Autor Tópico: Pergunta aos "Passarinheiros" - Teles Longas  (Lida 3942 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 08 de Outubro de 2013, 17:00:56
Pessoal, estive na Serra da Canastra final de semana e gostei da brincadeira de fotografar pássaros.. É a primeira vez que fiz isso e pretendo até me dedicar um pouco mais a esse tema. O problema é que tenho uma FF e lente 70-300 IS (não L), o que não me dá muito alcance.. Então não consegui aproveitar muita coisa!!

O que seria mais vantajoso fazer com custo não muito alto? Não é pra agora, mas só pra eu ir maquinando.. :ponder: :ponder: :ponder:

01) Comprar Lente Sigma 150-500 e vender minha 70-300.. não sei, mas acho que o peso, tamanho e abertura da 150-500 me prejudicariam pra fotos de palco e eventos se tivesse somente ela como tele longa.

02) Comprar a Canon 100-400 L e vender a 70-300... o peso e tamanho incomodam um pouco.. E o valor é alto... Será que o custo compensa a variação de 100mm somente?

03) Comprar uma 70-300L + TC1.4 e vender a 70-300 IS...

04) Comprar corpo com sensor APS-C (T3i ou 60D) e manter a 70-300 (já que assim teria campo de visão de 480mm)...

05) esquecer essa m*rda e ficar quieto no meu canto...

06) n.d.a (explique por favor)


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2013, 17:07:27
Eu compraria a Sigma 150-500mm que por sinal está até na minha lista de próximas aquisições, mas não venderia essa sua 70-300mm porque seria muito útil para caminhadas em que você quisesse um tele sem carregar muito peso.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2013, 19:09:07
Sensor APS-C é vantajoso neste nicho. Especialmente aqueles que tem um número alto de fotos por segundo, como a 7D. Um aopção que não consideraste e que é mais barata que a 100-400 e ao mesmo tempo com maior nitidez é uma lente 400 f5.6L USM. Depois de ler muito a/ respeito optei por esta lente (uso uma 7D) o que me dá 640mm sem perda de luminosidade. alta taxa de quadros por segundo permitem acompanhar o vôo de um pássaro grande, de tal modo que se tenha opções onde os olhos da ave aparecem melhor enquadradas. Vais usar a lente 100-400 em 400mm o tempo todo (o mesmo com a Sigma que mencionaste).

Sugestões de vídeos para assistir:
Tony Northrup - Lentes e equipamento.
Tony Northrup - Câmeras.
Tony Northrup - Dicas de configurações e afins

Bom, mais uma opção de lente a considerar :)

Abraços,
JVc.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2013, 21:57:35
Eu compraria a Sigma 150-500mm que por sinal está até na minha lista de próximas aquisições, mas não venderia essa sua 70-300mm porque seria muito útil para caminhadas em que você quisesse um tele sem carregar muito peso.

seria legal ter as 2 mesmo, mas o bolso não aguenta...

Sensor APS-C é vantajoso neste nicho. Especialmente aqueles que tem um número alto de fotos por segundo, como a 7D. Um aopção que não consideraste e que é mais barata que a 100-400 e ao mesmo tempo com maior nitidez é uma lente 400 f5.6L USM. Depois de ler muito a/ respeito optei por esta lente (uso uma 7D) o que me dá 640mm sem perda de luminosidade. alta taxa de quadros por segundo permitem acompanhar o vôo de um pássaro grande, de tal modo que se tenha opções onde os olhos da ave aparecem melhor enquadradas. Vais usar a lente 100-400 em 400mm o tempo todo (o mesmo com a Sigma que mencionaste).

Sugestões de vídeos para assistir:
Tony Northrup - Lentes e equipamento.
Tony Northrup - Câmeras.
Tony Northrup - Dicas de configurações e afins

Bom, mais uma opção de lente a considerar :)

Abraços,

pois é.. mas é inviável pra mim porque não pretendo me dedicar tanto assim à esse tipo de fotografia.. não posso ter uma tele fixa somente porque nesse caso preciso de zoom.. Fotografo muitos eventos onde não posso me movimentar muito por causa de público.. E comprar uma 400 e manter a 70-300 está fora de cogitação por enquanto (ainda mais comprar a 400+ uma APS-C).. mas a dica é legal! Como disse não é nada pra agora porque estou totalmente descapitalizado pra isso no momento, é só pra eu ir pensando a respeito mesmo...
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 22:00:53 por Luciano.Queiroz »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2013, 22:13:22
Vou dar a opinião de quem "sofre" com os passarinhos.

Lembrando que sou Nikon  :D :D :ok:

300 em cropada só quebra um galho, mas não resolve não. É preciso mais para evitar crops muito agressivos.

Nas Sigmas, com melhor custo x benefício, a 50-500 DIZEM ser bem superior a 150-500. Vários passarinheiros afirmam isso.

Range não é tudo, lentes escuras impedem muitos registros decentes, principalmente em mata mais fechada e mesmo sobre uma pequena sombra de um galho de árvore.

