Autor Tópico: Pergunta aos "Passarinheiros" - Teles Longas  (Lida 3992 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:16:26
Qual a diferença entre o "modo DX" de uma câmera FX e um Crop feito na pós?

até onde sei nenhum.. mas como a D800 tem 36 megapixels, o corte posterior da imagem ainda a deixaria numa resolução boa... coisa que não acontece muito na 5DII


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:17:17
A única diferença seria o ganho em fps, já que a imagem capturada, sendo menor, descarrega do buffer mais rápido e tem menos a gravar no cartão. A resolução diminui, entretanto, faznedo com que o "crop de 1.5x" na verdade não seja bem isso, é o mesmo que cropar em pós. É apenas uma imagem FF diminuída.

Uma máquina com sensor APS tem resolução em geral equivalente a uma câmera FF, mas no sensor menor, o que aí sim, é um fator de multiplicação real... Sem considerar que muitas máquinas APS tem dewsempenho em fps bastante elevado, como a Canon 7D que grava 8fps e um fator real de 1,6x (uma lente 400 se comporta como uma 640mm, sem perda de luminosidade de TCs).
JVc.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:17:28
Não sou passarinheiro mas vou dar um pitaco.
Meu tio, que comentei com vc, tem a Sigma 50-500mm e não troca. Tem duas na verdade.
Ele diz que é a melhor lente pra ele pq entrega o range que ele precisa com qualidade e pouco peso. Rss...
Pra ter esse range, ele teria que carregar e ter todas as tele da Canon é pararia em 400mm (com lente fixa e sem o TC).
Aí ele descobriu essa Sigma e casou com ela.

Abcs


interessante isso... preciso confirmar esse lance do foco em 500mm ... será que não funciona mesmo o autofoco por ser f/6.3?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:25:09
Autofoco só funciona em lentes com abertura máxima de pelo menos f5.6 para a maioria dos modelos. PAra as câmeras da série 1D pode-se usar lentes com abertura mínima de pelo menos f8, bem como a 5DIII tb, mas somente no ponto central. É por isso que no manual de teleconversores 1.4x (que perde um ponto de luz) eles mostram comptibilidade total em lentes f4 (pois o TC deixa-a com f5.6) e parcial para lentes f5.6 (apenas as 1D, etc.). O mesmo ocorre com o TC 2x, que tem compatillidade total para lentes f2.8 e parcial para lentes f4. Não é por acaso que a maioria das superteles mais longas são f5.6. NO caso até 400mm eles tem modelos f4 e um menos caro f5.6. Mais que isso o f5.6 já é o menos caro, e não dá para fazer uma versão mais barata, pois teria de ser f8 e aí não funcionaria na maioria dos corpos.

A confirmação pode ser vista no "Compatibility Chart" de um teleconversor.
JVc.


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:27:51
03) Comprar uma 70-300L + TC1.4 e vender a 70-300 IS...

Lembrando que a 70-300L não é compatível com o TC 1.4x da Canon.
O único que funciona é o 1.4x da Kenko.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:33:53
Qual a diferença entre o "modo DX" de uma câmera FX e um Crop feito na pós?

O que eu conheço é o aumento de FPS (de 4 pra 6) e a praticidade de não precisar cortar tudo na pós.

Além disso, no caso da D800 (36MP), cropado tu vai ter um arquivo muito maior (15MP) que o da Canon (24MP em FF, cropado reduziria pra algo como 9 MP?).

Sinceramente, pra mim 4 ou 6 FPS não muda nada, mas quem fotografa animais diz que é uma bela diferença.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:38:58
Nem a pau compro Nikon! rs.. nada contra, mas não me identifico em nada com a marca.... além disso trocar toco um sistema (tenho 6 lentes Canon) é inviável..

 :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:47:17
interessante isso... preciso confirmar esse lance do foco em 500mm ... será que não funciona mesmo o autofoco por ser f/6.3?

Um exemplo para a 7D. Olha a página 91.

« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 11:57:10 por jauvane »
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:49:18
O que eu conheço é o aumento de FPS (de 4 pra 6) e a praticidade de não precisar cortar tudo na pós.

Além disso, no caso da D800 (36MP), cropado tu vai ter um arquivo muito maior (15MP) que o da Canon (24MP em FF, cropado reduziria pra algo como 9 MP?).

