Autor Tópico: Retratos em Estudio  (Lida 4423 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 09 de Outubro de 2013, 17:32:25
Alguns jobs no estudio

01


02


03
@jacobfotografiacriativa


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2013, 17:34:12
Que raiva daqui no trabalho não ser liberado o flickr. Vou comentar para seguir a publicação. Assim que conseguir visualizar as imagens dou o meu parecer
 :ok:
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2013, 18:09:01
André

Gostei bastante da 1 , entre outro motivos , por voce ter usado um formato landscape , ao inves do tradiconal retrato .

A 2 tem algo que me incomoda , ao aolhar algo paraece instavel , nao sei dizer o que é .


Parabens
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2013, 18:09:23
Curti todas mas destaco a 3ª!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2013, 18:17:19
André,

A 1 achei subexposta (pode ser o meu monitor). A composição e a pose da menina estão excelentes.
A 2 perfeita.
A 3 complica, né! :doh:

Como dica, pode diminuir o espaço de cima da cabeça a ponto de quase encostar (já que pra headshot mais fechado é autorizado cortar a tampa da cabeça).

Abração!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 18:22:41 por lestevaos »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2013, 18:29:26
Opa, valeu amigos!
André,

A 1 achei subexposta (pode ser o meu monitor). A composição e a pose da menina estão excelentes.
A 2 perfeita.
A 3 complica, né! :doh:

Como dica, pode diminuir o espaço de cima da cabeça a ponto de quase encostar (já que pra headshot mais fechado é autorizado cortar a tampa da cabeça).

Abração!

Entao cara, a 1 acho que é seu monitor mesmo, eu sempre trato as fotos num macbook air e elas saem 100% na impressao, ja meu PC eu sempre noto uma alteraçao leve na exposiçao, quando a pose, assumo que nao tenho nada a ver com isso, as duas primeiras fotos sao modelos profissionais que fotografei hoje hehe

Ja a 3a, bom, sou eu, lindo como sempre HAHAHA

Quando ao espaço, eu ja tentei e eh um tipo de composiçao que raramente me agrada, sempre opto por esse espaço sobre a cabeça, mas tentarei mais na proxima!
@jacobfotografiacriativa


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2013, 18:36:16
André, primeiro de tudo, parabéns pelas fotos! baita trabalho!  :clap:

Alguns comentários pontuais:
1- achei um pouquinho sub, e consideraria dar uma cropada... no estilo dos HS do Peter Hurley, sabe? recentemente andei dando uma olhada num material dele e achei muito interessante, acho que o corte cairia muito bem nesta aí
2- foi minha preferida, luz excelente, pose ótima  :clap:
3- essa aí daria uma bela contra-capa de caixinha de cigarros: "fumar causa isso aí...  :eek:"
hehehhee Brincadeira, gostei bastante dela também, muito bem planejada e executada

Abração
Tecpix + motorola do guga


Joel Gonçalves da Cruz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2013, 18:57:09
Excelente a 1°...good job!!!!!!!'
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2013, 23:07:27
Show  :clap: :clap: :clap:


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2013, 01:40:17
Gostei muito da 1, a quantidade de luz que vc usou foi o suficiente pra dar um tremendo volume ao portrait. Achei muito boa mesmo. As outras mais comuns.

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2013, 02:57:48
A terceira ficou legal (apesar de eu ter uma posicao pessoal contra o sentido da imagem que eh: prazer-cigarro-estilo. Mas eu vou ignorar isso).

A segunda foto esta ok. Os bracos separados, ombros largos e a posicao da cabeca dao uma boa composicao em triangulo para o enquadramento em paisagem.

A primeira imagem eu nao gostei (na verdade a unica coisa que eu gostei foi da beleza da modelo). O corte do enquadramento faz com que a mao dela seja um elemento a parte dela. Ou seja, um objeto estralho ali no meio do retrato: "saiu uma mao na foto". Como tambem a composicao do corpo dela nao condiz com o corte. A nao ser que o espaco a esquerda seja destinado a texto ou qualquer outra coisa em uma publicacao. E pela forma do rosto dela eu acredito que poderia ser melhor explorado para criar mais tencao, atencao e intensidade. Mas como retrato por retrato ta ok.

meus r$2 cents.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2013, 07:54:48
Gostei da luz nas fotos (principalmente a luz na 1 e 3!

