Autor Tópico: Retratos em Estudio  (Lida 4428 vezes)

Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:39:46
Em resumo esta apenas uma foto crua aos meus olhos. Como se nao tivesse sido trabalhada o potencial que ela carrega pelos elementos. Claro que como ensaio livre esta "aceitavel". Mas se vc postou aqui eu acredito que seja para receber criticas e observacoes para fins de aprimoramento. Caso contrario apenas me ignore.

Amigo, só lembrando que quem fez questionamentos aos teus comentários não foi o autor da foto...
Tecpix + motorola do guga


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:42:10
Amigo, só lembrando que quem fez questionamentos aos teus comentários não foi o autor da foto...
Foi mal. Vou editar essa ultima parte.

Nao sei pq eu nao estou conseguindo gravar ainda as pessoas entao confundo os comentarios entre as pessoas.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:44:26
Foi mal. Vou editar essa ultima parte.

Nao sei pq eu nao estou conseguindo gravar ainda as pessoas entao confundo os comentarios entre as pessoas.

Hehehe, acontece  :)

Abraço
Tecpix + motorola do guga


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2013, 13:06:56
Como as fotos foram colocadas aqui afim de serem submetidas à crítica pra fins de aprimoramento, tenho ainda isto pra acrescentar:

A iluminação da foto está quase perfeita: um pouco de luz no lado oposto da direção de onde vem a luz principal foi a única coisa que faltou. No entanto, a luz é bem homogênea, passa sensação de tridimensionalidade e apresenta uma gradação de cinza extensa, agradável - a tridimensionalidade e esta característica se interrelacionam.
Disseram acima que a foto estava subexposta, no que discordo, baseado nestas percepções: luz sobre o ombro direito - limite do detalhe nas altas luzes - ou zona IX, pros acostumados à análise sob o sistema de zonas, sombra profunda no lado oposto da luz principal, no limite do detalhamento nas áreas de sombra - zona II. Então, o aproveitamento da escala de tons foi excelente.

Sobre a pose a modelo no portrait: a mão, não se sabe de onde vem, o corte no punho é abrupto, desconcta esta parte do restante da cena, MAS:
- É notório que as mulheres se expressam com as mãos - existe um espaço à direita pra garantir que exista possibilidade de gesto - um detalhe que começa a reconectar a mão ao frame,
- a mão estar junto ao corpo, re- introduz esse elemento no frame,
- o olhar da modelo, inclinado em relação à mão, atrai ela pra dentro da cena
- o fato da mão estar adiante em relação ao corpo porém completamente em foco - adiciona tridimensionalidade à cena.
- a mão tocar o cabelo praticamente salvou-a da mais completa inutilidade dentro do quadro e isso foi bom, o resultado foi efetivo.

Tecnicamente, tentando puxar a disposição da modelo dentro dos limites do quadro e tentanto entender por comparação: existe um sem-número de imagens por aí de produtos pra cabelo que usam exatamente o mesmo tipo de enquadramento. Os cliente seguem felizes, pagando por serviços prestados, e os fotógrafos idem.



















[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 10 de Outubro de 2013, 13:24:10
O primeiro anuncio da L'oreal, por exemplo. A mao pode ser tanto dela ou de uma outra pessoa apertando o rosto dela. Obviamente sabemos que eh a mao dela, mas a ambiguidade e estranhesa existe.

Claro que tudo em seus "dependes" e por isso nao existe regras universais. Fica dificil julgar uma imagem sem saber o conceito em que ela foi trabalhada, funcao, onde sera exibida, etc. Os anuncios de produtos de beleza as fotos tem que ser em close-up e por isso eh inevitalvel que apareca uma mao ambigua. Faz parte dos limites do conceito e tema. Como tambem os anuncios tem os limites da pagina, outdoores ou seja la onde sera impresso. Como tambem os limites dos textos e demais elementos que sao adicionado a imagem para descrever ou associar ao produto. As vezes o crop nao foi nem feito pelo o fotografo mais sim pelo pessoal do pos-edicao como um meio achado de compor o anuncio como um todo.

Eu acredito que a primeira foto do OP enquadrada no padrao retrato, por exemplo, resolveria a questao tanto da mao quando do espaco e composicao do corpo que aos meus olhos nao estao interligados.

Apenas meus r$2 centavos.

