Autor Tópico: Festa Infantil. Mais um!  (Lida 6393 vezes)

tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2013, 15:52:12
Só lembra que primordial ter um corpo reserva quando começar a cobrar.

Sem reserva é irresponsabilidade.

Realmente eu não teria coragem de cobrar por um serviço sem ter equipamento reserva. Eu sou analista de sistemas, tolerância a falhas é meu nome kkk. Valeu a dica! :D

Edit.: Eu não coloquei no primeiro post, mas tenho uma super zoom. Teria que ser ela como reserva por enquanto até eu comprar outra DSLR, mas isso vai demorar hehe.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 15:53:02 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:15:53
Tn, se for sem cobrar, não vejo problemas desde que o seu amigo souber e estiver confortável com o que terá como resultado.

Agora se for cobrando, o ideal seria vc ter confiança suficiente para responder sua própria pergunta. Ou seja, suficientemente confiante de suas próprias fotos independentemente do equipamento.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:19:54
Tn, se for sem cobrar, não vejo problemas desde que o seu amigo souber e estiver confortável com o que terá como resultado.

Agora se for cobrando, o ideal seria vc ter confiança suficiente para responder sua própria pergunta. Ou seja, suficientemente confiante de suas próprias fotos independentemente do equipamento.

Com certeza, concordo contigo. Eu vim aqui perguntar aos que já tem experiência justamente porque eu não tenho nenhuma e por ser perfeccionista. Eu ainda estou estudando, e gostando muito do assunto e muito ansioso pra colocar em prática. Com certeza eu capricharei sempre. :D

Eu tratarei cada festa a fotografar como um projeto, com início, meio, fim, custos, pessoas, orçamento, etc. E no final de tudo farei as lições aprendidas pra ir melhorando cada vez mais. É isso aí! :D

Fazendo isso de graça a experiência vai ser fenomenal e a responsabilidade não será tamanha, uma vez que o pessoal vai saber que eu estou aprendendo e a qualidade do que eu entregar com certeza será inferior que a de um profissional. Um dia eu chego lá.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 16:21:05 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:20:39
Amigo, vi que tu perguntou ali sobre subexpor ou superexpor... Geralmente é um pouco mais fácil recuperar superexposição do que sub... Pelo menos na canon... E tente usar a menor potência de flash possível, isso vai poupar tuas pilhas, vai ciclar mais rápido...

Depois volta por aqui pra contar como foi o evento ;)

Abração e boa sorte
Tecpix + motorola do guga


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:26:42
Amigo, vi que tu perguntou ali sobre subexpor ou superexpor... Geralmente é um pouco mais fácil recuperar superexposição do que sub... Pelo menos na canon... E tente usar a menor potência de flash possível, isso vai poupar tuas pilhas, vai ciclar mais rápido...

Depois volta por aqui pra contar como foi o evento ;)

Abração e boa sorte

Voltarei sim. Infelizmente, ou felizmente :D, a festa será em local aberto e será durante o dia. Acredito que iluminação não será complicada de fazer. Dá pra botar 1/250 com ISO no máximo em 400 e as fotos ficarão boas como já tive a oportunidade de testar. hehe
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2013, 16:49:37
Usar o modo S com flash manual não vai funcionar.  Quando mudar a abertura de acordo com a fotometria a sua regulagem de potência para dadas abertura e distância estará errada.

O certo é usar o M quando estiver usando flash manual. Não sei como é o ISO da sua câmera, mas eu iria de ISO 1600, f5.6 e velocidade suficiente para ter alguma luz no ambiente.

Tente usar o zoom ao invés de aproximar e se afastar do sujeito, para garantir que a exposição será mantida e rebata o flash, se possível. No teto fica mais fácil e pode usar o refletor do próprio flash para diminuir a sombra em baixo dos olhos.

Eu fiz isso na única festa que fiz e deu super certo. =]


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:21:58
Usar o modo S com flash manual não vai funcionar.  Quando mudar a abertura de acordo com a fotometria a sua regulagem de potência para dadas abertura e distância estará errada.

O certo é usar o M quando estiver usando flash manual. Não sei como é o ISO da sua câmera, mas eu iria de ISO 1600, f5.6 e velocidade suficiente para ter alguma luz no ambiente.

