Autor Tópico: Primeira câmera, qual comprar até uns R$ 3.000,00?  (Lida 1500 vezes)

samuel456

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Outubro de 2013, 17:25:52
Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico aqui no fórum.
Não sou fotógrafo e estou procurando uma boa câmera para comprar.
Minha ideia é fazer da fotografia um segundo emprego (previsão para daqui 12 meses, rsrsrs)

Considerando que quero ganhar dinheiro com a fotografia (depois de estudar e praticar muito, rsrs) qual a melhor opção para primeira compra?

EOS Rebel T3i + lente 18-135mm - BOX   R$ 2.398,00
EOS Rebel T4i + lente EF-S 18-135mm - BOX   R$ 2.699,00
EOS Rebel T5I + Lente 18-135 STM - BOX   R$ 2.900,00
EOS 60D + Lente 18-135 - BOX   R$ 3.140,00

D90 + Lente Nikon VR 18-105mm - BOX   R$ 2.320,00
D3200 (Lente 18-105) - BOX   R$ 2.622,00
D5100 + Lente 18-105mm DX F3.5-5.6 VR - BOX   R$ 2.644,00
D7000 + Lente 18-105mm - BOX   R$ 2.840,00
D5200 + Lente 18-105 mm DX F3.5-5.6G ED VR - BOX   R$ 3.364,00

Obrigado,
Samuel.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2013, 20:35:29
com 3k eu faria diferente... Se desse pra esticar um pouquinho pouquinho...

Indo pra canon por exemplo, pode pegar uma 60D (1900 nova), 50mm 1.8 (350 nova), tamron 17-50 (1300 nova ou 1000 usada) e um flash yongnuo (em torno de 400). Se fosse pra pegar o kit e sair usando eu deixaria a 50mm pra depois, a 17-50 já é bem versátil pra eventos (penso que tu cogite começar nesta área) e o flash seria  essencial.

Desconsiderei alguns outros valores como sd, bolsa pra transporte e etc...

E tem a linha nikon, mas prefiro deixar alguém do outro lado recomendar, que com certeza vão ter mais noção que eu
Tecpix + motorola do guga


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2013, 21:59:23
com 3k eu faria diferente... Se desse pra esticar um pouquinho pouquinho...

Indo pra canon por exemplo, pode pegar uma 60D (1900 nova), 50mm 1.8 (350 nova), tamron 17-50 (1300 nova ou 1000 usada) e um flash yongnuo (em torno de 400). Se fosse pra pegar o kit e sair usando eu deixaria a 50mm pra depois, a 17-50 já é bem versátil pra eventos (penso que tu cogite começar nesta área) e o flash seria  essencial.

Desconsiderei alguns outros valores como sd, bolsa pra transporte e etc...

E tem a linha nikon, mas prefiro deixar alguém do outro lado recomendar, que com certeza vão ter mais noção que eu

 :clap:

Ia dizer quase a mesma coisa...
Se vc não puder extrapolar a grana, deixa só o flash pra daqui uns meses e pega um cartão de qualidade pra não correr o risco de ter problemas (eu tive com um!) e compra um case legal pra carregar todo o trombolho... rsrs... e vai aprendendo as funções e juntando mais grana pro flash...
Esse mount é o que tenho hj...só q sem o flash... e vai te atender legal pra aprender e tals...
O pop-up da camera não é lá grandes coisas mas se vc não tiver como pegar o flash agora dá pra quebrar um galho com umas adaptações que vc acha na net... e não chega a estragar a foto... mas tem q te rmto cuidado... Não tem alcance longo, não tem a potencia e a funcionalidade do flash externo mas dá pra brincar... (pelo menos pra mim, que não faço uso profissional atende com algumas regulagens e gambiarras!  :hysterical:)
Mas se vc tem interesse em trabalhar futuramente e não vai investir em uma fullframe a curto prazo, as duas lentes que o Fernandez falou são essenciais, pelo menos para o começo!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 22:00:54 por nildes »


samuel456

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2013, 00:15:46
Fernandez e nildes, obrigado pelas dicas.

Tô pensando em comprar câmera + lente por enquanto e gastar mais um dindim com o curso! (o trem tá feio, rsrsrs)
Não tenho nenhuma experiência com câmeras "manuais" por isso terei que começar do zero, mas estou muito animado. \o/
Tenho feito muitas comparações no dpreview, snapsort e camerasize para ver as diferenças e lendo bastante coisa na net para decidir qual comprar.

Penso em começar com eventos, onde os amigos seriam os primeiros clientes (ou cobaias, auhuauhauha).

