Autor Tópico: Speedlite e radio flash  (Lida 2405 vezes)

NicoleJS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 07 de Outubro de 2016, 01:18:27

Oi pessoal, sou nova por aqui e não costumo tirar dúvidas em fórum. Caso eu tenha criado em uma sessão errada, me perdoem.
 
Bom, comprei um speedlite, Canon 430EX II e um radio flash xingling (yongnuo) pra começar a produzir umas fotos. Só que o que acontece, no speedlite tem a opção de colocar no manual ou ETTL. A gente ajusta o zoom e a compensação da luz. Beleza, até ai eu to indo bem. Mas o que acontece, quando eu uso fora da câmera, com o radio flash, quando eu configuro tudo bonitinho no speedlite, na hora de eu fazer o click, tudo que eu coloquei no flash volta pra uma configuração, parece que padrão. Bom, ainda não dei uma lida profunda no manual e acho que to com preguiça disso (me perdoem). Então achei esse fórum e pensei que poderiam me ajudar.
 
Se alguém puder me explicar o porque e como mudar isso...
Minha câmera é canon t3i.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2016, 02:41:44
nw eh possivel que esteja com preguiça de fazer uma busca também???Já apareceu varios tópicos com esse mesmo dilema
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2016, 03:19:57
Olá Nicole.

Seu rádio seria o YN622C? Caso positivo, o que está ocorrendo é que no modo ETTL a câmera tem prioridade em praticamente todas as configurações do flash, o único parâmetro regulado diretamente no flash que não é sobreposto pelo que estiver configurado na câmera, é a compensação de flash.

Assim, por exemplo, se você configura direto no flash o modo manual e o zoom em um valor qualquer, mas no menu da câmera o flash está como ETTL e o zoom em auto, na hora em que pressionar o botão do obturador para focar, a câmera emitirá comandos para que o flash se configure conforme o que está configurado nela, desconsiderando o que estiver configurado no flash.

Para que tudo funcione como você quer, quando usando o rádio, é preciso configurar os parâmetros do flash pelo menu da câmera.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2016, 10:33:51
...quando eu configuro tudo bonitinho no speedlite, na hora de eu fazer o click, tudo que eu coloquei no flash volta pra uma configuração, parece que padrão. Bom, ainda não dei uma lida profunda no manual e acho que to com preguiça disso (me perdoem). Então achei esse fórum e pensei que poderiam me ajudar.
 
Estou sofrendo exatamente o mesmo problema, a única coisa que consigo setar no flash é a compensação, o resto volta tudo a um padrão assim que faço o foco. Inclusive se colocar o flash em manual, e tento disparar pelo rádio ele vai pro TTL sozinho.
No caso é uma 5D (clássica) o flash é um 568EXII, os rádios são os 622C. O estranho é que antigamente eu usava a 5D com um Sigma EF 500 DG Super e os rádios (não esses atuais) e funcionava tudo certinho, eu configurava o flash do jeito que fosse e ele continuava assim, mesmo em modo TTL. Se eu colocar o flash sobre a câmera, ele aceita qualquer configuração, agora com os rádios só fica em TTL, 24mm e em HSS, independente da velocidade da câmera. To chegando a conclusão que os rádios estão com problema. :ponder: :ponder: (já virei o manual da câmera e do rádio, já resetei inúmeras vezes) Menos mal que ele não erra nem falha durante os eventos que fiz... :)
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2016, 10:38:11
Olá Nicole.

Para que tudo funcione como você quer, quando usando o rádio, é preciso configurar os parâmetros do flash pelo menu da câmera.
E como ficaria no caso de câmeras que não controlam o flash no Menu como é o caso das Rebels?
Antigamente na minha XTi tudo funcionava normalmente, todas as configurações, inclusive na minha antiga 5D tbm, agora com esse conjunto atual está dando problema.
O estranho é que com o flash na câmera ele aceita todas as configurações, deveria persistir o problema não? Aposto que meus rádios estão bixados, comprei usados.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2016, 13:59:40
Há relatos de incompatibilidade da 5d coroa com os 622C.

Eu sugiro um teste com um 622C-TX.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2016, 14:22:10
Estou sofrendo exatamente o mesmo problema, a única coisa que consigo setar no flash é a compensação, o resto volta tudo a um padrão assim que faço o foco. Inclusive se colocar o flash em manual, e tento disparar pelo rádio ele vai pro TTL sozinho.
No caso é uma 5D (clássica) o flash é um 568EXII, os rádios são os 622C. O estranho é que antigamente eu usava a 5D com um Sigma EF 500 DG Super e os rádios (não esses atuais) e funcionava tudo certinho, eu configurava o flash do jeito que fosse e ele continuava assim, mesmo em modo TTL. Se eu colocar o flash sobre a câmera, ele aceita qualquer configuração, agora com os rádios só fica em TTL, 24mm e em HSS, independente da velocidade da câmera. To chegando a conclusão que os rádios estão com problema. :ponder: :ponder: (já virei o manual da câmera e do rádio, já resetei inúmeras vezes) Menos mal que ele não erra nem falha durante os eventos que fiz... :)

Teoricamente, o uso de um par de rádios YN622C deveria ser transparente para a câmera, ela deveria "pensar" que o flash está conectado diretamente na sapata. Mas, seja por limitação técnica ou por opção/falha de programação, já sabemos que não é bem assim que a banda toca.

No seu caso com a 5Dc, como eram outros rádios e outro flash, eu não arriscaria um palpite sobre quem seria o real culpado.

E como ficaria no caso de câmeras que não controlam o flash no Menu como é o caso das Rebels?
Antigamente na minha XTi tudo funcionava normalmente, todas as configurações, inclusive na minha antiga 5D tbm, agora com esse conjunto atual está dando problema.
O estranho é que com o flash na câmera ele aceita todas as configurações, deveria persistir o problema não? Aposto que meus rádios estão bixados, comprei usados.

Boa pergunta. Quando tive uma Rebel, usava rádios Cactus (não TTL), e portanto não sei dizer como se comporta o conjunto Rebel-622C-flash YN.

O seu rádios atuais não estão "bichados", o comportamento é idêntico aqui, tanto faz utilizar como transmissor um 622 normal ou o TX (nesse caso sempre "zerado", sem configurações).
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 14:23:15 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:43:51
Me peguei lendo o manual do meu 622C e percebi na parte de compatibilidade que ele é compatível com a 5D, porém ali não diz nada a respeito do 568EX "II" e sim apenas o 568EX, será que é isso que pode estar ocorrendo meu problema? :ponder:
Pensei em trocar ele pelo YN 600EX RT, mas acho melhor pegar um TX pra testar e depois comprar um pra mim.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia