Autor Tópico: Festa Infantil. Mais um!  (Lida 6415 vezes)

tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 11 de Outubro de 2013, 08:20:17
Eu corro atrás das crianças direto. Fico atento a cenas interessantes. Acho pior de fotografar q casamento. Claro q isso não fazendo fotos burocráticas.

Quanto a lente, deixo bem claro: Se pode comprar uma Tamron 2.8 ou uma Nikon 2.8, COMPRE. O q eu digo é q existem opções mais em conta q permitem fazer um ótimo trabalho e até tem certas vantagens.  Então, não se fixem em opiniões do tipo: "Lente para casamento só tem uma: Nikon 24-70". Este radicalismo não procede. isso é o q eu sempre fazer as pessoas entenderem.

Como eu tô com pouca grana agora acho que vou comprar a 50mm 1.8. A 55-200mm tava pelo mesmo preço dessa 50mm 1.8 mas acabou o estoque :( O máximo que posso gastar com a lente agora é R$ 800,00. Depois que eu me capitalizar eu pego uma 18-135mm (essa é cara R$ 1700,00).

Aí com essa 18-135 e a 50 ficaria legal pra fazer as festas?

Aí sim fica legal. É fácil ver como funciona a 50mm f/1.8 . Basta colocar a sua lente do kit em 50mm e fazer uns testes, em casa mesmo. Tenta tirar a foto da sua mesa de casa. Vai ter que ir até o quarto para pegar ela toda :hysterical:
Mas para tirar fotos de retrato, closes, ela é excelente.   Pode comprar sem medo

Pois é cara eu fiz esse teste fica muito "apertado" mesmo hehe. Mas eu tive problema pq a lente em 50mm ela fica em 4.5, 5 ou 5.6 não lembro direito. Aí eu tenho que aloprar no ISO pras fotos não tremerem hehe.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 11 de Outubro de 2013, 09:16:49
Galera eu vi aqui a 35mm 1.8 também por um preço bom. O que vocês acham? Compro qual primeiro: 35mm 1.8 ou 50mm 1.8 pra compor o kit festa infantil? hehe
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #47 Online: 11 de Outubro de 2013, 11:28:08
Como a camera é DX, pega a 35mm 1.8. Ela é considerada uma das melhores lente da categoria, e apresenta o melhor score no DXOmark, e se os locais forem apertados, ela se sai melhor que uma de 50mm.

Prova: http://www.dxomark.com/index.php/Lenses/Camera-Lens-Ratings
(filtra por categoria DX) e verás.

Fator crop para efeito de comparação:
35mm = aprox 52,5mm
50mm = aprox 75mm
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 11:32:21 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 11 de Outubro de 2013, 12:00:39
Como a camera é DX, pega a 35mm 1.8. Ela é considerada uma das melhores lente da categoria, e apresenta o melhor score no DXOmark, e se os locais forem apertados, ela se sai melhor que uma de 50mm.

Prova: http://www.dxomark.com/index.php/Lenses/Camera-Lens-Ratings
(filtra por categoria DX) e verás.

Fator crop para efeito de comparação:
35mm = aprox 52,5mm
50mm = aprox 75mm

Valeu as dicas! :D
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 12 de Outubro de 2013, 10:03:09
Galera, uma lente dessas Minolta 28-85mm F/3.5-4.5 faz uma frente? Dá pra obter desfoques de fundo legais ainda com um zoom maior? hehehe.

Tô levando essa em consideração, por causa do preço. Tá bem baratinha uma usada no mercado livre.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2013, 10:03:35 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 12 de Outubro de 2013, 11:21:30
Salvo engano, a minolta não tem AF, e num aniversário de criança acho que isso complicaria bastante...
Tecpix + motorola do guga


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 12 de Outubro de 2013, 12:43:20
Vou perguntar ao vendedor se o AF funciona. Se funcionar vale a pena?A bronca é que ela continua sendo escura kkk. :P
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 12 de Outubro de 2013, 19:33:14
Caraca foi punk tirar as fotos com a lente do kit, ela é muito escura. Tive que jogar o ISO lá pra cima. :/ E se fosse uma 50mm eu teria perdido vários clicks. Conclusão: acho que preciso de uma zoom mais clara. Vou juntar uma grana pra comprar uma, pena que é uma facada ahuahua.

