Autor Tópico: Lentes antigas em câmeras DSLR  (Lida 3098 vezes)

pperalta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Outubro de 2013, 11:45:23
Bom dia!
Bom, pessoal, este é meu primeiro post no fórum então deixa eu me apresentar:
Sou o Paulo, de São Paulo, trabalho com produção de conteúdo em vídeo há um bom tempo, sou formado em comunicação e cinema documentário e, como muitos da minha área, estou entrando na onda das DSLR, que além de ótima qualidade tem um custo infinitamente mais baixo do que as filmadoras top de linha.
Desde já agradeço ao fórum que já tirou muitas dúvidas que eu tinha.
A dúvida:
Comprei uma Canon 60D que, pra mim, é um equipamento que atente bem as minhas necessidades e se posiciona num intermediário entre as mais frágeis como T3i e as mais tops como a 5D e por aí vai.
Junto comprei duas lentes claras, a de 50mm e 135mm, mas estou pesquisando outras. Só que noto a disparidade enorme de preço entre lentes dedicadas às DSLR e as de câmeras antigas. Soube que é possível usar adaptadores FD-EOS, que tem a venda no ML por até R$100,00.
Vale a pena?
É possível usá-los?

Novamente obrigado ao grupo!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:55:30
Lentes FD não valem a pena, necessitam de adaptadores com elemento óptico. Mas existem dezenas de outros mount's que permitem adaptação para a baioneta EOS. Evidentemente que o foco será manual, mas em vídeo profissional normalmente o foco é feito de forma manual de qualquer forma. E muitos videomakers fizeram a opção de utilizar este tipo de lente em função do seu custo x benefício.

Adaptadores de última geração vc consegue no ebay por 10 ou 15 dólares. Quanto as lentes, acho que as lentes mais recomendadas seriam as de mount M42 (Pentax, Takumar, Zeiss entre outras) e Olympus OM (Zuiko e outras). Claro que é possível utilizar até lentes de médio/grande formato, mas aí o custo já começa a ficar alto.

Aqui vc tem pouco mais de 100 páginas de informação sobre este tema :)

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.0

Abçs
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 11:58:07 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


pperalta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2013, 20:49:25
Lentes FD não valem a pena, necessitam de adaptadores com elemento óptico. Mas existem dezenas de outros mount's que permitem adaptação para a baioneta EOS. Evidentemente que o foco será manual, mas em vídeo profissional normalmente o foco é feito de forma manual de qualquer forma. E muitos videomakers fizeram a opção de utilizar este tipo de lente em função do seu custo x benefício.

Adaptadores de última geração vc consegue no ebay por 10 ou 15 dólares. Quanto as lentes, acho que as lentes mais recomendadas seriam as de mount M42 (Pentax, Takumar, Zeiss entre outras) e Olympus OM (Zuiko e outras). Claro que é possível utilizar até lentes de médio/grande formato, mas aí o custo já começa a ficar alto.

Aqui vc tem pouco mais de 100 páginas de informação sobre este tema :)

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.0

Abçs

AlexandreS, muito esclarecedora a sua resposta.
Vou dar uma lida na sua referência.

Abs,
Paulo


Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2013, 02:46:51
Realmente não compensa tentar ligar a tecnologia mais antiga com a nova . .  principalmente quando há uma um certo distanciamento.
Mesmo sendo possível, não é indicado por vários fatores . . . qualidade final riscos de incompatibilidade, falta de comunicação entre os envolvidos (Lente, corpo, adaptador) etc etc . .
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II


Calebe

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2013, 03:08:22
eu recomendo a utilização de lentes manuais com DSLR, principalmente se for envolver ensaio ou filmagem.. já um casamento onde nao pode perder tempo uma lente com AF faz diferença mas tbm é questao de prática usando a manual..

E a imagem entregue as vezes chega a ser ate superior.. é so abrir o flickr do lord aqui do forum