Tente usar o zoom ao invés de aproximar e se afastar do sujeito, para garantir que a exposição será mantida e rebata o flash, se possível. No teto fica mais fácil e pode usar o refletor do próprio flash para diminuir a sombra em baixo dos olhos.

Eu fiz isso na única festa que fiz e deu super certo. =]

Opa Mário valeu pelas dicas. Qual o equipamento você usou? Seu flash era manual ou TTL?
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:22:40
Amigo, vi que tu perguntou ali sobre subexpor ou superexpor... Geralmente é um pouco mais fácil recuperar superexposição do que sub... Pelo menos na canon... E tente usar a menor potência de flash possível, isso vai poupar tuas pilhas, vai ciclar mais rápido...

Depois volta por aqui pra contar como foi o evento ;)

Abração e boa sorte

Com a Nikon já achei mais fácil recuperar subexposição. Vai entender!!!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:43:04
Eu fiz essa foto usando só o flash da câmera. Foi a noite num lugar não tão bem iluminado.

http://www.flickr.com/photos/thiagonevess/10117034773/in/set-72157636248111333/

1/160 (o mais rápido que dá com o flash da câmera) - f5.0 - ISO 400


Com a Nikon já achei mais fácil recuperar subexposição. Vai entender!!!
Vou ter que descobrir qual fica melhor com a Sony. :D
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2013, 18:45:52
a canon não usa sensores sony? não sei se algum dia ouvi isso...  :ponder:

mas isso de a nikon recuperar melhor foto sub, já tinha vistou muito tb...
Tecpix + motorola do guga


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2013, 20:43:28
Thiago, usei um flash manual mesmo, um simples yn-460. Nessa época, meu equipamento era bem semelhante ao seu,  só que Canon.

Os exemplos estão aqui: http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/sets/72157633095174204/


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 10 de Outubro de 2013, 00:37:57
Só troca esse flash manual por um TTL se não você vai passar sufoco.  De resto, dá pra fazer um trabalho bem legal.  Digo porque tenho feito festa infantil com meu equipamento limitado e o pessoal tem gostado.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Outubro de 2013, 00:53:48
Cara, não precisa de fullframe ou etc etc. Apenas recomendo um acessório: uma lente de 50mm f1.8. Não é cara, principalmente se souber usar foco manual, sai ainda mais barato, e ela te dá uma qualidade e liberdade imensa para quase todos os trabalhos. Tendo uma camera em boa resolução, com recortes aqui e acolá você ajeita o que ela porventura vier a te limitar. Essa lente é ESSENCIAL para qualquer fotógrafo.

Eu optei pela de 35mm f1.8, pois como minhas câmeras são de 24mp, os eventuais "zooms" que preciso dá para garantir no crop sem comprometer a qualidade, com a vantagem de que posso ir para ambientes mais "apertados" sem risco da câmera não focar.

Desculpa, mas não acho que a 50mm sirva para esse tipo de evento, numa câmera cropada, ainda mais se o cara não tem prática. Teria que trabalhar com duas lentes, essa e uma outra mais "wide", como a do kit mesmo.  Digo porque volta e meia me pedem para tirar foto de grupos e muitas vezes só consigo deixando a lente em 18mm ou 24mm. Imagina se fico limitado a 50mm ? Tenho que ir lá do outro lado do salão para conseguir enquadrar  todo mundo. Além da foto na hora do parabéns.
Não estou reclamando da lente, quero até comprar uma ( se alguém quiser trocar no meu YN 560 II), só acho que pra ele não vai servir neste momento.
 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #28 Online: 10 de Outubro de 2013, 08:26:17
Desculpa, mas não acho que a 50mm sirva para esse tipo de evento, numa câmera cropada, ainda mais se o cara não tem prática. Teria que trabalhar com duas lentes, essa e uma outra mais "wide", como a do kit mesmo.  Digo porque volta e meia me pedem para tirar foto de grupos e muitas vezes só consigo deixando a lente em 18mm ou 24mm. Imagina se fico limitado a 50mm ? Tenho que ir lá do outro lado do salão para conseguir enquadrar  todo mundo. Além da foto na hora do parabéns.
Não estou reclamando da lente, quero até comprar uma ( se alguém quiser trocar no meu YN 560 II), só acho que pra ele não vai servir neste momento.
 :ok:

Me referi a ela pois ela tem um custo x benefício sem precedentes, e, como ele tem apenas a lente do kit, ele precisa urgentemente de uma lente clara para poder ter um pouco mais de versatilidade e possibilidades. Eu optei pela compra da 35mm justamente por esse motivo (e pelo fator crop do sensor), mas ela é mais cara que a de 50mm.