Obviamente a minha intencao nao eh ditar nada, apenas adcionar um ponto de vista que pode ou nao ser levado inconsideracao se o OP achar conveniente e valido.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Outubro de 2013, 13:25:00
Bravo, RSalles. Excelente análise. :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #21 Online: 10 de Outubro de 2013, 23:08:18
Voltei amigos!

Primeiramente obrigado pelos elogios a respeito do trabalho.

RSalles, gostei muito da sua analise em relação ao uso das mãos da modelo, quando olhei a imagem dentre tantas outras que fiz nessa sequencia me agradou bastante pelo fato da sutileza que ela me passou enquanto que a segunda imagem me passou uma sensação de felicidade e sutileza agradáveis ao meu gosto... quanto a luz, ambas foram a mesma iluminação, fundo branco em papel(pra quem tinha perguntado o que uso de fundo infinito, sempre fundo em papel branco ou preto da Mako), abertura de diafragma fechada e um octosoft superior a esquerda da modelo(e direita da foto), sempre que faço esta luz orieto a modelo a elevar seu rosto em direçao a luz ou oposta a ela para ter essa harmonia na iluminação da face... ja na terceira imagem foi um beauty dish bem proximo ao rosto para gerar a mesma iluminação forte na fumaça!

Quanto as fotos, nao fiz elas com grandes propositos, foi apenas um retrato de fim de ensaio para fechar e aproveitar a presença das modelos que são belissimas


O trabalho foi um lookbook, segue uma foto tratada por mim pra voces(nao sou eu que vou tratar as fotos pro catalogo e sim um editor de imagens profissional que faz só isso)



abraços!
@jacobfotografiacriativa


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #22 Online: 11 de Outubro de 2013, 00:24:51
André Luiz, lestevaos,

Obrigado,

 :ok:

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 11 de Outubro de 2013, 03:13:40
Andre,
A foto que vc postou nessa pagina eh para estudo e analise tambem? Se for eu estou curiso em saber sobre a lente e angulo escolhido.



Editado:
Eu acho que estou confundindo as salas. A descricao dessa area diz que eh para analises e estudos de fotos feitas pelos proprios usuarios. Mas a analise e etudo pode ser feita por todos? Ou deve ser feita por aquele que fez a foto e os demais apenas respondem elogiando ou fazendo perguntas?

Por que tem a area Corredor Polones que eh tem na descricao como espaço destinado a avaliações de fotos através de críticas abertas.

Eu nao estou conseguindo ver a diferenca sinceramente. Perdoe minha ignorancia.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 11 de Outubro de 2013, 08:17:10
Andre,
A foto que vc postou nessa pagina eh para estudo e analise tambem? Se for eu estou curiso em saber sobre a lente e angulo escolhido.



Editado:
Eu acho que estou confundindo as salas. A descricao dessa area diz que eh para analises e estudos de fotos feitas pelos proprios usuarios. Mas a analise e etudo pode ser feita por todos? Ou deve ser feita por aquele que fez a foto e os demais apenas respondem elogiando ou fazendo perguntas?

Por que tem a area Corredor Polones que eh tem na descricao como espaço destinado a avaliações de fotos através de críticas abertas.

Eu nao estou conseguindo ver a diferenca sinceramente. Perdoe minha ignorancia.

As duas são para análise, mas o Corredor Polones é obrigatório a crítica. Aqui, se vc quiser só elogiar tudo bem. Se quiser dar pitaco, dicas, fazer uma análise técnica pura. Vc faz o que quiser.
No Corredor tbm só pode postar 1 foto. Aqui quantas o usuário quiser. Essa sala é melhor (e mais movimentada) que o Corredor.

Esqueci de dizer: caso tenha qualquer outra dúvida sobre o fórum, tem a parte de suporte, onde podem ser feitas as perguntas. :ok:

Abcs
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 08:19:54 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 11 de Outubro de 2013, 08:17:23
Marcio, na "Galeria" vale tudo, pode só comentar, elogiar, questionar e etc, pode ter um debate entre autor e críticos... No "Corredor Polonês" não vale só elogiar ou dizer que não gostou, tem que acrescentar algo técnico, o porquê de não gostar, ou coisa do tipo, e o autor do tópico não pode "se defender".

abraço
Tecpix + motorola do guga


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 11 de Outubro de 2013, 12:34:27
Entendi.
Obrigado galera.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #27 Online: 11 de Outubro de 2013, 21:21:53
Andre,
A foto que vc postou nessa pagina eh para estudo e analise tambem? Se for eu estou curiso em saber sobre a lente e angulo escolhido.