Estou fazendo upload delas pro box. Quando terminar eu posto algumas pra vocês verem. hehe.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2013, 19:33:43 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 12 de Outubro de 2013, 20:55:39
http://www.flickr.com/photos/thiagonevess/sets/72157636481041263/

Lições aprendidas:
1. Não usar o flash da câmera;
2. Preciso de uma lente mais clara;
3. Todas as outras coias que vocês irão (ou não) dizer... ehhe.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #54 Online: 13 de Outubro de 2013, 13:19:57
Agora tem q fazer cadastro para ver as fotos do flickr. Ou pode se conectar com o FaceBook, mas eles passam a ter acesso a várias informações.
Sendo assim, eu não vou ver as fotos.
tnsantos, vc vai ter uma lente clara achando q vai resolver seus problemas de iluminação e vai enfrentar outro problema se usar aberturas grandes numa festa infantil. Vai acabar usando 5.6 ou no máximo 4 na esmagadora maioria das fotos, pois com pouca profundidade de campo o índice de fotos perdidas por falta de foco vai ser bem grande...
Creio q seu problema nem é equipamento e sim técnica.
Vc empacou nesta história de lente clara como solução e está equivocado.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 13 de Outubro de 2013, 13:30:18
Agora tem q fazer cadastro para ver as fotos do flickr. Ou pode se conectar com o FaceBook, mas eles passam a ter acesso a várias informações.
Sendo assim, eu não vou ver as fotos.
tnsantos, vc vai ter uma lente clara achando q vai resolver seus problemas de iluminação e vai enfrentar outro problema se usar aberturas grandes numa festa infantil. Vai acabar usando 5.6 ou no máximo 4 na esmagadora maioria das fotos, pois com pouca profundidade de campo o índice de fotos perdidas por falta de foco vai ser bem grande...
Creio q seu problema nem é equipamento e sim técnica.
Vc empacou nesta história de lente clara como solução e está equivocado.

Com certeza eu tenho muito o que aprender ainda, minha técnica é totalmente iniciante. Por isso gosto tanto das dicas do pessoal mais experiente. :D Muito obrigado.

Coloquei essas quatro fotos no dropbox pra você ver. Tive que usar o flash da câmera pois esqueci de trazer o yn :P

https://dl.dropboxusercontent.com/u/2651862/01-dia_das_criancas_2013.JPG

https://dl.dropboxusercontent.com/u/2651862/05-dia_das_criancas_2013.JPG

https://dl.dropboxusercontent.com/u/2651862/15-dia_das_criancas_2013.JPG

https://dl.dropboxusercontent.com/u/2651862/34-dia_das_criancas_2013.JPG
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #56 Online: 14 de Outubro de 2013, 12:41:27
Rafa, a última tem erros bem fáceis de vc identificar: Baixa velocidade (q deixou a foto tremida) e ISO aparentemente muito alto, q fez a foto ficar com muito ruido. Achei estranho, pois se vc estava usando o flash nela, não deveria ficar assim. Para ter uma idéia sobre o ocorrido e orientar melhor, vc teria q colocar o EXIF das foto.
As demais fotos achei até legais a composição mais intimista. Se posso falar algo eu sugiro q tente fazer a criança olhar para vc. Vale gritar o nome dela alto ou chamar a atenção de outra forma. Um aparente mais próximo pode ajudar nestas horas. faça isso já com o olho no visor e dedo pronto, bem como as regulagens de exposição e foco, para o disparo.  Por vezes para fazer uma certa foto vc perde um tempo, mas isso é típico de eventos desta natureza. Isso caso queira fazer um bom trabalho. Agora tem uma coisa; Não é sempre para a criança ficar olhando pra vc. Tem q tentar equilibrar. Fiz um aniversário infantil na qual a aniversariante (8 anos) ficou brincando num vídeo game de corrida. Fiz várias fotos com caras e bocas dela interagindo como jogo e depois elas foram colocadas no album em sequencia. Estas fotos já fiz pensando na diagramação do álbum e perdi algum bom tempo esperando expressões legais. Claro q foram feitas várias fotos.
Vão meter o malho, mas creio q com bom domínio da técnica fotográfica, composição e edição/diagramação do álbum, vc consiga fazer um bom trabalho mesmo com o flash da Cam. note q eu não digo q seja o ideal. Apenas digo q dá para fazer um trabalho bonito. Mas como disse: técnica fotográfica, composição (criatividade/bom gosto) e edição/diagramação do álbum.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 14 de Outubro de 2013, 14:11:35
Rafa, a última tem erros bem fáceis de vc identificar: Baixa velocidade (q deixou a foto tremida) e ISO aparentemente muito alto, q fez a foto ficar com muito ruido. Achei estranho, pois se vc estava usando o flash nela, não deveria ficar assim. Para ter uma idéia sobre o ocorrido e orientar melhor, vc teria q colocar o EXIF das foto.
As demais fotos achei até legais a composição mais intimista. Se posso falar algo eu sugiro q tente fazer a criança olhar para vc. Vale gritar o nome dela alto ou chamar a atenção de outra forma. Um aparente mais próximo pode ajudar nestas horas. faça isso já com o olho no visor e dedo pronto, bem como as regulagens de exposição e foco, para o disparo.  Por vezes para fazer uma certa foto vc perde um tempo, mas isso é típico de eventos desta natureza. Isso caso queira fazer um bom trabalho. Agora tem uma coisa; Não é sempre para a criança ficar olhando pra vc. Tem q tentar equilibrar. Fiz um aniversário infantil na qual a aniversariante (8 anos) ficou brincando num vídeo game de corrida. Fiz várias fotos com caras e bocas dela interagindo como jogo e depois elas foram colocadas no album em sequencia. Estas fotos já fiz pensando na diagramação do álbum e perdi algum bom tempo esperando expressões legais. Claro q foram feitas várias fotos.
Vão meter o malho, mas creio q com bom domínio da técnica fotográfica, composição e edição/diagramação do álbum, vc consiga fazer um bom trabalho mesmo com o flash da Cam. note q eu não digo q seja o ideal. Apenas digo q dá para fazer um trabalho bonito. Mas como disse: técnica fotográfica, composição (criatividade/bom gosto) e edição/diagramação do álbum.