Sobre pose e composição em estúdio eu não posso falar muito, mas me agradou (não sei se agradou pelas fotos em si ou porque as meninas são muito bonitas  :D).


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2013, 10:59:02
A terceira ficou legal (apesar de eu ter uma posicao pessoal contra o sentido da imagem que eh: prazer-cigarro-estilo. Mas eu vou ignorar isso).

A segunda foto esta ok. Os bracos separados, ombros largos e a posicao da cabeca dao uma boa composicao em triangulo para o enquadramento em paisagem.

A primeira imagem eu nao gostei (na verdade a unica coisa que eu gostei foi da beleza da modelo). O corte do enquadramento faz com que a mao dela seja um elemento a parte dela. Ou seja, um objeto estralho ali no meio do retrato: "saiu uma mao na foto". Como tambem a composicao do corpo dela nao condiz com o corte. A nao ser que o espaco a esquerda seja destinado a texto ou qualquer outra coisa em uma publicacao. E pela forma do rosto dela eu acredito que poderia ser melhor explorado para criar mais tencao, atencao e intensidade. Mas como retrato por retrato ta ok.

meus r$2 cents.

Croix,

A mão dela acaricia o cabelo, não há elemento estranho alí: a mão dela tem uma função na imagem e essa função exclui a possibilidade de ser um elemento estranho.
Quanto à composição dela não condizer com o corte, o que seria melhor, centralizada? Seria muito pior porque fragmentaria a imagem... Se se admite que possa haver ou ser explorado o enquadramento horizontal para retratos, inclusive quando não se trata de um retrato pra fins corporativos, por exemplo publicações de circulação interna de empresas. Acho que como ensaio livre está dentro da expectativa,

[]s

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:05:15
Na 1 (pode ser meu monitor) eu puxaria um pouco (pouco mesmo) de exposição na pós, mas é a melhor da série.

A 2 eu gostei da luz, mas a pose não favoreceu muito. O olho esquerdo dela está mais fechado que o outro e dá a impressão de ser caído. Mas o sorriso dela é lindo.

A 3 ficou duca, mas se tiver em p&b, aquele p&b que parece filme. Rola fazer o teste aí? PS.: na próxima, troca o cigarro por um charuto. :ok:

Edit: o que vc tem de fundo?

Abcs
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 11:05:32 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:29:22
Croix,

A mão dela acaricia o cabelo, não há elemento estranho alí: a mão dela tem uma função na imagem e essa função exclui a possibilidade de ser um elemento estranho.
Quanto à composição dela não condizer com o corte, o que seria melhor, centralizada? Seria muito pior porque fragmentaria a imagem... Se se admite que possa haver ou ser explorado o enquadramento horizontal para retratos, inclusive quando não se trata de um retrato pra fins corporativos, por exemplo publicações de circulação interna de empresas. Acho que como ensaio livre está dentro da expectativa,

[]s

RSalles
Sim a mao tem sua funcao ali mas ela vem de nenhum lugar pq o corte desasocia a mao da modelo. Evidentemente sabemos que eh a mao da modelo mas como linguagem visual a mao esta desasociada a modelo, ou nada que de uma ideia de liguar a modelo alem do acareciamento do cabelo. Como se a mao nao fizesse parte da expressao da modelo mas sim um elemento com expresssao a parte. Isso gera ambiguidade, que a nao ser que seja a intencao ela se torna distracao e estranheza.
Claro que para aspessoas em geral isso pode passar desapercebido.

Eu nao cheguei a sugerir que centralizado fosse melhor. Eu estou falando do corte. O espaco vazio nao diz nada sobre a imagem em si a nao ser que seja reservado para texto ou qualquer outra coisa que nao foi exclarecida. A composicao do corpo nao favorece o corte e enquadramento como acontece na segunda imagem.

Em resumo esta apenas uma foto crua aos meus olhos. Como se nao tivesse sido trabalhada o potencial que ela carrega pelos elementos. Claro que como ensaio livre esta "aceitavel". Mas se foi postodo aqui eu acredito que seja para receber criticas e observacoes diversas para fins de aprimoramento.

Isso eh o que eu tenho para contribuir da minha parte, concorde ou nao.