Autor Tópico: Probleminha na 28-135 alguém ajuda?  (Lida 1311 vezes)

Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Online: 08 de Outubro de 2013, 14:14:36
Oi pessoal eu tenho uma 28-135 e notei que o corpo interno que se projeta para frente no zoom da lente está meio frouxa, com folga. E acho que esta folga está influenciando na qualidade do foco.

Quando faço o foco pelo viewfinder aí mesmo que dá pra perceber porque vejo a imagem focando e tremendo toda pela tela.

Quero saber se isto tem solução, se é só uma questão de aperto ou troca de peça ou não tem jeito.

Vlw!!!!!!!!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2013, 20:50:09
Estranho, a minha não me lembro de ter visto isto. O que ela tem é uma facilidade muito grande que, com o próprio peso, ao colocá-la na vertical a parte da móvel se movimenta sozinho (por gravidade).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:21:04
essa lente tem folga mesmo... será que o que você vê mexendo na hora do foco não é o estabilizador de imagem? Se ele mexe e para é normal, se fica trepidando muito imagino que tenha algum problema.. como tá a imagem feita?? sai nítida ou borrada?
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 11:21:20 por Luciano.Queiroz »


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2013, 14:31:27
Então, a imagem ta saindo nítida mas o balanço do corpo até atingir o foco me incomoda muito.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2013, 14:37:17
pode ser o movimento normal do estabilizador.. desligue ele e veja se continua acontecendo isso..


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2013, 15:40:20
Acontece sim, é a folga que me incomoda.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2013, 08:55:11
Eu ainda não consegui entender direito a folga.
Poderia explicar melhor com outras palavras para ver se eu consigo visualizar o problema??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2013, 13:03:35
A parte da frente, a lente forntal propriamente dita, a que se projeta pra frente quando damos o zoom.
Pense que qdo damos o zoom, uma parte do corpo fica intacta e a outra se move pra frente, correto?

Essa parte que se move pra frente está com folga e esta folga não me parece normal. Como peguei ela usada, não tenho como saber como ela era qdo nova e gostaria de saber se existe algum aperto que resolva este problema.

Como certeza essa folga não é normal porque qdo eu dou o AF no viewfinder, vejo a imagem tremendo toda até chegar ao foco. É isso. Mas a ótica da lente está pefeita.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2013, 13:08:35
A 28-135 costuma ter uma pequena folga sim, então não dá prá dizer se a sua está normal somente pela sua descrição.

Quanto à imagem tremer, pode ser em função do estabilizador, algumas lentes costumam fazer isso e é perfeitamente normal. Faz tempo que não uso minha 28-135mm então não lembro se ela faz isso ou não.

Faça um teste, desligue o estabilizador e veja se a imagem continua tremendo.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2013, 19:05:56
Ok Vlw!