Sinceramente, pra mim 4 ou 6 FPS não muda nada, mas quem fotografa animais diz que é uma bela diferença.

Uma 7D, já com 3 anos de idade, tem 18MP, 8fps e fator de 1,6x. É uma excelente opção (e barata hoje em dia) neste nicho. A 70D cai para 7fps, mas é uma ótima opção tb.
JVc.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:58:59
Uma 7D, já com 3 anos de idade, tem 18MP, 8fps e fator de 1,6x. É uma excelente opção (e barata hoje em dia) neste nicho. A 70D cai para 7fps, mas é uma ótima opção tb.

Com certeza, mas daí se trata de ter 2 corpos. Como o colega falou, não é o foco específico dele, apenas mais um nicho pra brincar. Nesse caso, talvez fosse legal ter uma câmera 2 em 1 e com bom ISO pra essas pequenas aberturas das teles.

Obviamente quem quer apenas esse ramo vai direto pra APS-C, mas eu não me desfaria de uma FF se ainda tirasse fotos de outras coisas.

Outro "benefício" que pode ser considerado na Nikon é a possibilidade de usar lentes DX em câmeras FX.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2013, 12:24:49
Que tal uma m4/3 c uma 300mm?  :D
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2013, 13:14:39
Que tal uma m4/3 c uma 300mm?  :D

já pensei em comprar a Canon EOS M certa vez por causa disso mesmo... mas sei não se me adapto numa câmera assim.. tenho quase certeza que não rola pra mim!! Se eu tivesse uma dessa final de semana, com o sol que tava, tenho certeza que não conseguiria muita coisa sem poder enxergar o visor dela. Minhas fotos mesmo só enxerguei na volta pra casa...

Autofoco só funciona em lentes com abertura máxima de pelo menos f5.6 para a maioria dos modelos. PAra as câmeras da série 1D pode-se usar lentes com abertura mínima de pelo menos f8, bem como a 5DIII tb, mas somente no ponto central. É por isso que no manual de teleconversores 1.4x (que perde um ponto de luz) eles mostram comptibilidade total em lentes f4 (pois o TC deixa-a com f5.6) e parcial para lentes f5.6 (apenas as 1D, etc.). O mesmo ocorre com o TC 2x, que tem compatillidade total para lentes f2.8 e parcial para lentes f4. Não é por acaso que a maioria das superteles mais longas são f5.6. NO caso até 400mm eles tem modelos f4 e um menos caro f5.6. Mais que isso o f5.6 já é o menos caro, e não dá para fazer uma versão mais barata, pois teria de ser f8 e aí não funcionaria na maioria dos corpos.

A confirmação pode ser vista no "Compatibility Chart" de um teleconversor.

entendido! :ok:

acho que a melhor solução pro meu caso seria a compra de um corpo APS-C então pra usar com a 70-300... quem sabe ano que vem...
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 13:17:37 por Luciano.Queiroz »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2013, 14:54:41
Eu ficaria numa 300mm f/4,  teleconverter 1.4x e  corpo APS-S.  Estou falando isso mas, no momento, tenho uma fullframe, e por muito tempo tive a mesma dúvida que você. Optei por uma 6D e vou apostar no crop na hora da edição das fotos. Gosto muito do resultado da 300mm e fareia prova definitiva semana que vem, quando viajo para fotografar aves. Se não der certo, vou manter o set de lentes e comprar um segundo corpo, cropado.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2013, 15:21:13
Estou na mesma linha e em fase de análise de resultados.

Estou com a D7100 para os passeios no mato, preferencialmente com a Sigma 120-300 2.8. Não sei se é a ideal mas é a que apareceu.

A D800 estou numa de aprendizado e mandando ver em retratos, street e "início" de Still.


Acredito que irei pegar uma BIGMA mais pra frente  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:05:35
já pensei em comprar a Canon EOS M certa vez por causa disso mesmo... mas sei não se me adapto numa câmera assim.. tenho quase certeza que não rola pra mim!! Se eu tivesse uma dessa final de semana, com o sol que tava, tenho certeza que não conseguiria muita coisa sem poder enxergar o visor dela. Minhas fotos mesmo só enxerguei na volta pra casa...

entendido! :ok:

acho que a melhor solução pro meu caso seria a compra de um corpo APS-C então pra usar com a 70-300... quem sabe ano que vem...

Compra uma com EVF.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!