Na moral, galera, recomende uma câmera+lente para que daqui há um ano eu não me arrependa da compra!

Abraços.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2013, 00:40:51
Samuel, só complementando um pouco minha resposta de antes...

Eu recomendei a 60D ao invés da série rebel (t3i, t4i) por alguns motivos que vou citar (só pra contextualizar minha opinião, vim de uma t4i e troquei pela 60D):
1) bateria dura quase 4 vezes mais;
2) corpo muito mais resistente (em caso de queda pode fazer bastante diferença);
3) viewfinder de pentaprisma (mais claro e maior);
4) mais acessos diretamente no corpo, sem precisar acessar menus. Isso facilita muito quando precisa alterar configurações de forma rápida
5) a pegada dela é "melhor". Sei que isso pode ser bem pessoal, mas pra ficar segurando por mais tempo, como o grip é maior, te dá mais firmeza
6) Tem um display lcd em cima, fácil pra ver as configurações

No final das contas, qualquer uma vai te entregar a mesma qualidade de imagem (t2i, t3i, t4i, t5i, 60D, 7D), mas os pontos que citei, pela pequena diferença de preço (quando troquei a minha t4i a diferença foi de apenas R$300,00), é totalmente justificável ficar com esses upgrades =]

E sobre a lente que indiquei, a tamron 17-50 vai te dar versatilidade pra trabalhar em aniversários por exemplo. Ela é boa pra situações de pouca luz, tem um range bem bom, foco muito rápido, é muito nítida... Se der uma pesquisada não vai achar reclamações sobre ela. É a lente zoom mais recomendada para cropadas em função do custo x benefício.

E o flash, pra fotos em ambiente fechado, é praticamente obrigatório, vai salvar tua pele em muitos momentos em que a luz ambiente não der conta.

Abração
Tecpix + motorola do guga


samuel456

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2013, 08:22:02
Fernandez, muito obrigado pelas dicas!
Estava inclinado a pegar uma câmera com o visor superior e mais botões dedicados, pelo que aindei observando por aí.
Vou seguir sua dica e procurar a combinação 60D + tamron 17-50mm = 1900,00 + 1300,00 = 3200,00.
Depende de quanto ficar isso, poderei incluir um flash para o Natal.  :clap:

Pode indicar uma loja física no Rio onde eu possa montar esse kit?
Abraços.


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2013, 08:29:06
Samuel ,

Falando de Nikon , e considerando a lista que voce colocou , iria de D7000 , e se der para voce esticar um pouco de D7100, considerando o seguinte

D90 , é um modelo mais antigo e na parte tecnologica esta atraz das outras . Tenho uma e adoro ela , mas para comprar uma nova iria de D7000 , que tem inclusive um corpo bem parecido .


A D3200 / D5100 / D5200 são camaras ditas de entrada , e possuem varios recursos automaticos ,tenho tambem uma D5100 , e a para mim a principal diferença em relação a D90 e o tamanho ( menor ) e a operacionalidade ( depende mais de menu e conjunto de botões , a D90 tem um manuseio mais direto )

A D7000 / D71000 são camaras ja semi-profissionais , permitindo tanto uma operação automatica , se voce quiser , más principamente fornecendo vários recursos que voce ja vai encontar em camaras profissionais , te preparando para outro nivel .

Nao deixe de escolher uma , pode Nikon , Canon ou Sony , qualquer uma destas marcas são muito boas  e , mão , digo Fotos a Obra.

Abraços
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 08:29:58 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2013, 14:30:40
Samuel, bons preços tu consegue ou com o nelson nakamura, ou com o anderson piram, ou na tecnoinfosul.com.br

=]
Tecpix + motorola do guga


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2013, 16:17:55
A tamron vc consegue comprar nova aqui no forum mesmo... No rio não conheço, mas em Minas conheço o pereira no shopping oiapoque em BH. Comprei todo meu equipamento com ele... Super confiável! Se vc quiser posso passar o telefone... Ele manda por sedex após confirmação do pagamento...
Mas sempre comprei pessoalmente... O nelson é super 10 e tem ótima reputação em qualquer blog... é praticamente a referencia e tb trabalha com entregas via sedex...



samuel456

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:34:22
Fábio José,
Obrigado pelas dicas, show de bola! Me abriu mais a mente!  :clap:

Fernandez,
Valeu pela dica.  :ok:

nildes,
Valeu pela dica.  :ok:

Agradeço a todos pelos conselhos, quando criei o tópico pensei nas dicas que receberia e na proveitosa conversa com pessoas mais experientes. rsrsrs
Acho que o objetivo do tópico já foi alcançado!
Estou muito satisfeito!
Abraços.
Samuel.