing, facilita tudo! hehehehehe
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #26 Online: 08 de Outubro de 2013, 20:30:06
Sim., tem razão. É q vejo sempre HDR com cara de HDR. Se é q me entende kkk
Não quero bancar o metido, mas conseguir este equilibrio é uma coisa q demanda muito atenção e capricho.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #27 Online: 08 de Outubro de 2013, 21:54:22
Sim., tem razão. É q vejo sempre HDR com cara de HDR. Se é q me entende kkk
Não quero bancar o metido, mas conseguir este equilibrio é uma coisa q demanda muito atenção e capricho.
Me lembraram dessa imagem aqui  :D



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #28 Online: 08 de Outubro de 2013, 22:01:59
Legal !!!!
Boa!
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


carlos_blau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 10 de Outubro de 2013, 08:34:06
Luzio, eu adoraria ler mais sobre este assunto, principalmente esta parte relacionada com a pos-edicao.
Vc teria alguma referencia que pudesse nos dar? Podem ser termos pra pesquisarmos, links, qualquer coisa!
Desde ja, muitissimo obrigado!
Canon 6D / TS-E 24mm 3.5L II / EF 24mm 1.4L II USM / Samyang 14mm 2.8 ED AS IF UMC
Tripé Manfrotto 055XPRO3 / Cabeça Manfrotto 410 / Filtros Hoya