Enfim, apenas a sugeri porque uma 35mm ou 50mm devem ter presença obrigatória em qualquer kit, são muito versáteis, e pelo preço praticado nelas, melhor opção definitivamente não há, mas obviamente, elas possuem limitações, mas nada que uns passos pra frente e pra trás não possam resolver (o problema é quando não dá pra dar esses passos, hahahaha).

Em todo o caso, já comecei a juntar os trapos para pegar uma nikkor 24-70 f2.8! Essa deve ser uma das melhores lentes zoom disponíveis! Pena que custa o olho da cara e vale mais do que a minha câmera. :(

Meu kit noob:
* Nikkor 18-55 (kit da D3200)
* Nikkor 35mm f1.8  DX
* Nikkor 55-300mm DX
-Corpo D3200
-Corpo D7100
-Apenas um flash YN-468-II

Como podem ver, tenho um kit mais voltado para o custo benefício, pois fotografia não é minha fonte de renda principal. Fiquei a vida inteira "treinando", tirando fotos de família ou de encontros com amigos, as vezes de pessoas estranhas na rua. Só agora estou saindo da toca para fazer algo mais profissional.

Tenho 03 trabalhos de fotos externas encomendados, e se eu os fizer bem, poderão mudar minha vida. São de 03 garotas bem relacionadas, extremamente bonitas, abastadas, e principalmente muito conhecidas na cidade. Sempre fui estudioso e entusiasta de fotografia, mas depois dessa, estou estudando fotografia dia e noite, dormindo às 03 da madrugada tem quase 02 semanas, investi em livros, assisti workshops no youtube, estudei tudo novamente, comprei rebatedor 5 em 1, flash, fotocélulas, difusor, e claro, passei a frequentar ainda mais o fórum.

Estou muito inseguro com meu kit, não sei se farei boas fotos com ele, sempre acho que falta "qualidade técnica". Sou extremamente perfeccionista, e acho que por ter um monitor muito grande, fico ainda mais frustrado, pois quanto maior a tela, mais evidentes os erros, e para ser sincero, estou quase surtando.

Me dá um puta frio na barriga, e acredito que a primeira sessão será daqui a 2 semanas. Quanto mais perto do dia, mais ansioso e desesperado eu fico! Tá tenso, pois vai ser a primeira vez que realmente botarei à prova tudo que eu sei!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 08:51:21 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:24:32
Desculpa, mas não acho que a 50mm sirva para esse tipo de evento, numa câmera cropada, ainda mais se o cara não tem prática. Teria que trabalhar com duas lentes, essa e uma outra mais "wide", como a do kit mesmo.  Digo porque volta e meia me pedem para tirar foto de grupos e muitas vezes só consigo deixando a lente em 18mm ou 24mm. Imagina se fico limitado a 50mm ? Tenho que ir lá do outro lado do salão para conseguir enquadrar  todo mundo. Além da foto na hora do parabéns.
Não estou reclamando da lente, quero até comprar uma ( se alguém quiser trocar no meu YN 560 II), só acho que pra ele não vai servir neste momento.
 :ok:

O que você acha de usar a 50mm 1.8 pra fotografar a decoração, fazer retratos do convidado com os pais / tios / avós / amigos especiais e usar a do kit pra fazer as fotos de grupo e pegar uns closes enquanto a criança estiver brincando?



Meu kit noob:
* Nikkor 18-55 (kit da D3200)
* Nikkor 35mm f1.8  DX
* Nikkor 55-300mm DX
-Corpo D3200
-Corpo D7100
-Apenas um flash YN-468-II

Humilhou meu kit kkkk. Tipo, quanto custa cada uma dessas lentes novas aqui no Brasil? Inclusive a 24-70 q vc tá querendo comprar.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S