Muito obrigado pelas dicas! Espero que metam o malho mas que o façam construtivamente como você fez. :)

Seguem os EXIFs:

01-dia_das_criancas_2013.JPG =>
f/5.6
1/80
ISO-1600
55mm

05-dia_das_criancas_2013.JPG =>
f/5.6
1/40
ISO-1600
55mm

15-dia_das_criancas_2013.JPG =>
f/5.6
1/40
ISO-1600
55mm

34-dia_das_criancas_2013.JPG
f/5.6
1/50
ISO-1600
55mm
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 14:12:30 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #58 Online: 14 de Outubro de 2013, 17:41:24
Preste a atenção: Coloque a máquina em manual total e deixe o flash em TTL (não fill). Sete a velocidade para algo em torno de 1/125 e o ISO em no máximo 800 na sua Cam. Estas regulagens básicas é para uso com flash. O q vai acontecer é q o flash vai disparar na potência certa para iluminar a cena e de forma automática. Isso basicamente. Existem muitas variações q dependem da luz, assunto (parado ou em movimento) e oq vc quer, medição usada.... Com velocidade alta e ISO base (100 ou 200) e velocidade de 1/125 e abertura de digamos, 7, vc só clarea o primeiro plano e o fundo fica escuro. Um efeito interessante em fotos de casamento em algumas cenas. Com menos velocidade ou abertura maior ou ISO maior, vc capta a luz do fundo e/ou maximiza a do flash.
Chega em casa e vai fazendo uns teste. usa uma vassoura e colca uma toalha e panos nela, simulando uma pessoa. Vai colocando em ambiente parecidos com o de uma festa e testa as regulagens. Se alguem pudeer te ajudar, como modelo, melhor. Observe a variação de captação de luz do fundo ou não, de acordo com as regulagens. Vc vai logo perceber o q uma faz ou não. Agora, fotografe em RAW, pois vc vai salvar muitas fotos q em JPG seriam perdidas. A sua Cam vem com um bom programa para isso ou então use o do PhotoShop, ACR.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 14 de Outubro de 2013, 17:49:07
Preste a atenção: Coloque a máquina em manual total e deixe o flash em TTL (não fill). Sete a velocidade para algo em torno de 1/125 e o ISO em no máximo 800 na sua Cam. Estas regulagens básicas é para uso com flash. O q vai acontecer é q o flash vai disparar na potência certa para iluminar a cena e de forma automática. Isso basicamente. Existem muitas variações q dependem da luz, assunto (parado ou em movimento) e oq vc quer, medição usada.... Com velocidade alta e ISO base (100 ou 200) e velocidade de 1/125 e abertura de digamos, 7, vc só clarea o primeiro plano e o fundo fica escuro. Um efeito interessante em fotos de casamento em algumas cenas. Com menos velocidade ou abertura maior ou ISO maior, vc capta a luz do fundo e/ou maximiza a do flash.
Chega em casa e vai fazendo uns teste. usa uma vassoura e colca uma toalha e panos nela, simulando uma pessoa. Vai colocando em ambiente parecidos com o de uma festa e testa as regulagens. Se alguem pudeer te ajudar, como modelo, melhor. Observe a variação de captação de luz do fundo ou não, de acordo com as regulagens. Vc vai logo perceber o q uma faz ou não. Agora, fotografe em RAW, pois vc vai salvar muitas fotos q em JPG seriam perdidas. A sua Cam vem com um bom programa para isso ou então use o do PhotoShop, ACR.

Opa, vou fazer esses testes hoje a noite quando chegar em casa. Vou ver se minha esposa fica como modelo, senão uso a vassoura com pano hehe.

Eu já tô fotografando só em RAW e usando o ACR. :D

Valeu!
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S