Considere ter uma lente mais clara, na faixa dos 200 ou 300 para o social e usando um Tc para os pássaros. :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2013, 00:04:49
Eu recomendo o seguinte: comprar um corpo com sensor APS-C qualquer que seja (melhor se fosse uma 7D é claro). Manter a 70-300. Ir praticando para ter certeza de que fotografia de aves é algo que vai te interessar a médio/longo prazo. Se daqui a um ou dois anos tu ainda tiver interesse, a migração para uma 400mm será natural e mais embasada/justificável.

Eu segui esse caminho e, assim como o jauvane, hoje uso uma 400mm f/5.6L fixa.

Abraços,
Fabio.


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2013, 00:26:56
Acho que a opção 05 é a mais adequada financeiramente.  :D Hehehe


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2013, 07:14:13
Valeu pelos comentários pessoal!

Hoje se eu tivesse grana acho que embarcaria num segundo corpo mantendo a 70-300....

afkenazzi - recebi sua msg mas não consigo te responder porque dá erro.. dá msg que vc não pode receber..


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:35:34
Não sou passarinheiro mas vou dar um pitaco.
Meu tio, que comentei com vc, tem a Sigma 50-500mm e não troca. Tem duas na verdade.
Ele diz que é a melhor lente pra ele pq entrega o range que ele precisa com qualidade e pouco peso. Rss...
Pra ter esse range, ele teria que carregar e ter todas as tele da Canon é pararia em 400mm (com lente fixa e sem o TC).
Aí ele descobriu essa Sigma e casou com ela.

Abcs
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 08:38:33 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:24:58
O problema da Sigma 50-500 é que nos 500mm ela tem abertura máxima f/6.3. Somente os corpos 1D teriam autofoco nesta configuração. Em corpos APS-C (ideais para ter aumento ainda maior do alcance), bem como as FF abaixo da 1D (acredito que a 5DMkIII também tem autofoco no ponto central a f/8, como a 1D), a pessoa estará na mão, apenas com foco manual, que não é o ideal para este tipo de foto, especialmente se o objeto estiver se aproximando ou afastando de ti.
JVc.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:31:37
O problema da Sigma 50-500 é que nos 500mm ela tem abertura máxima f/6.3. Somente os corpos 1D teriam autofoco nesta configuração. Em corpos APS-C (ideais para ter aumento ainda maior do alcance), bem como as FF abaixo da 1D (acredito que a 5DMkIII também tem autofoco no ponto central a f/8, como a 1D), a pessoa estará na mão, apenas com foco manual, que não é o ideal para este tipo de foto, especialmente se o objeto estiver se aproximando ou afastando de ti.

Ele usava essa com uma 7D até alguns meses atrás, quando trocou por uma 1DX por conta do ISO (já que fotografa muito em alta velocidade e as aberturas não ajudam).

Caso contrário, ele continuaria com a 7D acho que até ela morrer de vez.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:45:03
Pois é... A 400L na 7D tem maior alcance que a 50-500 na 1Dx, e-sendo prime e L, espera-se melhor ótica que a Sigma com zoom de 10x. Com a 1Dx ele volta a ter o autofoco, bem como os excepcionais 12 (14) fps. Se ele está feliz com o conjunto, isso é o que importa!
JVc.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:56:53
Desculpa atrapalhar o tópico, Luciano, mas quando vê a informação pode ser útil.

Se fosse Nikon full-frame sua câmera:

- Não precisaria comprar outro corpo APS-C, pois a Nikon tem o modo DX nas câmeras FX - a câmera usa apenas o miolo do sensor pra tirar fotos como se fosse uma APS-C de fator 1.5. Resultado: numa D800 de 36MP, consegue 5 FPS de arquivos de 4.800 x 2.704 quando usada no modo DX;
- O AF funcionaria em f/8.

Uma vez que está cotando comprar outro corpo e trocar lente pra isso, quem sabe uma troca de sistema não saia até mais barato?


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:06:03
Desculpa atrapalhar o tópico, Luciano, mas quando vê a informação pode ser útil.

Se fosse Nikon full-frame sua câmera:

- Não precisaria comprar outro corpo APS-C, pois a Nikon tem o modo DX nas câmeras FX - a câmera usa apenas o miolo do sensor pra tirar fotos como se fosse uma APS-C de fator 1.5. Resultado: numa D800 de 36MP, consegue 5 FPS de arquivos de 4.800 x 2.704 quando usada no modo DX;
- O AF funcionaria em f/8.

Uma vez que está cotando comprar outro corpo e trocar lente pra isso, quem sabe uma troca de sistema não saia até mais barato?

Qual a diferença entre o "modo DX" de uma câmera FX e um Crop feito na pós?
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:15:22
Uma vez que está cotando comprar outro corpo e trocar lente pra isso, quem sabe uma troca de sistema não saia até mais barato?

Nem a pau compro Nikon! rs.. nada contra, mas não me identifico em nada com a marca.... além disso trocar toco um sistema (tenho 6 lentes Canon) é inviável..