Editado:
Eu acho que estou confundindo as salas. A descricao dessa area diz que eh para analises e estudos de fotos feitas pelos proprios usuarios. Mas a analise e etudo pode ser feita por todos? Ou deve ser feita por aquele que fez a foto e os demais apenas respondem elogiando ou fazendo perguntas?

Por que tem a area Corredor Polones que eh tem na descricao como espaço destinado a avaliações de fotos através de críticas abertas.

Eu nao estou conseguindo ver a diferenca sinceramente. Perdoe minha ignorancia.

Ola amigo, aqui voce pode discutir, opinar, elogiar apenas... ou seja, é um ambiente mais amplo, como se fosse uma mesa de bar em que um fotografo apresenta uma imagem(ou uma série delas) e todos os outros presentes podem simplesmente falar o que tiverem vontade!

Ja o corredor como explicaram é algo mais tecnico em que voce vota se gostou ou nao entre as alternativas e os unicos comentarios possiveis sao os de questoes tecnicas, sendo que os moderadores excluem qualquer tipo de comentario mais simples ou sem argumentos ou criticas(como elogios por ex)

Quanto a sua duvida, foi utilizada a minha pior lente porém uma que tem sido muito usada por mim em fotos de corpo inteiro, que é a lente do kit Nikkor 18-55mm em 35mm e f8, pretendo comprar uma 35mm fixa 1.4 logo para esse tipo de imagem!

Ja nas fotografias da primeira página utilizei em todas a Sigma 70-200 2.8 EX(quanto a milimetragem de cada uma, só checando no EXIF mesmo)

E sim, esta ultima pode ser analisada sem problemas!
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 11 de Outubro de 2013, 22:18:39
Ola amigo, aqui voce pode discutir, opinar, elogiar apenas... ou seja, é um ambiente mais amplo, como se fosse uma mesa de bar em que um fotografo apresenta uma imagem(ou uma série delas) e todos os outros presentes podem simplesmente falar o que tiverem vontade!

Ja o corredor como explicaram é algo mais tecnico em que voce vota se gostou ou nao entre as alternativas e os unicos comentarios possiveis sao os de questoes tecnicas, sendo que os moderadores excluem qualquer tipo de comentario mais simples ou sem argumentos ou criticas(como elogios por ex)

Quanto a sua duvida, foi utilizada a minha pior lente porém uma que tem sido muito usada por mim em fotos de corpo inteiro, que é a lente do kit Nikkor 18-55mm em 35mm e f8, pretendo comprar uma 35mm fixa 1.4 logo para esse tipo de imagem!

Ja nas fotografias da primeira página utilizei em todas a Sigma 70-200 2.8 EX(quanto a milimetragem de cada uma, só checando no EXIF mesmo)

E sim, esta ultima pode ser analisada sem problemas!
Obrigado Andre,

Eu nao ligo muito para material, como tipo de lente ou cameras. hehe
Quando eu falo que estou curioso sobre a lente e angulo, na verdade eu estou perguntando quais fora seus criterios, motivo, conceito, etc, para escolher uma lente "wide" e um angule de cima para baixo? Foi casualidade, faz parte de algum conceito, espacos, dar mais volume ao quadril e pernas, etc?

Em outras palavras. Pq a distorcao em um retrato de corpo inteiro que tem apenas a modelo como elemento e pq o angulo que acentua a distorcao? A mim esta indicado que foi tentado alterar o corpo da modelo dando mais volume ao quadril e pernas, e eu gostaria de confirmar se eh isso ou nao. Se foi isso, pq nao selecionar uma modelo com o tipo fisico desejado?

Eu so quero entender seu olhar sobre a sua foto.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #29 Online: 11 de Outubro de 2013, 23:05:14
Sobre esta ultima imagem a distancia focal usada foi por falta de opçao, era um lookbook entao eu precisava mostrar todo o corpo e toda a roupa, como meu espaço no estudio nao é tao grande foi a unica opçao, quando a distorção, particularmente nao notei tanta, ja que uso cropada.

Quanto ao angulo, nao foi de baixo pra cima nao, foi focado no centro do corpo, por questao mercadológica em que lookbooks exigem o nao achatamento da modelo para assim poder mostrar a roupa de forma geral sem problemas!
@jacobfotografiacriativa