Autor Tópico: Como alcançar este resultado??  (Lida 1821 vezes)

YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Online: 09 de Outubro de 2013, 09:13:20
Bom dia, postei esse tópico ontem em "edição de imagens", mas como não houve muita visibilidade, estou postando aqui também. Não sei se isso é permitido, e caso não seja, peço desculpas à moderação.

Esbarrei com um flickr que tem umas fotos com efeitos que eu sempre adorei e nunca soube como alcançar.
Deixarei o link, pois não tenho como hospedar a foto no momento: http://www.flickr.com/photos/steven_sites/8676649760/
Gostaria de saber qual o significado desses quadrados de cores, se eles são ilustrativos ou se representam alguma técnica usada, e saber como se utiliza essas cores na foto para se chegar a este resultado.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2013, 09:45:47
Bom dia, postei esse tópico ontem em "edição de imagens", mas como não houve muita visibilidade, estou postando aqui também. Não sei se isso é permitido, e caso não seja, peço desculpas à moderação.

Esbarrei com um flickr que tem umas fotos com efeitos que eu sempre adorei e nunca soube como alcançar.
Deixarei o link, pois não tenho como hospedar a foto no momento: http://www.flickr.com/photos/steven_sites/8676649760/
Gostaria de saber qual o significado desses quadrados de cores, se eles são ilustrativos ou se representam alguma técnica usada, e saber como se utiliza essas cores na foto para se chegar a este resultado.

YFab, não entendi qual o "efeito" que você deseja alcançar. A única coisa que vejo nessa foto é o desfoque característico de uma objetiva clara (50mm, f/1.4). Foi feita com uma fonte de luz grande e lateral, provavelmente uma janela.


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2013, 09:59:03
YFab, não entendi qual o "efeito" que você deseja alcançar. A única coisa que vejo nessa foto é o desfoque característico de uma objetiva clara (50mm, f/1.4). Foi feita com uma fonte de luz grande e lateral, provavelmente uma janela.

Mas me refiro às cores... esse tom rosado. minha dúvida é se ele utilizou essas cores que ele incluiu na foto como uma "legenda", e como isso foi feito.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:02:59
O tom rosado pode ser adquirido de 02 formas:

1) Pós processamento alterando as cores na forma que convier. Tirando foto em RAW e editando no Lightroom você altera a matiz na forma que bem entender. Talvez a legenda na foto seja até para referência do tom de cor usada. No photoshop dá até para fazer isso de forma mais refinada, utilizando camadas na cor desejada em modo color overlay, com nível de transparência bem discreto.

2) Utilizando uma parede refletora com a tonalidade. Aí invés de jogar o flash diretamente na pessoa, direciona o flash para a parede refletora (falo parede, mas pode ser uma cartolina rosa, uma parede pintada, uma lona, vai saber) e a luz do flash carrega as cores da parede ao rebater e chegar na face do sujeito, causando essa coloração levemente rosada.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 10:04:43 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:06:01
Mas me refiro às cores... esse tom rosado. minha dúvida é se ele utilizou essas cores que ele incluiu na foto como uma "legenda", e como isso foi feito.

Ah, tons rosados?! Canon! :)


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:10:20
O tom rosado pode ser adquirido de 02 formas:

1) Pós processamento alterando as cores na forma que convier. Tirando foto em RAW e editando no Lightroom você altera a matiz na forma que bem entender. Talvez a legenda na foto seja até para referência do tom de cor usada. No photoshop dá até para fazer isso de forma mais refinada, utilizando camadas na cor desejada em modo color overlay, com nível de transparência bem discreto.

2) Utilizando uma parede refletora com a tonalidade. Aí invés de jogar o flash diretamente na pessoa, direciona o flash para a parede refletora (falo parede, mas pode ser uma cartolina rosa, uma parede pintada, uma lona, vai saber) e a luz do flash carrega as cores da parede ao rebater e chegar na face do sujeito, causando essa coloração levemente rosada.

No caso da primeira opção, eu poderia fazer quatro camadas com as cores que ele indicou na legenda e colocar em modo overlay?


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:34:33
No caso da primeira opção, eu poderia fazer quatro camadas com as cores que ele indicou na legenda e colocar em modo overlay?

Bom, não necessariamente isso, mas sabendo utilizar máscaras, em tese sim. Acredito que apenas colocando uma camada em tom rosado com máscara em degradê até metade do rosto já deva dar certo. Enfim, eu to falando na teoria, para falar com 100% de certeza, preciso de abrir o PS e fazer o pós.

Falei com base no meu conhecimento, e, analisando o conteúdo da foto, dá para fazer artificialmente tranquilamente no PS, e acredito pela minha memória, que fazendo o procedimento que eu disse é perfeitamente possível. Inclusive, rola até usar um gaussian blur na camada rosada para dar um tom meio lavado

Mas estou no trabalho e não dá para fazer neste momento.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:28:52
Os quadrados são uma palheta (nesse caso de 4 cores), algumas pessoas chamam de "pantone" mas Pantone na verdade é o nome da mais famosa loja de escala de cores do mundo.  Tem pessoas que utilizam programas para extrair a palheta de cores de uma foto, essa palheta serve para fins artísticos, relacionados ou não com a fotografia.
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2013, 00:54:09
Olhei a foto e pergunto: este tom rosado não pode ser do próprio tom de pele do modelo? Achei tão natural que não diria se tratar de pós...  :ponder:
Tecpix + motorola do guga


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2013, 05:30:04
Olhei a foto e pergunto: este tom rosado não pode ser do próprio tom de pele do modelo? Achei tão natural que não diria se tratar de pós...  :ponder:

E vc está certo, Fernandez, EMHO.

A blusa e as escaras do modelos estão brancos.
É possível que a edição de tons tenha sido feita exclusivamente nobre a pele dele? SIm. Mas acho improvável.
É mais plausível o trabalho de luz rebatida ou de janela e o uso de uma grande abertura.
Os tons são naturais.

Olha o mapa de tons aí.
Veja que tem o tom branco:


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2013, 09:53:49
Também achei muito natural.
Como já disseram: Luz lateral e desfoque com grande abertura. Não vi o EXIF, logo o desfoque também pode ter sido feito na edição.
Um toque: Se vc estiver vendo algo muito de rosado, verifique seu monitor....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2013, 10:13:46
Também achei muito natural.
Como já disseram: Luz lateral e desfoque com grande abertura. Não vi o EXIF, logo o desfoque também pode ter sido feito na edição.
Um toque: Se vc estiver vendo algo muito de rosado, verifique seu monitor....

Verdade. A calibragem do monitor pesa muito nisso. Mas eu de fato percebi sim um tom de rosa, mas MUITO discreto mesmo, que de um tom meio celestial na foto. Por isso acho que é um rebatimento de algum tom de rosa pendendo pro branco, relativamente distante do sujeito.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:22:16
Acho que rolou um CURVES aí... Tenta brincar um pouco com ele pra ver os resultados...

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2013, 10:15:13
Olhando novamente agora, após os comentários, parece bem natural mesmo, mas sempre acreditei ser pós, pois imaginei que as cores da legenda indicavam alguma edição.
Como o alcure falou, esse tom rosado dá mesmo um tom bem angelical. Possivelmente é utilizando a cor para rebatimento.

Obrigada pelos comentários.